Tabaco,drogas e álcool

31,194 views

Published on

Tabaco,drogas e álcool

  1. 1. Problemas sociais• Drogas • Álcool • Tabaco
  2. 2. O que são drogas? Uma das regras de higiene mais importantes que devemosseguir é evitar o consumo de drogas. O que significa esta palavra? Drogas são substâncias químicas que, quando introduzidas no nosso organismo, provocam alterações no sistema nervoso central, nomeadamente no cérebro. Ora, como sabes, o cérebro é o órgão que controla quase tudo o que se passa no nosso corpo e é o responsável pelos nossos pensamentos, sensações e emoções. Portanto, se tomarmos uma droga, estaremos a correr grandes riscos!
  3. 3. Entre as drogas que podem ser muito prejudiciais, apenas duas são permitidas por lei: o tabaco e o álcool. Algumas drogas são obtidas a partir da Natureza, principalmente a partir de plantas. Outras são fabricadas em laboratório.
  4. 4. Diminuem a atividade do nosso Depressivas organismo, fazendo com que as nossas reações sejam mais lentas. Provocam alucinações, ouAlucinogénias seja, fazem-nos ver, ouvir ou sentir coisas que não existem na realidade.Estimulantes Reduzem o cansaço e aumentam a atividade do organismo.
  5. 5. Drogasalucinogénias
  6. 6. Quais as consequências do uso de drogas? As drogas causam dependência no funcionamento doorganismo, ou seja, fazem com que tenhamos necessidadede consumi-las repetidamente, apesar do mal que provoca. Um toxicodependente sente um desejo enorme de se drogar. Se não o fizer, irá sentir um grande mal estar,físico e/ou psíquico. Além disso, para que sinta o efeitodesejado, tem de tomar quantidades cada vez maiores de droga.
  7. 7. Diariamente, o toxicodependente pode passar porvárias situações de risco de vida, ora por consumoexcessivo (overdose), ora por ter comportamentosque colocam a sua saúde em risco (uso de seringaspartilhadas, por exemplo). Há quem pense que consumir apenas as chamadas “Drogas leves” (como é o caso do haxixe e da marijuana) é seguro e não causa dependência. Masisso é um erro! A verdade é que é muito fácil passar das “drogas leves” para as “drogas duras” (como a cocaína e a heroína).
  8. 8. Além disso, sabe-se hoje que basta uma experiência com drogas, mesmo com aschamadas “ Drogas leves”, para que se possam desencadear alterações cerebrais dramáticas, originando doenças psiquiátricas quepodem manter-se durante toda a vida!
  9. 9. Álcool
  10. 10. O álcool é um droga???A resposta a esta pergunta é: sim! O álcool não é ilegal porque, se for consumido com moderação, não é prejudicial para os adultos. Contudo, é sempreprejudicial para as crianças e os jovens e é por isso que atualmente é proibida a sua venda a menores de 16anos, no nosso país. A dependência do álcool, chamada alcoolismo, é muito difícil de combater. O álcool temmuitos efeitos negativos na saúde. A longo prazo podecausar cancro em diferentes órgãos, cirrose, Hepática,angina de peito, diabetes, gastrite, úlcera no duodeno, osteoporose, anemia, pedras nos rins e na vesicula biliar, etc.
  11. 11. A curto prazo, o álcool causa sonolência, visão turva, descoordenação, fadiga muscular e diminuição dacapacidade de reação. Por tudo isto, é muito perigoso beber bebidas alcoólicas, quando se desempenham tarefas de responsabilidade (como, por exemplo, conduzir máquinas). O álcool causa também graves problemas familiares e no trabalho, porque a pessoa começa a ser afetada por ele e torna-se agressivo e incapaz de trabalhar normalmente.
  12. 12. E o tabaco, também é uma droga??? O tabaco é um produto fabricado a partir das folhas de umaplanta originária da América, a planta do tabaco. Atualmente, otabaco é produzido em fábricas, onde a planta é misturada commuitas outras substâncias. A maior parte delas provoca efeitos muito graves na nossa saúde. Entre elas distinguem-se a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. •Nicotina Contém •Monóxido de carbono •Alcatrão
  13. 13. A nicotina causa dependência em relação ao tabaco e provoca várias doenças, incluindo o enfarte cardíaco. O monóxido de carbono é um gás tóxico que, ao entrar no nosso corpo, torna mais difícil a respiração. É por essarazão que os fumadores se cansam mais facilmente quando fazem algum esforço físico. O alcatrão é uma mistura de centenas de substâncias químicas. Mais de 40 das substâncias que constituem oalcatrão são responsáveis pelo aparecimento de cancros em várias partes do corpo.
  14. 14. Os fumadores correm grandes riscos de ir vir a ter: Doenças respiratórias, com asma e bronquite crónica. Doenças cardíacas, como tensão arterial elevada e enfarte cardíaco.Acidentes vasculares cerebrais, que podem causar paralisias. Cancros em órgãos diversos (pulmões, laringe, garganta, boca etc.).
  15. 15. Os fumadores prejudicam também as pessoas à sua volta. O fumo é respirado por outras pessoas, que assim se tornam fumadores passivos. Durante a gravidez, o embrião/feto torna-se também um fumador passivo se a mãe fumar. As substâncias do tabaco circulam no sangue da mãe e passam para o filho. As consequências para este podem ser graves, tanto a nível físico como intelectual.
  16. 16. O que levará os jovens a fumar, apesar de todos os avisos sobre os perigos do tabaco? Alguns jovens fumadores poderão dar as seguintes razões: “Fumar dá estilo.” “Mostra que és independente.” “É um desafio às regras.” “As pessoas famosas também fumam. “Os meus amigos fumam.”
  17. 17. Nenhuma destas razões faz sentido! A elas deves responder: Fumar não dá estilo! Fumar torna-nos dependentes! Não devemos contrariar as regras de saúde! Não devemos imitar comportamentos errados! Os verdadeiros amigos respeitam a nossa vontade!
  18. 18. Trabalho realizado por:Catarina Calado Nº 3 6ºE

×