Filhas de jó

1,691 views
1,465 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,691
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Filhas de jó

  1. 1. Filhas de Jó Internacional participam dos eventos e trabalhos ligados à área Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, auxiliando nas decisões tomadas pelas meninas, sem interferir nas mesmas.História Cargos do Conselho GuardiãoOrdem Internacional das Filhas de Jó, é uma instituição Nomeados:paramaçônica destinada às jovens do sexo feminino entre 10 (dez)e 20 (vinte) anos, visando aperfeiçoamento do caráter através do  Guardiã do Betheldesenvolvimento moral e espiritual, encontrados nas Sagradas  Guardião Associado do BethelEscrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amorfilial e o serviço à comunidade.  Guardiã Secretária  Guardiã TesoureiraO nome se refere às três filhas de Jó: Kézia, Jémina e Kéren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as "Mais justas de toda Cargos das Filhas de Jó Ativasa Terra". Eleitas:Estão presentes em alguns países, como: Canadá, Austrália,Estados Unidos, Filipinas e no Brasil. No qual está desde 1993,  Honorável Rainhaquando foi fundado o Bethel #001 na cidade do Rio de Janeiro.  Primeira PrincesaPara assistir à uma cerimônia ritualística das Filhas de Jó, é  Segunda Princesapreciso ser um Maçom regular: irmão, pai, padrasto, avô ou tutor  Guiade um membro ou candidata do Bethel (local onde é realizada as  Dirigente de Cerimôniasreuniões), mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade comparentesco maçônico comprovado, o que significa: esposa, filha, Nomeadas:neta, mãe, irmã, meia-irmã ou viúva de um Mestre Maçom oumulher que não possua vinte (20) anos mas que seja membro de  Capelãuma organização cujo requisito para filiação seja parentesco  Secretáriamaçônico e elegível para filiação. Mas há também as cerimônias  Tesoureirapúblicas, onde participam convidados, amigos e as Abelhinhas.  Musicista  Bibliotecária Membros Ativos  1ª MensageiraO Bethel possui o Conselho Guardião, formado por  2ª Mensageiramaçons, suas esposas, mães e pais, irmãs (maiores de 20  3ª Mensageiraanos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade. Eles  4ª Mensageira
  2. 2.  5ª Mensageira  Primeira Zeladora  Segunda Zeladora  Guarda Interna  Guarda Externa  Porta-Bandeira  Coral Membros de MaioridadeSão as garotas que completam 20 (vinte) anos de idade enão podem mais ocupar cargos, nem usar o Robe. Isto sedá para que as novas tenham a oportunidade de assumí-los. Elas ainda podem participar ativamente, porém, comomembros do Conselho Guardião, se assim o desejarem.De acordo com o novo estatuto de 2007, é agora permitidopara as Membros De Maioridade o uso do Robe,SOMENTE QUANDO ESTIVEREM TRABALHANDOpara seu Bethel, como por exemplo, em uma CerimôniaPública de Troca de Gestão.Há também as comissões do Bethel. Entre elas a deFilantropia, de Paramentos, de Ritualística, entre outras.As quais são nomeadas ao início de uma nova gestão (queduram 01 [um] semestre).
  3. 3. O livro de Jó é parte da Bíblia e trata do sofrimento humano. Jó era um homem bom, rico e feliz, mas Deus permitiu que, da noite para o dia, perdesse os filhos e tudo o que tinha e que fosse atacado por uma doençadolorosa e nojenta. Depois Jó e os seus amigos conversam, em diálogos poéticos, procurando achar explicação para tanta desgraça.No fim Deus aparece e dá a resposta. Jó, parte 1 de 7 Deus quer falar com você através deste texto bíblico na versão Bíblia na Linguagem de Hoje.
