Your SlideShare is downloading. ×
Sistema de  tutoria  no Lante
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Sistema de tutoria no Lante

2,327
views

Published on


2 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,327
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
73
Comments
2
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1. SISTEMA DE TUTORIA DO LANTE A educação a distância é uma modalidade de ensino que vemcrescendo no Brasil. Muitas Universidades já oferecem graduação e pós-graduação a distância, bem como cursos on-line. A relevância de se conheceresta modalidade está no fato de poder conhecer novas metodologias do processode ensino e de aprendizagem. Onde não é preciso existir uma sala presencial,mas uma tecnologia que permite o contato on-line sem a necessidade dodeslocamento do aluno. Dando assim oportunidades aqueles que queremestudar, mas não podem se deslocar até as Universidades. A potencialidade destas mudanças pode ser verificada nas alterações da estrutura física escolar. O modelo presencial de ensino marcou toda a história da educação, mas agora abre a possibilidade de mais um espaço para um modelo de educação a distância, uma escola com características diferentes da escola presencial, pois não tem um endereço fixo, mas pode funcionar em vários endereços. A aula não possui uma hora específica, pois se trata de uma escola mediada pela internet. A Escola Virtual envolve contatos múltiplos e freqüentes de alunos com alunos, de alunos com professores, de alunos e professores com interlocutores externo, com grupos e listas de discussão sobre assuntos diversos. (MARQUES, 1999, p. 146) Como já destacamos anteriormente muitas instituições ofertam a EAD.Nestas instituições existem diferenças no sistema de tutoria e de ensino bemcomo na organização em geral dos cursos ofertados. Neste trabalho vamosnos deter em analisar sobre o sistema de tutoria a distância do LANTE. O LANTE adota uma concepção de educação baseada nas modalidadesde ensino a distância e presencial. A prática da tutoria presencial e a distânciaconcomitantemente vem sendo avaliada por muitos pesquisadores comosendo positiva. Carmo (1997) considera essencial a cooperação entre os dois sistemas (o presencial e o a distância) o que denomina de “Sinergia do Sistema Educativo”, para esta autora, é necessário haver uma grande articulação e colaboração entre essas duas modalidades de ensino, que mesmo não desejando, se influenciam mutuamente. E ainda em relação a este sistemaconsideramos fundamental a participa ção dos tutores no planejamento dinâmica do curso e das disciplinas.
  • 2. O modelo de tutoria adotado nos Cursos de Pós-Graduação do LANTE écomposto por três equipes: a de tutores a distância, a de tutores presenciais e ade coordenadores de tutoria. A seguir apresentamos um mapa conceitual de como os tutores adistância estabelecem comunicações entre os sujeitos ( aluno, coordenador detutoria da disciplina, coordenador da disciplina e tutor presencial). O mapa conceitual mostra uma sistema de tutoria dialógica de trocade conhecimentos. Esse fator é altamente positivo, pois possibilita a interaçãoentres todos os sujeitos envolvidos no processo da EAD. Além deproporcionar a estes sujeitos a automonia de conhecimentos colaborativosem rede. Essa citação de Azevedo (2006) mostra algumas características daautonomia do sujeito conectado em ambientes virtuais de aprendizagem. mais do que o sujeito "autônomo", "autodidata", a sociedade hoje requer um sujeito que saiba contribuir para o aprendizado do grupo de pessoas do qual ele faz parte, quer ensinando, quer mobilizando, respondendo ou perguntando. É a inteligência coletiva do grupo que se deseja pôr em funcionamento, a combinação de competências distribuídas entre seus integrantes, mais do que a genialidade de um só. (Azevedo, 2006). Também o mapa conceitual apresenta algumas das funções da tutoriano LANTE. Os tutores a distância são especialistas em suas respectivas
