Your SlideShare is downloading. ×
Teste de Atualidades para concurso TRT Bahia do professor Orlando Stiebler
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Teste de Atualidades para concurso TRT Bahia do professor Orlando Stiebler

2,076
views

Published on

Confira o teste de Atualidades elaborado pelo professor Orlando Stiebler focado no concurso do TRT da Bahia

Confira o teste de Atualidades elaborado pelo professor Orlando Stiebler focado no concurso do TRT da Bahia

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,076
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. QUESTÕES DE PROVA FCC ORGANIZADAS PELO PROFESSOR DE ATUALIDADES DO SITE CONCURSO VIRTUAL, ORLANDO STIEBLER. 1) De tempos em tempos, as expressões utilizadas pelos economistas se renovam e ganham novas palavras. Atualmente, o termo que domina o noticiário econômico é o "tsunami monetário", expressão criada pela presidente Dilma Rousseff. (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,entenda-a-expressao-tsunami- monetario,104906,0.htm) A expressão foi criada para: a) criticar as ações de países em crise que, para tentar estimular a economia, estão gerando um excesso de liquidez no mercado global. b) mostrar os efeitos negativos das catástrofes naturais, como a que ocorreu no Japão, em 2011, na economia mundial. c) destacar os problemas gerados pelas políticas protecionistas adotadas pelos países industrializados do hemisfério Norte. d) comentar as consequências da desvalorização das moedas dos países emergentes frente ao dólar e ao euro. e) repreender as nações ricas em crise pelas políticas de contenção de gastos com os setores sociais. 2) A crise da dívida na zona do euro está longe de acabar, embora medidas pensadas para tratar as causas do problema estejam começando a surtir efeito, afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel, durante seu discurso de Ano Novo. Merkel pediu para que os alemães sejam mais pacientes, embora a crise já se arraste por três anos. Ela ligou a prosperidade da Alemanha à da União Europeia. (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/12/31/crise-da-zona-do-euro- esta-longe-de-acabar-diz-chanceler-alema.jhtm) Sobre a crise da zona do euro é correto afirmar que, entre outros fatores, está relacionada: a) à implosão dos sistemas previdenciários dos países que têm passado por rápido envelhecimento da população, como na França. b) à expansão da União Europeia que acolheu países em fase de transição do socialismo para o capitalismo, como a Polônia. c) ao forte endividamento de alguns países europeus devido ao descontrole em suas contas públicas, como a Grécia.
  • 2. d) aos escândalos proporcionados pela corrupção política, que provocaram a queda dos governantes, como na Itália. e) à onda de forte imigração que tem desestruturado as economias mais frágeis do continente, como na Espanha. 3) O surgimento e a expansão do Mercosul estão relacionados ao contexto da globalização. Na atualidade, este bloco econômico tem sido destacado na imprensa por um conjunto de fatos políticos de grande relevância. Sobre o Mercosul são feitas as seguintes afirmações: I. Após o impeachment que destituiu o presidente paraguaio, os demais membros do Mercosul suspenderam a participação do Paraguai nas reuniões do bloco. II. A integração da Venezuela ao bloco permanece suspensa devido à oposição do Uruguai e às restrições políticas da Argentina. III. A Bolívia foi recentemente convidada a integrar o bloco como membro pleno e para isso deverá promover acertos em sua economia. Está correto o que se afirma APENAS em : a) I. b) I e II. c) I e III. d) II. e) III. 4) O comércio entre os dois países caiu de US$ 39,6 bilhões em 2011 para US$ 34,4 bilhões no ano passado. Para o economista Matías Carugati “o menor crescimento do país significa consequências negativas para a economia brasileira." O economista disse que as barreiras comerciais aplicadas pelo governo do terceiro maior sócio comercial do Brasil afetaram "mais o Brasil do que outros países" e contribuíram para reduzir as exportações brasileiras para o mercado vizinho. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-04/desaceleracao-reduz-exportacoes- brasileiras-em-20. Adaptado. Acesso em 07 jan 2013) O texto destaca o país parceiro comercial: a) a Argentina. b) os Estados Unidos.
