Seminario

523 views
493 views

Published on

Mudança no mercado de software

Published in: Technology, News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
523
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Seminario

  1. 1. Revoluções schumpeterianas são o processo de destruição criativa que move o capitalismo por meio de revoluções na tecnologia e nas relações de mercado. Nessa perspectiva, a estrutura do mercado não é tão estável, nem as suas mudanças previsíveis e a incerteza prevalecem.
  2. 2. Introdução ao produto – vendas fracas e ritmo lento de crescimento. Crescimento – de “nascimento comercial” ou da aceleração da demanda até a venda máxima mensal. Maturidade – demanda estabilizada ou com crescimento vegetativo e oferta estável. Declínio – vendas em redução, empresas saem do mercado, alguns mercados podem se extinguir.
  3. 3. Características dos primeiros adotantes de software livre: - Se arriscam mais; - Estão a menos tempo na área de informática; - Sua empresa produz produtos de tecnologia mais avançada; - Maior grau de instrução e cultura técnica.
  4. 4. O movimento do software livre começou nos anos 60 com a cultura hacker. Vários avanços apenas foram possíveis pela disponibilização do código para os usuários. Assim, cada um podia contribuir para o desenvolvimento. Desde 1991, o sistema operacional livre mais usado é o Linux. Ele foi programado a partir do zero, sem basear-se no núcleo do UNIX, e se expandiu por sua compatibilidade com outros aplicativos.
  5. 5. <ul><li>Características de um Software Livre: </li></ul><ul><li>- Pode de ser executado para qualquer propósito; </li></ul><ul><li>Qualquer um pode estudá-lo como funciona e adaptá-lo para as suas necessidades; </li></ul><ul><li>O usuário pode redistribuir cópias, podendo ajudar seu próximo; </li></ul><ul><li>- Pode ser aperfeiçoado, e essa nova versão ser liberada para beneficiar a comunidade. </li></ul>
  6. 6. <ul><li>Como as empresas conseguem ganhar dinheiro com Software Livre: </li></ul><ul><li>Distribuindo pacotes com o software livre, com o selo da empresa e garantia de suporte. O cliente paga pela mídia que contém o código aberto. </li></ul><ul><li>Fazendo versões comerciais de softwares livres. </li></ul><ul><li>Mantendo uma relação estreita com o software livre para obter um mercado maior, aperfeiçoar seu produto e ganhar credibilidade. </li></ul>
  7. 7. Ainda hoje, o sistema operacional mais usado em computadores pessoais é o Microsoft Windows. Apesar de ser pago, ele vem pronto, com softwares básicos incluídos. O Linux é mais utilizado para servidores, ou usuários de computadores com mais conhecimento, como programadores.
  8. 8. Talvez no final a cultura do código aberto irá triunfar não porque é moralmente correta ou a ‘proteção’ do software é moralmente errada, mas simplesmente porque o mundo do software de código fechado não pode vencer uma corrida evolucionária com as comunidades de código aberto que podem colocar mais tempo hábil nas ordens de magnitude acima em um problema.

×