Biscoitões de polvilho

  • 1,436 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,436
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
46
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. BISCOITÕES DE POLVILHOIngredientes:1 pires de banha derretida; 1 colher (café) de erva-doce; 1 pires de farinha de trigo coada;1 xícara (chá) de leite; 3 ou 4 ovos; 2 pratinhos de polvilho azedo; 1 colher (café) de sal.Modo de Preparo:Numa vasilha, desmancha-se o polvilho no leite, desfazendo os caroços. Deixa-se afarinha de milho no leite para amolecer. Misturar no polvilho a banha, a farinha de milho, osal, a erva-doce e, por último, amassar e juntar 1 a 1 os ovos. Amassar bem. A massanão deve ser muito dura, basta consistência para enrolar. Enrolar os biscoitões e marcarcada um no meio com carretilha. Levar para assar.BISCOITO DE POLVILHOIngredientes:1 prato de polvilho1 prato de gordura de porco1 dúzia de ovosUma pitada de salÁguaModo de fazer:Em uma gamela ou bacia, escaldar o polvilho com água quente e a gordura de porco, emisturar com as mãos até desmanchar todas as bolinhas. Acrescentar aos poucos osovos e misturar a massa até fichar um mingau, no ponto (nem ralo, nem muito grosso).Colocar a massa aos poucos em um pano, com um buraco pequeno ou em umespremedor de massas de biscoito e fazer os biscoitos de acordo com sua criatividadenas folhas de bananeira ou tabuleiro. Coloque para assar em forno a lenha bem quentedurante 30 minutos. E aí é só esperar assar para saborear o delicioso biscoito de polvilhocom café ou leite.RECEITA - PÃO DE QUEIJO POLVILHO DOCEIngredientes:1 kg de polvilho doce, peneirado para dissolver os grânulos (Marinez ou Amafil)3 ovos inteiros1 pote de manteiga (ou margarina) de 250 grEncher o pote vazio de margarina ou manteiga com uma medida de leite e outra medidade água1 pitada de sal3 batatas cozidas e amassadas, de tamanho médio (inglesa)600 gr de queijo canastra (ralado)Modo de fazerMisturar bem todos os ingredientesEnrolar os pães de queijo no tamanho desejadoPré-aquecer o fornoAssar durante 30 minutos em forno com temperatura média.RECEITA DE BOLINHO DE CHUVAIngredientes:1 xícara de chá de farinha de trigo1/2 xícara de chá de maisena1 colher de pó Royal2 ovos1/2 xícara de chá de leite4 colheres de sopa de açúcarModo de fazer:Misture os ovos com o açúcar até dissolvê-los. Acrescente os outros ingredientes emisture bastante. Frite em óleo bem quente. Coloque para escorrer em papel toalha edepois polvilhe com açúcar misturado com canela.
  • 2. BISCOITO DE POLVILHO GLOBO RURALIngredientes:2 quilos de polvilho azedo2 ½ copos americanos de água fria2 ½ copos americanos de água quente2 colheres de chá de sal2 ovos1 ½ copo de óleo quente1 copo de leite frioModo de fazer:Coloque o polvilho em uma bacia. Depois, adicione a água fria e o sal. Mistura o sal namassa com as mãos e esfregue bem para quebrar as bolotas. Depois, acrescente a águaquente para escaldar e mexa novamente com as mãos. Coloque os ovos, misture amassa e despeja por cima o óleo quente, que ajuda a dar liga na massa. Misture maisuma vez e por último coloque o leite. Se a massa estiver seca, derrame água fria paraumedecer. Com as mãos amasse bem até o bolo desgrudar da vasilha. Depois, bastaenrolar os biscoitos. O formato pode ser de palito ou circular. Os biscoitos são assados noforno à lenha por 15 minutos. A receita também pode ser feita no forno a gás. É sóobservar bem o ponto de crescimento dos biscoitos.BISCOITO DE POLVILHO “DE VENTO”Ingredientes:500 gramas de polvilho azedo400 ml de água fervente150 gramas de banha400 ml de leiteSalModo de fazer:Ferva a água com o sal e a banha. Despeje sobre o polvilho azedo. Misture. Quandoamornar, vá sovando e adicionando leite. Ou use uma batedeira com gancho para massa.Ou amasse com as mãos. Coloque a massa em um saco plástico grosso ou use um sacode confeiteiro com um bico fino e liso. Esprema porções de massa, deixando espaço entreeles, porque crescem bastante. Não é necessário untar a forma. Pré-aqueça o forno, bemquente. Quando estiverem bem estufados, abaixe a temperatura e deixe que sequem,sem que escureçam muito para não amargar. Perceba quando o biscoito ficar dourado.Estará no ponto.BISCOITO SALGADO DE POLVILHOIngredientes:150ml de leite150ml de óleo de milho1 colher de sopa de sal½ kg de polvilho azedo1 ovo300ml de águaModo de fazer:Ferva o óleo com o leite e escalde o polvilho azedo, reserve até esfriar. Depois de frio,leve para a batedeira, em seguida acrescente o ovo, o sal e a água. Bata poraproximadamente 10 minutos. Depois da massa pronta acrescente o queijo parmesãoralado e misture com o auxílio de uma colher. Modele os biscoitos em uma assadeira eleve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos
