CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos

on

  • 2,652 views

CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos

CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos

Feito por Gleide Moreira

Statistics

Views

Total Views
2,652
Views on SlideShare
2,588
Embed Views
64

Actions

Likes
0
Downloads
9
Comments
0

1 Embed 64

http://www.prasemprerobertocarlos.com 64

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos Presentation Transcript

    •  
    • Em fevereiro de 1964 a revista do Rádio deu destaque a uma foto grande de ROBERTO CARLOS de boca aberta por causa da dançarina argentina Libertat Leblanc. Ela está dançando em frente dele com um maiô decotado. Em 1964. O trabalho de promoção de ROBERTO CARLOS concentrava-se nos grandes magazines como Mesbla, Slopper,Tonelux, para as rádios passaram a escolher sua programação entre os discos mais vendidos nessas lojas. ROBERTO CARLOS logo fez amizade com os responsáveis pelo setor de discos. Sempre há uma vitrine do ROBERTO CARLOS seus discos tocando e as vendas subindo. As rádios não pararam de tocar suas músicas, em troca ele teria que enviar fotos autografadas para as vendedoras, além de passar uma vez ou outra nas lojas. Por manter esse tipo de postura ele conquistou o mega estrelato que começou a vislumbrar. Em 1966 ROBERTO CARLOS abandonou um show no interior paulista porque várias mocinhas lhe atiravam bolinhas de papel. O problema é que elas foram imitadas pelo auditório todo, o “Brasa’ diz que aceita qualquer manifestação das fãs, mas ainda não está servindo de alvo para quem quer aparecer.
    • ROBERTO CARLOS recebeu de Chacrinha o título de “Rei da Jovem Guarda”. O cantor também recebeu o título de “O Brasa” do Corpo de Bombeiros da Guanabara e de Cidadão Carioca do deputado Nino Ribeiro. No programa Noite de Gala (canal 13) às segundas feiras às 21h Roberto Carlos se atrasava ao entrar no palco, por causa do retoque de sua maquiagem. Suas admiradoras não deixaram para depois, rasgaram suas roupas, arrancaram fios de seus cabelos. Foi um sufoco! Por isso o rei dizia que seus maiores problemas eram as garotas! Em 1964 Roberto Carlos foi para São Paulo fazer sua primeira apresentação no concorridíssimo programa “Os astros do Disco”, de Randall Juliano, na TV Elxcelsor, canal 9, onde somente os astros cantam. Ele interpretou “Parei na contra mão”. A reação das fãs foi excelente inclusive dos homens que, pediram autógrafos.
    • Você sabia que com o sucesso do LP “É Proibido Fumar” os empresários que procuravam ROBERTO CARLOS não eram mais os de circo e sim os do show business? Em setembro de 1964 surgiu um novo concurso, na rádio Mauá, “O Novo Ídolo da Juventude”. ROBERTO CARLOS venceu e na noite da coroação, ele e seus auxiliares usaram uma estratégia conhecida por outros famosos, colocar o fã clube nas primeiras filas para gritar, desmaiar, subir no palco e beijar o ídolo, entre outras artimanhas. Segundo a revista do Rádio (dezembro de 64) ROBERTO CARLOS fez tanto sucesso em Curitiba que depois da sua apresentação teve que se esconder numa casa de discos, mas as fãs quebraram os vidros e agarraram o cantor.
      • Na estréia do programa Jovem Guarda na Record de São Paulo. ROBERTO CARLOS ficou todo arranhado, tendo que fugir num Volkswagen verde, enquanto isso mais de trinta meninas entre 12 e 16 anos todas usando calças ou saias Lee ficaram gritando na porta.
      • Você sabia que com o rock Milena de “Roquete Pinto” gravado por ROBERTO CARLOS foi um sucesso de vendas? O rei alugou um apartamento na rua Gomes Freire onde se mudou com a família, saindo em definitivo do Lins.
