O QUE É HANSENÍASE?
É PROVOCADA PELO MICRÓBIO – BACILO DE HANSEN QUE
ATINGE PRINCIPALMENTE A PELE E OS NERVOS.
TEM TRATAME...
CARACTERÍSTICA DO BACILO DE HANSEN
- MICRÓBIO VISÍVEL APENAS AO MICROSCÓPIO.
- TEM PREFERÊNCIA POR ÁREAS DO CORPO
MAIS FRI...
COMO SE TRANSMITE A HANSENÍASE
- A TRANSMISSÃO ACONTECE PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS
QUANDO SE CONVIVE M...
COMO NÃO SE PEGA HANSENÍASE
- NAS RELAÇÕES SEXUAIS
- USANDO O MESMO BANHEIRO
- BEIJANDO E ABRAÇANDO
- NO APERTO DE MÃO
- N...
- MANCHAS NA PELE ESBRANQUIÇADAS OU
AVERMELHADAS.
- DIMINUIÇÃO DE SENSIBILIDADE AO CALOR, A DOR E
AO TOQUE NO LOCAL DAS MA...
O QUE A HANSENÍASE CAUSA:
SINAIS E SINTOMAS
AS MANCHAS:
- NÃO DOEM
- NÃO INCOMODAM
- NÃO COÇAM
- NÃO PEGAM PÓ PELA FALTA D...
RESISTÊNCIA
• - TODAS AS PESSOAS PODEM TER CONTATO COM O
BACILO (MICRÓBIO) DE HANSEN, SE CONVIVEREM
COM O DOENTE DA FORMA CONTAGIANTE ...
• FORMA I (INDETERMINADA)
- MANCHA PLANA. COM ALTERAÇÃO GERALMENTE GRADUAL DA
SENSIBILIDADE QUE PODE SER AO CALOR, À DOR E...
• FORMA T (TUBERCULÓIDE)
• - LESÕES AVERMELHADAS OU ESBRANQUIÇADAS COM BORDAS ELEVADAS E
DIMINUIÇÃO E/OU AUSÊNCIA DA SENSI...
DIAGNÓSTICO CLÍNICO
- É REALIZADO PELO MÉDICO, EXAMINANDO
TODA A PELE DA PESSOA A PROCURA DE
MANCHAS DORMENTES.
- REALIZA ...
EXAMES DE LABORATÓRIO DE APOIO
DIAGNÓSTICO
• - BACILOSCOPIA
PESQUISA A PRESENÇA DE BACILOS (MICRÓBIOS)
NO ORGANISMO DA PES...
TRATAMENTO
• FORMAS I E T, QUE TÊM POUCOS BACILOS (PAUCIBACILAR)
- TRATAMENTO DE SEIS MESES.
- UMA DOSE MENSAL, SUPERVISIO...
QUEM TOMA PQT DEVE SABER
• - QUE A URINA PODE FICAR VERMELHA QUANDO TOMA A RIFAMPICINA
(COMPRIMIDO VERMELHO) NO DIA DA DOS...
ATENÇÃO! OBSERVE
• - COMPAREÇA IMEDIATAMENTE A UNIDADE DE SAÚDE E PROCURE A
EQUIPE RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO, SEMPRE...
O QUE A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE
CAUSAR
- A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR
DEFORMIDADES NAS MÃOS, PÉS, OLHOS E
NARI...
QUEM É O CONTATO?
- TODA E QUALQUER PESSOA QUE RESIDA OU TENHA RESIDIDO
COM O DOENTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS.
CONTROLE DOS CONT...
DIREITO
- DIREITO AO CONVÍVIO FAMILIAR E SOCIAL AMPLO E
IRRESTRITO.
- RESPEITO NO ATENDIMENTO DESDE A RECEPÇÃO E
POR TODOS...
- DIREITO DE RECEBER TRATAMENTO
ATUALIZADO.
- DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E
ACOMPANHAMENTO POR EQUIPE
MULTIPROFISSIONAL CAPACI...