  4. 4. Jó, primeira parte1:1- Na terra de Uz morava um homem chamado Jó.Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não 1:6- Chegou o dia em que os servidores era de nada que fosse errado. Deus fazer Jó iam às casas uns dos 1:4- Os filhos dono de sete mil ovelhas, três mil 1:3- evieram apresentar-se diante do outros celestiais Eterno, e no banquetes,eveio tambémjumentas. e davam meio deles cada um por Satanás. camelos, mil bois quinhentas sua vez. 1:5- Quando terminava uma rodada de banquetes, E as três irmãs eram sempre convidadas Tinha também um grande número de 1:2- para esses era o madrugada Jó Enfim, sete filhos e três mais se levantava de homem escravos.Jó tinha Jócomes-e-bebes.filhasrico de e oferecia sacrifícios emo Oriente. todo favor de cada um dos seus filhos, para purificá-los. Jó sempre fazia isso porque pensava que um dos filhos poderia ter pecado, ofendendo a Deus em pensamento.
  5. 5. Jó, primeira parte 1:8- Aí o Deus Eterno disse: 1:10- Tu não deixas que nenhum mal aconteça 1:16- Enquanto esteo meu servo Jó? 1:18- -Você notou ainda estava falando, 1:20- Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Norasgou as suas empregado e disse: bom mundo inteiroroupas eninguémJó: chegou mais não há rapoua tão veio outro um, que disse a cabeça. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele -Os honestocaíramele. céudemataramprocura e seusMas, se tirares tudo Jóestavam seus -Raios chegou àEternoedisse a Satanás:meio 1:11-1:12- O Deus do Ele me teme éo todas Depois ajoelhou-se, encostoudos no filhos e as suas filhas que e dele, 1:14- como casa o um rosto é o homem queEterno perguntou: de gado. O temqueque disse:mais muito mais cabeçasde um banqueteveio -Poisamaldiçoará De Enquanto nadaedeserto filho não asempregados, seu um vento velho. verás ovelhas te do sejaDeus. 1:19- 1:17- repente 1:7-na casa os pastores.falando, noqueeste adorou a errado. fazer ele ainda estava chão do bem. e -De onde você vem vindo?1:13- Um dia,que umarando a terra que notícia. Só-NósDe repente os sabeus queadisse:Jó de Jó 1:15- forte que soprou filhostrazer a eu conseguiquiser os paranoso casa, ostem, escapar contra chegou nenhum respeito. filhas estávamos terceiro, e as Faça o sem Satanás respondeu: com bois, enquanto com tudo atacaram-Trêsebandos denum banquete seuseleterra, mas não1:9-eSatanásnosvolta pela ali levaram as ela caiudando uma pastando mesmo. e jumentas nenhum atacaram e -Estive caldeus respondeu: em cima dos na filhos. estavamfaçaestavam mal acasa doperto. levaram tudo. Eles mataram os é por aqui e por próprio -Será passeando por velho, do ali. Eterno. que não da morreram; Deus Todosàeles presença irmão camelos. Então Satanás saiuespada os empregados, mais interesse e só Eles mataram à espada ostrazer a notícia. só eu consegui escaparte teme? eu consegui escapar para trazer a notícia. que Jó para empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia.
  6. 6. Jó, primeira parte 1:21-Aí disse assim:-Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Deus Eterno deu, o Deus Eterno tirou; louvado seja o seu nome!
  7. 7. Jó, primeira parte1:22- Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus. Chegou de novo o dia em que os servidores2:1-celestiais vieram apresentar-se diante do DeusEterno, e Satanás também veio no meio deles.
  8. 8. Jó, primeira parte 2:3- Aí o Deus Eterno disse: -Você viu o meu servo Jó?No mundo inteiroEternorespondeu:tão bom e tão 2:6- O2:2- O Eterno perguntou: Deus não há disse a Satanás: 2:4- Satanás ninguém-É só -Pois -Depele dele paraquiser que acontece. tocar bem. Faça o comover o com Jó, na onde você vemele. honesto que vindo? As Ele me teme seprocura não fazer nada pessoas não e importam de perder tudo Satanás respondeu: mas não o mate. 2:7- Aí Satanás conservem a própria vida. corpo 2:5- Agora, que saiu seja errado. edo terra, Eterno desde sedando uma volta pela Deuso -Estive estenderes a mão ferires que da presença dele,No entanto,corpo me Jópor ali.respeito, e fez com que o por aqui convenceu, passeando ele, de e ficasse verás como vocêsem nenhum coberto e eudete amaldiçoará. Jó, feridas horríveis, o deixei desgraçar desde as solas dos pés até o alto da cabeça. embora não houvesse motivo para isso. Mesmo assim, ele continua firme e sincero como sempre.
