Your SlideShare is downloading. ×
Natacao
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Natacao

26,263

Published on

Published in: Education
0 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
26,263
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
649
Comments
0
Likes
10
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Autores: •Catarina Falé, nº1; •Dalcimaira Cardoso, nº3; •Sara Marques, nº19.
  • 2. Natação A História da Natação Bruços Crawl Costas Mariposa
  • 3. A História da Natação  A natação é conhecida dos tempos pré-históricos.  A natação de competição na Europa começou no ano de 1800, na maioria utilizando o estilo de Bruços.  No ano de 1896 a natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos em Atenas.  Na década de 1930 o estilo de Mariposa foi muito desenvolvida, no início do estilo de Bruços, foi distinto este estilo no ano de 1952.
  • 4. Natação Estilo - Bruços. A História  É o mais antigo dos estilos de natação de competição.  Foi este método que originou o nado de peito.  Em 1798 o nado de peito já era o estilo mais praticado em toda a Europa. O Estilo  No estilo, em primeiro lugar para os iniciantes é o correcto da batida de pernas, este movimento é muito importante para o equilíbrio do nadador.  No início as pernas devem ser batidas fortemente para trás. Quando as pernas são esticadas, o corpo fica na horizontal, no nado de peito, os braços ficam a uns 200 metros abaixo de água.
  • 5. Natação Estilo - Bruços. Respiração  Quando o nadador estica as pernas o corpo sobe, com isto o nadador retira a cabeça da água para poder respirar. No início quando os braços, ficam esticados, o rosto do nadador está submerso.  Durante os movimentos dos braços, o nadador começa a expirar pela boca lentamente.  A respiração diminui o ritmo do estilo de Bruços, é o nado mais difícil por muitas respirações.
  • 6. Natação Estilo - Crawl História  O nado crawl já era praticado bem antes do aparecimento de nossa civilização. Ele é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e mais rápido. Porém, na verdade ele não pode ser considerado como um estilo verdadeiro. Na verdade, o que existe é a prova de nado livre, quando o atleta pode nadar como quiser, até inventar um estilo próprio. Respiração  O nadador ao realizar o estilo Crawl, deve ter uma sequencia ao respirar, ao passar o braço direito e mergulha-lo na agua dando impulso o corpo obtendo mais velocidade, nesses pequenos instantes entre o a levantar e o mergulhar o nadador pode virar a cara para o lado direito, ai tem a hipótese de respirar e sequentemente.
  • 7. Natação Estilo -Crawl Movimento  A acção das pernas é extremamente importante para uma correcta e equilibrada posição do corpo durante o nado de crawl.  As pernadas das técnicas de crawl caracteriza-se por movimentos alternados das pernas, algo semelhantes aos movimentos naturais de andar.  A braçada das técnicas de crawl caracterize-se por movimentos alternados pelos braços, assim cada braço é alternadamente movimentado mergulhando os braços de forma a dar algum impulso.
  • 8. Natação Estilo - Costas História  Não se sabe ao certo, quando o homem começou a nadar de costas. Porém, em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braçadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores começaram a praticar o nado com mais velocidade. Respiração  A respiração é fácil neste estilo, porque a face da cara fica de fora ao nadar, assim permite ao nadador uma fácil respiração.
  • 9. Natação Estilo - Costas Movimento  O movimento das pernas é idêntico ao movimento do andar. Assim quando o nadador está de costas deve bater as pernas para ganhar mais velocidade.  O movimento dos braços é como mergulhar os braços, ambos para trás, deve se fazer força para dar impulso ao corpo.
  • 10. Natação Estilo - Mariposa História  O estilo Mariposa é um estilo de natação relativamente novo. O seu nascimento ocorreu em função das incertezas do regulamento do nado de peito. Isso porque, até a década de 1950, o deslocamento dos braços para frente não estava previsto nas regras da Federação Internacional de Natação, gerando semelhança entre os dois estilos.
  • 11. Natação Estilo - Mariposa Respiração  O nadador eleva o queixo no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água. Nesse momento, o nadador pode respirar. O rosto do nadador retorna a água um pouco antes das mãos completarem a braçada. Logo que as mãos entram na água, o nadador começa a expirar lentamente.
  • 12. FIM

×