Your SlideShare is downloading. ×
Trabalho de conclusão de curso opee
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Trabalho de conclusão de curso opee

2,109

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,109
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
74
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola de Educação Básica e Profissional Dona Sinhá Neves FUNDAÇÃO BRADESCO Engenharia Civil Ano 2013
  • 2. METODOLOGIA OPEE-ENPREGABILDADE E EMPREDEDORISMO PROFESSOR:Alessandro Moreira ANO:2013 Engenharia Civil ALUNOS: Cristian Correa,Hellen Gavioli,Joice Silva, Kianny Faria,Letícia Resende, Sthefany Pessoa e Úrsula Ramisa. Nº:08,13,16,18,21,29 e 32. DATA:19-11-2013
  • 3. DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicarse à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
  • 4. O QUE ESSE PROFISSIONAL FAZ? Atua na elaboração e acompanhamento de todas as etapas de projetos de construção de prédios (comerciais e residenciais), estradas, pontes, viadutos, obras fluviais e outros tipos de construção. QUAL A MISSÃO DE UM ENGENHEIRO CIVIL? Atuar na execução e na realização de obras de engenharia civil e de infraestrutura, assegurando aos seus projetos a excelência no atendimento às necessidades do cliente, pelo emprego de mão de obra altamente qualificada e atualizada, equipamentos e tecnologias de alta performance, processos e procedimentos orientados a qualidade total e a produtividade, todos aliados a condutas efetivas de segurança do trabalho e de respeito ao meio ambiente em todos os níveis.
  • 5. A HISTÓRIA DESSA PROFISSÃO Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento por exemplo de Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica,química, naval, entre outras. Exemplos como Engenharia naval dão origem a construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
  • 6. O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.
  • 7. FOTOS DE AMBIENTES DE TRABALHO
  • 8. AS OCUPAÇOES DESSE PROFISSIONAL O engenheiro civil pode atuar nas seguintes áreas: Transportes: planejamento e construção de ferrovias, estradas, portos, aeroportos, etc. Hidráulica: projetos e construção de eclusas, canais, barragens, etc. Saneamento: planejamento e construção de estações de tratamento de água, redes de esgoto e de distribuição de água, etc. Construção Urbana: planejamento e construção de edifícios (residenciais ou comerciais), indústrias, etc. Fundações e Estruturas: projeto e construção de todo tipo de estrutura que dão apoio às edificações, por exemplo. Dentre as principais atividades deste profissional podemos citar a análise do terreno e o futuro local das instalações, o cálculo da quantidade de material que cada estrutura ira precisar, determinar quanto tempo a obra irá levar, obter informações sobre a mecânica dos solos e identificar os possíveis movimentos deste, conhecer a circulação das águas subterrâneas e a incidência da luz solar. O mercado de trabalho para este profissional é bastante amplo, pois o setor da construção tem crescido bastante nos últimos anos.
  • 9. A RELAÇÃO DESSE PROFISSÃO COM OUTROS PROFISSIONAIS A Engenharia Civil necessita de uma interação direta com alguns ramos de engenharia, pois se fosse diferente, o engenheiro civil teria que agregar um vasto domínio nessas áreas, demandando uma centralização do trabalho num grupo seleto de profissionais. Dessa forma, a probabilidade de erros seria proporcionalmente maior. A partir dessa necessidade, os vários ramos da engenharia foram criados, especializando e concentrando conhecimento em determinadas áreas da construção civil. A seguir, serão elencados alguns ramos de engenharia ligados diretamente com a Engenharia Civil.
  • 10. a) Engenharia de Agrimensura - O engenheiro agrimensor é o profissional qualificado para analisar o ambiente onde vai ser feita determinada obra, e após seu início vai monitorar seu andamento e procurar mapear determinados problemas que aparecerão em seu decurso. Os Engenheiros Agrimensores são necessários em canteiros de obra, acompanhamento e monitoramento de áreas rurais e construções urbanas, além de construção de rodovias, ferrovias, hidrovias, barragens, loteamentos,minerações entre outras obras