  • 3. BISCOITO DE POLVILHO N.1Ingredientes:2 ovos grandes1/4 xícara (chá) de óleo1 xícara (cha) de leite1 colher (chá) de sal1 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo passado na peneiraModo de fazer:Em uma panela coloque óleo, o leite, o sal e leve ao fogo alto até levantar fervura e retiredo fogo. Coloque o polvilho peneirado em uma tigela, despeje o leite fervente sobre opolvilho e misture bem com uma colher de pau até a mistura ficar morna. Adicione osovos e misture até obter uma massa homogênea. Pré-aqueça o forno em temperatura alta– 200ºC. Unte uma assadeira com óleo. Coloque a massa em um saco de confeitar combico pérola de 1 cm de diâmetro, faça cordões de massa com cerca de 7 cm decomprimento sobre a assadeira untada, deixando bastante espaço entre eles. Leve aoforno e asse os biscoitos por 10 minutos, diminua a temperatura do forno para média –180ºC – e asse por cerca de 20 minutos ou até os biscoitos ficarem dourados. Tire doforno e sirva imediatamente, pois ficam duros depois de frios.BISCOITO DE POLVILHO N.2Ingredientes:1 Kg de polvilho doce6 ovos inteiros300g de margarina2 xícaras (chá) de açúcar100g de coco raladoModo de fazer:Numa tigela coloque todos os ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea.Unte uma assadeira com óleo. Faça bolinhas coloque na assadeira com um espaçorazoável entre as bolinhas. Asse em forno médio – 180°C – até dourar.BISCOITO DE POLVILHO N.3Ingredientes:500g de polvilho azedo150ml de água fria (1ª etapa)3 colheres (sopa) de farinha de milho100ml de leite100ml de água (2ª etapa)80ml de óleo2 ovosSal a gostoModo de fazer:Coloque o polvilho numa tigela e molhe bem (150ml de água) e ele vai ficar com pelotas.Esfregue o polvilho entre as mãos até ficar fininho novamente. Misture o leite, a farinha demilho e o sal até virar um mingau e reserve. Ferva a água com o óleo e escalde o polvilho.Depois da mistura fria, acrescente o mingau de milho e o ovo e sove bastante. Unte asmãos com óleo, enrole os biscoitos e coloque na assadeira – não precisa untar – leve aoforno alto – 200°C – e asse até dourar. Sirva quente.DICA: Essa massa pode ser conservada em geladeira por uma semana. Asse apenas aquantidade que vai ser consumida, é um biscoito pra ser degustado fresquinho, assado nahora.
  • 4. BISCOITO DE POLVILHO N.4Ingredientes:5 xícaras (chá) de polvilho azedo1 xícara (chá) de óleo4 colheres (chá) de sal1/2 xícara (chá) de leite frio1 xícara (chá) de águaModo de fazer:Coloque a água e o óleo em uma panela e leve ao fogo até ferver. Misture o polvilho como leite frio e escalde a massa na fervura. Acrescente o sal e amasse bem até que amassa fique homogênea. Faça bolinhas ou tiras e coloque em uma assadeira sem untar.Leve ao forno em temperatura média alta – 200°C – por quinze minutos ou até dourar.BISCOITO DE POLVILHO N.5Ingredientes:1 kg de polvilho azedo80ml de óleo30g de salÁguaModo de fazer:Coloque 750ml de água e o óleo em uma panela e ferva. Coloque em uma batedeira opolvilho e o sal com 250ml de água fria e bata por um minuto. Acrescente a água e o óleofervendo e bata na velocidade máxima. Em assadeiras limpas e secas, faça anéis com amassa e leve ao forno bem quente – 200ºC – por quinze minutos.BISCOITO DE POLVILHO N.6Ingredientes:1 ovo (50g)4 colheres (sopa) de suco de laranja (40ml)2 colheres (sopa) de margarina light (28g)100g de queijo meia cura raladocerca de 2 xícaras (chá) de polvilho doce (250g)1 colher (sopa) rasa de fermento em pó (8g)1 pitada de salModo de fazer:Coloque o ovo, o suco de laranja e a margarina em uma tigela. Acrescente o queijo e ofermento em pó e vá adicionando o polvilho até ficar uma massa firme. Faça bolinhas dotamanho das de gude e coloque em uma assadeira antiaderente, sem deixar ficar muitojunto um do outro. Com o auxílio de um garfo, amasse a superfície dos biscoitos, como sefossem sequilhos. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos. Depois de frio,acomode em saquinhos de celofone ou latinhas decoradas.BISCOITO DE POLVILHO N.7Ingredientes:500 gramas de polvilho azedo1 ovo (50g)1 xícara de água fria1 xícara de leite1 xícara de óleopitada de salModo de fazer:Desmanche o polvilho em água fria. Ferva o leite e o óleo misturando ao polvilhoacrescentando o ovo. Misture bem e enrole como “bananinhas”. Prepare em uma bandejapara assar e leve ao forno pré-aquecido. Forno bem quente. Perceba quando o biscoitoficar dourado. Estará no ponto. O biscoito será um acompanhante delicioso no café oumesmo no aperitivo!
