SlideShare a Scribd company logo
1 of 15
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Carla Weymar Daiane Freda Tecnologia da Informação Turma 127
Conceitos Básicos O que é EAD É um processo de estudo, em que alunos e professores se comunicam através da Internet, mas também podem fazer uso do correio, televisão, vídeos e outros, as aulas podem ser totalmente a distancia ou ter momentos presenciais, sendo que este método de aprendizagem exige do aluno uma disciplina na rotina dos estudos, já que estudara em casa.
[object Object],[object Object],[object Object]
EAD no mundo A Suécia registrou sua primeira experiência em 1833, com um curso de contabilidade. Na mesma época, fundou-se na Alemanha em 1856 o primeiro Instituto de Ensino de línguas por correspondência, em 1974, a Universidade Aberta Allma Iqbal no Paquistão iniciou a formação de docentes via EaD, a Universidade de Terbuka na Indonésia surgiu para atender forte demanda de estudos superiores, e prevê chegar a cinco milhões de estudantes, a Austrália é um dos países que mais investe em EaD, mas não tem nenhuma universidade especializada nesta modalidade, na América Latina programas existentes incluem o programa Universidade Aberta, inserido na Universidade Autônoma do México. ( www.wikipedia.org/wiki/eduçacão_a_distancia )
EAD no Brasil  Teve inicio com a fundação do instituto Radio Técnico Monitor em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o instituto padre réus em 1974, varias experiências em relação a ensino a distancia foram iniciadas, porem na época não obtiveram relativo sucesso, mas o que tudo indica é que o resultado do passado esta ficando para trás, e a aceitação da modalidade de ensino começa a mudar e crescer, exigindo do governo atitudes de implantação de leis para a validação dos cursos. Em 1934, Edgard Pinto instalou a radio escola no rio de janeiro, estudantes tinham acesso prévio a folhetos, faziam uso da correspondência para contatos com alunos, já na década de 1970 a Fundação Roberto Marinho era um programa de educação supletivo a distancia, para ensino fundamental e médio, em 1970 a 1980 fundações privadas e organizações não governamentais iniciaram cursos supletivos a distancia, com aulas via satélite, em 1992 com a criação da Universidade Aberta de Brasília (lei 403/92) onde iniciou o EAD para ensino superior, englobando alem da graduação a pós-graduação, iniciando expansão da Internet. (baseado no texto da wikipedia.org)
Números da EAD no Brasil e no mundo Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distancia – ABRAED de 2006, mais de 1,2 milhões de Brasileiros estudaram a distancia em 2005, sendo 62,6% maior que o registrado em 2004. O numero de cursos a distancia no Brasil cresceu 600% entre 2001 e 2004. Esse crescimento esta em sintonia com a tendência mundial quanto a procura por educação continuada, utilizando os recursos da mídia, a quantidade de cursos superiores de graduação, seqüencial ou pós-graduação a distancia, passou de 11 em 2001 para 77, em 2004, e o numero de instituições autorizadas cresceu em 31%. Todo esse crescimento demanda um acompanhamento por parte do governo para que haja qualidade nos cursos ofertados e as instituições ao serem avaliadas aprimorem seus produtos e serviços.
O aluno e o professor em EAD A EAD via Internet pode ajudar a EAD em geral a superar uma de suas maiores barreiras, a da manutenção da motivação do estudante. Uma das maiores dificuldades da EAD convencional está no chamado "isolamento" do estudante, que não conta com o apoio e o estímulo de um grupo de pessoas que estão nas mesmas condições que ele, aprendendo as mesmas coisas e ajudando-se mutuamente a vencer dificuldades neste aprendizado, em outras palavras, uma "turma". No caso da teleducação isto vem sendo enfrentado através da organização de grupos locais de alunos reunidos em teles salas, mas nem sempre é possível reunir um grupo que se encontre num mesmo lugar na mesma hora - condição sine qua non para o funcionamento de uma teles sala. No caso do ensino por correspondência, tenta-se vencer esta dificuldade através do trabalho de auxiliares, os chamados "tutores", que "vão atrás" do aluno quando este passa muito tempo sem dar notícias ou sem cumprir alguma tarefa, mas por mais atencioso que um tutor seja é muito difícil que um apenas consiga manter o estudante motivado por muito tempo. Ora, com a Internet, pode-se organizar os alunos em turmas, tal como no ensino presencial, e isto certamente tem reflexos positivos sobre a motivação do estudante.
Na verdade, assim como a Educação a Distância convencional exigiu o desenvolvimento de uma pedagogia específica, a educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico. É à construção deste modelo que estamos hoje assistindo. Ainda há muito a se criar, experimentar e corrigir neste campo desafiador de constituição de uma pedagogia online. Mas hoje há razoável consenso em torno do fato de que esta pedagogia deve estar atenta aos seguintes aspectos: Hoje, cada vez mais são exigidos profissionais e cidadãos capazes de trabalhar em grupo, interagindo em equipes reais ou virtuais.  Cada vez mais trabalhar e aprender se tornam uma só coisa, e como trabalhar se torna cada vez mais algo que se faz em equipe, aprender trabalhando se faz cada vez mais em grupo.