      • Com a saída de Sérgio Murilo da Columbia, abriram-se as portas para que o indefinido ROBERTO CARLOS mudasse de vez para o rock, assumindo o posto do antigo “xodó” da gravadora.
      • ROBERTO CARLOS dedicava-se tanto as fãs que foi a inauguração do seu primeiro fã clube organizado na casa de uma menina no bairro de Santo Cristo no Rio de Janeiro. Ele levou o violão e cantou para uma pequena multidão de fãs deslumbradas.
      • José Messias lançou um concurso para escolher o cantor favorito dos jovens. “Os monstros Sagrados” na concorrência estavam Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e Sérgio Murilo (jovem, porém famoso) o novo esquema de ROBERTO CARLOS com as fãs foi produzir votos “em massa” através do uso de carimbos com seu nome. O resultado: ROBERTO CARLOS – o mais votado Ídolo da juventude de 1962.
      • Em 1963 ROBERTO CARLOS lançou seu segundo LP com uma orquestra sob a direção de Astor. O disco ficou conhecido pelos fãs como Splish Splash.
      • Em 1978 a “Columbia” lança “Louco por Você” cantado por ROBERTO CARLOS . O chá- chá- chá começa a ser muito solicitado no programa “Peça Bis” pelo telefone, da Mayrink Veiga. ROBERTO CARLOS inicia uma estratégia para conseguir que seu disco toque nas rádios, usando falsos telefonemas. Ele tem uma lista imensa com nomes de garotas que “ligam”para pedir Louco por Você e o maior sucesso desse disco foi Gosto de Você Meu Bem.
      • Você sabia que em novembro de 1964 no quarto aniversário do programa Discoteca do Chacrinha ROBERTO CARLOS chegou de calhambeque?
      • O problema mais comum nas Apresentações de ROBERTO CARLOS (1976) são os atrasos no início de cada espetáculo, tolerado apenas no Brasil, mas em outros países o atraso é tido como desrespeito. Por conta dessa falta de pontualidade ocorreu em Santa Cruz de La Sierra (na Bolívia) literalmente, um quebra pau.
      • EM 1981 a revista Manchete publicou o que ROBERTO CARLOS disse em entrevista: “é preciso que as pessoas compreendam que o que existe entre Mirian e eu é muito sério, é coisa de família mesmo, merece respeito, não é brincadeira. Estamos nos amando de uma maneira muito bonita, pura.Os meus amigos e as pessoas que me cercam são testemunhas da minha felicidade com ela.”
      • Dizem que em 1970 a gravadora de ROBERTO CARLOS não permitia que suas músicas fizessem parte das novelas, porque não queria perder a boquinha para a Globo nem para a sua discoteca do Som Livre. Ficava faltando a voz de ROBERTO CARLOS às novelas da Globo que se davam tão bem com o rapaz. O tempo foi passando e ROBERTO CARLOS continuou fiel a emissora até os dias atuais.
      • A canção Jesus Cristo foi um grande sucesso, mas quando foi lançada por ROBERTO CARLOS foram ameaçados, de censura. A polícia federal de Brasília manifestou-se pela liberação total de Jesus Cristo (folha de São Paulo, 20/02/1971).
      • Você sabia que ROBERTO CARLOS e Erasmo Carlos faziam músicas de enxurrada em 1970 e que em 1971 o astro pop era também dono de aluguel de carros de elite, chamado Remys?
      • Em 1972 ROBERTO CARLOS não estava bem afinado. Em março do mesmo ano ele tentou repetir o golpe de mestre, dado em 1969 com Canzone Per Te e voltou ao festival italiano de San Remo para concorrer com a belíssima Um Gatto Nel Blu de Tito Sávio, já gravando e fazendo sucesso na Europa , era o único não italiano na primeira noite da competição, mas foi desclassificado, levando a nona colocação numa eliminatória que só passaria adiante os sete mais bem avaliados.
      • Você sabia que em 1982 ROBERTO CARLOS recebeu dos diretores da CBS americana o troféu Globo de Cristal por ter vendido mais de cinco milhões de disco fora do Brasil?