  9. 9. Jó, primeira parte 2:11- Jó tinha três amigos: Elifaz, da região de Temã; Bildade,Jó respondeu: 2:10- da região de Sua; 2:9- E a mulher dele disse: e Zofar, 2:12--Você estáeles não reconheceram Jó, De longe dizendo uma bobagem! da região de Naamá. -Você ainda continua sendo bom? 2:8- Jó sentou-se num monte de cinza Se mas depois, sentaram-se nomorra! ele, dele recebemos quandoDeus e que era lado viram chão que haviam 2:13- Em seguidade Deus as coisas boas, por que Eles ficaram sabendo a desgraças ao Amaldiçoe das não ecomeçaram ocacoem quegritar. uma visita vamos aceitar Jó quebrou nasci! 3:3-pegou um dia para a coçar. Maldito a também sete noites; eFinalmente chorar e as desgraças? seacontecido a Jó e ali sete dias e o silêncio 3:1e2-ficaram combinaram fazer-lhe EmAssim, apesar o diapoisseu disseram: estava e nãoMaldita a noiteestavam não pecou, lhe e amaldiçoou de tudo,que nascimento. disseram nada,em Jó asque Jópara falarem de como do viam suas roupas sinal de tristeza, rasgaramtristes pelo que e jogaramacontecido É muito. a cabeça. "Já nasceu! arhomem!" pó sofrendo para consolá-lo. para o e e sobre nem disse uma só Jó: havia palavra contra Deus.
  10. 10. Jó, primeira parte 3:14- Estaria com reis e altas autoridades que 3:5- Que Que aquele dia vire escuridão! 3:9- Que escureçam as estrelas da sua manhã; 3:4- a escuridão e as trevas o dominem; reconstruíram palácios antigos 3:7- Que seja solitária e triste aquela noite, 3:15- Que aquela noite fique me segurouencheram 3:10- ou estariaamaldiçoada sempre escura colo? 3:6- pois eu tivesse morrido pelos feiticeiros, à 3:12- Por quedeixou governadores que no 3:8- Que ela a com que minha mãe me desse 3:13- Se 3:11- Por que não nasci morto? sejao minha nãoapaguem a momento, mãese naquele com ele,queeasDeus, lánãoalto, e a luz nãodeluz do sol! Que nuvens do a luz, e importe que ela espere escutem gritos venha; cubram que nãodesapareçamorrime amamentou? que quese nelame dormindo, calendário! alegria!aqueles que a suacasas a descansando agoraque suaspoder detodooaoilumine! em paz. luzeeque têm poupoudo luz este sofrimento! Por que nuncanão sobre o de prata. e estaria deu o seio e monstro Leviatã! as Por mais ouronão chegue, e nascer? e madrugada
  11. 11. Jó, primeira parte AliSe que os infelizes continuam vendojá luz?3:18- Por a minha mãedescansam juntos e a não 3:16- 3:20- os prisioneiros tivesse tido um aborto,às escondidas, euqueosteria existidotêm o coração Por que deixar nãovivam os que e seria como ouvem mais gritos do capataz. 3:17-crianças que nunca viram a luz dosdia. as Na sepultura acaba a agitação humildes, maus, 3:19- Ali estão os importantes e os do amargurado? 3:21- Eles esperam a morte, e ela não vem, eembora a desejemque estãoque riquezas. eos escravos ficam livres doscansados. ali repousam os mais do seus donos.
