Quadro fenícios,Hebreus e Persas.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Quadro fenícios,Hebreus e Persas.

on

  • 1,502 views

Quadro sincrônico sobre os Hebreus,Fenícios e Persas.

Quadro sincrônico sobre os Hebreus,Fenícios e Persas.

Statistics

Views

Total Views
1,502
Slideshare-icon Views on SlideShare
1,424
Embed Views
78

Actions

Likes
1
Downloads
19
Comments
0

5 Embeds 78

http://uq10.blogspot.com.br 43
http://www.slideee.com 31
http://uq10.blogspot.com 2
http://uq10.blogspot.de 1
http://uq10.blogspot.ro 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Quadro fenícios,Hebreus e Persas. Quadro fenícios,Hebreus e Persas. Presentation Transcript

    • HEBREUS FENICIA PERSAS Quadro Sincrônico. História Professor: SeuRiba. Fonte: www.google.com.br "A única generalização cem por cento segura sobre a história é aquela que diz que enquanto houver raça humana haverá história." Eric Hobsbawm
    • Civilização Localização Economia Sociedade Governo Cultura Religião HEBREUS Israel Agricultura Pastoril Proprietários Sacerdotes Funcionários Comerciantes Camponeses Pastores escravos Patriarcas Abraão, Isaac , Jacó, j osé e Moisés . Juízes Sansão e Samuel. Reis Saul, Davi e Salomão. Arquitetura (templo de Jerusalém) Força da Religião. Monoteís mo QUESTÕES. 1 – Explique a importância dos dez mandamentos para a construção de uma unidade hebraica. 2 - Em relação a história dos Hebreus explique o significado de Êxodo, Cisma , Diáspora e Sionismo.
    • 1 – Explique a importância dos dez mandamentos para a construção de uma unidade hebraica. R. Os Dez Mandamentos apresentados por Moisés aos hebreus impuseram ao povo hebreu um código moral que, sendo atribuído a Deus, dava unidade e estabilidade à comunidade, fortalecendo os vínculos e a identidade de seus membros. 2 - Em relação a história dos Hebreus explique o significado de Êxodo, Cisma , Diáspora e sionismo. R. EXÔDO foi a fuga dos hebreus do Egito, em função da dominação e da escravização imposta pelos egípcios. O líder desta empreitada foi Moisés. Segundo o relato do Antigo Testamento, as tribos hebraicas conseguiram atravessar o Mar Vermelho quando, por um milagre, ele se abriu. CISMA: foi a divisão das tribos de hebreus em dois reinos. O reino de Judá e o Reino de Israel. DIÁSPORA: Quando os Império Romano tenta oprimir o povo de Jerusalém, os hebreus se revoltam e há um grande conflito entre romanos e hebreus/judeus. O templo de Jerusalém é destruído em 70 d.C. e os hebreus se dispersam, migrando para vários lugares. SIONISMO: foi o movimento dos judeus, surgido no século XIX e principalmente no século XX, que defende a ideia de que os judeus, então espalhados pelo mundo pela diáspora e pela Segunda Guerra Mundial, devem retornar à Terra prometida, a região da Palestina. Isso culminou na criação de um Estado Judaico em 1948: ISRAEL.
    • Civilização Localização Economia Sociedade Governo Cultura Religião FENICIA Libano Comércio Comerciantes Armadores Trab.livres escravos Talassocra cia Astronomia Matemática. Alfabeto. Politeísmo: Baal Astartéia QUESTÕES: 3 – indique os fatores que contribuíram para o estabelecimento da talassocracia fenícia. 4 - Comente o surgimento e as características do alfabeto Fenício.
    • 3 – indique os fatores que contribuíram para o estabelecimento da talassocracia fenícia. R. O poder político exercido no interior das cidades fenícias costumava ser assumido por representantes de sua elite marítimo-comercial. Tal prática definia o regime político da fenícia como uma talassocracia, ou seja, um governo comandado por homens ligados ao mar. Em meados de 1500 a.C. a atividade comercial fenícia intensificou-se consideravelmente fazendo com que surgisse o interesse pela dominação de outros povos comerciantes. 4 - Comente o surgimento e as características do alfabeto Fenício. R. Em função dos diversos contatos comerciais que mantinham com diferentes povos, os fenícios sentiram necessidade de um meio prático para facilitar a comunicação. Pressionados por essa necessidade, os fenícios desenvolveram uma das mais fabulosas invenções da história humana: o alfabeto O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acrescentaram outras letras. O alfabeto grego deu origem ao alfabeto latino, que é o mais utilizado atualmente.
    • Civilização Localização Economia Sociedade Governo Cultura Religião PERSA Leste da Mesopotâmia. Ásia Menor e Central. Agricultura Comércio Servidão coletiva Monarcas Funcionários Nobres Camponeses escravos Despotismo Monárquico Administração: Satrapias - Ormuz- mazda, seria a fonte de todo o bem - Arimã, seria a origem do mal. Zoroastrismo. QUESTÕES: 5 – Que medidas tomadas por Dario I para permitira o controle do poder central sobre o vasto imperio Persa? 6 – Quais os principais fatos que contribuiram para o fim do Imperio Persa.
    • 5 – Que medidas tomadas por Dario I para permitiram o controle do poder central sobre o vasto império Persa? Em teoria o rei persa era um monarca que governava pela graça do Deus da luz. Nenhuma constituição ou princípio da justiça limitava a sua autoridade soberana. Na ética porém, devia deferência aos principais nobres do reino, e dispersar alguma consideração aos costumes antigos e as leis tradicionais dos medos e depois persas. Para efeito da administração local o império era dividido em vinte e uma sátrapa ou governador civil. Apesar de absoluto em todos os assuntos de jurisdição civil, o sátrapa não tinha autoridade militar. As forças militares eram confiadas ao comandante das guarnições em toda a província, como uma salvaguarda adicional, designava-se um secretário para cada província a fim de examinar a correspondência do sátrapa e denunciar quaisquer provas de deslealdade. E finalmente para maior segurança, o rei enviava inspetores especiais uma vez por ano, com uma poderosa guarda, a fim de visitar cada província e investigar a conduta do governo. Esses funcionários eram conhecidos como "olhos e ouvidos do rei" eram geralmente membros da família real ou outras pessoas em que o monarca poderia depositar toda a sua confiança. 6 – Quais os principais fatos que contribuíram para o fim do Império Persa. R. O Império Persa começou a decair quando os persas, visando a expandir ainda mais seus territórios, entraram em conflito com os gregos (Guerras Médicas), sendo derrotados.
    • AUTO AVALIAÇAO. 7 – Faça uma breve avaliação do seu aprendizado comentando o que você aprendeu nesta primeira etapa do nosso estudo. O QUE EU SABIA. O QUE APRENDI.
    • FELIZ 2014. FIQUEM EM PAZ. http://www.gifs-animados.net