      • Você sabia que o grupo vocal The Sputniks foi idealizado por Tim Maia e que ROBERTO CARLOS foi convidado para fazer parte do grupo? ROBERTO CARLOS saiu do grupo e o motivo foi uma briga com Tim Maia porque ROBERTO CARLOS fez uma apresentação como convidado no programa de Carlos Imperial?
      • Com o abandono de ROBERTO CARLOS dos Sputiniks, Carlos Imperial convida ROBERTO CARLOS para integrar seu grupo” Os Terríveis “e ele atuou alguns meses, mas também com suas apresentações solo.
      • Foi em outubro de 1958 que ROBERTO CARLOS tomou uma decisão muito importante em sua carreira, decidiu-se pela bossa nova parando com as apresentações onde cantava rock.
    • Você sabia que em janeiro de 1960, no Rio de Janeiro o pai de ROBERTO CARLOS, Sr. Robertino foi com ele ao Largo da Carioca e compra o primeiro violão do cantor, minuciosamente escolhido por ROBERTO CARLOS? O Disco LOUCO POR VOCÊ em 78 rotações lançado pela Columbia cantado por ROBERTO CARLOS, começa a ser muito solicitado no programa “Peça Bis” pelo telefone, da Rádio Mayrink Veiga. ROBERTO CARLOS inicia uma estratégia para conseguir que seu disco toque nas rádios, falsos telefonemas. Ele tem uma lista imensa com nomes de garotas que “ligam” para pedir Louco por Você e o maior sucesso desse disco foi GOSTO DE VOCÊ MEU BEM. Em 1962, ROBERTO CARLOS havia se tornado “mania dos brotos cariocas”, teve seu LP classificado como o melhor da música jovem pela revista do rádio.
    • Você sabia que Luiz Carlos Ismael em parceria com ROBERTO CARLOS compôs no princípio dos anos 60 uma baladinha chamada SOU FELIZ COM MAMÃE? José Messias, jurado do programa do Raul Gil, escreveu: Eu queria que ROBERTO CARLOS fosse meu filho, ele me chama de irmão, é pouco. ROBERTO CARLOS é a referência feliz dos anos “1960” a década que não devia ter acabado o melhor “século da minha vida”! Amauri Júnior escreveu ROBERTO CARLOS, tem além das conhecidas superstições tem outra, quando vai embarcar em avião, jamais usa meias ou sapatos pretos.
    • Silvia Popovich começou sua carreira na tevê no Globo Rural. Mas cedo passou a repórter, no Globo mesmo. Sua primeira grande entrevista foi em 1982. E logo com quem? Com um Rei, ROBERTO CARLOS. Ela passou horas se preparando, regulou até a roupa que ia usar, já que haviam lhe dito que o Rei não gosta de marrom, nem tons dessa cor. Estava nervosíssima. ROBERTO CARLOS chega muito amável e cordial, permitindo nascer entre os dois um clima de compreensão e simpatia. Popovich ficou tão à vontade que, ao final de cada pergunta, batia a mão na perna do Rei, percebendo algo esquisito, mas nem se dando conta que aquilo estava constrangido seu entrevistado. Ai o pior: viu que estava batendo a mão na perna mecânica. Por mais que tentasse, Sílvia não conseguiu esconder seu embaraço de ter cometido uma enorme gafe. ROBERTO CARLOS, porém, magnânimo, não demostrou aborrecimento algum. Ao contrário, foi mais simpático ainda, para compensar a mão-boba da repórter. REI É REI. (Amauri Júnior) Mirian Rios escreveu que foi com ROBERTO CARLOS que aprendi que cada dia que se inicia deve ser vivido com muita alegria e paz, como se fosse o último e o único, e que não podemos deixar de fazer o bem nem por um minuto! (bom aprendiz). Você sabia que ROBERTO CARLOS cariosamente chamava Mirian Rios de Ventania, porque ela queria fazer tudo ao mesmo tempo, inclusive profissionalmente?
