Vitor Simões - ECOAGUA

465 views
344 views

Published on

A água, recurso escasso e precioso, carece de um cuidado e enfoque equivalentes ao que tem merecido o recurso energia. Para abraçarmos integralmente o desafio da utilização eficaz e racional da água, será necessário repensar quais as origens mais adequadas às utilizações que lhe damos. Terão que ser reequacionados os regulamentos, as infraestruturas urbanas e os sistemas à escala dos edifícios. Por esta razão é essencial não apenas o conhecimento das soluções existentes que melhor se adaptam ao nosso contexto, como ainda o desenvolvimento das competências essenciais para a boa implementação daquelas soluções. O enfoque deste Workshop está na demonstração das oportunidades de intervenção no meio edificado, conducentes à melhoria do desempenho hídrico dos edifícios, abordando o aproveitamento e armazenamento da água da chuva, a reciclagem de águas cinzentas e o tratamento adequado das águas residuais, destinada a usos não potáveis.

O Workshop é dirigido a todos os decisores que influenciam a qualidade de construção do meio edificado.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
465
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
61
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Vitor Simões - ECOAGUA

  1. 1. The soft path for water can be decentralised rainwater harvesting systems Uma gota faz a diferençaÁgua Renovável – Aproveitamento de Águas Pluviais eReciclagem de Águas Cinzentas.Nos extremos pedimos que pare ou que venha como a chuva fosse um caprichodos deuses 29 de Março de 2012
  2. 2. Fonte Klaus KonigAs linhas de água deixaram de cumprir a sua função ecológica?
  3. 3. Centralidade sistémica We have spent the past 6000 years learning how to get water off the land as•  A água da chuva é da responsabilidade pública quando podia ser dafast as possible, to permit us toaget our crops in the ground and to protect our responsabilidade particular sua gestãodwellings,•  Quando se precipita na edificação é considerada particular” as pluviais quewhile nature hasmas em caso de abandono years learning how to keeppara o nele caírem” spent the past 600 million passa a responsabilidade wateron sector público,long aspública”. the land for as “água possible.•  Inundações: Qual é o contributo da edificação e da impermeabilização nasThere can be life without oxygen but there is no life without water.” áreas urbanas?-  m. Patrick Lucey, Freshwater Ecologist, WCustos materiais e humanos com influência particular e pública mas comAqua-Tex Scientific Consulting Ltd. responsabilidade institucional pública.Custos materiais, de operação, custos das seguradoras, custos autárquicos de reparação de danos mas….É tempo de identificar as causas, mesmo em centros históricos onde é tecnicamente difícil instituir mudança mas nosNOVOS EDIFÍCOS, NO PLANEAMENTO URBANO É FUNDAMENTAL GERIR A ÁGUA DA CHUVA
  4. 4. Ciclo Natural e Ciclo Urbano
  5. 5. Aumento da temperatura em Lisboa
  6. 6. Em 2005 “ Eu tive um sonho”…. …O sonho de aproveitar um Recurso endógeno, Disponível e indispensável á vida. A água da chuva é o Sangue e a linfa do sistema Hidrológico… Vamos aproveitá-la?
  7. 7. Sustainable drainage system solutions
  8. 8. Sistemas SAAP, gotas de água da chuva aproveitadas Sistemas descentralizados
  9. 9. Novo planeamento, mas o mesmo paradigma dedrenagem e utilização da Água
  10. 10. Minimizar Impactos
  11. 11. Onde está a água da chuva?1967 2012 Monitorização Relatórios Subsídios
  12. 12. Pequeno e simples Longa e atenta observação da água da chuva
  13. 13. Maximização das suas funções
  14. 14. Soft Path for water•  orrespondência entre a qualidade da água e o seu uso C•  s investimentos em sistemas descentralizados podem ser tão rentáveis Ocomo os investimentos em sistemas centralizados. Qual será a diferença entreusar sistemasDe captação de água da chuva ou de tratamento de água do uso da água dascompanhias de abastecimento?•  nvolve o uso de todos os actores do sistema em detrimento da mentalidade Ede grandes engenharias para resolução de necessidades genéricas•  em toda a água é literalmente um recurso renovável. A água subterrânea é Num exemplo de água em stock. A chuva é água em fluxo•  pós consumo a água volta novamente ao seu ciclo. O seu consumo não é Adestrutivo. É reclamado pelo sistemaEstaremos nós a atingir em Portugal um pico ecológico de exploração dorecurso água?
  15. 15. Rainwater Harvesting
  16. 16. Sistemas SAAPVs Sistema centralizado
  17. 17. Ideia • A água dos banhos e duches... • ...é reciclada pelo sistema de tratamento de águas cinzentas • ...e reutilizada em funções para as quais não é necessário água potável tais como descargas sanitárias, lavagens ou rega.
  18. 18. Compromisso com o presente ou com o futuro ?Singing to rain or Cacth the rain? Obrigado

×