• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Guia de marketing digital para pequenas empresas
 

Guia de marketing digital para pequenas empresas

on

  • 1,932 views

Preparamos um guia com algumas dicas sobre como utilizar as ferramentas digitais para se aproximar do seu público, por meio de um engajamento real.

Preparamos um guia com algumas dicas sobre como utilizar as ferramentas digitais para se aproximar do seu público, por meio de um engajamento real.

Statistics

Views

Total Views
1,932
Views on SlideShare
1,932
Embed Views
0

Actions

Likes
5
Downloads
121
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Guia de marketing digital para pequenas empresas Guia de marketing digital para pequenas empresas Presentation Transcript

    • 1Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
    • 2Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS ÍNDICE Introdução Capítulo 1 | Marketing de Conteúdo Capítulo 2 | Mídias Sociais Capítulo 3 | E-mail Marketing Conclusão Referências 3 5 12 20 27 29
    • 3Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS INTRODUÇÃO O marketing é um dos pontos vitais para uma empresa. É a forma como você vai se comunicar com seus consumidores e atrair clientes. Sabe aquela expressão “o artista vai onde o povo está”? Então, seu negócio é sua arte e você precisa estar onde o seu público está. Se eles estão na internet, é pra lá que sua marca precisa ir também. Mas fazer marketing digital é mais que criar uma conta no Facebook. As tecnologias digitais de comunicação hoje possibilitam uma troca que antes era impensável. Você pode conversar com seus clientes, entender suas necessidades e ter contato com novas ideias. Essa é a grande sacada do marketing digital, e você deve sempre ter isso em mente: converse com seu público.
    • 4Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Você, empreendedor, também é cliente em outros momentos, certo? Então, coloque-se no lugar dos seus clientes e procure agir e se comunicar com eles da mesma forma como você gostaria que as marcas se relacionassem com você. Neste e-book, vamos dar algumas dicas de como utilizar as ferramentas digitais para se aproximar do seu público, criando um engajamento real por meio de conteúdo qualificado e direcionado aos interesses dele. O marketing é digital, o meio é tecnológico, mas tudo ainda refere-se a pessoas.
    • 5Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS CAPÍTULO 01 Marketing de Conteúdo Você sabe o que é marketing de conteúdo? Se ainda não, saiba que ele está mais presente no seu dia-a-dia do que imagina. Você já deve ter notado que a comunicação entre clientes e empresas mudou muito nos últimos tempos, não é mesmo? Principalmente com o desenvolvimento da internet, não existe mais aquele público que recebe informação passivamente. Mais do que receber informações, o consumidor atual conta com a ajuda das tecnologias de comunicação multimídia para ir atrás do que precisa saber para formar sua opinião e, consequentemente, definir sua decisão na hora de adquirir um produto ou serviço. Neste cenário, destaca-se o Marketing de Conteúdo.
    • 6Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Marketing de Conteúdo diz respeito à criação e distribuição de informações relevantes e valiosas para atrair e envolver um público bem definido e segmentado. No marketing tradicional, há interrupções instantâneas, sem autorização do público (uma propaganda na TV, por exemplo). Além disso, a marca tem a atenção dos consumidores somente por um curto período de tempo, e com um alto custo. Já o marketing de conteúdo oferece informações de valor, por meio de blogs, artigos, podcasts, vídeos, infográficos etc. Como os consumidores têm interesse nas informações, são eles que vão atrás do seu site ou blog para se informar, formando um público qualificado e segmentado.
    • 7Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Algumas vantagens do marketing de conteúdo: Há possibilidade de atrair clientes apenas por meio do conteúdo abordado em seu blog ou site. Blogs e vídeos servem para educar o cliente, e isso pode resultar em uma compra futura. A utilização de formatos multimídia atrai a atenção do público de maneira diferenciada.
    • 8Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS As pequenas empresas podem e devem utilizar o marketing de conteúdo. Essa já é uma tendência internacional. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 74% das empresas de menor porte no país já apostam em alguma forma de marketing de conteúdo. Segundo o estudo, artigos e posts em blog são as formas de marketing de conteúdo mais utilizadas pelas pequenas empresas — 74% promovem seus negócios com artigos e 64% por meio de posts em blogs. Quase a metade das pequenas empresas pesquisadas alegou utilizar publicações em mídias sociais e duas em cada cinco companhias utilizam e-mail marketing e newsletters.