DEVERES
- COMPARECER AOS ATENDIMENTOS AGENDADOS,
PELA E COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL,
SEGUINDO SUAS ORIENTAÇÕES.
- TOMAR...
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
E BOA SAÚDE PARA TODOS!!!
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Hanseniase   slide
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Hanseniase slide

25,581

Published on

Published in: Technology
3 Comments
23 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
25,581
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1,369
Comments
3
Likes
23
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Hanseniase slide

  1. 1. O QUE É HANSENÍASE? É PROVOCADA PELO MICRÓBIO – BACILO DE HANSEN QUE ATINGE PRINCIPALMENTE A PELE E OS NERVOS. TEM TRATAMENTO E CURA.
  2. 2. CARACTERÍSTICA DO BACILO DE HANSEN - MICRÓBIO VISÍVEL APENAS AO MICROSCÓPIO. - TEM PREFERÊNCIA POR ÁREAS DO CORPO MAIS FRIAS COMO A PELE E OS NERVOS.
  3. 3. COMO SE TRANSMITE A HANSENÍASE - A TRANSMISSÃO ACONTECE PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS QUANDO SE CONVIVE MUITO TEMPO COM O DOENTE SEM TRATAMENTO. - HÁ PESSOAS SENSÍVEIS E PESSOAS RESISTENTES AO BACILO DE HANSEN. - A MAIORIA DAS PESSOAS É RESISTENTE, OU SEJA, ENTRA EM CONTATO COM O BACILO E NÃO ADOECE. - O HOMEM É CONSIDERADO A ÚNICA FONTE DE INFECÇÃO DA HANSENÍASE. - A HANSENÍASE NÃO É HEREDITÁRIA.
  4. 4. COMO NÃO SE PEGA HANSENÍASE - NAS RELAÇÕES SEXUAIS - USANDO O MESMO BANHEIRO - BEIJANDO E ABRAÇANDO - NO APERTO DE MÃO - NOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS - POR NENHUM ALIMENTO - NAS ROUPAS - NA PISCINA - NO BANCO DE ÔNIBUS - EM CONTATO COM ANIMAIS - EM CONTATO COM MOSCAS, MOSQUITOS E FORMIGAS - EM ÁGUAS BARRENTAS - PELO SANGUE - PELA PLACENTA - NO MOMENTO DO PARTO - NO LEITE MATERNO - NÃO É HEREDITÁRIA
  5. 5. - MANCHAS NA PELE ESBRANQUIÇADAS OU AVERMELHADAS. - DIMINUIÇÃO DE SENSIBILIDADE AO CALOR, A DOR E AO TOQUE NO LOCAL DAS MANCHAS.
  6. 6. O QUE A HANSENÍASE CAUSA: SINAIS E SINTOMAS AS MANCHAS: - NÃO DOEM - NÃO INCOMODAM - NÃO COÇAM - NÃO PEGAM PÓ PELA FALTA DE UMIDADE DA PELE - PODEM TER QUEDA DE PELO - PODEM TER A SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO E DORMÊNCIA - QUEIMAR-SE OU CORTAR-SE SEM SENTIR PODE SER SINAL DE HANSENÍASE, PORQUE O BACILO (MICRÓBIO) DESTRÓI AS TERMINAÇÕES NERVOSAS PRÓXIMAS DA PELE.
