• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Treinamento Do Microsoft®Office
 

Treinamento Do Microsoft®Office

on

  • 2,523 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,523
Views on SlideShare
2,515
Embed Views
8

Actions

Likes
3
Downloads
79
Comments
1

1 Embed 8

http://www.slideshare.net 8

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • ‹ #› 1 [ Observações para o instrutor: para obter ajuda detalhada para personalizar este modelo, consulte o último slide. Além disso, procure pelo texto adicional da lição no painel de anotações de alguns slides. Como esta apresentação contém animações em Macromedia Flash, quando você salvar o modelo pode ser exibida uma mensagem de alerta com relação a informações pessoais. A menos que você adicione informações às propriedades dos próprios arquivos Flash, esse aviso não será válido para esta apresentação. Clique em OK na mensagem.]

Treinamento Do Microsoft®Office Treinamento Do Microsoft®Office Presentation Transcript

  • Treinamento do Microsoft ® Office Excel ®   2007 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica ®   A [Nome da empresa] apresenta:
  • Conteúdo do curso
    • Visão geral: dê sentido aos dados
    • Lição: coloque seus dados para trabalhar por você
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica A lição inclui uma lista de tarefas sugeridas e um conjunto de perguntas de teste.
  • Visão geral: dê sentido aos dados Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Sua planilha contém muitos dados, mas você sabe o que os números significam? Os dados respondem às suas perguntas? Os relatórios de tabela dinâmica proporcionam uma maneira rápida e poderosa de analisar dados numéricos, examinar os mesmos dados de diferentes maneiras e responder a perguntas sobre eles. Neste curso rápido, você aprenderá como os relatórios de tabela dinâmica funcionam e descobrirá como criar um relatório no Excel 2007.
  • Objetivo do curso
    • Use um relatório de tabela dinâmica para analisar e resumir seus dados.
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
  • Lição Coloque os dados para trabalhar por você
  • Coloque os dados para trabalhar por você Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Imagine uma planilha do Excel com números de vendas. Ela apresenta milhares de linhas de dados sobre vendedores em dois países e também quanto eles venderam em dias individuais. É uma quantidade muito grande de dados para se lidar — listados linha após linha e divididos em várias colunas. Como você pode obter as informações da planilha? Como dar sentido a todos esses dados? Use relatórios de tabela dinâmica. Eles transforma todos os dados em relatórios pequenos, concisos, que informam a você exatamente o que precisa saber.
  • Reveja os seus dados de origem Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Antes de começar a trabalhar com um relatório de tabela dinâmica, dê uma olhada em sua planilha do Excel para garantir que ela está bem preparada para o relatório. Quando você cria um relatório de tabela dinâmica, cada coluna dos dados de origem se torna um campo que você pode usar no relatório. Os campos resumem várias linhas de informação dos dados de origem.
  • Reveja os dados de origem Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Os nomes dos campos do relatório vêm dos títulos de coluna dos dados de origem. Portanto, verifique se você tem nomes para cada coluna na primeira linha da planilha nos dados de origem. As linhas restantes abaixo dos títulos devem conter itens semelhantes na mesma coluna. Por exemplo, o texto deve estar em uma coluna, os números em em outra coluna e as datas em outra coluna. Em outras palavras, uma coluna que contém números não deve conter texto, e assim por diante.
  • Reveja os dados de origem Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Finalmente, não deve haver colunas vazias nos dados que você está usando no relatório de tabela dinâmica. Também é melhor não haver linhas vazias. Por exemplo, linhas em branco que são usadas para separar um bloco de dados de outro devem ser removidas.
  • Introdução Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Veja como começar a usar um relatório de tabela dinâmica. Você usa a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica , mostrada aqui.
    • Quando os dados estiverem prontos, clique em qualquer parte dos dados.
    • Na guia Inserir , no grupo Tabelas , clique em Tabela Dinâmica e, em seguida, em Tabela Dinâmica novamente. A caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica será aberta.
  • Introdução Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Veja como começar a usar um relatório de tabela dinâmica. Você usa a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica , mostrada aqui.
    • A opção Selecionar uma tabela ou intervalo já está selecionada automaticamente. A caixa Tabela/Intervalo mostra o intervalo de dados selecionados, que você pode alterar se desejar.
    • Clique em OK . 
  • Noções básicas sobre relatórios de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Isto é o que você vê na nova planilha depois de fechar a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica . Em um lado está a área de layout pronta para receber o relatório de tabela dinâmica. No outro lado está a Lista de Campos de Tabela Dinâmica . Essa lista mostra os títulos de coluna dos dados de origem. Como mencionado anteriormente, cada título é um campo País, Vendedores, entre outros.
