Fispq   cloro granulado - hipoclorito de cálcio
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Fispq cloro granulado - hipoclorito de cálcio

on

  • 4,284 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,284
Views on SlideShare
3,890
Embed Views
394

Actions

Likes
0
Downloads
13
Comments
0

3 Embeds 394

http://www.crisagua.ind.br 344
http://www.rfpiscinas.com 27
http://rfpiscinas.com 23

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Fispq   cloro granulado - hipoclorito de cálcio Fispq cloro granulado - hipoclorito de cálcio Document Transcript

  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos Químicos1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESANome do Produto: Cloro GranuladoAplicação: Tratamento da ÁguaNome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPPEndereço: Rua: João Paulino dos Santos, 150 – Bairro: Atibaia Jardim.Telefone: (11) 4412-7291Fax: (11) 4418-4763Tel. de Emergência: (C.C.I.) 0800771 3733E–mail: mas.piscinas@terra.com.br2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTESSubstancia Química: Hipoclorito de CálcioCAS: 7778-54-3Porcentagem: 65%Substância Química: Cloreto de SódioCAS: 7647-14-5Porcentagem: 15-20%Substancia Química: Clorato de CálcioCAS: 10137-74-3Porcentagem: 0-2%Substancia Química: Cloreto de CálcioCAS: 10043-52-4Porcentagem: 0-2%Substancia Química: Hidróxido de CálcioCAS: 1305-62-0Porcentagem: 0-5%Substancia Química: Carbonato de CálcioCAS: 471-34-1PORCENTAGEM: 0-2%Substancia Química: ÁguaCAS: 7732-18-5Porcentagem: 4-10%
  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos Químicos3. IDENTIFICAÇÃO DE RISCOEfeitos do produto a saúde humanaPode ser fatal se ingerido. Evite inalar pós e fumos. Danoso se inalado em grandes quantidades. Causa queimaduras nosolhos, trato digestivo e vias respiratórias.Perigos Físicos e QuímicosNunca armazene a temperaturas acima: 52ºC (125ºF). Armazenamento acima desta temperatura pode resultar em rápidadecomposição, formação de gás cloro e calor suficiente para fazer produtos combustíveis entrarem em ignição.Perigos EspecíficosEste produto é quimicamente reativo com muitas substâncias. Qualquer contaminação do produto com outras substânciaspor vazamentos ou outros pode resultar em reação química e fogo. Este produto é um oxidante capaz de intensificar umincêndio já iniciado.4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROSInalaçãoSe a pessoa tiver náusea, enxaqueca ou vertigem deve parar de trabalhar imediatamente e ser levada para local com arfresco até que estes sintomas desapareçam Em todos os casos, assegure ventilação adequada no local de trabalho eproteção respiratória antes da pessoa voltar ao trabalho.Contato com a PeleLave imediatamente com grande quantidade de água, durante pelo menos 15 minutos. Chame um médico. Se as roupastiverem entrado em contato com o produto, devem ser removidas imediatamente e lavadas antes de novo uso.Contato com os OlhosLave imediatamente com grande quantidade de água, durante pelo menos 15 minutos, erguendo as pálpebras superiores einferiores. Chame um médico imediatamente.IngestãoImediatamente beba grandes quantidades de água. NÃO INDUZA VÔMITO. Chame um médico imediatamente. Não dênada através da boca se a pessoa estiver inconsciente ou tendo convulsões.
  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos Químicos5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIOMeios de ExtinçãoSomente água.Use água para esfriar recipientes expostos ao fogo. Não use extintores de pó seco contendo compostos deamôniaProteção dos BombeirosAparelho de proteção respiratória é necessário no combate.6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTOS OU VAZAMENTOSPreocupações PessoaisRemoção de Fontes de igniçãoUsar água para resfriar recipientes expostos ao fogo.Controle de PoeiraUtilizar equipamento de proteção respiratória.Preocupação ao Meio AmbienteNão permita que a contaminação alcance rios, e lagos ou mananciais.Este produto é solúvel em água. Monitore o pH e cloro disponível em toda água efluente. Informe as autoridadescompetentes sobre possíveis contaminações.Métodos para LimpezaDisposiçãoO material recolhido e contaminado deve ser incinerado ou descartado de acordo com o órgão regulador local.
