• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Brasil
 

Brasil

on

  • 3,652 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,652
Views on SlideShare
3,639
Embed Views
13

Actions

Likes
2
Downloads
0
Comments
0

5 Embeds 13

http://compreenderomundo.blogspot.com 7
http://www.slideshare.net 2
http://www.compreenderomundo.blogspot.fr 2
http://compreenderomundo.blogspot.com.br 1
http://compreenderomundo.blogspot.pt 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Brasil Brasil Presentation Transcript

    • DPS
      BRASIL
    • História da Bandeira
    • O Brasão das Armas
    • Características
       Éuma república federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal.
      O país conta com 5.565 municípios, 189.612.814 habitantes, bem como uma área de 8.514.876,599 km², equivalente a 47% do território sul-americano.
      É o quinto maior continente populacional e a quinta maior área.
    •  Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia.
       O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul.
       OBrasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como exemplo: Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (território especial do estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo.
    • Problemas Sociais
      Em relação ao trabalho infantil 151 mil novos casos foram relatados em 2006, o que implica um retrocesso em relação aos anos anteriores.
      A região com maior concentração de pobreza é o Nordeste, que possui áreas com grandes índices de miséria e desnutrição, devido a uma estrutura socioeconómica frágil e marcada pela desigualdade social, ocasionalmente agravada pelas secas periódicas da região, o que tem sido utilizado para fins eleitorais e oportunistas, gerando a chamada indústria da seca.
    • A Religião
      O Brasil é um país religiosamente diverso, com tendência de tolerância e mobilidade entre as religiões. A população brasileira é maioritariamente cristã (89%), sendo sua maior parte católica. Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
      A mão-de-obra escrava, vinda principalmente da África, trouxe suas próprias práticas religiosas, que sobreviveram à opressão dos colonizadores, dando origem às religiões afro-brasileiras.
      Na segunda metade do século XIX, começa a ser divulgado o espiritismo no Brasil, que hoje é o país com maior número de espíritas no mundo. Nas últimas décadas, as religiões protestantes têm crescido rapidamente em número de adeptos, alcançando actualmente uma parcela significativa da população. Do mesmo modo, aumenta o percentual daqueles que declaram não ter religião, grupo superado em número apenas pelos católicos nominais e evangélicos.
    • O censo demográfico realizado em 2000, pelo IBGE, apontou a seguinte composição religiosa no Brasil:
      73,8% dos brasileiros (cerca de 125 milhões) declaram-se católicos;
      15,4% (cerca de 26,2 milhões) declaram-se evangélicos (evangélicos tradicionais e pentecostais);
      7,4% (cerca de 12,5 milhões) declaram-se sem religião, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas;
      1,3% (cerca de 2,3 milhões) declaram-se espíritas;
      0,3% declaram-se seguidores de religiões tradicionais africanas tais como o Candomblé, o Tambor-de-mina, além da Umbanda;
      1,8% declaram-se seguidores de outras religiões, tais como: as testemunhas de Jeová (1,1 milhão), os budistas (215 mil), os santos dos Últimos Dias ou mórmons (200 mil), os messiânicos (109 mil), os judeus (87 mil), os esotéricos (58 mil), os muçulmanos (27 mil) e os espiritualistas (26 mil).
    • Economia
      O Brasil é a oitava maior economia mundial e maior da América Latina, de acordo com o Produto Interno Bruto calculado com base no método da paridade do poder de compra segundo o Fundo Monetário Internacional. Seu PIB per capita, no entanto, é inferior a alguns países da América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai).
    • O primeiro produto que moveu a economia do Brasil foi o açúcar, na capitania de Pernambuco, durante o período de colónia, seguindo pelo ouro na região de Minas Gerais. Já independente, um novo ciclo económico surgiu, agora com o café. Esse momento foi fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo, que acabou por tornar-se o mais rico do país.
      O Brasil é visto pelo mundo como um país com muito potencial assim como a Rússia, Índia e China, as economias BRICs. A política externa adoptada pelo Brasil periodiza a aliança entre países subdesenvolvidos para negociar com os países ricos.
    • Culinária
      A culinária brasileira é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. A refeição básica do brasileiro médio consiste em arroz, feijão e carne. O prato internacionalmente mais representativo do país é a feijoada. Os hábitos alimentares variam de região para região.
      No Nordeste há grande influência africana na culinária, com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta.
