O Que é Uma Estufa?

  • 13,768 views
Uploaded on

slide sobre o que é o Efeito Estufa

slide sobre o que é o Efeito Estufa

More in: Business , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
13,768
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
109
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O que é uma estufa?
    • Estufas são estruturas com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor. Normalmente composta de uma caixa e uma fonte de calor.
    • Numa estufa onde a fonte de calor é o sol , normalmente utilizada para cultivar (plantas,arvores e etc...),o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior, sendo assim a energia que entra pela radiação solar que aquece o ambiente interno não é perdida com as correntes acendestes que carregariam o calor, normalmente feita de materiais semitransparentes.
    • Numa estufa elétrica a fonte do calor se da pela transformação da energia elétrica em energia térmica que se acumula dentro de um ambiente fechado. Uma variedade da muito utilizada em laboratórios é a mufla que alcança altas temperaturas.
  • 2. O que é uma panela de pressão?
    • Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido.
    • Estas panelas - inventadas pelo francês Denis Papin - são providas de tampas que vedam hermeticamente o seu interior e de válvulas para escape de vapor que permitem a utilização segura. Normalmente existe uma válvula para controle da pressão e uma válvula de segurança que se rompe abaixo da pressão máxima que a panela suporta.
  • 3. O que está acontecendo em comum com esses conceitos com o nosso planeta?
  • 4.  
  • 5.  
  • 6. Efeito Estufa: O que é?
    • O efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural, em que alguns gases que compõem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam o calor gerado dentro da estufa, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10ºC negativos. O que vem ocorrendo e o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Os gases presentes na atmosfera, como o vapor de água, que é o principal "gás estufa", cuja quantidade contida no ar varia muito, no tempo e no espaço. O segundo em importância é o gás carbônico (CO2)como ja foi mencionado. Além desses existem metano (CH4), ozônio (O3) e óxido nitroso (N2O). Os Compostos de clorofluorcarbono (CFCS), fabricados pelo homem, também são capazes de aprisionar calor. Há claros sinais de que atividades humanas estão aumentando a emissão desses gases e, consequentemente, intensificando o efeito estufa (ver mais detalhes no texto complementar em pdf para download no post)
  • 7. Quais as conseqüências? Aquecimento Global?
    • É um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Só nesse início de século a temperatura do planeta subiu quase 2ºC, mais alta do que na década de 60. As medidas a serem tomadas para conter o avanço do aquecimento global têm sido discutidas constantemente. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera.
    • O aquecimento global vem sendo evidenciado através das altas temperaturas e a mudança brusca de temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o aquecimento global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros. Manifestações são feitas reivindicando resultados positivos para o planeta. Uma dessas manifestações chamou a atenção de todo o mundo, foi realizada no dia 01 de fevereiro de 2007, em Paris, na França. Milhares de pessoas se reuniram diante da Torre Eiffel, esperando a divulgação oficial do estudo da ONU sobre o aquecimento global.
    • A torre e diversos outros monumentos foram apagados por 5 minutos, na busca de conscientizar as pessoas de que é necessário mudar  a realidade do planeta, mostrando como deve ser feito e de que o exemplo deve vir de dentro de casa . A expectativa é de que os países desenvolvidos que liberam altos índices de agentes poluentes na atmosfera adiram aos acordos mundiais de preservação ambiental e diminuição de emissão de gases poluentes.
  • 8. Compilação, projeto e animação Profª Cristiana de Barcellos Passinato [email_address] http://crispassinato3.googlepages.com