    • Você sabia que Mexericos da Candinha era o nome de uma página de uma revista do rádio, de grande audiência de leitura do rádio e televisão e 1965 ROBERTO CARLOS gravou um rock Mexerico da Candinha? Em 1958 com o sucesso dos meninos da zona norte (Erasmo, Roberto e outros) irritou os garotões da Urca. Um dia eles não deixaram a turma pegar os lotações para voltar pra casa. Atiraram ovos, e ficaram com pedaços de ferro na mão. O primeiro soco foi logo em ROBERTO CARLOS. Erasmo furioso pulou e disse: Ninguém bate nele. Quem quiser confusão vai ter que brigar comigo. Amigo é Amigo. ROBERTO CARLOS estreou um programa à noite depois do Jovem Guarda com o nome “ROBERTO CARLOS à Noite” e sua estréia foi no dia 15 de março de 1968 com a participação do Dener (costureiro) e Pelé (futebol).
    • ROBERTO CARLOS chegou a usar um bigodinho e o seu programa exigiu que ele raspasse o bigode que vinha cultivando desde que retornara de férias de San Remo. O motivo foi uma aposta que para animar o programa, ROBERTO CARLOS havia topado raspá-lo em cena. ROBERTO CARLOS comandou outro programa para Record, experimental chamado OPUS 7. Foi em Cannes na Itália que ROBERTO CARLOS deu a notícia que iria ser papai e que o nome já estava escolhido Roberto Carlos II, o conhecido Dudu.
    • A canção Garota do Roberto foi composição de Eduardo Araújo, para Vanusa gravar. Helena dos Santos, moradora suburbana, pobre, que acompanhou ROBERTO CARLOS por vários discos era tida como “a mãe preta” por uma reportagem da Revista Manchete em primeiro de abril de 1967. É Proibido Fumar foi o primeiro LP pop inteiramente irretocável da história nacional. No programa Jovem Guarda os jovens guardistas tiveram de superar a resistência inicial de patrocinadores que se horrorizavam com a “delinqüência” cabeluda da moçada transviada.
    • A revista Realidade em um das reportagens listou as gírias da juventude da época do Jovem Guarda, como: bandidão (rapaz bonito), boneca (garota bonita) bidú (pessoa ótima, notável), barra limpa (pessoa simpática), barra pesada (malandro), papo firme (conversa verdadeira), papo furado (conversa ruim, mentira) e o BRASA era ROBERTO CARLOS. Sedimentando um gênero salvaguardado por seu primeiro hino nacional (Quero que vá tudo pro inferno) ROBERTO CARLOS estava pronto para adentrar a fase mais explosiva de sua criatividade. Você sabia que ROBERTO CARLOS assumia a disparada do estrelato e do coração das menininhas, sendo aclamado REI da Juventude pela Liga das Senhoras Católicas e, logo em seguida por Chacrinha? Num dos festivais da Record ROBERTO CARLOS perdeu o título de melhor intérprete para Jair Rodrigues.
    • Em maio de 1966 a Revista Realidade atestaria que o Programa Jovem Guarda foi um fenômeno instantâneo especialmente entre o público feminino na faixa etária de 10 a 16 anos. ROBERTO CARLOS gelou ao verificar que a capa do seu primeiro LP (Louco por você) estava um casal estranho que os executivos da Columbia havia decidido por utilizar um cromo do banco de imagens mundial da gravadora, na verdade a mesma foto que ilustrava a capa de um LP do tecladista americano Ken Griffin. Em 25/10/1964 ROBERTO CARLOS chegou ao primeiro lugar da parada do IBOPE na frente dos Beatles com o Calhambeque. Também em 1964 com os sucessos, ROBERTO CARLOS começou a mudar sua vida se transformando completamente e o novo ídolo enfrenta dificuldades semelhantes às dos Beatles com o estouro do seu LP ele declarou naquela época: “As garotas são o meu maior problema”.
    • ROBERTO CARLOS, no festival de San Remo que cantou Canzone Per Te de autoria de Sérgio Endrigo escreveu na palma da mão esquerda trecho da letra da canção, precavido. ROBERTO CARLOS fez algumas figurações no cinema em Aguenta o Rojão, ele aparece vestido de caipira, andando lá numa festa com bigode postiço e tudo remendado. ROBERTO CARLOS fez parte de vários grupos musicais especialmente, “Os Sputiniks”. O LP Louco Por Você tornou-se uma lenda na história da carreira de ROBERTO CARLOS que jamais permitiu seu relançamento.