Mais do que o sujeito "autônomo", "autodidata", a sociedade hoje requer um sujeito que saiba contribuir para o aprendizado do grupo de pessoas do qual ele faz parte, quer ensinando, quer mobilizando, respondendo ou perguntando. É a inteligência coletiva do grupo que se deseja pôr em funcionamento, a combinação de competências distribuídas entre seus integrantes, mais do que a genialidade de um só. Dentro deste quadro, aprender a aprender colaborativamente é mais importante do que aprender a aprender sozinho, por conta própria. Co-laborar, mais do que simplesmente laborar. Também dentro deste quadro, os papéis de professor e aluno se modificam profundamente. O aluno deixa de ser visto como mero receptor de informações ou assimilador de conteúdos a serem reproduzidos em testes ou exercícios. O professor deixa de ser um provedor de informações ou um organizador de atividades para a aprendizagem do aluno. Aluno e professor passam a ser companheiros de comunidade de aprendizagem, o professor com uma função de liderança, de "animação" no sentido mais literal da palavra, de despertar a "alma" da comunidade. E nisto é apoiado e acompanhado por seus alunos, que também se animam uns aos outros, procurando o crescimento de todos.
Como é o aluno em EAD De acordo com o artigo publicado no site www.unijui.com.br, o aluno de um curso na modalidade EAD logo no inicio precisa aprender a estudar com independência. Também precisa adquirir a capacidade de aprender com pouca orientação. O aluno que opta pela EAD possui algumas características próprias que são necessárias para estimular a percepção e a cognição do mesmo com a finalidade de aprender sua atenção por longos períodos de estudos. A respeito desse assunto, o presidente da ABED(Associação Brasileira de Educação a Distância), Frederic Michael Litto em uma entrevista dada a folha on-line para repórter Camila Marques em 2004 onde admitia que a modalidade ‘não é para todos’, pois segundo ele. O aluno que precisa do professor ao lado dele. Cobrando ou elogiando, não é bom para EAD. É preferível m aluno um pouco mais maduro, autônomo e que cumpra prazos.
Características do bom aluno EAD Ser um aluno a distância não significa apenas unir ação e reflexão, teoria e prática. É necessário compreender que existe uma grande diferença entre estar na sala de aula presencial e estudar em casa ou no trabalho, distante de seu professor. Para ter um bom aproveitamento, o aluno precisa desenvolver ou aprimorar determinadas habilidades e características estabelecendo rotinas para aprender a aprender, sem a presença e a cobrança constantes de um professor. As características de um aluno que estuda a distância, entre outras, podem ser: ser automotivado, ou seja, buscar em si mesmo a motivação necessária para realização do curso;  ser organizado com os materiais de estudo;  estudar de forma independente e autônoma, reconhecendo seu ritmo e estilo de aprendizagem;
pesquisar informações que complementem, aprofundem ou até mesmo contradigam conhecimentos trabalhados pelo curso em outras fontes;  transformar as informações obtidas no curso e em material complementar em conhecimento;  ter iniciativa própria para apresentar idéias, questionamentos e sugestões;  saber trabalhar em grupo, de forma colaborativa e cooperativa  ser disciplinado, a fim de cumprir com os objetivos que estabeleceu para si mesmo;  Se o curso for realizado pela Internet, ou melhor, se o curso for on-line, é aconselhável ter:  acesso regular a um computador que permita conexão com a Internet;  noções básicas de navegação na Internet;  noções básicas do uso de ferramentas de edição de documentos em geral.  conhecimento para enviar e receber e-mails, bem como, trabalhar com anexos nas mensagens.  ( http://www.aedi.ufpa.br/v2/home/index . php ?pag )
Papel do professor em EAD Na EAD, o professor deixa de ser supervisor e assume o papel de mediador, que pode potencializar o processo de aprendizagem. Esta é a opinião de Sonia Alegretti, professora doutora de Educação da PUC-SP, que também atua na Coordenação Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da universidade e trabalha com EAD desde 2002.  “ Sei que há varias modalidades no EAD, mas é na interação, no eixo da participação professor/aluno que acredito”, comenta. Segundo a especialista, que treina professores para atuarem como tutores e docentes em EAD, a eficiência do ensino a distancia depende da seqüência didática e da organização do conteúdo. “ A tecnologia permite criatividade. O aluno não pode ser colocado como consumidor de informação, mas como parte do processo educativo. Quanto maior a interatividade, menor a possibilidade de desistências.”  http://pppead.blogspot.com/2008/07/o-papel-do-professor.html).
EAD versus presencial ou EAD e presencial? 4.1 Diferenças da EAD em relação a educação presencial Na educação a distancia, aluno e professor estão separados fisicamente ou seja o contato será por via Internet e alguns com momentos presenciais, e na educação presencial professores e alunos se encontram sempre numa sala de aula em tempo real.
e-learning? È um tipo de educação onde os estudantes trabalham por si sós de qualquer localidade contado a internet e comunicam-se com a faculdade e outros estudantes via e-mail, fóruns eletrônicos, vídeo conferência e outras formas de comunicação através de computadores. (fabianocaruso.com/glossário)