  • 3. c) a Colômbia. d) a China. e) o Peru. 5) Nas últimas décadas, a estabilidade econômica fez com que o Brasil fosse um dos países que mais subissem no ranking das maiores economias mundiais. Em meio à crise que atingiu as nações europeias, o país ultrapassou a Itália e se tornou a sétima maior economia em 2010. No final do ano passado [2011], superou o Reino Unido e assumiu a 6a posição do ranking, liderado por Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/economia-em-marcha-lenta-brasil-perde- posto-de-sexta-economia-mundial.htm) No ano de 2012, o Brasil perdeu a 6o posição, entre outros fatores, devido: a) à desaceleração da economia e à desvalorização do real perante o dólar. b) à redução acentuada do mercado interno e ao aumento da dívida pública. c) à diminuição do setor terciário da economia e à crise na agroindústria. d) ao crescente déficit da balança comercial e ao sucateamento das indústrias. e) ao aumento do número de falências e à redução dos investimentos estrangeiros. 6) Diariamente, os meios de comunicação nos informam sobre assaltos, assassinatos e chacinas nas cidades brasileiras. Estes fatos que, antes eram encontrados apenas nas grandes cidades, hoje ocorrem também nas pequenas e médias cidades. Sobre a violência urbana no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I. A partir da década de 2000, a falta de planejamento urbano e o tráfico de drogas fizeram eclodir “guerras” nas periferias das cidades aumentando a violência. II. A redução dos índices de pobreza e a estabilidade econômica do país não foram acompanhadas da queda nos índices de criminalidade. III. Na última década, os setores policiais que atuam nas áreas urbanas aumentaram. Apesar disso, as estatísticas mostram que houve crescimento nos índices de violência. Está correto o que se afirma APENAS em: a) I. b) I e II. c) I e III.
  • 4. d) II. e) II e III. 7) Em 2012, as publicações dedicadas às ciências deram como a descoberta científica mais significativa dos últimos tempos: a) a sequência do genoma, estudo do DNA completo de répteis marinhos do mesozoico que viveram há 300 milhões de anos e foram extintos durante a última glaciação. b) o bóson de Higgs, uma partícula subatômica minúscula e instável da qual só podem ser observados traços de sua existência; popularmente chamado de “partícula de Deus”. c) o metamaterial, tipo de material que age direcionando a luz e outras ondas eletromagnéticas, aumentando os limites de resolução das lentes comuns. d) o exoplaneta HD 85512b, nome do único planeta localizado a 35 anos luz da Terra, fora do sistema solar, na área chamada pelos astrônomos de “zona habitável”. e) o metagenoma, estudo da microbiologia que reduziu a importância da teoria que apresentava os microorganismos como reguladores no corpo humano. 8) O Brasil vive hoje uma revolução econômica e ao mesmo tempo uma revolução demográfica, que não é muito comentada. Da econômica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa. [...]. Na revolução demográfica há sinais tão importantes quanto na outra. (Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n. 729. p.23) Um dos fatos importantes que fazem parte da revolução demográfica mencionada no texto é: a) a existência de cerca de 50 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos, isto é, na idade produtiva. b) o crescente aumento da renda per capita, atualmente por volta de 28 mil dólares. c) a diminuição da taxa de fecundidade, atualmente abaixo da reposição populacional. d) o esvaziamento das pequenas e médias cidades com o consequente aumento da população das metrópoles. e) a redução expressiva da taxa de analfabetismo em virtude dos investimentos em educação. 9) A Rio+20 prometia surtir tanto efeito quanto a ECO 92. Mas a rodada de negociações acabou em um documento que, de tão vago, chegou a ser criticado pelo secretário-geral da
  • 5. ONU. Como de costume, alguns países não ajudaram – pelo contrário, trataram o evento com descrédito. (Isto é. 26/12/2012. Ano 36. n. 2250. p. 118) O texto se refere, principalmente, a) ao Reino Unido que com sérios problemas econômicos chegou a sugerir o adiamento da reunião. b) aos Estados Unidos, cujo presidente Obama trocou a viagem ao Rio pela campanha eleitoral. c) à França, cujo presidente negou-se a discutir questões ambientais com países subdesenvolvidos. d) à Alemanha que mantém programas e metas próprias de controle de poluição atmosférica. e) ao Canadá que, sistematicamente, tem se recusado a participar de Conferências climáticas. 10) A política externa desenvolvida pelo Itamaraty durante o ano de 2012 pode ser considerada discreta, mas atuante. Entre os fatos mais expressivos das relações internacionais brasileiras pode-se destacar: a) as negociações para que o país passe a integrar a OCDE, bloco formado pelos países ricos. b) as fortes sanções comerciais impostas aos países do norte da África após a “primavera árabe”. c) o aumento da participação das tropas que desenvolvem missão de paz em território do Haiti. d) o voto favorável à elevação da Palestina à condição de Estado membro observador da ONU. e) a articulação com os Estados Unidos para frear a presença comercial da China na América Latina. 11) De tempos em tempos, as expressões utilizadas pelos economistas se renovam e ganham novas palavras. Atualmente, o termo que domina o noticiário econômico é o "tsunami monetário", expressão criada pela presidente Dilma Rousseff. (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,entenda-a-expressao-tsunami- monetario,104906,0.htm) A expressão foi criada para: a) criticar as ações de países em crise que, para tentar estimular a economia, estão gerando um excesso de liquidez no mercado global.