  • 5. PÃO DE QUEIJO COM AIPIMIngredientes: Modo de Preparo:250 g de aipim ralado no ralo fino (ou 250 g Em uma tigela misture 250 g de aipimde aipim cozido e amassado) ralado no ralo fino (ou 250 g de aipim125 g de polvilho azedo (1 xícara de chá) cozido e amassado), 125 g de polvilho1 ovo azedo, 1 ovo, 1 colher (sopa) de óleo, 1501 colher (sopa) de óleo g de mussarela ralada no ralo grosso, 50 g150 g de mussarela ralada no ralo grosso de parmesão ralado no ralo fino e sal a(1 1/2 xícara de chá) gosto. Sove bem para obter uma massa50 g de parmesão ralado no ralo fino (3/4 lisa e homogênea. Com as mãos modelexícara de chá) bolinhas (30 g), coloque em uma assadeirasal a gosto untada com margarina e leve para geladeira por 30 minutos para a massa firmar um pouco. Retire a assadeira da geladeira e leve para assar em forno pré- aquecido a 200°C por +/- 25 minutos ou até o pão de queijo ficar dourado. Retire do forno e sirva em seguida.BISCOITO DE POLVILHO FRITOIngredientes Modo de fazer:1 Kg de polvilho azedo Primeiro, misture o óleo e o leite e leve ao½ copo americano de óleo fogo para ferver. Enquanto isso, coloque o½ copo americano de água ou leite polvilho na vasilha para ser escaldado com1 colher de sopa rasa de sal o óleo quente. Depois, sove a massa até10 ovos (pode variar de acordo com o dar o ponto e, por último, acrescente otamanho) queijo. Enrole e frite. Para fritar são1 colher de sopa de queijo ralado . necessários quatro litros de óleo na temperatura ideal para que o biscoito não estoure. O rendimento é de 35 a 40 biscoitos.BISCOITO MISTURADOIngredientes Modo de preparo:1 kg de polvilho azedo Reserve o polvilho em uma bacia. Junte em2 copos de óleo de soja uma panela o óleo, o sal e dois copos de4 copos de leite leite. Leve ao fogo alto até ferver a mistura.100 g de queijo minas curado e ralado Jogue o escaldo no polvilho e mexa bem4 ovos com as mãos. Amasse e acrescente os1 colher de sopa de sal dois copos de leite que restaram. Coloque os ovos e continue amassando. Junte depois o queijo ralado. Se a massa estiver muito dura, é só colocar mais um pouco de leite. O ponto certo para enrolar não é mole, nem duro demais. Antes de enrolar a massa, é preciso untar as mãos com óleo.
