Aplicações dos acidos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Aplicações dos acidos

on

  • 42,093 views

 

Statistics

Views

Total Views
42,093
Views on SlideShare
42,093
Embed Views
0

Actions

Likes
6
Downloads
239
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • lixo
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aplicações dos acidos Document Transcript

  • 1. APLICAÇÕES DOS ACIDOS Ácido clorídrico (HCl) O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático. É encontrado no suco gástrico. É um reagente muito usado na indústria e no laboratório. É usado na limpeza de edifícios após a sua caiação, para remover os respingos de cal. É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais. Ácido sulfúrico (H2SO4) É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. O poder econômico de um país pode ser avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele fabrica e consome. O maior consumo de ácido sulfúrico é na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É o ácido dos acumuladores de chumbo (baterias) usados nos automóveis. É consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, fabricação de papel, corantes, etc. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais. O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante. O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido. As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental. Ácido nítrico (HNO3) Depois do sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria. Seu maior consumo é na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora) e ácido pícrico e picrato de amônio. É usado na fabricação do salitre (NaNO3, KNO3) e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre). A amônia é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante. A amônia é fabricada em enormes quantidades na indústria. Sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico. É também usada na fabricação de sais de amônio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4 A amônia é usada na fabricação de produtos de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc. Ácido fosfórico (H3PO4)
  • 2. Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura. É usado como aditivo em alguns refrigerantes. Ácido acético (CH3 - COOH) É o ácido de vinagre, produto indispensável na cozinha (preparo de saladas e maioneses). Ácido fluorídrico (HF) Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de polietileno. É usado para gravar sobre vidro. Ácido carbônico (H2CO3) É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Forma-se na reação do gás carbônico com a água: CO2 + H2O ® H2CO3 Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico. Mg(OH)2 + 2HCl ® MgCl2 + 2H2O Hidróxido de alumínio (Al(OH)3) É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.APLICAÇÕES DAS BASESBase de Arrhenius - Substância que, em solução aquosa, libera como ânions somente íons OH-. Hidróxido de sódio ou soda cáustica (NaOH) o É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades. o É usado na fabricação do sabão e glicerina: (óleos e gorduras) + NaOH ® glicerina + sabão o É usado na fabricação de sais de sódio em geral. Exemplo: salitre. HNO3 + NaOH ® NaNO3 + H2O o É usado em inúmeros processos industriais na petroquímica e na fabricação de papel, celulose, corantes, etc. o É usado na limpeza doméstica. É muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado. o É fabricado por eletrólise de solução aquosa de sal de cozinha. Na eletrólise, além do NaOH, obtêm- se o H2 e o Cl2, que têm grandes aplicações industriais. Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) o É a cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada. o É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa: o É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria. Amônia (NH3) e hidróxido de amônio (NH4OH) o Hidróxido de amônio é a solução aquosa do gás amônia. Esta solução é também chamada de amoníaco. o A amônia é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante.
  • 3. o A amônia é fabricada em enormes quantidades na indústria. Sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico. o É também usada na fabricação de sais de amônio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4 o A amônia é usada na fabricação de produtos de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc. Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) o É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico. Mg(OH)2 + 2HCl ® MgCl2 + 2H2O Hidróxido de alumínio (Al(OH)3) o É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.APLICAÇÕES DOS SAIS1- Cloreto de sódio - NaClÉ obtido pela evaporação da água do mar. É o principal componente do sal de cozinha, usado na nossa alimentação.No sal de cozinha, além do NaCl, existem outros sais, como iodetos de sódio e potássio (NaI e KI), cuja presença éobrigatório por lei. Sua falta pode acarretar a doença denominada bócio, vulgarmente conhecida pelo papo.O cloreto de sódio é a principal matéria-prima utilizada na produção de soda caústica (NaOH )2- Fluoreto de sódio – NaFO fluoreto de sódio é um dos componentes dos cremes dentais, pois inibe a desmineralização dos dentes, tornando-osmenos suscetíveis à cárie.3- Nitrato de sódio ( NaNO3)Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos ( fertilizantes ) nitrogenados mais comuns. 4- Carbonato de sódio – Na2CO3O carbonato de sódio é conhecido como barrilha ou soda e é comumente utilizado no tratamento de água de piscina,na fabricação de sabões, remédios, corantes, papel etc.Sua principal aplicação, no entanto, é na fabricação de vidro comum:5- Bicarbonato de sódio – NaHCO3O bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato ácido de sódio ou hidrogeno- carbonato de sódio. Emmedicina é utilizado como antiácido estomacal.O CO2 liberado é o principal responsável pela eructação ( "arroto" ) .Nos principais antiácidos comerciais, existem compostos, como o ácido cítrico e outros, que na presença dobicarbonato de sódio produzem a efervescência.Outra aplicação importante do bicarbonato de sódio é como fermento de pães e bolos. O crescimento da massa deve-seà liberação de CO2 gasoso. Esse sal é utilizado, também, na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) euma solução de ácido súlfurico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3e o H 2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podemser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica.Além disso, o bicarbonato de sódio é um dos componentes dos talcos desodorantes.
  • 4. APLICAÇÃO DOS ÓXIDOSDióxido de carbono (CO2): O gás carbônico é encontrado nos refrigerantes e na água mineral gaseificados. Ele reagecom a água fazendo com que o meio fique ácido, daí o porquê dos refrigerantes serem ácidos.Peróxido de hidrogênio (H2O2): É um líquido incolor que pode explodir violentamente se for aquecido e, justamentepor isso, é utilizado na projeção de foguetes.Este composto também é conhecido como “água oxigenada”, aquela usada para clarear pêlos e cabelos. A soluçãoaquosa concentrada a 3 % de peróxido de hidrogênio é vendida em farmácias para uso anti-séptico e alvejante.Soluções com concentração superior a 30 % são utilizadas na indústria como alvejante de madeira e fibras têxteis e napropulsão de foguetes.Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidezdo solo e também na preparação de argamassa na construção civil.Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia,mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios,entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de águada atmosfera e origina a chamada chuva ácida.Monóxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente oprincipal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue,neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.