Your SlideShare is downloading. ×
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
8.a.hebreus.2014
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

8.a.hebreus.2014

409

Published on

principais Características dos Hebreus.

principais Características dos Hebreus.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
409
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • I - Aspectos Gerais:
     povo de origem semita 
    Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
    informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.
    Obs.;  Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus.
  • Transcript

    • 1. AULA DE HISTÓRIA. Os Hebreus. PROFESSOR SeuRiba. Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.
    • 2. LOCALIZAÇÃO: ESTREITA FAIXA A SUDOESTE DO ATUAL LIBANO. O RIO JORDÃO DIVIDE EM CISJORDÂNIA E TRANSJORDÂNIA. H E B R E U S
    • 3. I - Aspectos Gerais: - Povo de origem semita, ancestrais dos Judeus. -Sua religião o judaísmo influênciou tanto o Cristianismo quanto o islamismo. -Informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus. -Obs.;  Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus. I - Aspectos Gerais: - Povo de origem semita, ancestrais dos Judeus. -Sua religião o judaísmo influênciou tanto o Cristianismo quanto o islamismo. -Informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus. -Obs.;  Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus.
    • 4. ORIGEM: Segundo o livro Gênesis do Antigo testamento, Taré, juntamente com sua família, abandonou a cidade de Ur, na Mesopotâmia, e desceu em direção ao sul, pelas margens do Eufrates. Taré era membro de uma tribo semita, grupo étnico descendente de Sem (filho do lendário Noé, do Dilúvio). Hoje, os semitas compreendem dois importantes povos: os Hebreus (judeus) e os arábes. Com a morte de Taré, a liderança dessa tribo nômade ficou com Abraão, que, segundo a tradição, recebeu inspirações divinas para ir com seu povo até Canaã (região da Palestina), a Terra prometida.
    • 5.  PERÍODOS HISTÓRICOS.OS PATRIARCAS. ABRAÃO – PRIMEIRO GRANDE LIDER. SAIU DE UR NA MESOPOTÂMIA PARA A TERA PROMETIDA. INICIOU O MONOTEISMO. (JEOVÁ). ISAQUE – JACÓ-MUDOU O NOME PARA ISRAEL. SEUS FILHOS DERAM ORIGEM A DOZE TRIBOS ISRAELITAS DISPUTAS COM OS VIZINHOS. EMIGRARAM PARA O EGITO, FORAM ESCRAVIZADOS. LIDERADOS POR MOISÉS SAIRAM DO EGITO (ÊXODO).
    • 6. Após a morte de Moisés A ERA DOS JUIZES. • Juízes: quando regressaram, os hebreus encontraram a Palestina ocupada por outros povos. Para liderar o povo contra os invasores, os hebreus substituíram os patriarcas pelos juízes (chefes militares). - OS PRINCIPAIS FORAM: juízes: Otoniel, Débora, Gedeão, Sansão e Samuel. Esses juízes, além de combater os filisteus, tiveram que lutar contra os amoritas, povos que se estabeleceram na Transjordânia. O governo dos juízes evoluiu e impulsionou os hebreus a se organizarem num sistema de governo monárquico.
    • 7. A ERA DOS REIS. Samuel centralizou politicamente esse povo já unificado religiosamente pelo monoteísmo. Saul (a partir de 1010 a.C.) foi o primeiro rei de Israel. Como a unção de Davi (1006 a 966 a.C.) como rei dos hebreus, iniciou- se uma fase marcada pelo expansionismo militar e pela prosperidade, Durante esse reinado, foi escolhida Jerusalém para capital do Estado, o que simbolizou a unificação das tribos localizadas no norte e no sul da palestina. Salomão (906 a 926 a.C.), filho de Davi, desenvolveu o comércio, aumentado a influência do reinado sem recorrer à guerra. Construiu o templo de Iavé (Jeová). No entanto, o fausto e a riqueza que marcaram seu governo exigiam o constante aumento de impostos, que empobreciam mais e mais o trabalhador, criando um clima de
    • 8. O CISMA POLITICO-RELIGIOSO COM A MORTE DE SALOMÃO ACONTECEU A DIVISÃO POLITÍCA E RELIGIOSA. AO NORTE O REINO DE ISRAEL. FORMADO POR DEZ TRIBOS INTRODUZIU O POLITEISMO. AO SUL REINO DE JUDA. FORMADO POR DUAS TRIBOS,CAPITAL EM JERUSALÉM.CONTINUOU MONOTEISTA. FORAM DOMINADOS PELOS ASSIRIOS. JOSIAS CONSEGUIU RECUPERAR JUDA MAIS FORAM DOMINADOS PELOS BABILÔNICOS (CATIVEIRO BABILONICO).
    • 9. Religião e Cultura A S PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DEIXADA S FORAM: - O MONOTEISMO. - OS DEZ MANDAMENTOS. - A CRENÇA NA CHEGADA DE UM MESIAS DEU ORIGEM AO MESIANISMO. - DIVISÃO EM CRISTÃOS E JUDEUS.
    • 10. Decadência e Dispersão CIRO REI DA PERSIA VENCEU OS BABILÔNICOS E OS HEBREUS FORAM LIBERTADOS. AS DIFERENÇAS ENTRE OS FILHOS DE IRAEL E DE JUDA FORAM DESAPARECENDO. FORAM DOM INADOS POR VARIOS POVOS COMO OS ROMANOS DEVIDO A DESTRUIÇÃO DE JERUSALEM, DISPERSARAM SE PELO MUNDO (DIÁSPORA).
    • 11. OBS; Somente em 1948 foi fundado o Estado de Israel, junto com conflitos com árabes e de outras nacionalidades. Mas somente nos anos 90, foi que surgiram acordos, mas não com paz completa
    • 12.  EXERCICIOS. 1) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:  a) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.  b) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.  c) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como  escrita hieroglífica.  d) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois  acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu.  e) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na  região palestina. 2) (Ufpe) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma  vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir do texto anterior,  assinale a alternativa incorreta. a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina. b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta  dos reis. c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos  trabalhadores contra os comerciantes. d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas. e) Os hebreus e organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora. 3) (UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar,  corretamente que: a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado  centralizado. b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do  Oriente Próximo. c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo- se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo. d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o  Gênesis, que trata da Criação. e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
    • 13. FIQUEM EM PAZ. Fontes : GOOGLE IMAGENS. http://www.luso-poemas.net http://pt.wikipedia.org/wiki/Microhist%C3%B3ria http://www.suapesquisa.com/o_que_e/positiviso. http://educacao.uol.com.br http://www.klickeducacao.com.br http://www.scielo.br/scielo.php http://www.gifs-animados.net/ APOLOGIA DA HISITÓRIA http://mestresdahistoria.blogspot.com.br http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos APOSTILA MATERIAL FTD. http://gifs-animados.lwam.com.br/tag/gifs-animados-de- maos-batendo-palmas/ http://www.youtube.com/watch?v=E62js1eT2t8 Vídeos do yotub. Acessado dia 01/03/14

    ×