  • 6. BISCOITO PALITOIngredientes Modo de preparo:3 xícaras (chá) farinha de trigo Coloque os ingredientes aos poucos em3 colheres (sopa) margarina uma vasilha e misture até a massa ficar½ colher (café) caldo de pimenta homogênea. Em seguida, modele os1 cebola média ralada biscoitos em formato palito (ou caracol) e1 colher (café) orégano leve ao forno quente (180º a 200º). Deixe1 xícara (chá) queijo canastra ralado assar por cerca de 15 minutos, até dourar.½ xícara (chá) queijo parmesão ralado1 colher (chá) tempero em póBISCOITO DE TORRESMOIngredientes: Modo de Preparo:Açúcar; Passar os torresmos na máquina. Misturá-1 colher (café) de bicarbonato de sódio; los ao polvilho, mexendo bem. Amassarcanela em pó; com os ovos, juntando os demais1 colher (café) de cremor tártaro; ingredientes. Assar em forno temperado.2 ovos;1/2 kg de polvilho;1 pires cheio de torresmos.BISCOITO DE COALHADAIngredientes Modo de preparo:3 ovos inteiros Primeiro, misture o açúcar, a manteiga e a2 xícaras de açúcar banha. Acrescente os ovos e mexa mais2 kg de farinha de trigo um pouco. Coloque o fermento, o sal250 gramas de margarina amoníaco e a coalhada, misturando250 gramas de banha sempre todos os ingredientes. Por último,280 ml de coalhada acrescente aos poucos a farinha de trigo,1 colher de chá de sal amoníaco até dar o ponto. Quando a massa não estiver grudando no fundo do recipiente, já é hora de enrolas os biscoitos. Passe as rosquinhas no açúcar cristal. E leve para assar no forno pré-aquecido a 150 graus, durante vinte minutos.BISCOITO DE NATAIngredientes Modo de preparo:500 gramas de nata Junte em uma bacia todos os ingredientes,6 ovos exceto a farinha de trigo com fermento.2 xícaras (chá) de açúcar Misture um pouco e depois vá½ xícara(chá) de óleo acrescentando a farinha aos poucos. Sove2 colheres(sopa) de margarina a massa até que ela fique bem homogêneaErva doce à gosto para dar o ponto de enrolar. Faça os1 kg de farinha de trigo com biscoitinhos e asse em forno pré-aquecido2 colheres de fermento em pó por 15 minutos no caso de fogão à lenha.1 pitada de sal Já no forno do fogão convencional, eles devem assar por 20 minutos. O rendimento é de 4 tabuleiros grandes.
  • 7. BEIJUIngredientes100 g de queijo ralado20 gramas manteiga200 gramas de polvilho fresco.Modo de Preparo:Pegue o queijo ralado, a manteiga e o polvilho fresco. Espalhe o polvilho sobre o fornopróprio ou frigideira antiaderente. Assim que o polvilho virar uma massa fina e começar adobrar as bordas, é porque está no ponto. Tire do forno, acrescente o queijo e enrole amassa. Passe a manteiga e está pronto o beiju. Obs: O recheio pode variar a gosto.Alguns recheios mais usados são leite condensado e coco ralado ou frango desfiado commolho de tomate.ROSQUINHAS MINEIRASIngredientes:3 xícaras (chá) de farinha de trigo,1/2 xícara (chá) de adoçante em pó,2 colheres (sopa) de margarina,1 ovo,1 colher (sopa) de bicarbonato de amôniocerca de 1/2 xícara (chá) de leite desnatado1 colher (chá) de casca de laranjaModo de Preparo:Coloque a farinha em uma tigela e faça um buraco no centro. Junte o adoçante, o ovo, amargarina, o bicarbonato de amônio, a casca de laranja e um pouco do leite. Vámisturando e mexendo até que a massa fique firme, colocando todo o leite. Faça bastõese enrole dois a dois, formando a rosquinha. Leve ao forno médio baixo até que fiquemfirmes. Não deixe corar muito. Sirva com geléia de gengibre.BOLACHINHASIngredientes:2 xícaras (chá) de açúcar;2 xícaras (chá) de araruta;1 pires de banha derretida;4 xícaras (chá) de farinha de trigo; leite;1 colher (sopa) de manteiga;3 ovos;1 pitada de sal;1 colher (sopa) amoníaco.Modo de Preparo:Misturar os ingredientes e amassar tudo com um pouco de leite e sal. Depois de bemamassado, abrir com o rolo. Cortar as bolachinhas com a boca de um cálice. Pincelar comgemas de ovo e polvilhar com açúcar cristal. Assar em forno quente.BISCOITINHO DE FARINHA DE MILHOIngredientes:02 pires de farinha de milho;02 pires de farinha de trigo;150 g de manteiga;150 g de açúcar;04 gemas.Modo de Preparo:Junte todos os ingredientes, amasse-os bem, faça rolinhos com as mãos e leve ao fornoem assadeira forrada com papel alumínio