  12. 12. Jó, primeira parte Aquilo que você caminharquecegas eu falar? 3:23- Deus os faz 3:25- temia foi lheàs aconteceu, temor a comer, o choro, que euDeus nãoofendido se e fraco, Quando alguém tropeçava, cansado Jó,3:24-ficamvez de ficará eu felizes quando O seu Em paz, nem descanso, nem sossego;4:1e2- 4:4- Eleseensinou muita gente e deuconfiança? 4:6- 3:26- 3:22- será alegres dá forças Não tenho muito todos oselados. e suasagora quedeanimavam me esperança? Você os cerca chegou a sua vez de sofrer, 4:3- 4:5-oMas quemmeonão o medo de atingiu. que mais é dava enche ficar de AasMas palavras quepara aficarcomo água. suapor gemidos se derramama calado? pé. vida correta descem pode sepultura. e os meus fim só tenho agitação.como éaque vocêpessoasadesanimadas. coragem? muitas perde paciência e a Elifaz:
  13. 13. Jó, primeira parte Você se lembraalguém pode ser correto eles 4:7- 4:17-4:11- "Será soprode que não pessoa rosto, UmComo uma tempestade, inocente 4:9-que passou elepodem caçar, alguma meu Assim, como leõesas pessoas vai confiar nos Então você pensa quepelo dormem um sono 4:19- 4:15- 4:13-À noite, quando morrem Deus dianteos seus feitos de alguma se que tenha caído destróiDeus?ou de barro, deeu fiquei desgraçapesadelo e fome, eu todona sua ira. os na de arrepiado. seres humanos,eque são filhos pesado, tive um 4:8- Tenho notado que ossersido destruída? de pessoa honesta quemansinho uma campos Será foram 4:16- de tenha um leão feroz, 4:10- Eles rugem como puro aos olhos que aram que alguém pode pó e que podem ser 4:12- Veio a mim Alguém estava ali; mensagem, que DeusPodemos deixou agitado. servidores 4:18- 4:20- Ocriadosestar vivos de manhã, terror do espalham.Jó; 4:14- não confia nem conta de mim, que me tomou nos seus 5:1- Grite, mas Deus e plantamcomo uma de desgraça só maldade os tão baixa,epude quebra osforma. olheimeuveja calar anjos verpude ouvir. bem,faz senão que responde. tremer. voz corpo morremos para a dentes. masseus lhes ele encontra defeitos. sementes a sua do seu Criador? traça? celestiais e atétarde alguém mal em esmagadosinteiro começou sempre, e mas de nos o Houve nossa vida maldade vai uma voz, que disse: colhem se acaba e desgraça. 4:21- A silêncio, e depois ouvi e anjo você como cai uma barraca, Queninguém se importa. chamar? e morremos sem termos alcançado a sabedoria."
  14. 14. Jó, primeira parte Os famintosnãofilhos equem Deus corrige! UmaFelizeuficam que amarguradosofrimento, Ficar desgostoso nãosem juízo que parecia Em é aquelefome, têm as suas riquezas; Nós plenohomem ficam 5:5- 5:2- 5:14- 5:3- 5:17- 5:9- 5:4- seus podemos entender deixará cobiçando a causamos paraloucura, as coisas é vez mesmosdia eles Deussegurança; e Os vi um de você, voltariano escuro somosEm fere,põe dá humildes naso curativo;5:7- Deusfalta fosse elebrotaàdaelefracostrigo que Jó, Deus mas chuva terra; 5:8-nóstempo os mesmo faz o Deus 5:20- se Deus 5:18- 5:11- 5:10- nãoalturas, DeusA afliçãojuízo, que levainjustamente, a 5:12- ele fazmaravilhosas queo euespertezas Deuscolheitas, pegandocegas, pegade quevida, mas castigo 5:13-5:6- 5:16-com sábios nas suasàaté o os nadespreze aos faz, dá não os planos terra; esperança àsdos espertosdevoram Vezsuas são condenados você do perigo estartãoPorapós vez Deus problemamorte. as ao meio-dia andam ée isso, nosprogredindo o asem salvarádeamaldiçoei tribunais não meu tempo brasas 5:19- ele aentregarianão as açõesintrigas.ele. quefaz a água cairfaíscasos campos. põecertomorrasuas dos do chão: você como seguro osmãos pobres; num lugar e as suas das curam. Deus com nasce que guerra 5:15- salva da morte os a elemachuca,as boca suasmaus.choram. tapa mas sobre falhemeacaba entre osdele.os defenda. desgraçafamília que fracassem; e do Deus milagres fossetêm fim. eos seus Todo-Poderoso. queninguém se não noite. a nasce que nenhum mal espinhos. e apalpando comoda espada.lhe aconteça. não háo salvará cima. e livradeixará não oselevoam para das mãos dos poderosos. ele necessitados
  15. 15. Jó, primeira parte 5:22- Você se rirá quando houver violência e faltarem alimentos e não terá medo dos 5:21- Ele animais selvagens. o protegerá das más línguas, 5:23- Nos seus campos as pedras não estorvarãoe você não e os animais selvagens não destruição. o arado, terá medo quando houver o atacarão.
