Fontes de energia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Fontes de energia

on

  • 181 views

 

Statistics

Views

Total Views
181
Views on SlideShare
181
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Fontes de energia Fontes de energia Presentation Transcript

  • Escola Estadual Senador José Bernardo Professora: Mona Lisa Disciplina: Ciências São João do Sabugi, RN. Nossas fontes de energia Aline Maria Dayres Cipriano Elaine Cristina Islana Juan Douglas Maria de Lourdes Sara Betânia Willyane Fernandes Segunda-feira, 10 de novembro de 2013.
  • Introdução Energia é a capacidade de realizar trabalho. À medida que houve avanços técnicos e que o trabalho humano foi se tornando mais eficiente, sobretudo com a mecanização de muitas atividades, a necessidade por novas fontes energéticas tornou - se imprescindível para os objetivos direcionados ao aumento da produção e consumo.
  • Energia Hidrelétrica  O primeiro passo para produzir energia elétrica é obter a força necessária para girar as turbinas das usinas de eletricidade. Gigantescos sistemas de hélices, elas movem gera dores que transformam a energia mecânica (movimento) em energia elétrica. Essa força pode ser obtida de diversas fontes de energia primária. No Brasil, a energia elétrica vem, em primeiro lugar, de usinas hidrelétricas; depois, de termelétricas; e, por último, de usinas nucleares.  É a segunda maior hidrelétrica do mundo em potência instalada, com 14 mil megawatts de capacidade de geração, atrás apenas de Três Gargantas, na China.
  • Hidrelétrica
  • Vantagens Energia renovável. Baixo índice de poluição. Produz uma das energias mais baratas, entre as que utilizamos.
  • Desvantagens       Retirada de comunidades próximas às usinas. Comprometimento da qualidade das águas. Alto custo da construção de uma usina. Profundos impactos ambientais Perda de solos férteis da vegetação e da fauna Alteração no microclima.
  • Energia solar
  • O que é? A energia solar é uma ótima fonte e alternativa de geração de energia, pois diretamente não provoca impactos ambientais. Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia proveniente da luz solar. Algumas estimativas afirmam que se utilizasse todo o potencial de energia solar em escala mundial seria possível gerar um percentual de energia duas mil vezes a produção total de todas as usinas nucleares, termo elétricas e hidrelétricas. Grande parte da energia solar hoje é usada em residências, em chuveiro, geladeira e outros, o uso dessa fonte alternativa ainda é bastante modesto. A maior parte do uso é residencial
  • Vantagens  Não provoca diretamente impactos ambientais  Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia solar  Se bem planejado tem capacidade de ser uma ótima fonte de energia limpa
  • Desvantagens Alto custo Baixa capacidade de armazenamento de energia Pouca demanda isso prejudica a dispersão do uso dessa energia em escala global
  •  No mundo, são restritos os países que fazem uso desse tipo de energia em grande escala, são raros os casos como de Israel, em que aproximadamente 70% das casas tem placas coletoras; e na Indonésia, onde cerca de 15 mil casas são iluminadas totalmente por energia solar. Além disso, já existem projetos de veículos movidos à energia solar no Japão, Alemanha e Estados Unidos.