  • 8. SEQUILHOS DE FUBÁIngredientes:01 ovo inteiro;200 g de fubá de milho;100 g de açúcar;100 g de manteiga ou margarina;araruta.Modo de Preparo:Misture os ingredientes e vá misturando a araruta até que a mistura adquira uma boaconsistência. Faça bolinhas pequenas com as mãos e amasse-as suavemente com ogarfo. Coloque as bolinhas em tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno médio.BOLO CREMOSO DE FUBÁ DE MILHOIngredientes1 ½ litro de leite2 xícaras de açúcar refinado2 xícaras de fubá2 xícaras de queijo ralado2 colheres de sopa de margarina1 ½ colher de sopa de fermento em pó1 colher de café de sal4 ovosModo de preparo:Misturar o fubá com um litro de leite e deixar descansar por 10 minutos. Numa outravasilha, colocar os ovos, a margarina e o açúcar refinado. Bater essa mistura até ficar umcreme homogêneo. Acrescentar o restante dos ingredientes: ½ litro de leite, o sal e oqueijo ralado. Mexa. Agora colocar na massa a mistura que estava descansando e mexer.Pôr o fermento em pó na massa e mexer lentamente. Despeje a mistura líquida em umtabuleiro untado e polvilhado e ponha para assar por mais ou menos uma hora. O forno jádeve estar pré-aquecido (ligar 10 minutos antes).BOLO DE MILHO VERDEIngredientes:3 ovos6 espigas de milho verde1 xícara de açúcar1 xícara de óleo200 gramos de queijo ralado1 colher de sopa de fermento em pó1 colher de café de salModo de Preparo:Cortar os grãos de milho da espiga. Bater no liquidificador o óleo e os ovos. Em seguida,juntar os outros demais ingredientes no liquidificador e tornar a bater. Despeje a misturalíquida em um tabuleiro untado e ponha para assar por mais ou menos 40 minutos. Oforno já deve estar pré-aquecido (ligar 10 minutos antes).BOLO DE MAÇAIngredientes Modo de Preparo:3 ovos Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a2 copos de açúcar canela em pó, o óleo, a manteiga, a casca1 colher(sopa) de canela em pó das maçãs e coloque em um recipiente.1 copo de óleo Acrescente a farinha de trigo e misture.2 colheres de manteiga ou margarina Unte a forma com manteiga, canela ecasca de 3 maçãs açúcar. Coloque para assar em forno3 copos de farinha de trigo médio durante 30 minutos. O rendimento é2 colheres de fermento em pó de uma porção.3 maçãs picadas - 1 pitada de sal
  • 9. BOLO DE COCO DA VOVÓIngredientes3 ovos2 xícaras (rasas) de chá de açúcar2 colheres de sopa bem cheias de margarina1 xícara de chá de leite10 colheres de sopa de farinha de trigo1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado1/2 xícara de chá de coco ralado1 colher de sopa de fermento em póModo de preparo:Bater os ovos, o açúcar, a margarina e o leite no liquidificador. Acrescentar a farinha detrigo e bater mais um pouco. Acrescentar o fermento em pó e bater. Por último, coloque oqueijo e o coco e bata um pouco para misturar. A forma deve ser untada e enfarinhada.Usar forno médio, pré-aquecido de 20 a 30 minutos.BOLO ESTRELAIngredientes:3 laranjas sem casca e sem caroço3 ovos2 colheres de sopa de óleo1 xícara de margarina4 xícaras de farinha de trigo3 xícaras de rapadura raspada1 colher de sopa de fermento químico1 colher de chá de bicarbonato de sódio1 xícara de passas½ xícara de castanha-do-pará picadaModo de preparo:Bata no liquidificador a laranja (até triturar o bagaço), os ovos, o óleo e a margarina.Coloque em um recipiente e acrescente os demais ingredientes: farinha de trigo, fermentoquímico, bicarbonato e rapadura. Misture bem com uma colher de plástico até a massaficar bem homogênea. Despeje a massa em forma de bolo inglês e asse poraproximadamente 25 minutos no forno de fogão à lenha. No forno de fogão convencional,o bolo deverá assar por 25 minutos.Rendimento: 3 bolos pequenos.BRIGADEIRO COM CAFÉIngredientes:01 lata de leite condensado03 colheres de sopa de chocolate em pó½ xícara de café bem forte½ colher de manteiga½ kg de chocolate granuladoModo de preparo:Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto o granulado. Misture bem e leve aofogo brando. Retire do foto apenas quando o doce desprender do fundo da panela.Coloque para esfriar em uma vasilha untada e espere 30 minutos para o doce ganharconsistência. Depois faça pequenas bolinhas e passe no chocolate granulado.
