Your SlideShare is downloading. ×
6.a.mesopo.2014
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

6.a.mesopo.2014

90
views

Published on

principais aspectos históricos da Civilização Mesopotâmia.

principais aspectos históricos da Civilização Mesopotâmia.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
90
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. AULA DE HISTÓRIA. A Mesopotâmia. PROFESSOR SeuRiba. . “ A única generalização cem por cento segura sobre a história é aquela que diz que enquanto houver raça humana haverá história.” Eric Hobsbawn - “A Era dos Extremos – O Breve Século XX”
  • 2. MESOPOTÂMIA SeuRiba. uq10.blogspot.com
  • 3. LOCALIZAÇÃO: “Terrasentrerios” *Estremo Oesteda Ásia *OrienteMédio. *Entreosrios TigreseEufrates.
  • 4. II – POVOS: “Disputas pelo território.” Obs; cada povo tinha um deus. *SUMERIOS. – 3.500 a. C. 1° cidades-estado Governadas por um Patesi. Uso de tijolos e escrita cuneiforme.
  • 5. *POVOS SEMITAS – 2.300 a. C. ACÁDIOS(Sargão I, iniciou a unificação) E AMORITAS. (BABILÔNICOS) adotaram a cultura dos sumérios. HAMURABI – UNIFICOU OS POVOS EM 1700 a. C. - CÓDIGO DE HAMURABI – “olho por olho, dente por dente....” – 1° - código social da antiguidade. - INVASÃO DOS ARÍOS: CASSITAS – 1900 a. C. 1° OS HITITAS- eram mais numerosos fixaram-se na Ásia menor. -2 ° - MITÂNOS -3° - CASSITAS- TROXERAM FERRO E CAVALO. (substituíram o bronze e o cavalo).
  • 6. - RECONQUISTA SEMITA. * ASSÍRIOS. – USO DE VIOLÊNCIA E CRUELDADE. - FORMAÇÃO DE VASTO IMPÉRIO. * CALDEUS. – ALIANÇA COM OS MEDOS, CONTRA OS ASSÍRIOS Novo império babilônico. - GOVERNO DE NABUCODONOSOR II – EXPANSÃO DO IMPÉRIO. - CONSTRUÇÃO DOS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA E ZIGURARTE. -DOMINADOS POR CIRO II – REI DA PERSIA.
  • 7. III – A SOCIEDADE E CULTURA. - FORTE INFLUÊNCIA DOSSUMERIOS. - CADA CIDADE TINHA O SEU DEUS. - TERRITÓRIOS: PROVINCIAS SUBMETIDAS- ocupadas pelosconquistadores PROVINCIAS VASSALAS. - liberdade vigiada. CLASSES PRIVILEGIADAS: SUMERIOS – OSJUIZES ASSÍRIOS- OS MILITARES CALDEUS– OS SACERDOTES. OUTRAS: NOBRES, SOLDADOSE CAMPONESE. - ESCRAVOS; GERALMENTE OS PRISIONEIROSE GUERRA
  • 8. – RELAÇÕES SOCIAIS NA MESOPOTÂMIA A sociedade mesopotâmica era dividida em castas. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formaram castas privilegiada (a minoria). A maioria da população era formada pelos artesões, camponeses e escravos.
  • 9. IV – RELIGIÃO. - POLITEISTA. Cada cidadetinhaum deus protetor - acreditavam nosastros, estrelas– astrologia. - espíritosdo bem edo mal.
  • 10. V – ASCIÊNCIAS. ASTROLONOMIA – OS TEMPLOSERAM OBSERVATÓRIOS ASTRONOMICOS. TIJOLOSDE BARRO, LENDAS E MITOS. CONSTRUÇÃO DE ZIGURARTES(TORRESCOM ANDARES). GEOMETRIA. DIVISÃO DO DIA EM 24 HORASE 60 MINUTOS.
  • 11. (UFSM-RS) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de: a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais. c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico. d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates. e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial. (OSEC) "Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda." O texto faz referência: a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta; b) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi; c) ao Livro dos Mortos; d) à Sátira das Profissões; e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.
  • 12. MUITAS FELICIDADES E CONTINUE A SUA EVOLUÇÃO POSITIVA. PROF°SeuRiba.