• Like
  • Save
Templos Gregos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Templos Gregos

  • 43,637 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
43,637
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
4

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Disciplina: História Templos Gregos Professora: Sílvia Mendonça Trabalho realizado por: Ana Cláudia Nº27 7ºC
  • 2. Introdução Escolhi fazer um trabalho sobre os templos gregos porque sempre me interessei pela arquitectura grega. Acho a arquitectura grega fascinante, e como o título estava disponível, decidi escolhê-lo. Espero que gostem do meu trabalho.
  • 3. Templos Gregos Os templos foram a principal manifestação da arquitectura grega. Os templos são provas do poder político e religioso e são, normalmente, construídos no sítio mais visível e mais alto da cidade. Os gregos eram politeístas e acreditavam na igualdade entre homens e deuses, e isso criou uma expressão religiosa singular na Grécia, tendo os templos dos mais variados deuses se espalhado por toda a Grécia. Os templos, na maior parte das vezes, tinham uma forma rectangular, e eram construídos sobre uma plataforma de um metro de altura chamada estereóbato. Houveram algumas excepções e alguns templos tiveram uma forma circular. Dentro dos templos estavam a estátua do deus e os presentes e oferendas que lhe ofereciam em sinal de dedicação. A utilização de colunas de pedra é uma das mais importantes características da arquitectura grega, sendo responsável pelo aspecto monumental das construções gregas. Alguns templos, em vez de colunas têm estátuas femininas (cariátides), como o templo Erecteu erguido na Acrópole de Atenas. A princípio, as colunas eram feitas a partir de dois estilos: o estilo Dórico , que era considerado o estilo mais simples, e o estilo Jónico, que era o mais delicado. No século V apareceu o estilo Coríntio, que tinha mais ornamentos e era mais refinado. Foi neste século que a arquitectura grega teve o seu maior desenvolvimento, e com muito bom exemplo, o Pártenon de Atenas, do arquitecto Ictino.
  • 4. 1ªcoluna – Estilo Dórico 2ªcoluna – Estilo Jónico 3ªcoluna – Estilo Coríntio O Pártenon. Este templo foi dedicado à deusa Atena. Este templo foi construído através do estilo Dórico. Templo de Teseu, também ele feito a partir do estilo Dórico.
  • 5. Templo de Atena Nike. Nike quer dizer vitória em grego e Atena era a deusa grega da vitória. Estilo Jónico. As cariátides do templo Erecteu. Estilo Jónico.
  • 6. Templo de Zeus, construído em Atenas, é um templo de estilo Coríntio. Templo de Apolo em Olímpia. Estilo Coríntio.
  • 7. Conclusão Gostei muito de fazer este trabalho. Aprendi imensas coisas sobre os templos e a arquitectura grega. Como disse na introdução, sempre me interessei pela arquitectura grega, mas se já gostava, agora gosto ainda mais! Espero que tenham gostado do meu trabalho sobre os templos gregos.
  • 8. Bibliografia “Viver a História”-Custódio Lagartixa, Helena Pereira e José Gomes Templo de Pártenon de Atenas – Wikipedia Templo de Atena Nike - Wikipedia