Teoria da evolução das espécies 3A

  • 2,269 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,269
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
97
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Charles Darwin Darwinismo
  • 2. A Evolução das Espécies A Viagem do Beagle Seleção Natural
  • 3. Teoria da Evolução das Espécies
  • 4. Darwin nasceu na Inglaterra em 1809. A Teoria da Evolução das Espécies foi proposta por Charles Darwin.
  • 5. Nas Galápagos, Darwin observou a existências de numerosas espéciesde animais, que apresentavam características específicas de acordo com as condições de cada uma das ilhas.
  • 6. Darwin interpretou essas diferenças como resultado da adaptaçãodos animais às condições ambientais específicas de cada uma das ilhas. Darwin percebeu que as formas de diversos animais aliencontrados, estava adaptada ao tipo de alimento disponível em cada uma das ilhas.
  • 7. Darwin se torna adepto do Evolucionismo  Darwin só se tornou verdadeiramente evolucionista vários meses após regressar de sua viagem, em cerca de 1837. Só então, pode compreender o significado evolutivo de suas observações em Galápagos e em outros locais ao rever suas anotações e submeter o material coletado na viagem a diversos especialistas.
  • 8. "A Origem das Espécies" Com isso Darwin investiu no seu livro "A Origem das Espécies", que se baseia na seleção natural e foi publicado em 1859. Esse foi o livro mais vendido daquele ano, com uma tiragem de 1.250 exemplares.
  • 9. Exemplos de Seleção Natural 
  • 10.  Coloração de advertênciaAlguns animais produzem ou acumulam substâncias químicas nocivas e apresentam coloração vistosa, chamada coloração de advertência ,sinalizando que eles não devem ser ingeridos. Quem tenta se alimentar de um desses organismos aprende a não comer outro semelhante. A cobra coral e a rã de cores vibrantes, e possuem um veneno muito perigoso.
  • 11. Um exemplo é a borboleta-monarca, que possui coloração laranja e preta muito vistosa, sendo um animal facilmente visível no ambiente. Essa espécie de borboleta produz substâncias que as tornam não-palatáveis aos seus predadores. Eles aprendem a associar o padrão de coloração ao sabor desagradável e evitam capturar essas borboletas.
  • 12. Baseado nas pesquisas que realizou Darwin escreveu uma teoriaque explicava a evolução das espécies., Darwin só publicou seu trabalho 23 anos depois da sua viagem a bordo do Beagle.
  • 13. Alfred Russel Wallace & Charles Darwin Darwin não foi o primeiro cientista a propor que as espécies podiam evoluir. Antes dele outros cientistas apresentaram hipóteses paraexplicar a evolução e extinção de espécies. Entretanto, devido ao seu trabalho e a forma como o realizou, Darwin é considerado como o “pai” da Teoria da Evolução das Espécies.
  • 14. Hipótese de Darwin  Entre 1842 e 1844, Charles Darwin esboçou sua teoria da evolução por meios de seleção natural como uma explicação para a adaptação eespeciação. Ele definiu a seleção natural como um "princípio no qual cada pequena variação [ou característica], se benéfica, é preservada". O conceito era simples mas poderoso: indivíduos mais aptos ao ambiente têm mais chances de sobreviver e reproduzir-se.
  • 15.  E enquanto existir algum tipo de variação entre eles, ocorrerá umainevitável seleção de indivíduos com as variações mais vantajosas. Se as variações são hereditárias, um diferencial no sucesso reprodutivo irá acarretar uma evolução progressiva de uma dada população particular de uma espécie, e populações que evoluem ficando suficientemente diferentes, podendo acabar se tornando espécies diferentes.
  • 16. O que Darwin observou? Dentro de uma mesma população existem sempre pequenas diferenças entre os organismos a maior parte dos organismos produz um grandenúmero de descendentes que morrem antes de atingir a idade adulta ossobreviventes deveriam ser aqueles dotados de características mais bem adaptadas às situações existentes, permitindo chegar à idade adulta e reproduzindo-se, transmitindo essas características aos seus descendentes.
  • 17. A pergunta que Darwin se fazia era: se os animais e plantas tinham sido criados tal e qual se apresentam hoje, porque razão espécies distintas, mas notadamente semelhantes, como as de pássaros e tartarugas de Galápagos, foram colocadas pelo criador e ilhas próximas, e não distribuídas homogeneamente pelo mundo? Era realmente surpreendente que ilhas de clima e condições físicassemelhantes, mas distantes uma das outras (como Galápagos e Cabo Verde, por exemplo) não tivessem espécies semelhantes.
  • 18.  Darwin acabou concluindo que a flora e a fauna de ilhas próximas sãosemelhantes porque se originam de ancestrais comuns, provenientes dos continentes próximos. A diversificação da espécie original, que teria originado as diferentesespécies atuais, deu-se como resultado às diferentes ilhas do arquipélago.
  • 19. Relações- Citamentos 
  • 20. Alfred Russel Wallace:OM, FRS (Usk, País de Gales, 8 de janeiro de 1823 — Broadstone, Dorset, Inglaterra, 7 de novembro de1913) foi um naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico.Em fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas ilhas Molucas, Indonésia, Wallace escreveuum ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin,com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria, bemcomo o encaminhamento do manuscrito ao geólogo Charles Lyell.Darwin, ao se dar conta de que o manuscrito de Wallace apresentava uma teoria praticamente idênticaà sua - aquela em que vinha trabalhando, com grande sigilo, ao longo de vinte anos - escreveu aoamigo Charles Lyell: "Toda a minha originalidade será esmagada". Para evitar que isso acontecesse, Lyell eo botânico Joseph Hooker - também amigo de Darwin e também influente no meio científico -propuseram que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente à Linnean Society of London, o maisimportante centro de estudos de história natural da Grã-Bretanha, o que aconteceu a 1º de julho de1858. Em seguida, Darwin decidiu terminar e publicar rapidamente sua teoria: A Origem das Espécies foi publicada logo no ano seguinte.Seleção Natural:O Mecanismo de Seleção Natural, proposta por Charles Darwin, tem como principio aadequação de uma característica sugestiva ao meio ambiente, A prevalência dacaracterística torna –se favorável, à medida que , hereditariamente, são transmitidas paragerações seguintes.Navio Beagle: O Beagle foi o navio que Charles Darwin embarcou a bordo doBeagle , um navio da Real Marinha Britânica, que tem por missão cartografar ascostas da América do Sul. John Stevens Henslow (1796-1861) . Uma corveta detrês mastros, com 25 metros de comprimento e quase 250 toneladas, armadacom 10 canhões e com uma tripulação de setenta homens.
  • 21. Referências Bibliográficas   http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao15.php  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php  http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w3.php? id_actividad=14813&id_pagina=3  http://pt.wikipedia.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_evolu %C3%A7%C3%A3o#A_ideia_de_Darwin:_evolu.C3.A7.C3.A3o_por_selec.C3.A7.C3.A 3o_natural
  • 22. E.E. Prof.ª Guiomar Rocha Rinaldi Disciplina: Biologia Tema: Teoria da Evolução Professora: Fernanda Serie:3ºA Grupo: 1  Integrantes: Amanda Garcia N° 03 Bruna Santos N°10 Caila Menezes N° 11 Fernando Coutinho N° 17 Lays Cristina N° 26 Priscila Damascena N° 33 Renata Alves N° 35