  16. 16. Jó, primeira parte As flechas venenosas doviverá Todo-Poderoso6:4- 5:24- Na sua vai morrer Deus em paz e, 5:26- Você casa você velho e forte, 6:1e2- Ah! Se a minha desgraça e os meuscomo umquandofossem colhidonuma balança, sofrimentosdecontarpostos mim, feixe fincadas em no tempo certo. estão trigo as suas coisas,6:5- O jumento fica contente quando come capim, 5:27- não a Você nos falta deque é assim. e oJó, comachar napesariam mais 5:25- vida teráensina nada. muitos filhos, 6:3- vai entra veneno certeza minha alma. e o boiseus verdade; pense nisso para e os é a descendentesdo mar. pasto. Esta não reclama quando tem Comqueseus ataques, tantos do os a areia serão E foi por folhas defaleibem. violência. como me isso que capim no pasto. Deus as tem próprio de terror. o seu enchido com Jó:
  17. 17. Jó, primeira parte 6:10- 6:8- Ah!eu soubesse quede o que estou pedindo! Se Se Deus me desse comida sem sal? 6:6-Mas quem gosta Deus faria isso, dariapulos de alegria, mesmo a clara minha oração! Ah! Se Deus respondesse à domuita dor. Pois Que gosto tem sofrendo ovo? 6:7- Não Deus é santo, paranunca fui tenho apetite e eutiraria a essas coisas, comer vida; 6:9- Então ele me 6:11- Onde estão as minhas forças para resistir? ele tudo o quesuasacabaria comigo! e me atacaria e decisões. mal. contra as como me faz Por que viver, se não há esperança?
  18. 18. Jó, primeira parte 6:14- Uma pessoa desesperada merece a compaixão dos seus pude contar com vocês, 6:15- Mas eu não amigos, mesmo que tenha 6:13- Não souque vira forte ajudar a sumindo no 6:17- mas depois sou água, que vai mim mesmo, 6:12- Será capaz de me como a pedra?6:16- Primeiro ele estáao desapontaram como um meus amigos, que me Deus Todo-Poderoso. deixado de temer cheio de gelo e de neve,calor, aténão há meu corpo leito fica seco e duro. Será que noninguém quede bronze? e o fim o seu é me socorra. riacho que seca no verão.
  19. 19. Jó, primeira parte AsSerá acaso, pedi que vocês todosoficam6:18-6:22- 6:26- Por que vocês querem criticar que eu caravanas se perdem procurando água; 6:20-porém, quandoque eu ficareidessem chegam, me calado; 6:24-Ensinem-me, digo, querem tratar suapalavrasmorrem. ali. avançam pelo deserto e ali de um homem qualquer coisa? desapontados, e a as esperança morre mostrem os erros que cometi.6:19- Aquelas que vêm de Temá e de Sabá procuram Ou 6:21- Vocês são como essespresente? que me oferecessem um ribeirões; 6:23- Será que pedi que severdade convence, desesperado como meelas fossem de um inimigo 6:25- Quem fala a salvassem vento? esses ribeirões, cheias de esperança, medo. vocês vêem a minhade vocês não dos bandidos? ou quea acusação miséria e ficam com mas me livrassem das mãos prova nada.
  20. 20. Jó, primeira parte Vocês seriam capazes de vender Retirem o que disseram; 6:27- 6:29- um órfão em leilão; não sejam injustos. vocês venderiam até mesmo um amigo! Não me condenem; 6:28- Olhem bem nos meus olhos eu estou com a razão. 6:30- Vocês pensam que sou mentiroso? e digam se estou mentindo.Será que não sei o que é certo e o que é errado?
  21. 21. Leia em seguida a continuação em Jó parte 2 de 7. Se você não tem clique no link abaixo, inclusive para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva http://cid-a4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20 Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos LEIA A BÍBLIA clique sobre o texto pretendido, depois com o DEUS FALA COM VOCÊ ATRAVÉS DELA botão direito, em “salvar destino como”
  22. 22. CONTRIBUIÇÃOTIO WAGNER DA CRUZ .`. M .`. I .`. dacruz@netsite.com.br

×