    • 9Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Veja a seguir, algumas dicas pra realizar o marketing de conteúdo: Defina e entenda quem é o seu público — saiba quais são seus interesses, necessidades, influências etc. Alinhe o conteúdo e a mídia a ser utilizada de acordo com o seus objetivos. Se você quer educar, por exemplo, use guias, vídeos, posts em blogs. Já se o objetivo central é focar no relacionamento, as mídias sociais serão o principal canal. Utilize o storytelling, ou seja, conte histórias relevantes para atrair a atenção e criar engajamento com o público. Facilite o compartilhamento, dessa forma, o próprio cliente faz o trabalho de divulgação daquelas informações, dando credibilidade ao conteúdo.
    • 10Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS O marketing de conteúdo pode contribuir para melhorar a experiência do seu público em serviçosde atendimento ao cliente. Veja como: Credibilidade Conteúdo qualificado, seja por meio de guias, vídeos ou em blogs, fará você ganhar uma reputação como uma referência em seu segmento. Um conteúdo qualificado é sinal de uma marca que conhece o mercado, os produtos/serviços e seus públicos. 1.1 Marketing de conteúdo e o atendimento ao cliente
    • 11Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Eduque seus clientes Conteúdo útil educa seus clientes sobre as características do produto/ serviço que sua marca oferece a eles, mas também os faz entender melhor o mercado em que você atua. Ajude seu público a ser o mais informado possível, oferecendo a ele conteúdo útil. Dessa forma, se tornarão mais que um consumidor, e sim um embaixador da marca. Menos reclamações e chamadas no atendimento ao cliente Consumidores educados e capacitados entram menos em contato com o centro de atendimento ao cliente. Como? Bom, os clientes têm a vantagem de resolver seus próprios problemas a partir do conteúdo que você oferece. Simples assim. Além disso, para facilitar ainda mais, você pode criar uma página de perguntas frequentes — respondendo previamente as principais dúvidas.
    • 12Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS CAPÍTULO 02 Mídias Sociais As mídias sociais podem ser uma excelente ferramenta para a aproximação com o público. Mas apenas “estar lá” não é o bastante. Antes de criar uma página no LinkedIn ou no Facebook, você precisa entender que redes sociais são baseadas em relacionamento. Isso quer dizer que sua empresa terá que dar voz, ouvir e responder o seu público. Aquela comunicação, que acontecia em mão única — a empresa falava e o consumidor ouvia — já é coisa do passado. E se as redes sociais são baseadas em relacionamento, o que faz com que seus consumidores se relacionem com uma marca? Independente do segmento, uma palavrinha é essencial nesse processo: confiança.
    • 13Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Construir um relacionamento com o consumidor baseado na confiança de que você irá oferecer a ele o que ele precisa — essa é a principal vantagem das mídias sociais. A seguir, veja algumas dicas para saber como aproveitar tudo de bom que as redes sociais podem oferecer para o seu negócio: Comece com a estratégia Você nunca iria começar uma campanha de marketing tradicional, sem uma estratégia completa em primeiro lugar, não é mesmo? Você precisa saber os custos iniciais, os retornos potenciais para cada canal de marketing e quanto tempo levaria para ver os resultados. A mesma coisa se aplica ao marketing nas mídias sociais. É essencial que você tenha uma estratégia antes de começar a se envolver com seus clientes. Um bom início é descobrir em quais canais o seu público está e de que forma interagem nessas redes.
    • 14Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Engajamento, não vendas A princípio, marketing de mídia social pode parecer bastante simples. Você cria uma conta, atualiza com posts sobre seus produtos, serviços ou o crescimento da empresa e colhe os frutos. Mas, na verdade, não é bem assim. Para ter sucesso nesses canais, você precisa pensar em seu público em primeiro lugar. Pense sempre em como você pode oferecer a eles informações que eles vão amar. Marketing de mídia social requer que você faça mais do que apenas publicar atualizações falando sobre seus produtos. Engajamento é o fator-chave aqui, e isso requer mais do que apenas empurrar um discurso de vendas. Qualidade sobre quantidade Mídias sociais são ideais para formular uma conversa de pessoa para pessoa, mesmo entre uma empresa e seus clientes. A coisa mais importante a lembrar aqui é que a qualidade supera a quantidade. Você pode postar 15 atualizações por dia e não ver um único benefício, mas apenas um post de qualidade que seus seguidores realmente desejam compartilhar pode aumentar significativamente o tráfego do seu site, por exemplo.