  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos Químicos7. MANUSEIO E ARMAZENAGEMRecomendações para manuseio seguroMantenha o produto, sempre fechado, em sua embalagem original. Armazene em local fresco, seco e bem ventilado;longe de produtos combustíveis e inflamáveis. Mantenha a embalagem limpa e livre de qualquer contaminação incluindooutros produtos químicos, ácidos, materiais orgânicos, compostos nitrogenados, extintores de incêndio de pó químico(que contenham fosfato de amônia), oxidantes, todos os líquidos corrosivos, materiais combustíveis ou inflamáveis, etc.Requisitos locais e Recipientes para armazenamentoBaldes Plásticos de Polietileno.Outras informações sobre condições de armazenamentoArmazenar em local seco, fresco e bem ventilado. Não permita contato com outros produtos químicos, ácidos, materiaisorgânicos, compostos nitrogenados, extintores de incêndio de pó químico (que contenham fosfato de amônia), oxidantes,todos os líquidos corrosivos, materiais combustíveis ou inflamáveis, etc.8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUALMedidas de controle de EngenhariaUse exaustão local se a exposição ao produto estiver acima dos limites de exposição ocupacional.Valor máximo de ExposiçãoHipoclorito de Cálcio: 2,3 mg/m3 ou 0,8 ppm como cloro para até 48 horas semanais.Hipoclorito de Cálcio: 3 mg/m3 (máx) como Cloro (Manufacturers Internal Exposure Standard)Hidróxido de Cálcio: ACGIH (TLV): 5 mg/m3 (máx)Carbonato de Cálcio: ACGIH (TLV): 15 mg/m3 (Pó total)Equipamento de proteção individual (EPI):Proteção respiratóriaProteção respiratória com cartuchos para gases ácidosProteção da pele e do corpoAvental de Trevira, luvas.
  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos QuímicosProteção dos olhosÓculos de segurança ou protetor facialMedidas gerais de proteção de higieneDisponibilizar lava-olhos e chuveiro para emergências no local de trabalho.9. PROPRIEDADE FÍSICO-QUÍMICOEstado Físico: GrânulosCor: BrancoOdor: Característico de CloroSolubilidade em Água: 18% à 25ºCPeso Molecular: 143 (ingrediente ativo)Temperatura de Decomposição: 170-180ºC10. ESTABILIDADE E REATIVIDADEMatérias a serem evitadosÁcidos, materiais orgânicos, compostos nitrogenados, extintores de incêndio de pó químico (que contenham fosfato deamônia), oxidantes, todos os líquidos corrosivos, materiais combustíveis ou inflamáveis.Temperatura acima de: 170ºCProdutos perigosos da decomposiçãoGás cloro.
  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos Químicos11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICARotas de AbsorçãoInalação, dérmica, ingestão, contato através dos olhos.ATENÇÃO: PODE SER FATAL SE INGERIDO. EVITE INALAR PÓS E FUMOS. DANOSO SE INALADOEM GRANDES QUANTIDADES CAUSA QUEIMADURAS NOS OLHOS, TRATO DIGESTIVO E VIASRESPIRATÓRIAS.Dados de Respostas Limite HumanoLimite de Odor: Aproximadamente 1,4 mg/m3, baseado no limite de odor do gás cloro.Limite de Irritação: Aproximadamente 13-22 mg/m3, baseado no limite de irritação do gás cloro.Imediatamente PerigosoA vida e a saúde: Aproximadamente 45 mg/m3, baseado na concentração IDLH do gás cloro.Toxidade AgudaInalação CL 50: Aproximadamente 1300 mg/m3 (1 hora, ratos), baseado na toxicidade de inalação aguda paraCloroDérmica DL 50: > 2 g/kg (coelhos)DL 50 oral: 850 mg/m3 (ratos)Irritação: Causa queimaduras nos olhos e pele.12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICASEfeitos ambientais, comportamento e impactos do produto:Impacto AmbientalEm ambientes aquáticos, o produto aglomera partículas suspensas e provoca sua decantação.
  • Nossos Canais: www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria Ficha de Informações de Segurança www.flickr.com/crisaguaindustria dos Produtos Químicos13. CONSIDERAÇÕES SOBRE DESCARTE E TRATAMENTOProdutoTodos os vazamentos em terra devem ser tratados como contaminados. O produto contaminado pode iniciar uma reaçãoquímica capaz de incendiar materiais combustíveis próximos, resultando em incêndio de grande intensidade. No caso dederramamento, separe todo o produto de embalagens, destroços e outros materiais. Use utensílios limpos e secos paracolocar o material recolhido em sacos plásticos e colocá-los em contentores secos e limpos. Adequadamenteidentificados. Não vede hermeticamente estes contentores. Remova-os imediatamente para uma área externa isolada.Lava todas as embalagens danificadas em água para descontaminação.EmbalagensLavar e enviar para reciclagem.14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTEClasse de Risco: 5.1Descrição da Classe de Risco: OxidanteN° ONU: 1748Nome apropriado para Embarque: Hiplocorito de Cálcio, seco.Grupo de embalagem: II15. INFORMAÇÕES DE REGULAMENTAÇÃOProduto sujeito às normas da Vigilância Sanitária e registrado na ANVISA / Ministério da SaúdePRODUTO REGISTRADO NA ANVISAEmbalagem 1kg sob nº 3.3519.0007.002-1Balde 2,5kg sob nº 3.3519.0007.001-3Balde 10kg sob nº 3.3519.0007.001-316. OUTRAS INFORMAÇÕESCUIDADOS DEVEM SER TOMADOS PARA PREVENIR A CONTAMINAÇÃO DO MEIO AMBIENTEPELO USO DESTE MATERIAL. O USUÁRIO DESTE MATERIAL TEM A RESPONSABILIDADE DEDESCARTE DO MATERIAL NÃO USADO, RESÍDUOS E CONTAINERS DE ACORDO COM LEISLOCAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS E NORMAS DE TRATAMENTO, ESTOCAGEM E DESCARTEPARA MATERIAIS PERIGOSOS E NÃO PERIGOSOS.