  7. 7. RESISTÊNCIA
  8. 8. • - TODAS AS PESSOAS PODEM TER CONTATO COM O BACILO (MICRÓBIO) DE HANSEN, SE CONVIVEREM COM O DOENTE DA FORMA CONTAGIANTE SEM TRATAMENTO. - DE 10 PESSOAS, 9 TEM RESISTÊNCIA NATURAL, SUFICIENTE PARA NÃO ADOECER, MESMO TENDO CONTATO COM O BACILO. UMA PESSOA PODERÁ ADOECER, APRESENTANDO MANCHA NA PELE - DEPENDENDO DO GRAU DE RESISTÊNCIA INDIVIDUAL E, CASO NÃO SE TRATE, A DOENÇA PODERÁ EVOLUIR PARA UMA DAS FORMAS MAIS GRAVES DA HANSENÍASE
  9. 9. • FORMA I (INDETERMINADA) - MANCHA PLANA. COM ALTERAÇÃO GERALMENTE GRADUAL DA SENSIBILIDADE QUE PODE SER AO CALOR, À DOR E AO TOQUE. - A LESÃO É MAIS CLARA OU UM POUCO AVERMELHADA DO QUE A TONALIDADE DA PELE E PODE APARECER EM QUALQUER PARTE DO CORPO – COSTA, NÁDEGAS, PERNAS, BRAÇOS, ROSTO... - AS MANCHAS NÃO COÇAM E NÃO DOEM, O QUE FAZ COM QUE A PESSOA NÃO PROCURE O SERVIÇO DE SAÚDE. - NESSA FORMA INICIAL, A HANSENÍASE NÃO É CONTAGIOSA E A CURA É MAIS RÁPIDA E FÁCIL, SE NÃO TRATADA, PODE EVOLUIR PARA OUTRAS FORMAS. - A MELHOR FORMA PARA DESCOBRIR A DOENÇA É ESTAR SEMPRE ATENTO AO SEU CORPO. - MANCHA BRANCA COM SENSIBILIDADE NÃO É HANSENÍASE E DEVE SER INVESTIGADA.
  10. 10. • FORMA T (TUBERCULÓIDE) • - LESÕES AVERMELHADAS OU ESBRANQUIÇADAS COM BORDAS ELEVADAS E DIMINUIÇÃO E/OU AUSÊNCIA DA SENSIBILIDADE AO CALOR, À DOR E AO TATO. - NÃO É CONTAGIOSA, NÃO PASSA DE UMA PESSOA PARA OUTRA. FORMA D (DIMORFA) - LESÕES DE COR AVERMELHADA, ACASTANHADA OU FERRUGINOSA COM LIMITES IMPRECISOS PODENDO NO CENTRO DA MANCHA NÃO TER ALTERAÇÕES. - MANCHA COM DIMINUIÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CALOR, DOR E AO TATO. - QUANDO NÃO TRATADA É CONTAGIOSA. FORMA V (VIRCHOWIANA) - LESÕES DE COR MARROM AVERMELHADA, MAL DELIMITADAS, ESPALHADAS PELO CORPO, PODENDO AINDA APARECER CAROÇOS, INCHAÇO NO ROSTO, ORELHAS, MÃOS, PÉS, JUNTAS, QUEDA DOS PELOS DAS SOBRANCELHAS E CÍLIOS. - QUANDO NÃO TRATADA, É CONTAGIOSA.
  11. 11. DIAGNÓSTICO CLÍNICO - É REALIZADO PELO MÉDICO, EXAMINANDO TODA A PELE DA PESSOA A PROCURA DE MANCHAS DORMENTES. - REALIZA TAMBÉM OS TESTES DE SENSIBILIDADE AO CALOR, À DOR E AO TATO. - APALPA OS NERVOS DO BRAÇOS , PERNAS E PESCOÇO. - PROCURA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PESSOA E FAMILIARES. - SOLICITA EXAMES DE LABORATÓRIO.
  12. 12. EXAMES DE LABORATÓRIO DE APOIO DIAGNÓSTICO • - BACILOSCOPIA PESQUISA A PRESENÇA DE BACILOS (MICRÓBIOS) NO ORGANISMO DA PESSOA COM SUSPEITA DE HANSENÍASE, POR MEIO DA COLETA DA LINFA, PRINCIPALMENTE NOS LÓBULOS DA ORELHA E COTOVELOS. - BIÓPSIA É A RETIRADA DE UM PEDACINHO DA PELE DA MANCHA ONDE SERÁ PESQUISADA A PRESENÇA DO BACILO E ALTERAÇÃO TÍPICA DE CADA FORMA.