      No Norte há a influência indígena, no uso da mandioca e de peixes de água doce.
      No Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu, em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo.
    • Alguns Pratos Populares
      Feijoada
      Um dos pratos típicos mais difundidos da cozinha brasileira, constituído de feijão preto cozido com carne de porco, servido com couve finamente picada e refogada com alho, pedaços de laranja, arroz branco, farofa de farinha de mandioca e molho de pimenta, geralmente acompanhada com caipirinha. A feijoada foi criada durante o período colonial, a partir do aproveitamento da buchada e de partes do porco (orelha, rabo, pés, focinho, língua) que eram jogadas fora do abate e que os escravos passaram a acrescentar ao feijão durante o cozimento.
      Em algumas regiões, como na Bahia, também é utilizado o feijão mulatinho, ao invés do feijão preto.
      Actualmente é servida com costeletas do porco, paio, linguiça e carne seca, além dos ingredientes tradicionais.
    • Moqueca
      Prato típico do litoral, constituído de peixe ou frutos do mar cozidos com cebola e tomates, sem água, e temperados com azeite-de-dendê, leite de coco e pimenta.
      Na moqueca capixaba, o azeite-de-dendê e o leite de coco são substituídos por uma mistura de urucum e azeite, e acrescenta-se coentro.
      Os indígenas preparavam uma moqueca envolvendo os peixes menores em folhas de bananeira e colocando o embrulho sobre brasas ou enterrando-os na areia, acendo uma fogueira por cima.
    •  Caipirinha é feita com cachaça (para a versão feita com vodka, veja Caipiroska);
       Corta-se o limão (descascado ou não) em rodelas ou pedaços;
       Colocam-se os pedaços ou rodelas de limão e duas a três colheres (sopa) de açúcar;
       Esmaga-se com um socador apenas para liberar o suco do limão; socadores, ou pilões, de madeira especiais para essa tarefa são fáceis de ser encontrados;
       Adiciona-se gelo (em cubo, e não granizado, pois o gelo picado derrete muito rápido e estraga a caipirinha);
       Finalmente, coloca-se a cachaça.
      A Caipirinha
    • Água-de-coco
      Água-de-coco é o sumo natural contido no interior do coco, o fruto do coqueiro. É rico em potássio, com poucas calorias, muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder reidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar e é uma bebida diurética.
      Em áreas tropicais e quentes, principalmente em balneários e cidades litorâneas, é consumida como bebida refrescante.
    • O Samba
      O samba é um género musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência.
      Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional
    • O Carnaval do Brasil
      É impossível não lembrar do espectáculo de cores, sons e alegria que passa todos os anos pelo sambódromo do Rio de Janeiro durante a festa. Lá é onde ocorre o epicentro da mais importante celebração popular brasileira.
      O evento atrai milhões de turistas de todo o mundo, que se embalam diante de imagens e ritmos só encontrados na Marquês de Sapucaí, onde fica o sambódromo, inaugurado em 1984 no governo de Leonel Brizola.
    • Para produzir um dos cenários mais encantadores do planeta, as escolas de samba trabalham durante o ano inteiro.
    • Capoeira
      A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.
      Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
    • Desporto
      O futebol é o desporto mais popular no Brasil . A Selecção Brasileira de Futebol foi cinco vezes vitoriosa na Copa do Mundo FIFA, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Basquetebol, voleibol, automobilismo e as artes marciais também têm grande popularidade no país.
      O Brasil já organizou eventos desportivos de grande escala: o país organizou e sediou a Copa do Mundo FIFA de 1950 e foi escolhido para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014.
    • O circuito localizado em São Paulo, Autódromo José Carlos Pace, organiza anualmente o Grande Prémio do Brasil. São Paulo organizou os Jogos Pan-americanos de 1963 e o Rio de Janeiro organizou os Jogos Pan-americanos de 2007. O Brasil está tentando pela quarta vez sediar os Jogos Olímpicos de Verão de Rio de Janeiro, dessa vez para os jogos de 2016.
    • As Praias do Brasil
    • Pernambuco
      Com águas cristalinas e bancos de coral, é um dos melhores pontos para a prática de mergulho livre.
      A Baía do Sancho é um dos poucos pontos em que barcos podem parar, o que é uma boa opção para quem não quer enfrentar o acesso por terra.
      Perto da Baía do Sancho (a apenas 1 km), está a Baía dos Golfinhos, uma das maiores atracções do arquipélago. O local é área de preservação máxima, com acesso por uma trilha.
    • Recife
      Resort Ecológico
      Olinda
    • Salvador - Bahia
      Fortaleza
    • Disciplina: DPS
      Brasil
      Formador: Carlos Mendonça
      Formando: Cátia Martins