Your SlideShare is downloading. ×

Inclusao Digital

497

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
497
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Inclusão social e digital: Direito de todas as crianças e adolescentes Projeto “TODA CRIANÇA EM REDE ligada em seus direitos” www.criancaemrede.ning.com
  • 2. Direito de acesso a informação: “Toda criança tem o direito de ter informação importante para o seu bem estar dos diversos meios de comunicação. Os adultos devem cuidar para que a informação que ela recebe seja saudável e ajudá-la a achar e entender a informação que precisa.”Art.17 da Convenção dos Direitos Universais da Criança da ONU COMO: Conectando as crianças, compartilhando informação e conhecimento, ouvindo sua voz, promovendo um senso de comunidade de valores nos alunos e nos educadores.
  • 3. INCLUSÃO DIGITAL: “NENHUMA CRIANÇA DEVE SER TRATADA DESIGUAL” (art.2 da Convenção Universal dos Direitos da Criança –ONU “Ninguém ficou de fora.” (Daniele Patrícia Silva, 10 anos, indo para a lanhouse) Às crianças pobres falta oportunidade, acesso à aprendizagem. Ao darmos computadores e acesso digital para cada criança, estaremos levando às crianças pobres as mesmas oportunidades de aprendizagem que as famílias ricas levam aos seus filhos.
  • 4. Empoderando a criança pela potencialização de seu conhecimento. “Sou capaz de tudo”.Neviton, 10 anos COMO: gerando conhecimento coletivo a partir de conexões multi-direcionais construídas pelo próprio aluno. É ele que deve estar no centro da ação. É ele que tem um papel de protagonista, constrói seus próprios conteúdos, define e se conecta a grupos e outros colegas e educadores e faz a informação e o conhecimento andar em múltiplas direções.
  • 5. No passado, aceitava-se que os alunos fossem capazes de fazer o que lhes ensinavam. O Brasil do futuro precisa de alunos que façam o que não lhes ensinaram O computador pode liberar a aprendizagem do círculo vicioso do conhecimento baseado nos professores, família e comunidade, que limitam as possibilidades de conhecimento da próxima geração. A partir dessa liberação, os professores da nova geração usam a sua maturidade pedagógica para orientar os alunos em um processo de aprendizagem viral
  • 6. Podemos obter melhorias oferecendo inclusão e conectividade às crianças. Podemos alcançar grandes melhorias ao repensar atividades, conteúdo e colaboração. Podemos obter melhorias básicas dando a todas as crianças acesso ao conteúdo tradicional. Podemos obter imensas melhorias através da reestruturação dos processos educacionais e das disciplinas
  • 7. Interagindo socialmente e globalmente. Um aspecto chave da comunidade on-line é a interação social. Se for implementada adequadamente, esse recurso permite que os alunos e os professores encontrem e trabalhem uns com os outros das formas mais variadas, interajam e colaborem.
  • 8. Se acreditarmos que a tecnologia oferece um caminho potencial para aprendizagem e desenvolvimento, nas esferas individual e sistêmica, para atingir níveis jamais alcançados anteriormente, é extremamente importante criarmos, o mais breve possível, acesso igualitário à melhor qualidade de ensino nas escolas, na comunidade e no lar, assim como on-line.
  • 9. Não podemos desperdiçar a grande oportunidade desta geração- o que certamente acontecerá se não houver uma ampla e profunda reforma na educação. A hora é agora! Somos culpados de muitos erros e muitas falhas, mas nosso pior crime é abandonar as crianças, desprezando a fonte da vida.Muitas das coisas que precisamos podem esperar.A criança não pode.É agora que seus ossos estão se formando, seu sangue é produzido, e seus sentidos estão se desenvolvendo. Para ela não podemos responder "Amanhã. Seu nome é "Hoje". Poema de Gabriela Mistral.

×