  • 10. CREME DE CHOCOLATE COM CAFÉIngredientes:5 colheres (sopa) amido de milho6 colheres de chocolate em pó1 litro de leite1 colher (sopa) de margarina1 lata de leite condensado1 lata de creme de leite30 gotas de baunilha2 colheres (sopa) de café solúvelModo de preparo:Coloque em um liquidificador o leite, o chocolate em pó, o leite condensado, o amido demilho, a margarina, o café e a gema. Bata por 5 minutos. Então despeje a mistura emuma panela e leve ao fogo para preparar o mingau. Mexa em forma de "8" até dar o pontode mingau (quando a mistura já se desprender do fundo da panela). Retire do fogo edeixe esfriar. Depois acrescente o creme de leite e a baunilha. Bata a mistura com a ajudade uma batedeira por cinco minutos e leve à geladeira. Sirva gelado.COCADA DE JABUTICABAIngredientes1 kg e 300 g de açúcar720 g de coco ralado3 copos de caldo de jabuticabaModo de preparo:Para obter o caldo da jabuticaba, ferva 2 litros da fruta por cerca de 15 minutos. O caldovai soltar naturalmente. Depois é só coar. Então misture todos os ingredientes e coloqueem fogo médio por cerca de 15 minutos. Nunca pare de mexer. Para saber se o doce estáno ponto, coloque um pouco da mistura em uma vasilha. Se começar a esfarelar, estápronto. Deixe esfriar por 15 minutos em uma superfície lisa e corte em pedaços com odoce ainda mole.COCADA DE TOMATEIngredientes5 kg de tomates maduros e firmes (3 kg sem sementes e fundo)5 xícaras (chá) de açúcar refinadoDoce de coco: 500 gramas de coco in natura ralado e 1 xícara (chá) de açúcar cristalModo de preparo:Selecionar os tomates. Fazer a pré-lavagem com bucha e detergente. Fazer a sanificaçãopor 10 minutos com cloro e em seguida lavar para retirar o cloro. Mergulhar os tomatesem água fervente e assim que a pele abrir, jogar numa bacia com água fria e retirar aspeles. Partir os tomates ao meio e retirar as sementes, aproveitando-as para geléia.Colocar os tomates no tacho e despejar por cima o açúcar refinado Cozinhar os tomatesaté desmanchar. Bater no liquidificador.Preparar o coco:Retirar a água, queimar, partir, descascar, lavar e bater no multiprocessador.Fazer o doce de coco com um pouco de água e o açúcar cristal, deixando cozinhar o cocoe secar bem. Colocar num tacho o doce de tomate batido (1 e meio litro) e misturar o docede coco (1 litro)Mexer constantemente até o ponto de ver o fundo do tacho se soltar bem. Fazer ascocadas com o auxílio de 2 colheres de sopa e ir colocando numa tábua untada. No outrodia, colocar no papel e embalar na bandeja plástica (5 cocadas em cada bandeja)Validade: 15 dias aproximadamenteRendimento: 45 cocadas
  • 11. RECEITA DE CUBUIngredientes:1 kg de fubá3 copos e ½ de 200ml de açúcar cristal1 colher (café) de bicarbonato de sódio1 colher (chá) de sal250 ml de leite fervido1 xícara e ½ de manteiga ou margarina250 ml de leite batido com ½ kg de inhame4 ovos - canela, cravo e erva doce a gosto3 colheres (chá) de fermento - farinha de trigo até dar o pontofolhas verdes de bananeiraModo de Preparo:Coloque o fubá em um recipiente fundo (bacia, gamela, etc) e escalde com o leite fervidojunto com a manteiga ou margarina e mexa até esfriar. Acrescente o açúcar. Nestamassa, coloque os ovos e o inhame com leite. Mexa bastante. Vá acrescentando a farinhade trigo até dar o ponto. Coloque a canela, o cravo e a erva doce. Por último, acrescenteo bicarbonato e o sal. Depois da massa pronta, enrole nas folhas de bananeira e coloqueno forno a lenha por 30 a 40 minutos.BOLO RECHEADO COM COMPOTA DE JABUTICABACompotaIngredientes:1 litro de jabuticaba2 copos de água1 xícara (chá) de açúcar cristalModo de preparo:Lave bem a jabuticaba. Em seguida, retire os caroços, um a um e reserve. Em umavasilha, coloque a água e o açúcar e deixe ferver. Adicione a jabuticaba aos poucos eferva por alguns minutos.Reserve.BoloIngredientes:1 xícara (chá) açúcar refinado4 colheres (sopa) manteiga1 colher (café) sal3 ovos1 xícara (chá) farinha de trigo1 colher (chá) fermento em póModo de preparo:Em uma vasilha, coloque o açúcar refinado e a manteiga. Misture bem até a manteigadissolver e formar uma pasta. Coloque os ovos e bata bem até a massa ficar homogênea.Em seguida, adicione o sal, a farinha e o fermento, e bata até a massa ficar lisa.Para montar: Em uma forma untada, coloque a metade da massa. Adicione a compota dejabuticaba até cobrir toda a massa. Em seguida, coloque o resto da massa e leve ao fornopré-aquecido por 20 minutos ou até dourar. Bom apetite!