  • Noções básicas sobre relatórios de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Você cria o relatório de tabela dinâmica, movendo qualquer um dos campos mostrados na Lista de Campos de Tabela Dinâmica para a área de layout. Para isso, marque a caixa de seleção ao lado do nome do campo ou clique com o botão direito do mouse em um nome de campo e selecione um local para o qual mover o campo.
  • Criar um relatório de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Agora você está pronto para criar o relatório de tabela dinâmica. Os campos selecionados para o relatório dependem do que você deseja saber. Para começar: quanto cada pessoa vendeu? Para obter a resposta, você precisa de dados sobre os vendedores e seus números de vendas. Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica , marque as caixas de seleção ao lado dos campos Vendedor e Valor do Pedido . O Excel coloca cada campo em uma área padrão do layout. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar .
  • Crie um relatório de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Agora você está pronto para criar o relatório de tabela dinâmica. Os campos selecionados para o relatório dependem do que você deseja saber. Para começar: quanto cada pessoa vendeu? Para obter a resposta, você precisa de dados sobre os vendedores e seus números de vendas. Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica , marque as caixas de seleção ao lado dos campos Vendedor e Valor do Pedido . O Excel coloca cada campo em uma área padrão do layout.
  • Crie um relatório de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica A tabela cinza à esquerda da ilustração fornece uma visão conceitual sobre como o relatório aparecerá automaticamente com base nos campos selecionados. Os dados no campo Vendedor (os nomes dos vendedores), que não contêm números, são mostrados como linhas no lado esquerdo do relatório. Os dados no campo Valor do Pedido , que contêm números, aparecem corretamente em uma área à direita. Veja os detalhes.
  • Crie um relatório de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Não importa se você marca a caixa de seleção ao lado do campo Vendedor antes ou depois do campo Valor do Pedido . O Excel automaticamente os coloca no lugar certo sempre. Os campos sem números ficarão à esquerda, e campos com números ficarão à direita, independentemente da ordem em que você selecioná-los.
  • Crie um relatório de tabela dinâmica Introdução aos relatórios de tabela dinâmica É isso aí! Com apenas dois clique de mouse, você pode ver rapidamente quanto cada vendedor vendeu. Em primeiro lugar, é aconselhável parar em apenas uma ou duas perguntas respondidas; o relatório não precisa ser complexo para ser útil. Relatórios de tabela dinâmica podem proporcionar uma maneira rápida de obter uma resposta simples. Em seguida, não se preocupe com a possibilidade de criar um relatório de forma errada. O Excel facilita experimentar alternativas e ver como os dados aparecem em diferentes áreas do relatório. E aqui estão algumas últimas dicas sobre esse assunto.
  • Consultar vendas por país Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Agora você sabe o total vendido por cada vendedor. Mas os dados de origem mostram dados sobre vendedores em dois países, o Canadá e os Estados Unidos. Sendo assim, outra pergunta que você poderia fazer seria: quais são os totais vendidos por cada vendedor por país? Para obter a resposta, você pode adicionar o campo País ao relatório de tabela dinâmica como um filtro de relatório . Use um filtro de relatório para focalizar um subconjunto de dados no relatório, geralmente uma linha de produto, uma duração ou uma região geográfica.
  • Consultar vendas por país Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Usando o campo País como um filtro de relatório, você pode ver um relatório separado para o Canadá ou os Estados Unidos, ou pode ver as vendas para ambos os países juntos. A animação mostra como adicionar o campo País como um filtro de relatório. Clique com o botão direito do mouse no campo País na Lista de Campos da Tabela Dinâmica , clique em Adicionar a Filtro de Relatório e retire-o de lá.  Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar .
  • Consultar vendas por país Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Usando o campo País como um filtro de relatório, você pode ver um relatório separado para o Canadá ou os Estados Unidos, ou pode ver as vendas para ambos os países juntos. Para isso, clique com o botão direito do mouse no campo País na Lista de Campos da Tabela Dinâmica , clique em Adicionar a Filtro de Relatório e retire-o de lá.
  • Consultar vendas por data Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Os dados de origem iniciais têm uma coluna de informações sobre Data do Pedido, sendo assim, existe um campo Data do Pedido na janela Lista de Campos da Tabela Dinâmica . Isso significa que você pode localizar as vendas por data para cada vendedor. Exiba a animação para ver como você pode adicionar o campo Data do Pedido a seu relatório e agrupar os dados de data para criar um modo de exibição mais gerenciável. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar .
