Problemas ambientais do município de tobias barreto

1,227
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,227
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Problemas ambientais do município de tobias barreto

  1. 1. Problemas ambientais do município de Tobias BarretoO município de Tobias Barreto, localizado a cerca de 120 km da capital do Estado deSergipe segue a triste tragetória dos demais municípios sergipanos, nordestinos e, comcerteza, brasileiros: Não cuida do Meio Ambiente.Sustenta uma visão provinciana e descontextualizada do que é MEIO AMBIENTE.Ainda que muita coisa, de forma tímida e lenta, tenha mudado.Os problemas ambientais de Tobias Barreto podem ser divididos, em responsabilidade,nas seguintes partes: Administração Municipal - que é incapaz de promover mudanças na área ambiental; Poder Legislativo Municipal - que não agem alheios às necessidades da população; Poder Judiciario Municipal e Ministério Público - que se esconde em seus afazeres, para não ter que assumir responsabilidade contra os despotas locais; Imprensa local - que de forma tapada e alienadora, só divulgam o óbvio; População - que, escondidas em sua pseudoignorancia, só ouvem o que mandam ouvir; só falam o que mandam falar; só agem quando mandam agir.
  2. 2. Como esconder isso? Meio ambiente Criação clandestina; Abate criminoso e predatório; Uso intenso de queimadas; Derrubada da vegetação ciliar; Falta de arborização na cidade (déficit arvore/habitante) Poda criminosa; Praças sem verde; Carência de praças poliesportivas Esgoto A cidade é considerada uma Ilha Fecal; Os esgotos são abertos na periferia; Altos índices de esquistossomose, calazar e chagas; Efluentes pesados são jogados nos rios; Derrame industrial de derivados do leite; Lixo Inexistência de Coleta Seletiva; Inexistência de Aterro sanitário; Catadores de lixo segurança nenhuma ou assistência médica; As esquinas sempre são usadas como depósito de lixo pelos moradores;
  3. 3. Escolas não estimulam a consciência da seleção do lixo; As lojas não se preocupam com o destino de seusresíduos; Abatedouros sem nenhum controle de seus dejetos (penas, pés, bico e vísceras); Lixo hospitalar sen nenhum cuidado de manejo ou local apropriado de descarte.É preciso entender que: Mostrar nossas falhas e erros não é perseguição política; Cometer equívocos não é perpetuar-se errando; Que cooperação não é leniência com o erro.Precisamos crescer mais, muito mais se quisermos encontrar um equilibrio entre asociedade e a natureza.Talvez esse seja o nosso grande desafio: Crescermos em ações e atitudes.Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer umpouco. (Edmund Burke)

×