Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Like this? Share it with your network

Share

Apresentação AGENPARÁ

  • 1,194 views
Uploaded on

Palestra realizada na II Feira de Empregos da AGENPARÁ na Cidade de Ananindeua no Pará.

Palestra realizada na II Feira de Empregos da AGENPARÁ na Cidade de Ananindeua no Pará.

More in: Technology , Sports
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,194
On Slideshare
1,194
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
6
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CARLOS RODRIGUES
    “REDES SOCIAIS, UMA FERRAMENTA DE
    MARKETING PROFISSIONAL”
  • 2. Apresentação
    Antigamente, a maioria das indicações de trabalho eram feitas através de amizades, ou dos chamados “QIs” (quem indica), para determinados cargos nas empresas. Era necessário conhecer as pessoas certas para que essas transações profissionais fossem efetuadas e se conseguisse um bom emprego. Hoje em dia, as redes sociais facilitam isso tudo.  Através de interações bem feitas, você está apto a ter os contatos certos e conseguir as tão desejadas indicações.
    No entanto, é preciso saber utilizar as redes sociais para que isso ocorra, afinal, da mesma forma que possui o lado positivo de abrir várias portas, também tem seu lado negativo, no qual, com apenas algumas ações, todo o seu esforço  para conquistar os melhores contatos pode acabar por ruir.
  • 3. INTERNET
    “A MELHOR MANEIRA DE ENCONTRAR O SEU EMPREGO É SER ENCONTRADO POR ELE”
  • 4. REDES SOCIAIS
  • 5. REDES SOCIAIS
    Vantagens de estar em uma rede social:
    A grande sacada de trabalhar com redes sociais é toda a interação e o contato mais direto com empresas, parceiros e amigos. Isso faz com que eles dêem maior valor a sua pessoa.
    Tem também a facilidade de você participar de comunidades (grupos) de pessoas ou empresas que tenham os mesmo interesses que você. Isso facilita na hora de encontrar possíveis contatos profissionais.
    O que atrai pessoas para redes sociais:
    • Diversão, entretenimento, hobby, relacionamento, oportunidade, conhecimento e interação.
    • 6. Criar relacionamentos e manter os que já existem;
    • 7. Oportunidades de trabalho;
    • 8. Aprimorar conhecimentos;
    • 9. Auto promoção: pessoal ou profissional.
    O QUE VOCÊ PRECISA, DA REDE E NA REDE?
    1. Conheça suas plataformas;
    2. Customizar Tudo;
    3. Pedir algo específico;
    4. Levar suas relações para o off-line também;
    5. Saber agradecer.
  • 10. REDES SOCIAIS
    • Redes Sociais:
    • 11. Orkut, Facebook, Linkedin eMySpace.
    • 12. Conteúdo Gerado pelo Consumidor
    • 13. Blogs: Blogger
    • 14. Imagens: Flickr
    • 15. MicroBlogging: Twitter
    • 16. Vídeo Online: YouTube
     