    • ROBERTO CARLOS se despediu oficialmente do Jovem Guarda no domingo dia 17 de janeiro de 1968 e na sua despedida ele apareceu vestindo um terno azul-marinho, paletó esporte, camisa branca olímpica e uma capa preta de gola vermelha muito larga sobre os ombros. Cantou QUANDO, faixa do álbum RC Em Ritmo de Aventura, lançado pouco mais de um mês, após abraçar os amigos ele voltou ao centro do palco para mostrar a mais novíssima canção “Como é grande o meu Amor Por Você” e na despedida final ainda cantou a canção símbolo daquela fase do pop brasileiro e que o projetou definitivamente no cenário artístico: ”Quero que vá tudo pro Inferno.” O país Argentina foi à porta de entrada de ROBERTO CARLOS para o mundo musical. ROBERTO CARLOS além dos discos cuidava bem dos seus cabelos que cresciam discretamente. Naquele tempo do Jovem Guarda em que o corte curto a La Beatles já escandalizava aos conservadores.
    • ROBERTO CARLOS se preparava para ter um programa na televisão, acabou estreando no programa “Jovem Guarda”, quase ao acaso. Você sabia que a estréia oficial do programa Jovem Guarda foi no dia 5 de setembro de 1964 e que este programa entraria para história com uma série de matérias posteriores: ROBERTO CARLOS foge para não ficar nu, ou Jovem Guarda estremece a televisão, ou ROBERTO CARLOS foi o pão da estréia? Com o sucesso de ROBERTO CARLOS o cinema corteja o ídolo maior, solteiro, cobiçado e disputadíssimo pelas fãs, também invejado, corria o risco de ser agredido na porta dos teatros e auditórios, por sua maneira debochado de se referir a sua liberdade, estava na hora para tudo aquilo ser registrado pelo cinema.
    • Para proteger ROBERTO CARLOS, seu escritório às vezes precisava solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e Militar, além dos soldados do Exercito, eram obrigados a formar cordões de isolamento para o cantor poder sair do teatro Record e chegar ao carro. ROBERTO CARLOS quando foi convidado para fazer o primeiro filme, respondeu que não tinha interesse de deixar o palco pela a telona. ROBERTO CARLOS chegou a dizer que cuidava de tantos detalhes de sua carreira que exigia muita atenção quanto uma namorada, muito embora oficialmente não pudesse namorar de acordo com um contrato com seu empresário, que impedia até de aparecer abraçado com qualquer uma das fãs. ROBERTO CARLOS, REI por aclamação, fazia no início de sua carreira shows beneficentes com freqüência, quase igual a shows pagos.
    • ROBERTO CARLOS foi coroado REI da Juventude com uma coroa imitando a do Rei Luiz da França, fantasia premiada no carnaval carioca. Veja a canção que o padre curitibano compôs na luz de Quero que tudo vá pro Inferno: De que vale o céu azul/ e o sol sempre a brilhar/ e se Deus não vem / eu estou a lhe esperar/ eu só tenho Deus no meu pensamento/ e a sua ausência é todo meu tormento/quero que só Deus/ me aqueça o coração/ pois tudo será bela canção/ não suporto mais Deus longe de mim/quero até morrer do que viver assim/quero que só Deus me aqueça o coração/ pois tudo será bela canção. Você sabia que no primeiro ano do Jovem Guarda ROBERTO CARLOS enriquecera, abrindo dois postos de gasolina no Shopping Center Iguatemi chamado de RoCar que na inauguração foi servido um coquetel com autógrafos cercado de seguranças? Em 1966 um desentendimento entre Erasmo e ROBERTO CARLOS havia suspendido a parceria afastando os amigos, tudo por causa de fofocas.