More Related Content

What's hot

Ead Slides
Ead SlidesEad Slides
Ead Slidesmarcosmg
 
EducaçãO à DistâNcia
EducaçãO à DistâNciaEducaçãO à DistâNcia
EducaçãO à DistâNciakbca_sls
 
O Que é Ead
O Que é EadO Que é Ead
O Que é Eadgrupofv
 
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASILA EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASILDiego Lisboa
 
Educação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e Presencial
Educação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e PresencialEducação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e Presencial
Educação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e PresencialRoberta Tavares
 
A história da ead no mundo
A história da ead no mundoA história da ead no mundo
A história da ead no mundoguestc8aba15
 
EducaçãO A DistâNcia Karen E Maicon
EducaçãO A DistâNcia Karen E MaiconEducaçãO A DistâNcia Karen E Maicon
EducaçãO A DistâNcia Karen E Maiconkarenemaicon
 
Ensino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia SlidesEnsino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia Slidescoelhors
 
Educação a Distância
Educação a DistânciaEducação a Distância
Educação a DistânciaNatã Melo
 
Educacao A Distancia
Educacao A DistanciaEducacao A Distancia
Educacao A DistanciaAna Claudia
 
Educação a distância
Educação a distânciaEducação a distância
Educação a distânciapu5voz
 
Ead – Ensino A DistâNcia
Ead – Ensino A DistâNciaEad – Ensino A DistâNcia
Ead – Ensino A DistâNciagracisantos
 
Educação a distância[1]
Educação a distância[1]Educação a distância[1]
Educação a distância[1]rverdin3
 
Ead Powerpoint Felipe
Ead Powerpoint FelipeEad Powerpoint Felipe
Ead Powerpoint Felipefmazzetti
 

What's hot (20)

EAD no Brasil
EAD no BrasilEAD no Brasil
EAD no Brasil
 
Ead Slides
Ead SlidesEad Slides
Ead Slides
 
EducaçãO à DistâNcia
EducaçãO à DistâNciaEducaçãO à DistâNcia
EducaçãO à DistâNcia
 
O Que é Ead
O Que é EadO Que é Ead
O Que é Ead
 
Slide Ead
Slide EadSlide Ead
Slide Ead
 
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASILA EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
 
Educação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e Presencial
Educação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e PresencialEducação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e Presencial
Educação a Distância: Estudo Comparativo entre as modadlidades EaD e Presencial
 
Educação a Distancia no Brasil
Educação a Distancia no Brasil Educação a Distancia no Brasil
Educação a Distancia no Brasil
 
A história da ead no mundo
A história da ead no mundoA história da ead no mundo
A história da ead no mundo
 