  • 3. disciplinas, e devem atuar como orientadores do processo deaprendizagem estabelecendo uma comunicação constantemente com: os alunos,o coordenador de tutoria da disciplina, o coordenador da disciplina e os tutorespresenciais e promover a autonomia de estudos dos envolvidos naEAD. Possibilitando assim processos interacionais de conhecimentospresenciais e a distância. As possibilidades de interação, geradas por interfaces de comunicação, dependem de estratégias didáticas propostas pelo educador que fomentem o diálogo problematizador. (FREIRE, 1977). Além destas atribuições dos tutores no LANTE podemos destacar:  ser mediador da disciplina  interagir com os estudantes  ter domínio do conteúdo teórico que será trabalhado  manejar as ferramentas que serão empregadas durante a disciplina  acessar a Plataforma todos os dias  responder seus alunos no máximo em 24h  oferecer suporte aos alunos para o cumprimento das tarefas  acompanhar na plataforma os rendimentos dos alunos bem como avisar a coordenação sobre sua ausência ou desistência no ambiente. Também consideramos fundamental nesse processo da EAD no LANTE opapel do coordenador de tutoria em uma disciplina. Ele é o principal responsávelno sentido de manter o bom relacionamento com o professor da disciplina, ostutores e o aluno. Sempre com o propósito de resolver possíveis conflitosentre os participantes do Curso. Pois muitas vezes um conflito mal resolvidopoderá acarretar na desistência do aluno no curso. E no sentido decombater a evasão de alunos a partir do ano de 2008 foi adotado pelaLANTE uma medida importante e fundamental para a permanência do alunonos curso.
  • 4. Essa medida possibilitou o acompanhamento quinzenal de todas asatividades acadêmicas dos alunos. No intuito de descobrir o motivo da ausênciado aluno naquela quinzena. Esse sistema de acompanhamento fez com quediminuísse a evasão cerca de 20%, em comparação com a evasão da turma deingressantes em 2007. Em relação aos aspectos negativos do sistema de tutoria a distânciado LANTE, consideramos que não é possível fazer uma avaliação apenastendo como referência conhecimentos teóricos, pois quando somos sujeitosdeste processo fica mais fácil avaliar. Mas entendemos que os erros, nãodevem ser vistos como aspectos negativos, pois é a partir dos erros quebuscamos o acerto no sentido de realmente ofertar um ensino de qualidadena modalidade de EAD. Em relação ao questionamento: de que forma você poderia contribuir setornando um de nossos tutores, para responder esta questão é precisotambém levar em conta todo o meu processo de construção deconhecimentos sobre EAD. Esse processo teve seu início no ano de 1997, no qual passei a buscarnovos e diferentes subsídios teóricos e metodológicos para minha práticaeducacional. E foi na EAD que encontrei possibilidades de uma educaçãoque fugisse da metodologia de ensino tradicional. Nesta perspectiva passei ame aperfeiçoar no sentido de buscar novos conhecimentos sobre essamodalidade de ensino. E também um fator que de certa forma foifundamental neste processo, foi o da curiosidade. Sou uma pessoa que a vida só faz sentido se ela proporcionar novosdesafios. E com certeza ser um tutor do LANTE irá proporcionar um desafioa cada dia. E a educação a Distância é isso, pois as tecnologias e osparadigmas educacionais mudam e precisamos estar aberto para estastransformações na sociedade e principalmente na educação. Neste sentidoconcordamos com Moran (2000), o papel do professor é fundamental para asmudanças: As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros, intelectuais e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais vale a pena entrar em contato, porque desse contato saímos enriquecidos (MORAN, 2000, p.16).
  • 5. Assim podemos afirmar que posso contribuir com o sistema de tutoriado LANTE, em função de todo esse processo de construção deconhecimentos sobre EAD e principalmente por ser uma pessoa que estáaberta para mudanças, no sentido de proporcionar diálogos colaborativossíncronos e assíncronos sobre EAD . 2. REFERÊNCIASAZEVEDO, WILSON. EAD - Novo professor e novo aluno. Disponível em<http://www.escolanet.com.br/sala_leitura/novprof_novaluno.html>. Acesso em 19de agosto de 2011.DOTTA, S; GIORDAN, M.Tutoria em Educação a Distância: um ProcessoDialógico. In:Encontro Internacional Virtual Educa Brasil 2007 junho São Josédos Campos – SP.ESQUINCALHA, A. C. Guia do Tutor dos Cursos de Pós-Graduação.Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino – LANTE. Universidade FederalFluminense – UFF. Março de 2010.ESQUINCALHA, A. C.; TELLES, W. R.; COSTA, J. S. e ROBAINA, D. T. et al,2009. Sistemas de Tutoria em Cursos de Pós-Graduação a Distância: o casodo Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da Universidade FederalFluminense. In: INTERNATIONAL DISTANCE EDUCATION CONGRESS –CREAD, 13, 2009, Concepción.MARQUES, Maria Osório. A escola no computador. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 1999.MORAN, José Manuel ; MASETTO, Marcos. T; BEHRENS, Marilda. Aparecida.Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas- SP: Papirus,2000.