  • 12. COMPOTA DE ABACAXIIngredientes:10 kg de abacaxi5 litros de água10 kg de açúcar cristalclara de 1 ovoModo de preparo:Antes de descascar, faça a sanitização do abacaxi:Coloque as frutas em 10 litros de água com 10 ml de cloro a 5% de concentração e deixepor 10 minutos.Então retire da água, descasque o abacaxi e corte em pedaços.Retire os pontos escuros e o miolo, que podem prejudicar a apresentação e aconsistência do doce.Para retirar as impurezas e manter a aparência do doce, é preciso clarear a calda.Junte o açúcar e a clara com 5 litros de água e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos.Retire a clara e as impurezas com uma escumadeira. Mantenha o fogo até o ponto de fio.Acrescente os pedaços de abacaxi e ferva por 15 minutos. Em um vidro pasteurizadodurante meia hora em água fervente, envase o doce ainda quente.Volte o pote fechado para o pasteurizador e deixe por mais 15 minutos para evitarcontaminação.No lugar do pasteurizador, você pode usar um caldeirão com uma grade ou um pano deprato no fundo. Na primeira esterilização, os potes devem ser colocados no caldeirão coma água ainda fria.Então deixe ferver. Já na etapa final de esterilização, os potes podem ser colocados namesma água já quente.COMPOTA DE GOIABAIngredientes5 litros de água10 kg de goiaba vermelha5 kg de açúcar cristalModo de preparo:Lave as goiabas com casca e deixe as frutas por 10 minutos em uma vasilha com 10 litrosde água e 10 ml de cloro a 5% para a sanitização. Depois descasque as frutas e modelecom uma colher para uma boa apresentação no vidro. Corte as goiabas ao meio. Paraigualar a consistência da fruta, ferva as frutas menos maduras. Para retirar as impurezasda calda, junte uma clara ao açúcar e misture. Acrescente a água e ferva por 5 minutos.Retire a clara e as impurezas com uma colher. Então mantenha a fervura até o ponto defio. Acrescente os pedaços de goiaba e ferva por mais 15 minutos. Em um vidropasteurizado durante 30 minutos, envase o doce ainda quente. Volte o vasilhame aopasteurizador e deixe por mais meia hora para evitar contaminação. Então feche o vidrohermeticamente. Nota: No lugar do pasteurizador, você pode usar um caldeirão com umagrade ou um pano de prato no fundo. Na primeira esterilização, os potes devem sercolocados no caldeirão com a água ainda fria. Então deixe ferver. Já na etapa final deesterilização, os potes podem ser colocados na mesma água já quente.
  • 13. CROQUETE DE MANDIOCAIngredientes:Massa500 g mandioca cozida e amassada1 gema1 tablete de caldo de carnecheiro verde e sal a gosto (pode ser cebolinha /salsa)2 colheres (sopa) farinha de trigo1 clara em neve1 colher de manteiga ou margarinaRecheio a gosto* Queijo em cubo ou palitos ou - * presunto e mussarela ralados, orégano ou - * carnemoída refogada e temperada a gostoPara empanar2 clarasfarinha de roscaModo de Preparo:Em uma tigela junte a mandioca cozida e quase fria, a gema, o caldo de carne e amanteiga. Misture bem. Junte a farinha de trigo, cheiro verde e a clara em neve. Verifiqueo sal. Unte as mãos com óleo. Abra porções da massa, recheie e feche bem. Molhe asmãos nas claras ligeiramente batidas e passe nos croquetes e depois na farinha de rosca.Frite com óleo quente até dourar.ANGU À BAIANAReceita para uma pessoaIngredientes:01 colher (sopa) azeite02 folhas de couve01 folha de almeirão50g baconsal a gosto1 xícara de fubá ½ tablete de caldo de carne diluído em um copo e meio de água½ colher (sopa) manteiga15g queijo parmesão ralado1 dente de alho02 colheres (sopa) de molho de tomate100g de carne a sua escolhaaçafrãoModo de Preparo:Coloque numa frigideira o azeite e o dente de alho até começar a dourar. Em seguidaacrescente a couve e o almeirão picados. adicione uma pitada de sal e misture. Em outravasilha, coloque o fubá e misture com o tablete de caldo de carne diluído em água. Leveao fogo e adicione uma pitada de açafrão. Não pare de mexer até que o angu ganheconsistência. retire do fogo e adicione a manteiga. Em seguida prepare a carne com omolho de tomate e uma pitada de sal. Para montar o prato: Coloque a couve, o angu eadicione a carne. Coloque mais um pouco de angu e espalhe o queijo ralado por cima.Leve ao forno por uns 5 minutos ou até o queijo derreter. E bom apetite!
