• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Resumo das discussões da semana 2
 

Resumo das discussões da semana 2

on

  • 352 views

 

Statistics

Views

Total Views
352
Views on SlideShare
349
Embed Views
3

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 3

http://ntem.lanteuff.org 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Resumo das discussões da semana 2 Resumo das discussões da semana 2 Presentation Transcript

    • Aberto Sirlei Suéliton Rosi Adriana Larissa JosemarVivian Fábio Jandir Carla Letícia Gustavo Ilza Adriana Ju Anete Silmara Helena Celi
    • Ao analisarmos um objeto de aprendizagem matemática devemos observar diversos fatores como: a corrente pedagógica em que eleestá inserido, o papel motivacional, se a linguagem está de acordo com o público alvo, se realmente o objeto é o ideal para obtenção dos objetivos propostos e a sensação que ele irá proporcionar aos alunos dentre outras características pedagógicas. (Alberto)O ponto crucial para a utilização do OA é a preparação do professor para utilizar os recursos da tecnologia atual como uma ferramenta alheia. Além da capacitação é necessário nos prepararmos, (Sirlei) Tentamos desenvolver com os alunos aquele objetos que prendem a sua atenção, e não deixando de ter a essência matemática ali desenvolvida. (Suéliton) Com auxílio dos objetos: Facilitará para que a apresentação dos conteúdos seja feita de maneira criativa e interessante forma de dinamizar uma aula ou conteúdo matemático utilizando objetos de aprendizagem: Através de discussão, exploração e interação. O professor como orientador/mediador e o aluno atuando na construção do conhecimento. (Rosi)Se o objeto de aprendizagem possibilita que os alunos sejam encorajados a desenvolver a criatividade, o professor verifica através do objetivo que se pretende atingir. (Adriana Sanches) Gosto da ideia dos Blogs como meio de inter-relação entre o professor e aluno. A postagem de textos, imagens e comentários ( podendo interagir com a troca de ideias, acrescentar novas informações, discordar/concordar e etc.). (Larissa)Os objetos de Aprendizagem servem para descontrair aprendendo os conteúdos, o mundo sofreu grandes atualizações e com isso se faz necessário atualizar a educação também, não ficar apenas naquilo que chamamos de "cuspe e giz" que faz os alunos tomarem antipatia pela disciplina e de quebra do professor também. (Josemar)Quando se usa OAs, estamos contextualizando o conteúdo, percebe-se que às aulas se tornam mais interessante e concreta, fazendo com que os alunos fiquem estimulados a aprender. (Vivian) Por mais simples que seja seu blog, no início, aos poucos você vai agregando funcionalidades nele. O fundamental é produzir. Faça postagens com regularidades. (André) Os recursos educacionais abertos são objetos, ferramentas de aprendizagem, que muito podem enriquecer o processo ensino aprendizagem; os REAs, podendo ser adaptados de forma criativa, dentro da realidade de cada escola, onde pode se trabalhar de maneira interdisciplinar, elaborando projetos envolvendo diversas áreas, (Celi)
    • Devemos sempre unir, se não fundir, aquilo que aprendemos de maneira categórica, ou até mesmo tradicional, pois o embasamento teórico sempre será necessário. (Jandir)Acredito que um objeto de aprendizagem de conteúdo matemático pode ser considerado criativo na medida em que apresenta elementosmotivadores, atrai a atenção do aluno, desperta o interesse pelo assunto abordado, possui um vocabulário adequado, permite a interação com o aluno, as animações favorecem a leitura e a compreensão do conteúdo, favorecendo assim, a aprendizagem (Carla). É importante à criatividade do professor no seu planejamento fugindo da rotina cuspe e giz. Para isso é importante que de fato o planejamento aconteça e o professor se prepare para ministra as aulas, assim os alunos sentirão confiança no mesmo e isso também contribuirá para a criatividade no processo ensino aprendizagem. (Letícia)Os indícios de criatividade, primeiramente seria aliar elementos gráficos com funcionalidade, coisas bem difíceis de encontrarmos juntas. Podemos utilizar os objetos de aprendizagem para facilitar a aprendizagem tais como as webquest. Uma webquest é uma forma bem dinâmica, utilizando basicamente a web. Uma webquest bem planejada rendem resultados bem satisfatórios. (Gustavo) Os objetos de aprendizagem contribuem para o ensino da matemática tanto para o professor, quanto para os alunos. Nós professorespercebemos como os alunos ficam mais interessados, motivados, participam das aulas, se interagem, acham o aprendizado mais fácil e nós temos a oportunidade de inovar e usar a nossa criatividade. (Ilza) A webquest tem sido bastante utilizada por professores para que os alunos possam interagir em grupo de maneira investigativa e com oportunidade de retorno imediato do professor. (Adriana Machado)Eles (os objetos de aprendizagem) chegam para nos dar suporte, para somar as nossas práticas pedagógicas. Os alunos sempre ficam mais motivados, interessados, participativos, enfim, envolvidos no processo ensino aprendizagem. (Ju)Aplicamos o objeto de aprendizagem e há uma boa aceitação, desperta interesse por parte dos alunos e de fácil compreensão a todos os níveis intelectuais da classe (Anete) Os objetos de aprendizagem oferecem meios para os professores enriquecerem as estratégias de ensino, promover atividades contextualizadas criativas e significativas, valorizando assim a prática pedagógica. (Silmara) A tecnologia nos dá muitas oportunidades para criar, desenvolver, inventar, etc. Devemos usá-la como nossa aliada no processo de ensino-aprendizagem, como ferramenta na construção do conhecimento de nossos alunos (Helena)