O Que Faz Você Feliz

2,616 views
2,373 views

Published on

Para refletir

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,616
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
87
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O Que Faz Você Feliz

  1. 1. O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Clique para passagem de slides Ligue o som
  2. 2. O que faz você feliz? É a pergunta feita em uma de nossas músicas. As respostas seriam as mais variadas, se fôssemos realizar uma pesquisa. Ganhar o prêmio acumulado na mega-sena... ter uma bem sucedida carreira profissional...realizar o casamento dos sonhos...fazer uma viagem ao redor do mundo...
  3. 3. Todos querem ser felizes. Tudo quanto os homens fazem tem por alvo a felicidade. Entretanto, embora a humanidade se concentre tanto na busca pela felicidade, ao que parece jamais consegue encontrá-la. Há um estado de inquietação, de angústia, na sociedade mundial. O que está sucedendo, então? Procuram a felicidade na fonte errada.  
  4. 4. No mundo a felicidade só será encontrada em pequenos fragmentos, reflexos fugazes, efêmeros, que logo desaparecem. A felicidade total almejada não pode ser encontrada nas coisas terrenas. Sua fonte não está nelas.
  5. 5. O prêmio da mega-sena pode desaparecer numa aplicação financeira mal feita. Muitos casamentos onde os noivos juraram amor eterno, foram desfeitos pouco tempo mais tarde. Tudo parecia ser tão feliz...E para onde foi a tal felicidade?
  6. 6. A felicidade nunca é algo que se deva buscar diretamente; antes, sempre é algo que resulta da busca de um outro alvo. A busca pelas riquezas não traz felicidade ao homem; a busca pela fama também não faz alguém feliz. Muitos ricos e famosos podem atestar esta verdade.
  7. 7. Não é sem razão que a Bíblia diz: “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência” (Prov. 23:4). A felicidade não é comprovada pela declaração de bens de um homem, mas por sua qualidade de vida.
  8. 8. Jesus Cristo ensinou-nos que “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15). E disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).
  9. 9. Enquanto Jesus fala sobre qualidade de vida, por ele dada graciosamente, os homens continuam a buscar a felicidade em outras fontes, sob várias formas: fama, poder, longevidade, bens materiais, etc.
  10. 10. O que pensa ter encontrado a felicidade nas coisas que o mundo oferece pode ser comparado a alguém que, doente, encontra em um medicamento o alívio para suas dores. Todavia, passado o efeito do medicamento, logo voltam as dores. Felicidade não é analgésico.
  11. 11. Disse Jesus à mulher samaritana: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4:14).
  12. 12. Todo aquele que matar sua sede nessa fonte divina será feliz, não importam as circunstâncias . Na paz, nas tribulações, no muito, no pouco, sob a luz dos holofotes ou sob a luz de um candeeiro. Felicidade é para ser, não para ter. Não se compra, não se adquire, não se conquista, não se empresta. É ser ou não ser.
  13. 13. As bem-aventuranças proferidas no sermão do monte deixam bem claro que a felicidade consiste em ser e não em possuir.
  14. 14. Jesus, falando à multidão, disse que bem-aventurados (felizes) são os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os sedentos e famintos de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos e injuriados por causa de seu nome. E por que são felizes?
  15. 15. Não é por causa da posse de bens materiais, de fama, de qualquer coisa que este mundo possa oferecer, mas porque de tais pessoas é o Reino dos céus. Essa certeza da promessa do Mestre leva o homem a experimentar, aqui e agora, o gosto dessa felicidade, dessa bem-aventurança.
  16. 16. Para alcançar essa bem-aventurança (felicidade) o homem precisa se desfazer de muitas coisas: trocar o orgulho pela humildade; o riso pelo choro ao constatar que é pecador; a ira pela mansidão; a autossuficiência pela justiça de Deus; a impiedade pela misericórdia; a pecaminosidade por um coração limpo; a violência pela pacificação.
  17. 17. O poeta definiu bem a felicidade buscada pelos homens, quando escreveu; “A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor. Brilha tranquila, depois, de leve oscila, e cai como uma lágrima de amor” (Vinicius de Morais).
  18. 18. Em que fonte você tem buscado a felicidade? O que faz você feliz?
  19. 19. Créditos: texto: Nerivaldo Lopes formatação: Nerivaldo Lopes música: Corazón solitario (E.Cortazar) 26.dezembro.2009

×