Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
AULA HEBREUS2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

AULA HEBREUS2012

  • 775 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
775
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide
  • I - Aspectos Gerais:   povo de origem semita  Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo. informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus. Obs.;  Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus.

Transcript

  • 1. Prof° Ribamar Santos
  • 2. AULA DE HISTÓRIA. Os Hebreus. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS.Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não eraninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.
  • 3. OS HEBREUS. H E B R E U SLOCALIZAÇÃO:ESTREITA FAIXA A SUDOESTE DO ATUAL LIBANO.O RIO JORDÃO DIVIDE EM CISJORDÂNIA ETRANSJORDÂNIA.
  • 4. pectos Gerais:o de origem semitareligião o judaísmo influenciou tanto o Cristianismoto o islamismo. mações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), dasuisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.; Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em nas às margens do Mar Morto (os Manuscritos doMorto), foi possível obter mais informações sobre oseus.
  • 5. ORIGEM:Segundo o livro Gênesis do Antigotestamento, Taré, juntamente com suafamília, abandonou a cidade de Ur, naMesopotâmia, e desceu em direção ao sul,pelas margens do Eufrates. Taré eramembro de uma tribo semita, grupo étnicodescendente de Sem (filho do lendário Noé,do Dilúvio). Hoje, os semitas compreendemdois importantes povos: os Hebreus (judeus)e os árabes. Com a morte de Taré, aliderança dessa tribo nômade ficou comAbraão, que, segundo a tradição, recebeuinspirações divinas para ir com seu povo atéCanaã (região da Palestina), a Terraprometida.
  • 6. PERÍODOS HISTÓRICOS. OS PATRIARCAS. ABRAÃO – PRIMEIRO GRANDE LIDER. SAIU DE UR NA MESOPOTÂMIA PARA A TERA PROMETIDA. INICIOU O MONOTEISMO. (JEOVÁ). ISAQUE – JACÓ-MUDOU O NOME PARA ISRAEL. SEUS FILHOS DERAM ORIGEM A DOZE TRIBOS ISRAELITAS DISPUTAS COM OS VIZINHOS. EMIGRARAM PARA O EGITO, FORAM ESCRAVIZADOS. LIDERADOS POR MOISÉS SAIRAM DO EGITO (ÊXODO).
  • 7. Após a morte de MoisésA ERA DOS JUIZES.• Juízes: quando regressaram, os hebreusencontraram a Palestina ocupada por outrospovos. Para liderar o povo contra osinvasores, os hebreus substituíram ospatriarcas pelos juízes (chefes militares).- OS PRINCIPAIS FORAM: juízes: Otoniel,Débora, Gedeão, Sansão e Samuel. Essesjuízes, além de combater os filisteus, tiveramque lutar contra os amoritas, povos que seestabeleceram na Transjordânia.O governo dos juízes evoluiu e impulsionouos hebreus a se organizarem num sistemade governo monárquico
  • 8. A ERA DOS REIS.Samuel centralizou politicamente esse povo jáunificado religiosamente pelo monoteísmo. Saul (apartir de 1010 a.C.) foi o primeiro rei de Israel.Como a unção de Davi (1006 a 966 a.C.) como reidos hebreus, iniciou-se uma fase marcada peloexpansionismo militar e pela prosperidade, Duranteesse reinado, foi escolhida Jerusalém para capitaldo Estado, o que simbolizou a unificação das triboslocalizadas no norte e no sul da palestina.Salomão (906 a 926 a.C.), filho de Davi, desenvolveuo comércio, aumentado a influência do reinado semrecorrer à guerra. Construiu o templo de Iavé(Jeová). No entanto, o fausto e a riqueza quemarcaram seu governo exigiam o constanteaumento de impostos, que empobreciam mais emais o trabalhador, criando um clima deinsatisfação no povo hebreu.
  • 9. O CISMA POLITICO-RELIGIOSOCOM A MORTE DE SALOMÃO ACONTECEU ADIVISÃO POLITÍCA E RELIGIOSA.AO NORTE O REINO DE ISRAEL. FORMADO PORDEZ TRIBOS INTRODUZIU O POLITEISMO.AO SUL REINO DE JUDA. FORMADO POR DUASTRIBOS,CAPITAL EM JERUSALÉM.CONTINUOUMONOTEISTA.FORAM DOMINADOS PELOS ASSIRIOS.JOSIAS CONSEGUIU RECUPERAR JUDA MAISFORAM DOMINADOS PELOS BABILÔNICOS(CATIVEIRO BABILONICO).
  • 10. Religião e CulturaA S PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DEIXADA S FORAM:- O MONOTEISMO.- OS DEZ MANDAMENTOS.- A CRENÇA NA CHEGADA DE UM MESIAS DEU ORIGEMAO MESIANISMO.- DIVISÃO EM CRISTÃOS E JUDEUS.
  • 11. Decadência e DispersãoCIRO REI DA PERSIA VENCEU OS BABILÔNICOS E OSHEBREUS FORAM LIBERTADOS.AS DIFERENÇAS ENTRE OS FILHOS DE IRAEL E DE JUDAFORAM DESAPARECENDO.FORAM DOM INADOS POR VARIOS POVOS COMO OSROMANOSDEVIDO A DESTRUIÇÃO DE JERUSALEM, DISPERSARAMSE PELO MUNDO (DIÁSPORA).
  • 12. OBS; Somente em 1948 foifundado o Estado deIsrael, junto comconflitos com árabes e deoutras nacionalidades.Mas somente nos anos90, foi que surgiramacordos, mas não compaz completa
  • 13. FONTE: Os Hebreus: História Mais.Disponível em :http://www.historiamais.com/hebreus.htm Acessado em 10/03/2012.