    • ROBERTO CARLOS ganhou da CBS um jaguar na cor de sua preferência (na época) amarelo canário com estofados preto. Com relação ao iê, iê, iê, Chico Buarque afirmou uma certa vez,que tudo o que pode haver em matéria de iê, iê, iê brasileiro ROBERTO CARLOS faz e bem feito. O saudoso Ataulfo Alves prestigiou uma festa de aniversário de ROBERTO CARLOS no teatro Paramount e declarou:” ROBERTO CARLOS não é o ídolo do Jovem Guarda, ele é o ídolo do povo.” Agnaldo Rayol declarou certa vez que “o grande poder de ROBERTO CARLOS é a comunicação. Creio que ele é mais interprete, porque transmite melhor do que canta. Em matéria de voz, sinceramente, a dele é pequena. ROBERTO CARLOS sabe disso e todo mundo sabe”.
    • Você sabia que ROBERTO CARLOS foi o Rei do iê, iê ,iê e Agnaldo Rayol o Rei da voz? Você sabia que antes do nome Jovem Guarda o nome discutido era Festa de Arromba? Você sabia que ROBERTO CARLOS quando se casou com Nice em 1968 já sabia da existência de um filho? A revista Intervalo de 1968 fez especulação com os fãs sobre o casamento de ROBERTO CARLOS. Uma enquete com os seguintes itens: E se um dia seu astro resolvesse casar, dando quatro opções de respostas abaixo (que já trazem ao lado o percentual obtido para cada uma): 1- não vai querer saber mais dele=1% 2= Continuará a aplaudi-lo mais com raiva=3% 3=Achará que não tem a menor importância =13% 4= Ficarão contentes, sabendo que ele é feliz =83% Algumas semanas depois, cinqüenta mil fãs já haviam votado que ROBERTO CARLOS poderia se casar.
    • A saída de ROBERTO CARLOS do Jovem Guarda foi resultado de um amadurecimento e de uma transformação em sua imagem. A Record com a saída de Roberto Carlos do Jovem Guarda queria que ele apresentasse um novo programa em horário nobre e a ideia inicial era a de que seria O Rei e Eu em dupla com Chico Anísio. Na última apresentação no Jovem Guarda a mãe de ROBERTO CARLOS dona Laura preferiu não assistir a gravação só o pai Sr. Robertino esteve presente. Na despedida de ROBERTO CARLOS do Jovem Guarda ele cantou a valsa da Despedida em ritmo de iê.iê, iê. No dia 03 de fevereiro de 1968, o brasileiro ROBERTO CARLOS era sagrado Rei na Europa com quinze pontos na votação do XVIII Festival Del La Canzone Italiana realizado no cassino municipal de San Reno.
    • ''Você sabia que em 1969 tinha na TV um programa chamado ‘’Quem tem medo da verdade’’ apresentado por Carlos Manga. O programa era todo de armações. Depois de adiar inúmeras vezes, Roberto Carlos topou participar do programa. Foi acusado de tudo: ceder à influência americana, ser péssima influência a juventude, ameaçar a família e a sociedade brasileira. Em sua defesa o advogado Silvio Santos (SBT). Na tribuna Silvio garantiu que Roberto Carlos era cabeludo, corria a 200 por hora, falava gírias, mandava todo mundo pro inferno, mas não punha em risco a segurança nacional. O rei foi absolvido por seis a um. Só o padre presente ao local, manteve a acusação?'' ''Você sabia que o ano de 1950 teve dois acontecimentos: um relacionado com o futebol e outro com a música popular, que se deu no auditório de uma pequena radio do interior do país, Cachoeiro do Itapemirim, a voz do cantor Roberto Carlos foi mostrada ao publico pela primeira vez, numa manha de domingo, pouco depois da nove horas, no mês de outubro?''
    • ''Você sabia que a voz de Roberto Carlos é a mais ouvida até hoje pelo povo brasileiro e uma das mais ouvidas do mundo, porque alcança multidões da America latina, áfrica e países da Europa como Portugal, Espanha e Itália?'‘ ''Você sabia quando o menino Roberto Carlos foi se apresentar pela primeira vez na rádio de Cachoeiro o locutor Jair Teixeira não foi trabalhar nem tão pouco os músicos contratados, mas Jose Nogueira, um violonista de 22 anos, recém contratado pela emissora, acompanhou com seus acordes, o menino Roberto?'‘ ''Você sabia que Roberto Carlos desde criança tinha uma veia romântica escolhendo para sua estréia no radio o bolero ‘’amor y mas amor’’ composição do espanhol Bob Capo, lançada naquele ano, e o garoto cantou em espanhol mesmo, como ele ouvia no radio na voz do cantor Uruguaio Fernando Borel que na época atuava no Brasil?''