EducaçãO A DistâNcia Karen E Maicon
EducaçãO A DistâNcia Karen E MaiconEducaçãO A DistâNcia Karen E Maicon
EducaçãO A DistâNcia Karen E Maicon
 
Ensino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia SlidesEnsino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia Slides
 
Ensino a Distância
Ensino a DistânciaEnsino a Distância
Ensino a Distância
 
Educação a Distância
Educação a DistânciaEducação a Distância
Educação a Distância
 
Educacao A Distancia
Educacao A DistanciaEducacao A Distancia
Educacao A Distancia
 
Educação a distância
Educação a distânciaEducação a distância
Educação a distância
 
Ead – Ensino A DistâNcia
Ead – Ensino A DistâNciaEad – Ensino A DistâNcia
Ead – Ensino A DistâNcia
 
Slide De Ti
Slide De TiSlide De Ti
Slide De Ti
 
Ead Power Point
Ead   Power PointEad   Power Point
Ead Power Point
 
Educação a distância[1]
Educação a distância[1]Educação a distância[1]
Educação a distância[1]
 
Ead Powerpoint Felipe
Ead Powerpoint FelipeEad Powerpoint Felipe
Ead Powerpoint Felipe
 

Viewers also liked

História da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no BrasilHistória da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no BrasilFreela
 
Modelo portfolio uninter
Modelo portfolio uninterModelo portfolio uninter
Modelo portfolio uninterRogerio Sena
 
História Da EaD No Brasil
História Da EaD No BrasilHistória Da EaD No Brasil
História Da EaD No Brasilguest49dc7e
 
Guia prático para o desenvolvimento de projetos de ead
Guia prático para o desenvolvimento de projetos de eadGuia prático para o desenvolvimento de projetos de ead
Guia prático para o desenvolvimento de projetos de eaddocenciaonlinecnj
 
Modelo portfólio unopar
Modelo portfólio unoparModelo portfólio unopar
Modelo portfólio unoparRogerio Sena
 
Fundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaDFundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaDRafael Delmonego
 
Portfolio unopar administração 7º periodo conceito excelente!
Portfolio unopar administração 7º periodo   conceito excelente!Portfolio unopar administração 7º periodo   conceito excelente!
Portfolio unopar administração 7º periodo conceito excelente!Rogerio Sena
 
Sucesso, PerseverançA E MotivaçãO
Sucesso, PerseverançA E MotivaçãOSucesso, PerseverançA E MotivaçãO
Sucesso, PerseverançA E MotivaçãOfrsalviano
 
Modelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNTModelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNTMicheli Wink
 

Viewers also liked (13)

História da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no BrasilHistória da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
 
Modelo portfolio uninter
Modelo portfolio uninterModelo portfolio uninter
Modelo portfolio uninter
 
História Da EaD No Brasil
História Da EaD No BrasilHistória Da EaD No Brasil
História Da EaD No Brasil
 
Guia prático para o desenvolvimento de projetos de ead
Guia prático para o desenvolvimento de projetos de eadGuia prático para o desenvolvimento de projetos de ead
Guia prático para o desenvolvimento de projetos de ead
 
Modelo portfólio unopar
Modelo portfólio unoparModelo portfólio unopar
Modelo portfólio unopar
 
Portfólio pronto
Portfólio prontoPortfólio pronto
Portfólio pronto
 
Relatório, medição de pH
Relatório, medição de pHRelatório, medição de pH
Relatório, medição de pH
 
Relatório
RelatórioRelatório
Relatório
 
Fundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaDFundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaD
 
Ácidos e Bases
Ácidos e BasesÁcidos e Bases
Ácidos e Bases
 
Portfolio unopar administração 7º periodo conceito excelente!
Portfolio unopar administração 7º periodo   conceito excelente!Portfolio unopar administração 7º periodo   conceito excelente!
Portfolio unopar administração 7º periodo conceito excelente!
 