    • 15Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Conheça os seus objetivos Definição de metas deve ser parte de sua estratégia de desenvolvimento inicial e planejamento, mas você também deve garantir que esses objetivos sejam mensuráveis e alcançáveis. Exemplos de metas: aumentar o tráfego no site, aumentar o número de atendimentos, aumentar o reconhecimento da marca, entre outros. Seja ágil Não hesite em responder às perguntas e comentários de seus seguidores: sejam aqueles que estão postando diretamente em sua timeline do Facebook, mencionando sua empresa no Twitter ou comentando em um de seus posts. Não só isto é educado, mas dá a oportunidade de você se envolver mais nas conversas, ir à raiz dos problemas, melhorar o serviço ao cliente, obter novas ideias de produtos e muito mais.
    • 16Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Você viu nos tópicos anteriores que o primeiro passo para o sucesso em mídias sociais refere-se à criação de uma estratégia. Para lhe ajudar a começar sua atuação nas plataformas sociais, separamos algumas dicas sobre como definir estratégias e direcionar suas ações nesses canais: Crie um time As estratégias não são feitas por uma pessoa sozinha nem por único departamento. O ideal é criar um time que abranja diversos profissionais ou áreas da empresa, para que, juntos, desenvolvam estratégias, táticas e o gerenciamento das ações em mídias sociais. 2.1 Estratégia em mídias sociais
    • 17Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Ouça as necessidades do público Parece senso comum, mas “escutar”ainda é um excelente exercício; e que muitas vezes é ignorado. Se você estender sua atenção para além do que estão falando sobre a sua marca, seu público irá proporcionar um bom guia para onde e como você deve agir nas mídias sociais. Qual é o objetivo principal? As mídias sociais podem ser usadas para atingir diversos tipos de objetivos do seu negócio. Mas as melhores estratégias em mídias sociais, são aquelas que focam (pelo menos inicialmente) em uma atuação mais restrita para as plataformas sociais. Para o que você quer, primariamente, usar as mídias sociais? Conscientização da marca? Vendas? Lealdade e retenção? Escolha um objetivo e foque nele.
    • 18Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Analise sua audiência Quem irá interagir com sua marca utilizando as mídias sociais? Quais são as características e que informações buscam sua atual e possível audiência? Como isso impacta o que sua empresa faz ou deveria fazer nas mídias sociais? Qual seu diferencial? Não importa quem você seja ou o que você venda, as funcionalidades e benefícios de seus produtos não são suficientes para criar um envolvimento apaixonado do seu público. Como sua empresa pode alcançar o coração, ao invés da cabeça de sua audiência? Por exemplo: a Disney não é sobre filmes, é sobre magia; a Apple não é sobre tecnologia, é sobre inovação. E o que torna sua empresa única? Isso é muito importante para criar conexões reais com seu público.
    • 19Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Seja humano Entenda que, nas mídias sociais, seus consumidores irão dividir suas atenções entre as marcas que seguem e seus amigos. Por isso, para conseguir se destacar nesse meio, é importante utilizar uma linguagem natural, e sempre deixando claro que o conteúdo foi criado por pessoas e para pessoas. Não se trata de “enganar”o público, mas sim de fazer com que ele identifique-se com sua empresa, fazendo com que se sinta à vontade para interagir, como faria com um colega na rede. Crie um plano de atuação Depois de entender porque atuar nas mídias sociais e como você irá medir seu sucesso nesses canais, deve voltar sua atenção para o “como fazer isso”no Facebook, Twitter, blogs etc. Monte planos de ações específicos para cada canal, em que você tenha justificativas para participar de cada um deles.
    • 20Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS CAPÍTULO 03 E-mail Marketing Aposto que, com a ascensão das mídias sociais, você ouviu muita gente falando sobre o fim do e-mail. Mas isso não aconteceu. Com o surgimento de novas ferramentas digitais de comunicação, o e-mail marketing precisou se adaptar às novas possibilidades da internet, mas está longe de ter seu fim. De acordo com a pesquisa “Digital Carnival”, que analisou o comportamento dos internautas brasileiros, 91% dos entrevistados possuem assinatura de e-mail. A primeira atividade on-line dos internautas é verificar o e-mail (46%), e depois o Facebook (27%). Durante a noite, o Facebook é a atividade em destaque (24%) e o e-mail fica em segundo lugar (17%).