  13. 13. TRATAMENTO • FORMAS I E T, QUE TÊM POUCOS BACILOS (PAUCIBACILAR) - TRATAMENTO DE SEIS MESES. - UMA DOSE MENSAL, SUPERVISIONADA, TOMADA NO POSTO DE SAÚDE: DOIS COMPRIMIDOS VERMELHOS(RIFAMPICINA) E UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA). - DIARIAMENTE, EM CASA, UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA). FORMAS D E V, QUE TÊM MUITOS BACILOS (MULTIBACILAR) - TRATAMENTO DE DOZE A VINTE E QUATRO MESES. - UMA DOSE MENSAL, SUPERVISIONADA, TOMADA NO POSTO DE SAÚDE: DOIS COMPRIMIDOS VERMELHOS (RIFAMPICINA), TRÊS COMPRIMIDOS MARROM (CLOFAZIMINA) E UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA). - DIARIAMENTE, EM CASA, UM COMPRIMIDO BRANCO (DAPSONA) E UM COMPRIMIDO MARROM (CLOFAZIMINA). IMPORTANTE - ESCOLHER O HORÁRIO MAIS ADEQUADO PARA TOMAR A MEDICAÇÃO EM CASA, DE PREFERÊNCIA LOGO APÓS A INGESTÃO DE ALIMENTOS. - QUANDO O TRATAMENTO É IRREGULAR OU INTERROMPIDO ANTES DO TEMPO RECOMENDADO, OS BACILOS QUE AINDA NÃO MORRERAM, PODEM VOLTAR A SE MULTIPLICAR PROLONGANDO O TEMPO PARA A OBTENÇÃO DA CURA.
  14. 14. QUEM TOMA PQT DEVE SABER • - QUE A URINA PODE FICAR VERMELHA QUANDO TOMA A RIFAMPICINA (COMPRIMIDO VERMELHO) NO DIA DA DOSE MENSAL SUPERVISIONADA NO POSTO DE SAÚDE. - QUE A COR DA PELE PODE FICAR MAIS ESCURA DEVIDO AO COMPRIMIDO MARROM (CLOFAZIMINA) PRINCIPALMENTE SE A PELE FOR EXPOSTA AO SOL (USAR CHAPÉU, FILTRO SOLAR OU OUTRA FORMA DE PROTEGER A PELE). - APÓS O TÉRMINO DO TRATAMENTO A COR DA PELE VAI VOLTANDO AO NORMAL. - O COMPRIMIDO VERMELHO (RIFAMPICINA), TOMADO UMA VEZ POR MÊS, PODE DIMINUIR A AÇÃO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL. QUATRO DIAS ANTES E QUATRO DIAS DEPOIS DA DOSE SUPERVISIONADA, CONTINUAR COM A PÍLULA E USAR PRESERVATIVO SE QUISER EVITAR A GRAVIDEZ. - PODE HAVER EFEITOS INDESEJÁVEIS (COLATERAIS) DAS MEDICAÇÕES, COMO EM QUALQUER OUTRA DOENÇA. - ESTEJA ATENTO E EM CASO DE DÚVIDA PROCURE OS PROFISSIONAIS DO POSTO DE SAÚDE.
  15. 15. ATENÇÃO! OBSERVE • - COMPAREÇA IMEDIATAMENTE A UNIDADE DE SAÚDE E PROCURE A EQUIPE RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO, SEMPRE QUE TIVER PROBLEMAS NOS OLHOS, NARIZ, MÃOS, BRAÇOS, PÉS E PERNAS. OLHOS – SENTIR DOR, COCEIRA, RESSECAMENTO,VERMELHIDÃO, PRESENÇA DE CORPO ESTRANHO, PUPILAS DE TAMANHOS DIFERENTES E DIFICULDADE PARA ENXERGAR. NARIZ – DIFICULDADE PARA RESPIRAR, RESSECAMENTO, CROSTAS ADERIDAS E SANGRAMENTO. MÃOS E BRAÇOS – SENTIR DOR INTENSA NOS COTOVELOS OU PUNHOS, RESSENCAMENTO E FORMIGAMENTO NAS MÃOS, FRAQUEZA NOS BRAÇOS DERRUBANDO OBJETOS COM FREQUÊNCIA. PÉS E PERNAS – SENTIR DOR INTENSA NAS PERNAS E TORNOZELOS, RESSECAMENTO INTENSO E FORMIGAMENTO NOS PÉS, SENSAÇÃO DE FRAQUEZA NAS PERNAS, TROPEÇANDO COM FREQUÊNCIA OU PERDENDO O CHINELO SEM PERCEBER. DOR NAS ARTICULAÇÕES, MAL ESTAR, PODEM SER REAÇÃO AO TRATAMENTO. NÃO DEIXE DE TOMAR A MEDICAÇÃO E TAMBÉM PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE, MESMO QUE NÃO SEJA DIA DE CONSULTA.