Sucesso, PerseverançA E MotivaçãO
Sucesso, PerseverançA E MotivaçãOSucesso, PerseverançA E MotivaçãO
Sucesso, PerseverançA E MotivaçãO
 
Modelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNTModelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNT
 

Similar to EAD: conceitos, histórico e características

EducaçãO A DistâNcia 2
EducaçãO A DistâNcia 2EducaçãO A DistâNcia 2
EducaçãO A DistâNcia 2graosquesilva
 
Alessandro Fraga Bruno
Alessandro Fraga BrunoAlessandro Fraga Bruno
Alessandro Fraga BrunoBruno Hepp
 
A motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimento
A motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimentoA motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimento
A motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimentoantonio sérgio nogueira
 
Juliano Marcia
Juliano MarciaJuliano Marcia
Juliano Marciamcstrelow
 
A escola de Steve Jobs
A escola de Steve JobsA escola de Steve Jobs
A escola de Steve Jobssmap6
 
Theresinha Borges E Claudia Timm
Theresinha Borges E Claudia TimmTheresinha Borges E Claudia Timm
Theresinha Borges E Claudia TimmTheresinha
 
Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01Noélia Ramos
 
Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01Noélia Ramos
 

Similar to EAD: conceitos, histórico e características (20)

EducaçãO A DistâNcia
EducaçãO A DistâNciaEducaçãO A DistâNcia
EducaçãO A DistâNcia
 
Pawer Ti
Pawer TiPawer Ti
Pawer Ti
 
EducaçãO A DistâNcia 2
EducaçãO A DistâNcia 2EducaçãO A DistâNcia 2
EducaçãO A DistâNcia 2
 
Trab Slides Ead2
Trab Slides Ead2Trab Slides Ead2
Trab Slides Ead2
 
Trabalho EAD
Trabalho EADTrabalho EAD
Trabalho EAD
 
Alessandro Fraga Bruno
Alessandro Fraga BrunoAlessandro Fraga Bruno
Alessandro Fraga Bruno
 
Ead
EadEad
Ead
 
Ead
EadEad
Ead
 
A motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimento
A motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimentoA motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimento
A motivação nos cursos EaD: uma questão de envolvimento
 
EducaçãO A DistâNcia
EducaçãO A DistâNciaEducaçãO A DistâNcia
EducaçãO A DistâNcia
 
Ead
EadEad
Ead
 
Ead
EadEad
Ead
 
Juliano Marcia
Juliano MarciaJuliano Marcia
Juliano Marcia
 
A escola de Steve Jobs
A escola de Steve JobsA escola de Steve Jobs
A escola de Steve Jobs
 
Theresinha Borges E Claudia Timm
Theresinha Borges E Claudia TimmTheresinha Borges E Claudia Timm
Theresinha Borges E Claudia Timm
 
T.I Power Point EAD
T.I Power Point EADT.I Power Point EAD
T.I Power Point EAD
 
Michele Trab Ti
Michele Trab TiMichele Trab Ti
Michele Trab Ti
 
Pti douglas 12
Pti douglas 12Pti douglas 12
Pti douglas 12
 
Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01
 
Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01Juliano marcia-090427181943-phpapp01
Juliano marcia-090427181943-phpapp01
 