  • 17. Orkut
    É a rede social mais usada no Brasil. No começo, os perfis eram abertos e qualquer um podia bisbilhotar. Hoje, o usuário decide quem pode ler suas informações, o que garante maior privacidade. A rede do Google é uma grande divulgadora de vagas de emprego na web. As comunidades específicas de categorias profissionais costumam ter boas ofertas. Além disso, servem de espaço para discussões. Grandes empresas utilizam o Orkut para interagir com usuários. Trata-se de uma ferramenta mais descontraída, mas é bom tomar cuidado. Alguns recrutadores buscam informações pessoais e profissionais do candidato na rede.
  • 18. Facebook
    É considerada a maior rede social online do mundo. O perfil e a lista de amigos ficam disponíveis apenas para quem está autorizado. Conta com uma variedade de aplicativos, como lembrete de aniversários e enquetes. Combina muito bem o uso corporativo com entretenimento. Além da divulgação de fotos e vídeos, as comunidades abrem espaço para discussões nos fóruns. Inicialmente, era restrita a universitários. Mas hoje é aberta a qualquer usuário. Muitas empresas usam a ferramenta para se comunicar com clientes e profissionais para fazer networking.
  • 19. Linkedin
    Linkedin é comparável a redes sociais como Orkut, facebook e outros, porem voltada principalmente para profissionais e executivos. Hoje tem mais de 65 milhões de usuários em todo o mundo e é agora disponibilidade totalmente em português, mesmo antes disso já tinha mais de 1 milhão de brasileiros cadastrados;
    O que é legal no Linkedin é a qualidade dos contatos e não a quantidade. A proximidade de contatos torna a rede cada vez mais profissional.
    • Mais algumas Características da Linkedin.
  • Linkedin
    • É fácil encontrar uma pessoa ou profissional de uma empresa ou por universidade.Basta digitar o nome da empresa que trabalha ou universidade que formou ou freqüenta que aparecerá uma lista de usuários que possuem as mesmas características e caso não tenha é possível cadastrar para que outros quando criarem um cadastro si conectem a você pelo nome da empresa ou universidade.;
    • 20. Seu perfil fica disponível para futuros contatos com outras pessoas;
    • 21. É possível convidar seus amigos do MSN e outros para participar diretamente como seus amigos na linkedin;
    • 22. É possível você enviar um currículo seu e distribuído por pdf e url para outros usuários e até mesmo para visitantes de seu perfil;
    • 23. O Linkedin é famoso por seus endorsements (recomendações), que indicam as qualidades de uma pessoa e verificam sua competência profissional;
    • 24. Outro ponto é oferecer uma URL curta, que pode ser enviada como um adicional ao currículo, trazendo informações extras, contatos e as recomendações recebidas;
    Também é possível que o sistema deles divulgue o perfil de seus usuários nas buscas do Yahoo! e do Google e outros buscadores.
  • 25. Flickr
    O Flickr é um site que disponibiliza a hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas gratuitamente aos seus usuários, sendo que também considerado com uma rede social devido a possibilidade de criação de álbuns para o armazenamento de imagens e entrar em contato com qualquer usuário de qualquer parte do mundo;
    O Flickr foi lançado em fevereiro de 2004, sendo que março do ano seguinte o site você adquirido pela Yahoo!. O Flickr tem a capacidade de organizar e classificar as fotos através de categorias, fazendo com que o processo de busca das imagens seja mais fácil e rápido, além de permitir aos usuários em organizar as fotos em álbuns e deletarem em coleções.
  • 26. Twitter
    Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e recebam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através do website do serviço, por SMS e por softwares específicos.
  • 27. Myspace
    Na rede, é possível incluir, facilmente, arquivos de música e vídeos. O site já foi líder no mercado até ser ultrapassado pelo Facebook. Não é muito utilizado por profissionais e empresas. Mas é o preferido do meio musical, em especial, de as bandas.
  • 28. BLOG
    A importância dos blogs na vida dos profissionais
    No caso acima relatado, os blogs funcionaram como cartões de visita no mundo virtual. Na verdade, serviram para apresentar o perfil completo dos indivíduos, incluindo os trabalhos mais recentes e seus resultados, seu nível de influência e projetos futuros, coisa que um simples cartão de papel, por mais colorido e irreverente que seja, não conseguiria transmitir (pelo menos não nesta década);
    Dessa forma, blogs são um eficiente meio para um profissional mostrar o que sabe e o que pode oferecer, permitindo até que as pessoas acompanhem o desenvolvimento de sua carreira, se acharem que ele ainda necessita adquirir mais experiência antes de contratarem-no;
