Aplicações dos acidos

55,574 views
55,067 views

Published on

2 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • @Miguel Dias pô, to esperando seus slides pra ajudar na minha pesquisa, ou será que você não tem?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • lixo
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
55,574
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
284
Comments
2
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aplicações dos acidos

  1. 1. APLICAÇÕES DOS ACIDOS Ácido clorídrico (HCl) O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático. É encontrado no suco gástrico. É um reagente muito usado na indústria e no laboratório. É usado na limpeza de edifícios após a sua caiação, para remover os respingos de cal. É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais. Ácido sulfúrico (H2SO4) É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. O poder econômico de um país pode ser avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele fabrica e consome. O maior consumo de ácido sulfúrico é na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É o ácido dos acumuladores de chumbo (baterias) usados nos automóveis. É consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, fabricação de papel, corantes, etc. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais. O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante. O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido. As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental. Ácido nítrico (HNO3) Depois do sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria. Seu maior consumo é na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora) e ácido pícrico e picrato de amônio. É usado na fabricação do salitre (NaNO3, KNO3) e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre). A amônia é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante. A amônia é fabricada em enormes quantidades na indústria. Sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico. É também usada na fabricação de sais de amônio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4 A amônia é usada na fabricação de produtos de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc. Ácido fosfórico (H3PO4)
  2. 2. Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura. É usado como aditivo em alguns refrigerantes. Ácido acético (CH3 - COOH) É o ácido de vinagre, produto indispensável na cozinha (preparo de saladas e maioneses). Ácido fluorídrico (HF) Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de polietileno. É usado para gravar sobre vidro. Ácido carbônico (H2CO3) É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Forma-se na reação do gás carbônico com a água: CO2 + H2O ® H2CO3 Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico. Mg(OH)2 + 2HCl ® MgCl2 + 2H2O Hidróxido de alumínio (Al(OH)3) É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.APLICAÇÕES DAS BASESBase de Arrhenius - Substância que, em solução aquosa, libera como ânions somente íons OH-. Hidróxido de sódio ou soda cáustica (NaOH) o É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades. o É usado na fabricação do sabão e glicerina: (óleos e gorduras) + NaOH ® glicerina + sabão o É usado na fabricação de sais de sódio em geral. Exemplo: salitre. HNO3 + NaOH ® NaNO3 + H2O o É usado em inúmeros processos industriais na petroquímica e na fabricação de papel, celulose, corantes, etc. o É usado na limpeza doméstica. É muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado. o É fabricado por eletrólise de solução aquosa de sal de cozinha. Na eletrólise, além do NaOH, obtêm- se o H2 e o Cl2, que têm grandes aplicações industriais. Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) o É a cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada. o É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa: o É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria. Amônia (NH3) e hidróxido de amônio (NH4OH) o Hidróxido de amônio é a solução aquosa do gás amônia. Esta solução é também chamada de amoníaco. o A amônia é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante.
  3. 3. o A amônia é fabricada em enormes quantidades na indústria. Sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico. o É também usada na fabricação de sais de amônio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4 o A amônia é usada na fabricação de produtos de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc. Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) o É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico. Mg(OH)2 + 2HCl ® MgCl2 + 2H2O Hidróxido de alumínio (Al(OH)3) o É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.APLICAÇÕES DOS SAIS1- Cloreto de sódio - NaClÉ obtido pela evaporação da água do mar. É o principal componente do sal de cozinha, usado na nossa alimentação.No sal de cozinha, além do NaCl, existem outros sais, como iodetos de sódio e potássio (NaI e KI), cuja presença éobrigatório por lei. Sua falta pode acarretar a doença denominada bócio, vulgarmente conhecida pelo papo.O cloreto de sódio é a principal matéria-prima utilizada na produção de soda caústica (NaOH )2- Fluoreto de sódio – NaFO fluoreto de sódio é um dos componentes dos cremes dentais, pois inibe a desmineralização dos dentes, tornando-osmenos suscetíveis à cárie.3- Nitrato de sódio ( NaNO3)Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos ( fertilizantes ) nitrogenados mais comuns. 4- Carbonato de sódio – Na2CO3O carbonato de sódio é conhecido como barrilha ou soda e é comumente utilizado no tratamento de água de piscina,na fabricação de sabões, remédios, corantes, papel etc.Sua principal aplicação, no entanto, é na fabricação de vidro comum:5- Bicarbonato de sódio – NaHCO3O bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato ácido de sódio ou hidrogeno- carbonato de sódio. Emmedicina é utilizado como antiácido estomacal.O CO2 liberado é o principal responsável pela eructação ( "arroto" ) .Nos principais antiácidos comerciais, existem compostos, como o ácido cítrico e outros, que na presença dobicarbonato de sódio produzem a efervescência.Outra aplicação importante do bicarbonato de sódio é como fermento de pães e bolos. O crescimento da massa deve-seà liberação de CO2 gasoso. Esse sal é utilizado, também, na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) euma solução de ácido súlfurico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3e o H 2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podemser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica.Além disso, o bicarbonato de sódio é um dos componentes dos talcos desodorantes.
  4. 4. APLICAÇÃO DOS ÓXIDOSDióxido de carbono (CO2): O gás carbônico é encontrado nos refrigerantes e na água mineral gaseificados. Ele reagecom a água fazendo com que o meio fique ácido, daí o porquê dos refrigerantes serem ácidos.Peróxido de hidrogênio (H2O2): É um líquido incolor que pode explodir violentamente se for aquecido e, justamentepor isso, é utilizado na projeção de foguetes.Este composto também é conhecido como “água oxigenada”, aquela usada para clarear pêlos e cabelos. A soluçãoaquosa concentrada a 3 % de peróxido de hidrogênio é vendida em farmácias para uso anti-séptico e alvejante.Soluções com concentração superior a 30 % são utilizadas na indústria como alvejante de madeira e fibras têxteis e napropulsão de foguetes.Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidezdo solo e também na preparação de argamassa na construção civil.Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia,mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios,entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de águada atmosfera e origina a chamada chuva ácida.Monóxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente oprincipal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue,neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.

×