  • 6. b) mostrar os efeitos negativos das catástrofes naturais, como a que ocorreu no Japão, em 2011, na economia mundial. c) destacar os problemas gerados pelas políticas protecionistas adotadas pelos países industrializados do hemisfério Norte. d) comentar as consequências da desvalorização das moedas dos países emergentes frente ao dólar e ao euro. e) repreender as nações ricas em crise pelas políticas de contenção de gastos com os setores sociais. 12) As eleições municipais de 2012, em todo o território nacional, foram marcadas por serem as primeiras realizadas após a entrada em vigor: a) da Lei Cidade Limpa. b) da Lei da Ficha Limpa. c) do sistema de vigilância policial. d) do monitoramento via satélite. e) da urna eletrônica. 13) A ministra da Educação anunciou recentemente que o novo Acordo Ortográfico deverá chegar às escolas no ano letivo 2011-2012. Segundo os linguistas que preparam o acordo, Antônio Houaiss (Brasil) e João Malaca Casteleiro (Portugal), as mudanças são relativamente pequenas. No Brasil aproximadamente 0,5% das palavras e em Portugal apenas 1,6% passarão por mudanças. Analise as alternativas abaixo e assinale a que NÃO é coerente com a criação do acordo: a) No Brasil, a partir de 1º de Janeiro de 2010, as novas regras ortográficas foram aplicadas ao Governo, organismos, entidades e serviços que dele dependem, assim como à publicação no Diário da República. b) São argumentos a favor do acordo a aproximação da oralidade à escrita e simplicidade de ensino e aprendizagem. c) O avanço do idioma foi impedido pela presença de duas grafias: uma brasileira e outra portuguesa por anos e anos, por isso, a implementação do Acordo Ortográfico, em todos os países lusófonos, ajudará a fortalecer os laços de cooperação das nações que falam o português. d) As mudanças no idioma visam universalizar a língua portuguesa.
  • 7. 14) O mercado de créditos de carbono começou a funcionar antes mesmo da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, considerado o tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Cada tonelada de CO2 não emitida pelos países do Anexo II pode ser “vendida” para as nações industrializadas do Anexo I. II. O objetivo principal do tratado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa. III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia. IV. A principal ferramenta de emissão dos créditos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que consiste justamente na implementação de projetos que se utilizem de práticas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A alternativa que apresenta os itens corretos é: a) Apenas a assertiva III está correta. b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas. c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. d) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 15) Sobre a ALCA assinale a alternativa correta: a) É a formação de um bloco econômico para restringir o comércio nas Américas. b) Os Estados Unidos foram os líderes na implementação da Alca, por se tratar da maior economia da América, seguido por Canadá, México, Brasil e Cuba. c) A formação de blocos econômicos proporciona aumento nas tarifas alfandegárias, dificultando a circulação de mercadorias e pessoas. d) Em oposição à proposta do governo dos Estados Unidos de implantar a ALCA, o presidente venezuelano Hugo Chávez propôs a Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA). 16) Com base no trecho sobre a fusão dos bancos Itaú e Unibanco, extraído da coluna “Mercado” da Folha Online, assinale a alternativa correta: "Os controladores da Itaúsa e da Unibanco Holdings comunicam ao mercado que assinaram nesta data contrato de associação visando à unificação das operações financeiras do Itaú e do Unibanco de modo a formar o maior conglomerado financeiro privado do Hemisfério Sul, cujo valor de mercado fará com que ele fique situado entre os 20 maiores do mundo. Trata-se de
  • 8. uma instituição financeira com a capacidade de competir no cenário internacional com os grandes bancos mundiais", informaram as duas empresas em comunicado ao mercado.(Folha Online, 03/11/2008) I. Os bancos Itaú e Unibanco uniram-se para formar um megabanco visando, entre outros objetivos, conquistar mercados internacionais. II. Para que seja concretizada a fusão de bancos, deve haver aprovação pelo Banco Central, e por órgãos reguladores. III. A crise financeira e a competição interna influenciaram a fusão entre as instituições bancárias. IV. As duas empresas ficaram mais fortalecidas com a operação. a) Apenas as assertivas I e IV estão corretas. b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. c) Apenas as assertivas II e III estão corretas. d) As assertivas I, II, III e IV. 17) “A proposta apresentada pelo Ministério da Cultura do Brasil sobre o montante inicial do Fundo Mercosul Cultural, fixado em US$ 1 milhão, foi aprovada neste sábado (25), em Assunção, durante a XXXII Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul (RMC). Para compor esse