O mundo rural nos séculos XII a XIII

8,398 views
7,911 views

Published on

Criado para o 7º ano de História. Aborda os seguintes conteúdos:
O dinamismo do mundo rural nos séculos XII e XIII:Progressos técnicos na agricultura e nos transportes
Crescimento demográfico e ocupação de novos espaços
Importância das feiras: animação dos núcleos urbanos

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
8,398
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
130
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O mundo rural nos séculos XII a XIII

  1. 1. Progressos técnicos na agricultura e nos transportesCrescimento demográfico e ocupação de novos espaçosImportância das feiras: animação dos núcleos urbanos
  2. 2. 1. Agrupa as imagens por atividades económicas: agricultura e comércio.2. 2. Identifica, depois de comparares as imagens:3. a) um progresso; b) uma continuidade. Cf. Oliveira, Ana e outros - O Fio da História, Lisboa, Texto Editora, 2012
  3. 3. http://www.enluminures.culture.fr/documentation/enlumin http://theartoncanvas.blogspot.pt/2009/09/water-wheel- e/fr/index3.html moinho-de-agua.html Curiosidades: O moinho de água já era conhecido no Império Roman0. O mais antigo de moinho de vento na Europa trabalhava em Inglaterra em 1185. Em Portugal, a sua existência é citada num documento de 1303, contudo é de admitir que a sua introdução tenha sido anterior a esta data.
  4. 4. Indica que diferençasobservas entre asimagens 1 e 2.Identifica oinstrumento agrícolaque terá possibilitadoo aumento daprodução. Justifica. Cf. Oliveira, Ana e outros - O Fio da História, Lisboa, Texto Editora, 2012
  5. 5. Diz o que é o afolhamento trienal ou rotação trienal de culturas. Quais as vantagens?
  6. 6. 1. O que é concedido pelo rei D. Dinis?2. Que obrigações têm Gil Pelágio, Tauro e Domingos Vicente?3. O que significa arrotear?4. Que forma de arroteamento observas na imagem? Que outras podem existir?5. Escreve no teu caderno a definição de arroteia.
  7. 7. Cf. Oliveira, Ana e outros - O Fio da História, Lisboa, Texto Editora, 2012Qual dos esquemas (A ou B) está representado no documento?Qual as vantagens do uso da coelheira? E da atrelagem em fila?
  8. 8. Descobre:1. Instrumentos agrícolas.2. Materiais em que eram construídos e suas vantagens.3. Progressos técnicos nos transportes.
  9. 9. ESCREVER NO CADERNO Arroteias ou arroteamento é… Desbravamento de matas, abate de florestas e secagem depântanos, para os tornar em terras de cultivo.
  10. 10. ESCREVER NO CADERNO Afolhamento trienal ou rotação trienal das culturas é…Divisão de um terreno em parcelas (folhas), em que rotativamente, uma ficava em pousio e as restantes eram cultivadas.
  11. 11. Cf. Oliveira, Ana e outros - O Fio da História, Lisboa, Texto Editora, 2012
  12. 12. Burgo medieval http://jamesophia.blogspot.pt/2010/09/cidade-medieval.htmlOBSERVA E DESCOBRE:Que provas dá a fonte histórica sobre oaumento demográfico?
  13. 13. Planta da cidade de Lisboa (século XIV) com o traçado aproximado das muralhasOBSERVA E DESCOBRE:Que provas dá a fonte histórica sobre oaumento demográfico?
  14. 14. Cf. Oliveira, Ana e outros - O Fio da História, Lisboa, Texto Editora, 2012
  15. 15. Mercado de EstoiQuediferençasencontras? Feira de Faro
  16. 16. Cf. Oliveira, Ana e outros - O Fio da História, Lisboa, Texto Editora, 2012
  17. 17. Indica:1. Quem autorizou a criação de uma Feira em Guimarães.2. O privilégio concedido aos feirantes.3. Na tua opinião , a criação de feiras na Idade Média poderá demonstrar que a Europa estava a viver, ou não, um período de desenvolvimento económico? Justifica.
  18. 18. Ler fonte histórica 2, pág. 56 eresponder:1.Quem autorizou a criação da feira?2.Onde foi criada a feira?3.Qual a periodicidade da feira?4.Que privilégios eram concedidos a quem visitava a feira?5.Achas que existia paz na feira? Justifica.
  19. 19. DESCOBRE E ESCREVE NO CADERNO O SIGNIFICADO DE:1. CARTA DE FEIRA2. PAZ DE FEIRA3. FEIRA FRANCA
  20. 20. EXERCÍCIOS:Responder às questões do grupo I da página 66 do manual escolar.
  21. 21. Professora Cristina Barcoso Lourenço Agrupamento de Escolas de MontenegroRecurso principal: OLIVEIRA, Ana e outros – O Fio da História. Lisboa, Texto Editora, 2012

×