  • Consultar vendas por data Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Os dados de origem iniciais têm uma coluna de informações sobre Data do Pedido , sendo assim, existe um campo Data do Pedido na janela Lista de Campos da Tabela Dinâmica . Isso significa que você pode localizar as vendas por data para cada vendedor. Para isso, você adicionará o campo Data do Pedido a seu relatório e usará a caixa de diálogo Agrupamento para agrupar os dados de data e criar um modo de exibição mais gerenciável. 
  • Dinamizar o relatório Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Embora o relatório de tabela dinâmica tenha respondido às suas perguntas, dá um pouco de trabalho ler o relatório inteiro — é preciso rolar para baixo na página para ver todos os dados. Você pode dinamizar o relatório para obter um modo de exibição diferente, que seja mais fácil de ler. Ao dinamizar um relatório, você transpõe o modo de exibição vertical ou horizontal de um campo, movendo as linhas para a área de coluna ou movendo as colunas para a área de linha. É fácil fazê-lo. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar .
  • Dinamizar o relatório Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Embora o relatório de tabela dinâmica tenha respondido às suas perguntas, dá um pouco de trabalho ler o relatório inteiro — é preciso rolar para baixo na página para ver todos os dados. Assim você pode dinamizar o relatório para obter um modo de exibição diferente, que seja mais fácil de ler. Ao dinamizar um relatório, você transpõe o modo de exibição vertical ou horizontal de um campo, movendo as linhas para a área de coluna ou movendo as colunas para a área de linha. É fácil fazê-lo.
  • Para onde foi o recurso de arrastar e soltar? Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Se você preferir criar um relatório de tabela dinâmica usando o método dearrastar e soltar, como podia fazer em versões anteriores do Excel, ainda há uma forma de fazê-lo. Existem quatro caixas na parte inferior da Lista de Campos da Tabela Dinâmica chamadas Filtro do Relatório. , Rótulos de Linha , Rótulos de Coluna e Valores . Como mostra a animação, você pode arrastar campos para essas caixas para criar seu relatório. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar .
  • Para onde foi o recurso de arrastar e soltar? Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Se você preferir criar um relatório de tabela dinâmica usando o método dearrastar e soltar, como podia fazer em versões anteriores do Excel, ainda há uma forma de fazê-lo. Existem quatro caixas na parte inferior da Lista de Campos da Tabela Dinâmica : Filtro do Relatório. , Rótulos de Linha , Rótulos de Coluna e Valores . Você pode arrastar campos para essas caixas para designar como os campos são usados no relatório. A imagem mostra como você pode arrastar o campo Valor do Pedido de Rótulos de Coluna para a caixa Valores para adicionar esse campo à área Valores do relatório.
  • Sugestões para a sessão prática
    • Criar a área de layout do relatório de tabela dinâmica.
    • Criar um relatório de tabela dinâmica.
    • Alterar o nome de um título.
    • Classificar o relatório.
    • Adicionar um campo ao relatório.
    • Adicionar um filtro de relatório.
    • Dinamizar o relatório.
    • Adicionar formatação de moeda ao relatório.
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Sessão prática online (requer o Excel 2007)
  • Pergunta de teste 1
    • Depois de criar um relatório de tabela dinâmica, não é possível alterar o layout. (Escolha uma resposta.)
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
    • Verdadeiro.
    • Falso.
  • Pergunta de teste 1: resposta
    • Falso.
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica É possível fazer alterações durante o exercício ou simplesmente começar novamente.
  • Pergunta de teste 2
    • O que são campos de tabela dinâmica? (Escolha uma resposta.)
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
    • Colunas dos dados de origem.
    • A área onde os dados são dinamizados.
    • A área de layout do relatório de tabela dinâmica.
  • Pergunta de teste 2: resposta
    • Colunas dos dados de origem.
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Os títulos de coluna dos dados de origem se tornam os nomes dos campos que você usa para criar o relatório de tabela dinâmica. Cada campo resume várias linhas de informações dos dados de origem.
  • Pergunta de teste 3
    • Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica, você pode informar quais campos já estão exibidos no relatório. (Escolha uma resposta.)
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
    • Verdadeiro.
    • Falso.
  • Pergunta de teste 3: resposta
    • Verdadeiro.
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica Os campos usados no relatório possuem uma marca de seleção ao lado, e os seus nomes estão em negrito.
  • Cartão de Referência Rápida
    • Para ver o resumo das tarefas deste curso, exiba o Cartão de Referência Rápida .
    Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
  • USANDO ESTE MODELO Consulte o painel de anotações ou exiba a página de anotações inteira (menu Exibir ) para obter ajuda detalhada sobre este modelo.