    • 21Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Fique atento aos principais atrativos do e-mail: Entre as motivações para realizar assinaturas de e-mail para receber informações de empresas, ter acesso a descontos é a principal delas (60%). Receber notícias sobre futuros lançamentos (54%) e manter-se atualizado quanto aos produtos, serviços e ofertas (53%) também foram motivos citados.
    • 22Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Invista em sua base de e-mails De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. Você pode comprar bases de e-mails, mas a melhor forma é criar uma lista de contatos a partir dos cadastros em seu site ou em sua loja. As pessoas que forneceram seus e-mails dessa forma são as que realmente têm interesse em receber informações de sua empresa. A seguir, conheça algumas dicas para utilizar o e-mail marketing com eficiência: 3.1 Dicas de e-mail marketing
    • 23Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Abra um canal para saída Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento — caso contrário, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e à prática de spam. Seja relevante Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver grupos bem distintos, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe. Você pode segmentar por idade, sexo, profissão, dependendo do seu objetivo.
    • 24Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Possibilite a troca Não se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatário um canal de aprofundamento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos. Acerte na frequência A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou, no máximo, semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.
    • 25Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Dose o tamanho dos arquivos Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles. Invista no envio Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo “doméstico”costuma ser barrado pelos provedores.
    • 26Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Mensure os retornos O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode, inclusive, fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos. Seja objetivo Tenha títulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens — você tem poucos segundos para atrair quem lê.
    • 27Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS CONCLUSÃO Agora você já sabe algumas formas de utilizar as ferramentas digitais de comunicação para tornar sua empresa mais humana e próxima de seus consumidores. Use essas ferramentas para entender seus clientes e oferecer a eles o que precisam. Fazer a diferença no dia-a-dia do seu público, vai fazer toda a diferença na hora da decisão de compra. Aquela história de “quem é visto é lembrado”já está ultrapassada. O importante hoje não é apenas ser visto: é ser visto, conversar e oferecer qualidade. Além disso, as mídias sociais são os canais por onde o público não só fala o que pensa, como também busca saber o que os outros estão falando.
    • 28Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Você não quer ser a marca que não responde no Twitter ou a empresa que lota a caixa de entrada com e-mails invasivos, não é mesmo? Seguir as dicas desse guia já é o primeiro passo para a construção de sua marca social. Vídeo: Marketing digital para pequenas empresas Marketing: por onde começar? O que é uma marca? Para te ajudar ainda mais no marketing de sua empresa, veja alguns posts de nosso blog voltados ao assunto:
    • 29Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Kit de Introdução ao Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas Materiais educativos Resultados Digitais Veja também as dicas da Resultados Digitais
    • 30Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS REFERÊNCIAS Social Media Explorer Sales Force Emarketer Visual.ly Social Media Explorer Raven Pequenas empresas & Grandes negócios Extract Target - Report “The Digital Carnival”
    • 31Índice MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Sobre o ContaAzul O ContaAzul é o mais simples sistema de gestão on-line para micro e pequenas empresas. Com ele você controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque, e emite nota fiscal eletrônica sem complicação e a um preço justo: a partir de R$ 24,90/mês. Além disso, nosso atendimento de primeira está disponível para te ajudar gratuitamente por telefone, e-mail e chat. Experimente gratuitamente agora!