6.a.mesopo.2014

190 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
190
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

6.a.mesopo.2014

  1. 1. AULA DE HISTÓRIA. A Mesopotâmia. PROFESSOR SeuRiba. . “ A única generalização cem por cento segura sobre a história é aquela que diz que enquanto houver raça humana haverá história.” Eric Hobsbawn - “A Era dos Extremos – O Breve Século XX”
  2. 2. MESOPOTÂMIA SeuRiba. uq10.blogspot.com
  3. 3. LOCALIZAÇÃO: “Terrasentrerios” *Estremo Oesteda Ásia *OrienteMédio. *Entreosrios TigreseEufrates.
  4. 4. II – POVOS: “Disputas pelo território.” Obs; cada povo tinha um deus. *SUMERIOS. – 3.500 a. C. 1° cidades-estado Governadas por um Patesi. Uso de tijolos e escrita cuneiforme.
  5. 5. *POVOS SEMITAS – 2.300 a. C. ACÁDIOS(Sargão I, iniciou a unificação) E AMORITAS. (BABILÔNICOS) adotaram a cultura dos sumérios. HAMURABI – UNIFICOU OS POVOS EM 1700 a. C. - CÓDIGO DE HAMURABI – “olho por olho, dente por dente....” – 1° - código social da antiguidade. - INVASÃO DOS ARÍOS: CASSITAS – 1900 a. C. 1° OS HITITAS- eram mais numerosos fixaram-se na Ásia menor. -2 ° - MITÂNOS -3° - CASSITAS- TROXERAM FERRO E CAVALO. (substituíram o bronze e o cavalo).
  6. 6. - RECONQUISTA SEMITA. * ASSÍRIOS. – USO DE VIOLÊNCIA E CRUELDADE. - FORMAÇÃO DE VASTO IMPÉRIO. * CALDEUS. – ALIANÇA COM OS MEDOS, CONTRA OS ASSÍRIOS Novo império babilônico. - GOVERNO DE NABUCODONOSOR II – EXPANSÃO DO IMPÉRIO. - CONSTRUÇÃO DOS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA E ZIGURARTE. -DOMINADOS POR CIRO II – REI DA PERSIA.
  7. 7. III – A SOCIEDADE E CULTURA. - FORTE INFLUÊNCIA DOSSUMERIOS. - CADA CIDADE TINHA O SEU DEUS. - TERRITÓRIOS: PROVINCIAS SUBMETIDAS- ocupadas pelosconquistadores PROVINCIAS VASSALAS. - liberdade vigiada. CLASSES PRIVILEGIADAS: SUMERIOS – OSJUIZES ASSÍRIOS- OS MILITARES CALDEUS– OS SACERDOTES. OUTRAS: NOBRES, SOLDADOSE CAMPONESE. - ESCRAVOS; GERALMENTE OS PRISIONEIROSE GUERRA
  8. 8. – RELAÇÕES SOCIAIS NA MESOPOTÂMIA A sociedade mesopotâmica era dividida em castas. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formaram castas privilegiada (a minoria). A maioria da população era formada pelos artesões, camponeses e escravos.
  9. 9. IV – RELIGIÃO. - POLITEISTA. Cada cidadetinhaum deus protetor - acreditavam nosastros, estrelas– astrologia. - espíritosdo bem edo mal.
  10. 10. V – ASCIÊNCIAS. ASTROLONOMIA – OS TEMPLOSERAM OBSERVATÓRIOS ASTRONOMICOS. TIJOLOSDE BARRO, LENDAS E MITOS. CONSTRUÇÃO DE ZIGURARTES(TORRESCOM ANDARES). GEOMETRIA. DIVISÃO DO DIA EM 24 HORASE 60 MINUTOS.
  11. 11. (UFSM-RS) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de: a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais. c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico. d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates. e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial. (OSEC) "Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda." O texto faz referência: a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta; b) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi; c) ao Livro dos Mortos; d) à Sátira das Profissões; e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.
  12. 12. MUITAS FELICIDADES E CONTINUE A SUA EVOLUÇÃO POSITIVA. PROF°SeuRiba.

×