Trajes Do Minho

3,909 views
3,685 views

Published on

realizado por: Rita E Claudia 8ºB

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,909
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trajes Do Minho

  1. 1. Trajes Tradicionais do Minho
  2. 2. Introdução Fala-se muito por aí em “Traje à moda do Minho”, “Traje Minhoto” ou “Traje à moda de Viana”. Todas estas expressões são utilizadas como sinónimos particularmente relacionadas com Viana do Castelo.
  3. 3. Traje à Lavradeira Traje à moda do Minho ou à Vianesa ( são estas as formas de dizer mais utilizadas no país, mas por terras minhotas, usa-se especialmente a denominação de Traje à Lavradeira) é um vestuário feminino, de festa, de grande gala, apenas usado em dias assinalados e por moças de algumas aldeias do concelho.
  4. 4. Sobre a alva camisa bordada de azul, nos punhos, nas frentes e nos ombros a mulher minhota enverga um colete que exerce a função de espartilho. Os cortes vincam as formas do corpo, a altura do colete e a amplitude das cavas atribuem-lhe grande comodidade, pois permite um melhor movimento dos braços. Por outro lado a orla do colete segue a linha do diafragma, favorecendo a respiração. O colete profusamente decorado por bordados de varias cores de gosto barroco.
  5. 5. A saia, rodada e de grande amplitude, é marcada por uma larga barra bordada com os mesmos motivos silvestres românticos do colete. O avental franzido é decorado com puxados que recriam um magnifico jardim em relevo. A algibeira reforça a beleza da mulher com a sua forma de coração, tendo como utilização prática o transporte de dinheiro e do lenço. A mulher Minhota calça meias de renda brancas e chinelas com pele bordadas com motivos florais, vegetais e geométrico. Na cabeça usam um lenço de fundo vermelho com barra estampada com motivos florais, vegetais e cornucópias .
  6. 6. Fato Domingueiro Masculino Composto por calças, camisa e jaqueta. A camisa branca é decorada com bordados tradicionais minhotos, com motivos amorosos. A cor vermelha da faixa e dos bordados confere ao conjunto uma certa alegria, uma vez que todo o traje é negro. O preto é sinonimo de severidade, pelo que os trajes de “ver a Deus”, utilizados para ir á missa, são dessa cor.
  7. 7. Galeria
  8. 14. Conclusão Esperamos que tenham percebido como a cultura é importante na vida das pessoas. Uma pessoa com a cultura pouco definida é como um pássaro sem asas.
  9. 15. Trabalho realizado por: Rita Martins Cláudia Gigante

×