  16. 16. O QUE A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR - A HANSENÍASE NÃO TRATADA PODE CAUSAR DEFORMIDADES NAS MÃOS, PÉS, OLHOS E NARIZ.
  17. 17. QUEM É O CONTATO? - TODA E QUALQUER PESSOA QUE RESIDA OU TENHA RESIDIDO COM O DOENTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. CONTROLE DOS CONTATOS - CONSULTA ANUAL COM EXAME DERMATONEUROLÓGICO (DA PELE E NERVOS). - OS CONTATOS COM DIAGNÓSTICO CONFIRMADO DE HANSENÍASE DEVEM COMEÇAR O TRATAMENTO. - OS CONTATOS SADIOS SÃO ENCAMINHADOS PARA VACINA B.C.G INTRADÉRMICA, E ORIENTADOS SOBRE SINAIS, SINTOMAS E AUTO EXAME, BEM COMO INFORMAÇÕES SOBRE AS PRÓXIMAS CONSULTAS. – CONTATO PAUCIBACILAR (PB) – 2 CONSULTAS. UMA POR ANO. – CONTATO MULTIBACILAR (MB) – 5 CONSULTAS. UMA POR ANO. - ESTE CONTROLE É QUE VAI CONTRIBUIR PARA A "QUEBRA" DA CADEIA DE TRANSMISSÃO.
  18. 18. DIREITO - DIREITO AO CONVÍVIO FAMILIAR E SOCIAL AMPLO E IRRESTRITO. - RESPEITO NO ATENDIMENTO DESDE A RECEPÇÃO E POR TODOS OS PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. - DIREITO DE SER ATENDIDO NAS INTERCORRÊNCIAS INDEPENDENTE DE CONSULTA AGENDADA, MESMO APÓS ALTA. - DIREITO DE RECEBER TODOS OS MEDICAMENTOS QUE NECESSITAR.
  19. 19. - DIREITO DE RECEBER TRATAMENTO ATUALIZADO. - DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL CAPACITADA GARANTINDO A ATENÇÃO INTEGRAL. - GARANTIA DE ATENÇÃO NA PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES E TRATAMENTO QUANDO ESTAS JÁ ESTIVEREM INSTALADAS (ÓRTESES E PRÓTESES).
  20. 20. DEVERES - COMPARECER AOS ATENDIMENTOS AGENDADOS, PELA E COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, SEGUINDO SUAS ORIENTAÇÕES. - TOMAR DIARIAMENTE A MEDICAÇÃO EM CASA E COMPARECER MENSALMENTE PARA DOSE SUPERVISIONADA NO POSTO DE SAÚDE. - REALIZAR OS AUTO-CUIDADOS: LUBRIFICAÇÃO, EXERCÍCIOS E OUTRAS AÇÕES PARA PREVENIR INCAPACIDADES, SEMPRE QUE RECOMENDADO. - EM CASO DE MUDANÇA DE RESIDÊNCIA, COMUNICAR O NOVO ENDEREÇO PARA SEGUIMENTO DO TRATAMENTO EM QUALQUER
  21. 21. OBRIGADO PELA ATENÇÃO E BOA SAÚDE PARA TODOS!!!
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×