  • 11. b) Engenharia Elétrica – O engenheiro elétrico é responsável pelo projeto e emprego de tecnologias nas instalações elétricas das obras. c) Engenharia Mecânica – Importante na elaboração de projetos voltados às estruturas metálicas e emprego de mecanismos mecânicos na construção civil. d) Engenharia de Materiais – O engenheiro de materiais contribui com a construção civil no emprego de novos materiais e técnicas de construção otimizados, resultando em obras que geram menos resíduos e realizadas em menos tempo. e) Arquitetura – Originalmente como ramo da Engenharia Civil, essa profissão cuida do estético e funcional.
  • 12. Há muito tempo os prédios deixaram de ser simplesmente caixas de concreto dividida em compartimentos, mas obras inteligentes e com valor estético agregado. f) Engenharia Ambiental – O engenheiro ambiental atua como consultor ambiental, contribuindo com informações sobre o plano diretor da cidade, no que se refere ao zoneamento urbano, para que a obra seja instalada em local regular. Pois vários prédios para serem instalados, necessitam de licenciamentos ambientais junto aos órgãos competentes, como elencados na Deliberação Normativa nº 74/2004. Alguns fazem uso de poços tubulares para captação de água que devem possuir a Outorga de Uso de Água, emitida pelo Instituto Mineiro de Águas – IGAM.
  • 13. AS MATÉRIAS QUE SERAM ESTUDADAS NA UNIVERSIDADE Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotécnica. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Atenção: há instituições que oferecem formação direcionada para uma área específica, como estruturas e meio ambiente. A Furg possui o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária; a Unifran, Engenharia de Transporte.
  • 14. Duração média: cinco anos. Outros nomes: Eng. Civil de infraestrutura; Eng. Civil e amb.; Eng. Civil Empr.; Eng. Civil-aeronáutica; Eng. De prod. (civil); Eng. de prod. Civil; Eng. de transp.; Eng. em Constr. Civil. AS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES E FALCUDADES DESSA CARREIRA
  • 15. Universidade de Brasília ★★★★★ PUC-Rio ★★★★★ Universidade Federal do Rio de Janeiro ★★★★★ Universidade Federal do Rio Grande do Sul ★★★★★ Universidade Federal de Santa Catarina ★★★★★ UNESP – Ilha Solteira ★★★★★ Universidade Federal de São Carlos ★★★★★ USP – São Carlos ★★★★★ Instituto Tecnológico de Aeronáutica ★★★★★ USP – São Paulo
  • 16. PROFISSIONAIS FAMOSOS NESSA ÁREA Marcelo Tas Paulo Maluf Kate Middleton
  • 17. O MERCADO DE TRABALHO ATUAL E AS PERSPECTIVAS DOS PRÓXIMOS ANOS A internet é um importante meio de comunicação, que sempre auxiliará, não apenas na profissão a qual escolhemos, mas como na vida por um todo. A internet pode estreitar relações com as pessoas, facilitando a comunicação entre elas em qualquer lugar do mundo. Esse meio de comunicação pode, também, aguçar sua criatividade com novas propostas, até então desconhecidas, ou então, ela poderá servir para esclarecer possíveis dúvidas ou problemas, nos quais, anteriormente, as soluções eram impensáveis.A internet auxilia também na parte de pesquisa sobre novos métodos ou equipamentos que irão potencializar toda a área da engenharia civil, tornando os meios de construção totalmente globalizados, como o compartilhamento de ideias que ajudarão engenheiros na resolução de empecilhos ou, até mesmo, na criatividade construtiva.
  • 18. E NADA MAIS QUE UMA PROPAGANDA! VENHA SER UM ENGENHEIRO CIVIL! O MERCADO DE TRABALHO AGUARDA POR VOCE!
  • 19. CONCLUSÃO Concluímos,após a realização desse trabalho,que a ENGENHARIA CIVIL,é um ramo que está crescendo e gerando várias oportunidades para todos aqueles que possuem algum interesse e conhecimento por essa área.É uma área que está gerando grandes mudanças na vida daqueles que atuam e exercem sua profissão,está sendo uma área também que está crescendo dentro do Mercado de Trabalho. Hoje,muitos são os profissionais que estão atuando e exercendo sua profissão,mais nem todos estão se sentindo realizados,pois muitas das vezes colocamos nossa determinação e escolha no dinheiro e não na nossa realização profissional. Devemos sempre fazer nossas escolhas e decisões pautados em nossos ideais e na nossa realização futura.
  • 20. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenhariaproducao/engenharia-civil-685209.shtml http://www.instaltecengenharia.com.br/editorial/?p=25 http://www.enpasa.com.br/index.php/empresa/missao. html http://amamosengenhariacivil.blogspot.com.br http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe1t0AA/traba lho-introducao-eng-civil http://www.infoescola.com/profissoes/engenheiro-civil

×