• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Os terremotos no brasil
 

Os terremotos no brasil

on

  • 1,135 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,135
Views on SlideShare
899
Embed Views
236

Actions

Likes
0
Downloads
15
Comments
0

6 Embeds 236

http://escolario.blogspot.com 205
http://tiradentesescola.blogspot.com 9
http://tiradentesescola.blogspot.com.br 9
http://www.tiradentesescola.blogspot.com 7
http://www.tiradentesescola.blogspot.com.br 4
http://www.escolario.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Os terremotos no brasil Os terremotos no brasil Presentation Transcript

    • Os Terremotos no Brasil
      Componentes: Bruna;Marlon;Willian.
    • Os Terremotos no Brasil
      O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, no qual ela atinge até 200 quilômetros de espessura, e os sismos nessa localidade, raramente possuem magnitude e intensidade elevadas. No entanto, existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional proporcionando terremotos de pequena magnitude, alguns deles, considerados imperceptíveis na superfície terrestre.
    • Terremotos ocorridos no Brasil
      Em 1955, no Mato Grosso, foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. Nesse mesmo ano, o Espírito Santo foi atingido por um abalo sísmico de 6,3 graus e no Ceará, foi registrado um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980.
      O estado do Amazonas, em 1983, sofreu com um terremoto de 5,5 graus, entretanto, pelo fato de esses terremotos terem atingido áreas com pouca concentração populacional, não houve danos materiais e nem vítimas.
      João Câmara, município do Rio Grande do Norte e habitado por 31.518 pessoas, foi atingido por uma série de terremotos na década de 1980. O mais grave deles ocorreu no dia 30 de novembro de 1986, no qual a cidade tremeu com um abalo sísmico de 5,1 graus na escala Richter, provocando a destruição de 4 mil imóveis.
    • Em Minas Gerais, no município de Itacarambi, um terremoto de 4,9 graus promoveu um tremor que durou aproximadamente 20 segundos, tempo suficiente para derrubar 6 casas e abalar a estrutura de outras 60 residências. Nessa ocasião, uma criança de cinco anos morreu soterrada nos escombros de uma das casas atingidas.
      O último grande terremoto registrado no Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 2008. Um tremor de 5,2 graus foi sentido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, embora não tenha sido registrado nenhum desabamento, nem tão pouco a ocorrência de vítimasA escala Richter não "vai até 9". É logarítmica, relacionada com a energia do evento, e não tem limite superior. Por exemplo, o terremoto chileno de Valdívia em 1960 teve intensidade 9.5 na escala Richter.