Escola Estadual Senador José Bernardo
Professora: Mona Lisa
Disciplina: Ciências
São João do Sabugi, RN.

Nossas fontes de...
Introdução
Energia é a capacidade de realizar trabalho. À medida que houve avanços
técnicos e que o trabalho humano foi se...
Energia Hidrelétrica
 O primeiro passo para produzir energia elétrica é obter a força
necessária para girar as turbinas d...
Hidrelétrica
Vantagens
Energia renovável.
Baixo índice de poluição.
Produz uma das energias mais baratas, entre as que
utilizamos.
Desvantagens







Retirada de comunidades próximas às usinas.
Comprometimento da qualidade das águas.
Alto custo d...
Energia solar
O que é?
A energia solar é uma ótima fonte e alternativa de geração de
energia, pois diretamente não provoca impactos amb...
Vantagens
 Não provoca diretamente impactos ambientais
 Todos os dias o planeta recebe uma imensa
quantidade de energia ...
Desvantagens
Alto custo
Baixa capacidade de armazenamento de energia
Pouca demanda isso prejudica a dispersão do uso
de...
 No mundo, são restritos os países que fazem uso desse tipo de
energia em grande escala, são raros os casos como de Israe...
Fontes de energia
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Fontes de energia

232 views
132 views

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
232
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fontes de energia

  1. 1. Escola Estadual Senador José Bernardo Professora: Mona Lisa Disciplina: Ciências São João do Sabugi, RN. Nossas fontes de energia Aline Maria Dayres Cipriano Elaine Cristina Islana Juan Douglas Maria de Lourdes Sara Betânia Willyane Fernandes Segunda-feira, 10 de novembro de 2013.
  2. 2. Introdução Energia é a capacidade de realizar trabalho. À medida que houve avanços técnicos e que o trabalho humano foi se tornando mais eficiente, sobretudo com a mecanização de muitas atividades, a necessidade por novas fontes energéticas tornou - se imprescindível para os objetivos direcionados ao aumento da produção e consumo.
  3. 3. Energia Hidrelétrica  O primeiro passo para produzir energia elétrica é obter a força necessária para girar as turbinas das usinas de eletricidade. Gigantescos sistemas de hélices, elas movem gera dores que transformam a energia mecânica (movimento) em energia elétrica. Essa força pode ser obtida de diversas fontes de energia primária. No Brasil, a energia elétrica vem, em primeiro lugar, de usinas hidrelétricas; depois, de termelétricas; e, por último, de usinas nucleares.  É a segunda maior hidrelétrica do mundo em potência instalada, com 14 mil megawatts de capacidade de geração, atrás apenas de Três Gargantas, na China.
  4. 4. Hidrelétrica
  5. 5. Vantagens Energia renovável. Baixo índice de poluição. Produz uma das energias mais baratas, entre as que utilizamos.
  6. 6. Desvantagens       Retirada de comunidades próximas às usinas. Comprometimento da qualidade das águas. Alto custo da construção de uma usina. Profundos impactos ambientais Perda de solos férteis da vegetação e da fauna Alteração no microclima.
  7. 7. Energia solar
  8. 8. O que é? A energia solar é uma ótima fonte e alternativa de geração de energia, pois diretamente não provoca impactos ambientais. Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia proveniente da luz solar. Algumas estimativas afirmam que se utilizasse todo o potencial de energia solar em escala mundial seria possível gerar um percentual de energia duas mil vezes a produção total de todas as usinas nucleares, termo elétricas e hidrelétricas. Grande parte da energia solar hoje é usada em residências, em chuveiro, geladeira e outros, o uso dessa fonte alternativa ainda é bastante modesto. A maior parte do uso é residencial
  9. 9. Vantagens  Não provoca diretamente impactos ambientais  Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia solar  Se bem planejado tem capacidade de ser uma ótima fonte de energia limpa
  10. 10. Desvantagens Alto custo Baixa capacidade de armazenamento de energia Pouca demanda isso prejudica a dispersão do uso dessa energia em escala global
  11. 11.  No mundo, são restritos os países que fazem uso desse tipo de energia em grande escala, são raros os casos como de Israel, em que aproximadamente 70% das casas tem placas coletoras; e na Indonésia, onde cerca de 15 mil casas são iluminadas totalmente por energia solar. Além disso, já existem projetos de veículos movidos à energia solar no Japão, Alemanha e Estados Unidos.

×