    • ''Você sabia que Roberto Carlos cresceu gordinho e bochechudo e logo ganhou o apelido de ‘’zunga’’ na época um apelido relativamente comum no espírito santo, havia outros ‘’zunguinhas’’ por lá. Mas todos os seus irmãos tinham apelidos, Lauro Roberto era chamado de ‘’Naim’’, Carlos Alberto era ‘’Gadi’’ e Norma era ‘’Mada’’ ou ‘’futeza’’? ''Você sabia que Roberto Carlos chupou chupeta até os oitos anos de idade? E que não foi fácil ele deixar de chupar chupeta, segundo o seu pai Robertino?'' ''Você sabia que aos quatro anos, Roberto Carlos já divertia a família, cantando musicas do cantor Bob Nelson, seu primeiro ídolo até o seu modo de vestir, imitava seu ídolo e sua musica preferida era ‘’boi barnabé’’? ''Você sabia que na infância do cantor mirim Roberto Carlos, não havia musica infantil, nem a tal musica jovem, e os cantores mirins tinham mesmo que interpretar o repertorio adulto em sua maioria com muitos dramas passionais, vinganças; o que Roberto Carlos, já com uma forte veia romântica tirava de letra?’’
    • ''Você sabia que alem do programa infantil Roberto Carlos, ganhou a chance de cantar também em outros programas da emissora de sua cidade, como a ‘’vendaval de alegria’’, nas noites de domingo, ‘’as suas ordens’’ programa de dedicatórias apresentadas diariamente pelo locutor Jair Teixeira, era tanto trabalho que ‘’Zunga’’ teve até direito de receber seu primeiro cachê na emissora, segundo Roberto Carlos, ganha seiscentos cruzeiros velhos?'‘ ''Você sabia que em 1952, aos onze anos, Roberto Carlos ganhou o seu próprio programa na radio de Cachoeiro, semanal, que de quinze minutos, que começava meio dia e meia e seu repertoria era de tango, bolero e samba canção?'' ''Você sabia que no ano de 1955, aos 14 anos, Roberto Carlos ouviu sua voz registrada em disco pela primeira vez e que a música gravada era inédita, chamada ‘’o bolero deusa’’?''
    • ''Você sabia que Roberto Carlos não gostou de ouvir sua voz em sua gravação?'' ''Você sabia que Roberto Carlos, partiu definitivamente de Cachoeiro em março de 1956 para morar em Niterói com uma tia, levando uma mala, uma muleta, uma viola e muitos sonhos?'' ''Você sabia que Roberto Carlos pensou em desistir da carreira de cantor por encontrar dificuldades de ser contratado nas emissoras?’’ ''Você sabia que o programa jovem guarda dispensava a atenção de professores, historiadores, jornalistas, radialistas e psicólogos, todos procurando entender à loucura daquele programa coletivo ?’’
    • ''Você sabia que um dia na jovem guarda uma caixa endereçada Roberto Carlos, foi encontrado uma cobra viva e serelepe? Você sabia que este fato o levou a nunca mais abrir presentes de desconhecidos sem que alguém checasse antes o que vinha dentro do embrulho?'‘ ''Você sabia que quando Erasmo Esteves colocou seu nome Erasmo Carlos, o Roberto Carlos não gostou da ideia e protestou com o amigo: ‘’Porra Bicho, vai ficar muito Carlos na jogada, Carlos Imperial, Roberto Carlos e Erasmo Carlos?'' ''Você sabia que Roberto Carlos foi considerado o Elvis Presley Brasileiro, depois veio uma revelação na musica e para o rei, a voz e o violão de João Gilberto, lhe deixou encantado e disse que quando ouviu o João Gilberto, ficou parado que aquilo era simplesmente maravilhoso?'‘ ''Você sabia que o estilo musical lançado por João Gilberto em 1958, redefiniu o passado, o presente de então e o futuro da musica brasileira, incluindo ali o jovem cantor Roberto Carlos?''