EAD: conceitos, histórico e características

  • 1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Carla Weymar Daiane Freda Tecnologia da Informação Turma 127
  • 2. Conceitos Básicos O que é EAD É um processo de estudo, em que alunos e professores se comunicam através da Internet, mas também podem fazer uso do correio, televisão, vídeos e outros, as aulas podem ser totalmente a distancia ou ter momentos presenciais, sendo que este método de aprendizagem exige do aluno uma disciplina na rotina dos estudos, já que estudara em casa.
  • 3.
  • 4. EAD no mundo A Suécia registrou sua primeira experiência em 1833, com um curso de contabilidade. Na mesma época, fundou-se na Alemanha em 1856 o primeiro Instituto de Ensino de línguas por correspondência, em 1974, a Universidade Aberta Allma Iqbal no Paquistão iniciou a formação de docentes via EaD, a Universidade de Terbuka na Indonésia surgiu para atender forte demanda de estudos superiores, e prevê chegar a cinco milhões de estudantes, a Austrália é um dos países que mais investe em EaD, mas não tem nenhuma universidade especializada nesta modalidade, na América Latina programas existentes incluem o programa Universidade Aberta, inserido na Universidade Autônoma do México. ( www.wikipedia.org/wiki/eduçacão_a_distancia )
  • 5. EAD no Brasil Teve inicio com a fundação do instituto Radio Técnico Monitor em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o instituto padre réus em 1974, varias experiências em relação a ensino a distancia foram iniciadas, porem na época não obtiveram relativo sucesso, mas o que tudo indica é que o resultado do passado esta ficando para trás, e a aceitação da modalidade de ensino começa a mudar e crescer, exigindo do governo atitudes de implantação de leis para a validação dos cursos. Em 1934, Edgard Pinto instalou a radio escola no rio de janeiro, estudantes tinham acesso prévio a folhetos, faziam uso da correspondência para contatos com alunos, já na década de 1970 a Fundação Roberto Marinho era um programa de educação supletivo a distancia, para ensino fundamental e médio, em 1970 a 1980 fundações privadas e organizações não governamentais iniciaram cursos supletivos a distancia, com aulas via satélite, em 1992 com a criação da Universidade Aberta de Brasília (lei 403/92) onde iniciou o EAD para ensino superior, englobando alem da graduação a pós-graduação, iniciando expansão da Internet. (baseado no texto da wikipedia.org)
  • 6. Números da EAD no Brasil e no mundo Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distancia – ABRAED de 2006, mais de 1,2 milhões de Brasileiros estudaram a distancia em 2005, sendo 62,6% maior que o registrado em 2004. O numero de cursos a distancia no Brasil cresceu 600% entre 2001 e 2004. Esse crescimento esta em sintonia com a tendência mundial quanto a procura por educação continuada, utilizando os recursos da mídia, a quantidade de cursos superiores de graduação, seqüencial ou pós-graduação a distancia, passou de 11 em 2001 para 77, em 2004, e o numero de instituições autorizadas cresceu em 31%. Todo esse crescimento demanda um acompanhamento por parte do governo para que haja qualidade nos cursos ofertados e as instituições ao serem avaliadas aprimorem seus produtos e serviços.
  • 7. O aluno e o professor em EAD A EAD via Internet pode ajudar a EAD em geral a superar uma de suas maiores barreiras, a da manutenção da motivação do estudante. Uma das maiores dificuldades da EAD convencional está no chamado "isolamento" do estudante, que não conta com o apoio e o estímulo de um grupo de pessoas que estão nas mesmas condições que ele, aprendendo as mesmas coisas e ajudando-se mutuamente a vencer dificuldades neste aprendizado, em outras palavras, uma "turma". No caso da teleducação isto vem sendo enfrentado através da organização de grupos locais de alunos reunidos em teles salas, mas nem sempre é possível reunir um grupo que se encontre num mesmo lugar na mesma hora - condição sine qua non para o funcionamento de uma teles sala. No caso do ensino por correspondência, tenta-se vencer esta dificuldade através do trabalho de auxiliares, os chamados "tutores", que "vão atrás" do aluno quando este passa muito tempo sem dar notícias ou sem cumprir alguma tarefa, mas por mais atencioso que um tutor seja é muito difícil que um apenas consiga manter o estudante motivado por muito tempo. Ora, com a Internet, pode-se organizar os alunos em turmas, tal como no ensino presencial, e isto certamente tem reflexos positivos sobre a motivação do estudante.
  • 8. Na verdade, assim como a Educação a Distância convencional exigiu o desenvolvimento de uma pedagogia específica, a educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico. É à construção deste modelo que estamos hoje assistindo. Ainda há muito a se criar, experimentar e corrigir neste campo desafiador de constituição de uma pedagogia online. Mas hoje há razoável consenso em torno do fato de que esta pedagogia deve estar atenta aos seguintes aspectos: Hoje, cada vez mais são exigidos profissionais e cidadãos capazes de trabalhar em grupo, interagindo em equipes reais ou virtuais. Cada vez mais trabalhar e aprender se tornam uma só coisa, e como trabalhar se torna cada vez mais algo que se faz em equipe, aprender trabalhando se faz cada vez mais em grupo.