    Um blog serve como portfólio: um fotógrafo freelancer pode publicar seus trabalhos na internet, descrever como tudo ocorreu e mostrar o resultado das fotos. Um consultor vai relatar suas experiências em empresas e o que aprendeu com elas. Um designer de web colocará links para seus trabalhos digitais. Quem acessar seus blogs poderá ver a qualidade do que fazem e decidirá pela contratação com mais rapidez.
  • 29. 1. Customize Tudo
    Deve-se personalizar todas as comunicações enviadas em redes sociais. Isso mostra que você valoriza a sua ligação única com o receptor. Não é apenas por você estar usando o computador como ferramenta para ter suas relações que você deve agir como um. Valorize seus contatos e não mande mensagens padrão para todos. Faça-os sentir que estão lidando com um ser humano, inclusive saiba dar as recomendações certas no Linkedin por exemplo. Se você não tem confiança suficiente em uma pessoa, faça perguntas e seja honesto, afinal é uma ação sua também dentro da rede.
    2. Pedir algo específico
    Quando você se aproxima de alguém para ajudar na sua carreira faça perguntas específicas que mostram que você fez sua pesquisa. Muitas vezes, as pessoas enviam mensagens longas. Estes tipos de mensagens são tão grandes que é difícil de dar uma resposta significativa e relevante.
    Profissionais que trabalham são amarrados pelo tempo. Tornar mais fácil para eles ajudá-lo especificando o que você está procurando. Conselhos sobre um tema específico? Conhecimento sobre a empresa? Apresentá-lo a um recrutador de uma organização? Fornecer uma crítica de seu currículo?
  • 30. 3. Leve suas relações para o off-line também
    Quando possível geograficamente, marque encontros para conhecer as pessoas que você possui interações. Hoje em dia é muito comum encontros do Twitter, ou em eventos de socialização em happyhours. São formas de não apenas conhecer aquela pessoa que você segue pessoalmente, mas também mostrar que você é alguém com as mesmas afinidades. Muitas vezes nosso jeito na internet não expressa exatamente como somos no dia-a-dia. É de grande importância uma transparência tanto no mundo online quanto offline;
    4. Saiba agradecer
    Saiba mostrar apreciação quando alguém faz algo de bom para você online. Quer se trate de respostas para algumas perguntas suas, ou até mesmo quando te apresentam alguma pessoa que possua a mesma afinidade profissional que você – é sempre bom expressar a sua gratidão. É especialmente importante para o seguimento após alguém ter dado conselhos. As pessoas gostam de se sentir úteis, de modo que eles saibam que seu conselho foi útil para você.
  • 31. Registro de Domínio
    • Domínio e o nome que se da ao endereço que o internauta digita na internet quando quer acessar um determinado site com produtos e serviços.
    Ex: www.carlosrodrigues.com.br | www.carlosrodrigues.com
    • Não e novidade que a internet hoje, e a maior ferramenta de noticias e vendas do século XXI, e pensando nessa tendência irreversível, é importante que o profissional registre o seu nome através de um domínio próprio, ou seja, www.seunome.com.br. 
    • 32. Assim como os profissionais, utilizarão o seu nome como endereço na internet, para acesso aos seu currículo e serviços.
    • 33. E com o domínio uma vez registrado, ninguém mais poderá usar o endereço. E assim resguardando sua maior marca, seu nome.
  • Email Personalizado
    • O e-mail é uma das ferramentas da internet mais utilizadas no mundo. E a empresa pode usar serviços gratuitos de e-mail tipo ( hotmail, BOL, click21, gmail, etc...), que podem servir perfeitamente para seus contatos informais, mas definitivamente não é a melhor opção para sua comunicação profissional. Quando vemos um endereço de email com a extensão mostrando que se trata de um servidor gratuito, isso pode comprometer a imagem da empresa ou do profissional.
    • 34. É como um telefone de recados. Uma empresa não deve dar telefone de recado. Deve ter seu próprio número de telefone.
    • 35. Criar um Email personalizado do tipo “contato@seunome.com.br", cria uma identidade e agrega valor a imagem da sua marca. E com um site a empresa terá uma excelente ferramenta de divulgação para conquistar novos clientes.
  • Tipos de dominios
    NACIONAIS:
    INTERNACIONAIS:
    com.br
    net.bram.brart.brblog.bresp.bretc.brfar.brflog.brfm.brimb.brind.brinf.brrec.brsrv.brtmp.brtur.br
    .com
    .net.tv
    .org
    .info
    .biz
  • 36. CRIE DIÁLOGOS, “MULTIÁLOGOS”
  • 37. REDES SOCIAIS
    Escutar: Saber o que falam de você na rede;
    Interagir: Falar com as pessoas de forma diferenciada e planejada para cada rede;
    Disseminar: Propaganda espontânea, feita por seus próprios amigos, famoso boca-boca;
    Trabalhar: Quais aplicativos ou ferramentas usar e porque;
    Acompanhar: Manter os contatos já conquistados.
  • 38.
  • 39.
  • 40. REDES SOCIAIS
    E LEMBRE-SE
    A INTERNET NÃO E UMA
    REDE DE COMPUTADORES
    E SIM DE PESSOAS.
    CONQUISTE SEU ESPAÇO
  • 41.
  • 42. CARLOS RODRIGUES
    CONSULTOR E PROFESSOR
    Blog: www.blogdocarlos.net
    Email: carlos@trendmax.com.br
    MSN: carlos.trendmax@hotmail.com
    Fone/Cel: 30813552/8184-4114
    FIM
    OBRIGADO