valor de recursos, caberá a cada Estado-Parte contribuir com percentagens diferenciadas, estabelecidas a partir do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, as quais estão especificadas no documento do Conselho do Mercado Comum, que instituiu o Fundo: Argentina, 27%; Brasil, 70%; Paraguai, 1%, e Uruguai, 2%”. (Glaucia Lira, Ascom/MinC. Portal da Cultura) I. O objetivo do Fundo é financiar projetos e programas que fomentem a criação, circulação, proteção e difusão dos bens e serviços culturais. II. São objetivos do projeto capacitar os quadros técnicos e gerenciais para o desenvolvimento do trabalho e equalizar as capacidades instaladas dos organismos nacionais envolvidos no tema. III. O Mercado Comum do Sul, como é chamado oficialmente, envolve dimensões econômicas, políticas e sociais. IV. Os Estados-Partes do Mercosul são os quatro países responsáveis pela criação do bloco, ou seja, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A alternativa que apresenta os itens corretos é: a) Apenas as assertivas I e II estão corretas. b) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • 9. c) Apenas a assertiva I está correta. d) As assertivas I, II, III e IV. e) As assertivas I, II e III 18) O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou dados que demonstram o crescimento do desmatamento na região amazônica, sendo registrado, em maio de 2011, o desmatamento de 165 km² de floresta. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Com o desmatamento desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das consequências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra. II. Devido à dificuldade de fiscalização e à pouca infra-estrutura na maior parte da região, alguns moradores se vêem forçados a contribuir com a venda de madeira ilegal por não terem nenhum outro meio de renda ou mesmo por se sentirem coibidos pelos madeireiros. III. A chamada “Amazônia Legal” compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. IV. O desmatamento afeta a biodiversidade e a vida da população local, desprovida dos recursos da maior bacia de água doce do planeta, que acabam dependentes da ajuda do governo e de organizações não-governamentais. A alternativa que apresenta os itens corretos é: a) Apenas a assertiva I está correta. b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas. c) Apenas a assertiva IV está correta. d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 19) Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta os itens corretos. Sobre o efeito estufa pode-se afirmar que: I. O dióxido de carbono é o maior responsável pela intensificação do efeito estufa, seguido de metano, óxido nitroso e clorofluorcarbono. II. É essencial para a existência da vida. III. O excesso de gases na atmosfera intensifica o efeito estufa, aumentando o aprisionamento da radiação solar e elevando a temperatura global. IV. As queimadas contribuem para a diminuição de gases intensificadores do fenômeno.
  • 10. A sequência correta é: a) Apenas as assertivas I e IV estão corretas. b) Apenas a assertiva III está correta. c) As assertivas I, II, III e IV estão corretas. d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 20) Conforme publicado no site g1.globo.com em 22.06.12, “a presidente da República Dilma Rousseff defendeu o documento aprovado na Rio+20 em seu discurso de encerramento da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável”: Sobre o tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta. a) texto desse documento estabelece a erradicação da pobreza como o maior desafio global do planeta e recomenda transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento. b) O objetivo oficial da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. O texto do referido documento é irrelevante para a aplicação do que foi discutido no evento. c) O texto do referido documento é relevante para a aplicação na prática do que foi discutido. d) O texto do documento que encerrou a Rio+20 foi criticado por não especificar objetivos de desenvolvimento sustentável como esperado. e) O documento final servirá de base para cobrança sobre as atitudes a serem seguidas pelos países membros com relação ao desenvolvimento sustentável no mundo. 21) Foi publicado no www.estadão.com.br em 03.07.12: “O Ministério da Educação (MEC) está orientando as universidades com problema na matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por causa da greve dos servidores, a fazer o procedimento via internet.” Sobre o tema abrangente, leia as sentenças e assinale a alternativa correta. I. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). II. Instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). III. A matrícula no Sisu pode ser feita pela internet. a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa II está correta.
  • 11. c) Somente a afirmativa III está correta. d) Todas as afirmativas estão corretas. e) Todas as afirmativas estão incorretas. Gabarito: A C C A A E B C B D A B A C D D E B D B D

×