  • 9. Mais do que o sujeito "autônomo", "autodidata", a sociedade hoje requer um sujeito que saiba contribuir para o aprendizado do grupo de pessoas do qual ele faz parte, quer ensinando, quer mobilizando, respondendo ou perguntando. É a inteligência coletiva do grupo que se deseja pôr em funcionamento, a combinação de competências distribuídas entre seus integrantes, mais do que a genialidade de um só. Dentro deste quadro, aprender a aprender colaborativamente é mais importante do que aprender a aprender sozinho, por conta própria. Co-laborar, mais do que simplesmente laborar. Também dentro deste quadro, os papéis de professor e aluno se modificam profundamente. O aluno deixa de ser visto como mero receptor de informações ou assimilador de conteúdos a serem reproduzidos em testes ou exercícios. O professor deixa de ser um provedor de informações ou um organizador de atividades para a aprendizagem do aluno. Aluno e professor passam a ser companheiros de comunidade de aprendizagem, o professor com uma função de liderança, de "animação" no sentido mais literal da palavra, de despertar a "alma" da comunidade. E nisto é apoiado e acompanhado por seus alunos, que também se animam uns aos outros, procurando o crescimento de todos.
  • 10. Como é o aluno em EAD De acordo com o artigo publicado no site www.unijui.com.br, o aluno de um curso na modalidade EAD logo no inicio precisa aprender a estudar com independência. Também precisa adquirir a capacidade de aprender com pouca orientação. O aluno que opta pela EAD possui algumas características próprias que são necessárias para estimular a percepção e a cognição do mesmo com a finalidade de aprender sua atenção por longos períodos de estudos. A respeito desse assunto, o presidente da ABED(Associação Brasileira de Educação a Distância), Frederic Michael Litto em uma entrevista dada a folha on-line para repórter Camila Marques em 2004 onde admitia que a modalidade ‘não é para todos’, pois segundo ele. O aluno que precisa do professor ao lado dele. Cobrando ou elogiando, não é bom para EAD. É preferível m aluno um pouco mais maduro, autônomo e que cumpra prazos.
  • 11. Características do bom aluno EAD Ser um aluno a distância não significa apenas unir ação e reflexão, teoria e prática. É necessário compreender que existe uma grande diferença entre estar na sala de aula presencial e estudar em casa ou no trabalho, distante de seu professor. Para ter um bom aproveitamento, o aluno precisa desenvolver ou aprimorar determinadas habilidades e características estabelecendo rotinas para aprender a aprender, sem a presença e a cobrança constantes de um professor. As características de um aluno que estuda a distância, entre outras, podem ser: ser automotivado, ou seja, buscar em si mesmo a motivação necessária para realização do curso; ser organizado com os materiais de estudo; estudar de forma independente e autônoma, reconhecendo seu ritmo e estilo de aprendizagem;
  • 12. pesquisar informações que complementem, aprofundem ou até mesmo contradigam conhecimentos trabalhados pelo curso em outras fontes; transformar as informações obtidas no curso e em material complementar em conhecimento; ter iniciativa própria para apresentar idéias, questionamentos e sugestões; saber trabalhar em grupo, de forma colaborativa e cooperativa ser disciplinado, a fim de cumprir com os objetivos que estabeleceu para si mesmo; Se o curso for realizado pela Internet, ou melhor, se o curso for on-line, é aconselhável ter: acesso regular a um computador que permita conexão com a Internet; noções básicas de navegação na Internet; noções básicas do uso de ferramentas de edição de documentos em geral. conhecimento para enviar e receber e-mails, bem como, trabalhar com anexos nas mensagens. ( http://www.aedi.ufpa.br/v2/home/index . php ?pag )
  • 13. Papel do professor em EAD Na EAD, o professor deixa de ser supervisor e assume o papel de mediador, que pode potencializar o processo de aprendizagem. Esta é a opinião de Sonia Alegretti, professora doutora de Educação da PUC-SP, que também atua na Coordenação Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da universidade e trabalha com EAD desde 2002. “ Sei que há varias modalidades no EAD, mas é na interação, no eixo da participação professor/aluno que acredito”, comenta. Segundo a especialista, que treina professores para atuarem como tutores e docentes em EAD, a eficiência do ensino a distancia depende da seqüência didática e da organização do conteúdo. “ A tecnologia permite criatividade. O aluno não pode ser colocado como consumidor de informação, mas como parte do processo educativo. Quanto maior a interatividade, menor a possibilidade de desistências.” http://pppead.blogspot.com/2008/07/o-papel-do-professor.html).
  • 14. EAD versus presencial ou EAD e presencial? 4.1 Diferenças da EAD em relação a educação presencial Na educação a distancia, aluno e professor estão separados fisicamente ou seja o contato será por via Internet e alguns com momentos presenciais, e na educação presencial professores e alunos se encontram sempre numa sala de aula em tempo real.
  • 15. e-learning? È um tipo de educação onde os estudantes trabalham por si sós de qualquer localidade contado a internet e comunicam-se com a faculdade e outros estudantes via e-mail, fóruns eletrônicos, vídeo conferência e outras formas de comunicação através de computadores. (fabianocaruso.com/glossário)