Your SlideShare is downloading. ×
0
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
AULA HEBREUS2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

AULA HEBREUS2012

797

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
797
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • I - Aspectos Gerais:   povo de origem semita  Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo. informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus. Obs.;  Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus.
  • Transcript

    • 1. Prof° Ribamar Santos
    • 2. AULA DE HISTÓRIA. Os Hebreus. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS.Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não eraninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.
    • 3. OS HEBREUS. H E B R E U SLOCALIZAÇÃO:ESTREITA FAIXA A SUDOESTE DO ATUAL LIBANO.O RIO JORDÃO DIVIDE EM CISJORDÂNIA ETRANSJORDÂNIA.
    • 4. pectos Gerais:o de origem semitareligião o judaísmo influenciou tanto o Cristianismoto o islamismo. mações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), dasuisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.; Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em nas às margens do Mar Morto (os Manuscritos doMorto), foi possível obter mais informações sobre oseus.
    • 5. ORIGEM:Segundo o livro Gênesis do Antigotestamento, Taré, juntamente com suafamília, abandonou a cidade de Ur, naMesopotâmia, e desceu em direção ao sul,pelas margens do Eufrates. Taré eramembro de uma tribo semita, grupo étnicodescendente de Sem (filho do lendário Noé,do Dilúvio). Hoje, os semitas compreendemdois importantes povos: os Hebreus (judeus)e os árabes. Com a morte de Taré, aliderança dessa tribo nômade ficou comAbraão, que, segundo a tradição, recebeuinspirações divinas para ir com seu povo atéCanaã (região da Palestina), a Terraprometida.
    • 6. PERÍODOS HISTÓRICOS. OS PATRIARCAS. ABRAÃO – PRIMEIRO GRANDE LIDER. SAIU DE UR NA MESOPOTÂMIA PARA A TERA PROMETIDA. INICIOU O MONOTEISMO. (JEOVÁ). ISAQUE – JACÓ-MUDOU O NOME PARA ISRAEL. SEUS FILHOS DERAM ORIGEM A DOZE TRIBOS ISRAELITAS DISPUTAS COM OS VIZINHOS. EMIGRARAM PARA O EGITO, FORAM ESCRAVIZADOS. LIDERADOS POR MOISÉS SAIRAM DO EGITO (ÊXODO).
    • 7. Após a morte de MoisésA ERA DOS JUIZES.• Juízes: quando regressaram, os hebreusencontraram a Palestina ocupada por outrospovos. Para liderar o povo contra osinvasores, os hebreus substituíram ospatriarcas pelos juízes (chefes militares).- OS PRINCIPAIS FORAM: juízes: Otoniel,Débora, Gedeão, Sansão e Samuel. Essesjuízes, além de combater os filisteus, tiveramque lutar contra os amoritas, povos que seestabeleceram na Transjordânia.O governo dos juízes evoluiu e impulsionouos hebreus a se organizarem num sistemade governo monárquico
    • 8. A ERA DOS REIS.Samuel centralizou politicamente esse povo jáunificado religiosamente pelo monoteísmo. Saul (apartir de 1010 a.C.) foi o primeiro rei de Israel.Como a unção de Davi (1006 a 966 a.C.) como reidos hebreus, iniciou-se uma fase marcada peloexpansionismo militar e pela prosperidade, Duranteesse reinado, foi escolhida Jerusalém para capitaldo Estado, o que simbolizou a unificação das triboslocalizadas no norte e no sul da palestina.Salomão (906 a 926 a.C.), filho de Davi, desenvolveuo comércio, aumentado a influência do reinado semrecorrer à guerra. Construiu o templo de Iavé(Jeová). No entanto, o fausto e a riqueza quemarcaram seu governo exigiam o constanteaumento de impostos, que empobreciam mais emais o trabalhador, criando um clima deinsatisfação no povo hebreu.
    • 9. O CISMA POLITICO-RELIGIOSOCOM A MORTE DE SALOMÃO ACONTECEU ADIVISÃO POLITÍCA E RELIGIOSA.AO NORTE O REINO DE ISRAEL. FORMADO PORDEZ TRIBOS INTRODUZIU O POLITEISMO.AO SUL REINO DE JUDA. FORMADO POR DUASTRIBOS,CAPITAL EM JERUSALÉM.CONTINUOUMONOTEISTA.FORAM DOMINADOS PELOS ASSIRIOS.JOSIAS CONSEGUIU RECUPERAR JUDA MAISFORAM DOMINADOS PELOS BABILÔNICOS(CATIVEIRO BABILONICO).
    • 10. Religião e CulturaA S PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DEIXADA S FORAM:- O MONOTEISMO.- OS DEZ MANDAMENTOS.- A CRENÇA NA CHEGADA DE UM MESIAS DEU ORIGEMAO MESIANISMO.- DIVISÃO EM CRISTÃOS E JUDEUS.
    • 11. Decadência e DispersãoCIRO REI DA PERSIA VENCEU OS BABILÔNICOS E OSHEBREUS FORAM LIBERTADOS.AS DIFERENÇAS ENTRE OS FILHOS DE IRAEL E DE JUDAFORAM DESAPARECENDO.FORAM DOM INADOS POR VARIOS POVOS COMO OSROMANOSDEVIDO A DESTRUIÇÃO DE JERUSALEM, DISPERSARAMSE PELO MUNDO (DIÁSPORA).
    • 12. OBS; Somente em 1948 foifundado o Estado deIsrael, junto comconflitos com árabes e deoutras nacionalidades.Mas somente nos anos90, foi que surgiramacordos, mas não compaz completa
    • 13. FONTE: Os Hebreus: História Mais.Disponível em :http://www.historiamais.com/hebreus.htm Acessado em 10/03/2012.

    ×