  • 14. ARROZ TROPEIROIngredientes1 kg de arroz400 g de lombo de porco100 g de torresmo300 g de costelinha defumada200 g de lingüiça defumada200 g de carne de sol15 cebolas pequenas inteirasModo de preparo:O lombo é a única carne que precisa ser temperada com alho e sal a gosto. Frite à parte alingüiça, a carne de sol, a costelinha defumada e o torresmo. Depois frite o lombo e,assim que ficar bem dourado. Coloque os outros ingredientes já fritos e o arroz.Acrescente água e deixe o arroz cozinhar. Sirva com couve refogada e tutu à mineira.CALDO DE MANDIOCA COM FRANGOIngredientes:1kg de mandioca300g de peito de frango em tiras300g de coxa de frango em tiras6 dentes de alho picado1 colher de sobremesa de colorau4 colheres de sopa de óleo2 colheres de sobremesa de salModo de fazer:A mandioca deve ser cozida com água e sal por cerca de 30 minutos. Enquanto isso,numa outra panela com óleo, a coxa e o peito de frango são grelhados. Quando ospedaços estiverem douradinhos, já está bom. Retire a carne da panela e refogue o alho.Acrescente o colorau e recoloque os pedaços de frango na panela. É hora de misturar amandioca ao frango e deixar engrossar.Rendimento: 6porçõesCOSTELA ASSADA (COROA DE COSTELA)Ingredientes2 kg de costelinha suína em coroa2 colheres/sopa rasas de sal10 grãos de pimenta-do-reino2 dentes de alho6 folhas de louro1 copo (250ml) de vinho branco secoPapel alumínioModo de Preparo:Colocar no pilão o sal, alho e a pimenta-do-reino. Amassar até virar uma pasta. Misturaras folhas de louro picadas. Temperar a coroa de costela, acrescentar o vinho e deixarmarinar por 12 horas. Assar na brasa, virando várias vezes, até dourar (aproximadamente2h). Para acompanhar, cebolas também assadas na brasa por 30 minutos.
  • 15. COSTELINHA COM MEXERICAIngredientes2 kg de costela de porco inteira sem gordura (em tiras de 10 cm de largura e docomprimento do tabuleiro)2 kg de batatas (descascadas e cortadas em rodelas)1,5 kg de cebolas (cortadas em rodela)2 litros de caldo de mexerica - sal e limão a gostoModo de preparo:Tempere a costela somente com sal, limão e caldo de mexerica e deixe descansar por 3horas. Depois cubra o fundo de um tabuleiro com as batatas. Coloque as cebolas e, porcima, a costelinha, com os ossos para baixo. Em seguida, acrescente quase todo o caldode mexerica ao conjunto. Asse por cerca de 40 minutos. Depois disso, vire a costelinhapara dourar a parte dos ossos. Vire novamente, coloque um pouco mais de caldo e deixeassar por mais 10 minutos. Sirva com arroz branco e farofa de manteiga.COSTELINHA COM ORA-PRO-NOBISIngredientes:1 kg de costelinha de porco1 kg de ora-pro-nobis picado1 xícara de gordura de porco, que pode ser substituída por gordura vegetalpasta de alho e sal a gosto1 colher de corante ou coloral.Modo de preparo:Tempere a costelinha antes de levar ao fogo. na panela quente, já com a gordura,coloque a costelinha. deixe dourar e acrescente o ora-pro-nobis picado. Vá colocandoágua quente até cozinhar, e está pronto.CHÁ DE CONGONHAIngredientes1 copo de 200 ml de açúcar cristalfolhas esfareladas e secas de congonha1 litro de água filtradaModo de Preparo:Leve ao fogo em uma panela, o açúcar para fazer uma calda, acrescente as folhas eágua. Desligue ao ferver. Tampe para apurar o sabor. Coe e sirva quente ou gelado.Obs: A congonha ou “Congõi” (o que sustenta, o que alimenta) no tupi é uma ervamedicinal encontrada em toda a região próxima ao município de Congonhas (Centro deMG). Ao chá das folhas de congonha se atribui-se propriedades antiinflamatória, diuréticae calmante.