Gabarito Arquivologia, Recursos Materiais e Adm. TRE-RJ
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Gabarito Arquivologia, Recursos Materiais e Adm. TRE-RJ

on

  • 4,912 views

Gabarito corrigido pelo prof. Marcelo Marques para o concurso do TRE-RJ cargo de técnico administrativo para as matérias arquivologia, recursos materiais e administração.

Gabarito corrigido pelo prof. Marcelo Marques para o concurso do TRE-RJ cargo de técnico administrativo para as matérias arquivologia, recursos materiais e administração.

Statistics

Views

Total Views
4,912
Views on SlideShare
4,912
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
118
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Gabarito Arquivologia, Recursos Materiais e Adm. TRE-RJ Gabarito Arquivologia, Recursos Materiais e Adm. TRE-RJ Document Transcript

  • ARQUIVOLOGIAERRADA – Os documentos são produzidos para serem utilizados, ou seja, com valor administrativo. Lembro,ainda, que as faaes da gestão documental são: Produção, Utilização e Destinação.CERTA - ARQUIVO: conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ouprivada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza do suporte.-ERRADA - Sem dúvida, muitos gêneros documentais custodiados por arquivos também podem existir embibliotecas e museus, contudo o tratamento que lhes é aplicado é bastante diferente. Um documento impresso,por exemplo, poderia ser custodiado por uma biblioteca, mas, sob determinadas circunstâncias, poderia adquirirou ter características de documento arquivístico.CERTA: Paralelo entre Biblioteca e Arquivo – Método DescritivoSchellenberg (1959)citado por Paes (2005), estabeleceu um paralelo entre as bibliotecas e arquivos. Para bibliotecas no ítem da descrição,aplica-se a unidades discriminadas. As séries (anuários, periódicos etc.)são unidades isoladas da catalogação. No arquivo aplica-se aconjuntos de documentos. As séries (órgão e suas subdivisões, atividades funcionais da mesma espécie são consideradas unidades para finsde descrição.
  • CERTO: Art. 17 Lei 8.159 - A administração da documentação pública ou de caráter públicocompete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. § 1º São Arquivos Federais o Arquivo Nacional do Poder Executivo, e os arquivos doPoder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo osarquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério doExército e do Ministério da Aeronáutica.CERTA: Art. 25 – Lei 8159 - Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislaçãoem vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interessepúblico e socialCERTA - A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem porobjetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação aquantos dela necessitemERRADA - As principais fases de um programa de gestão de documentos corresponde a produção, utilização edestinação. (incorporação, segundo o dicionário arquivístico CONARQ é a Adição de documentos a um fundo oucoleção já sob custória, ou seja, no arquivo permanente . Segundo Marilena Leite Paes, as fases são Produção,Utilização e Destinação.
  • CERTA - O setor de protocolo corresponde ao setor de recebimento, registro, classificação e distribuição dosdocumentos.ERRADA: Rotinas de Recebimento e ClassificaçãoRecebimento da correspondência chegada à empresa pelo malote ou Correios em mãos;Separação da correspondência oficial da particular;Distribuição da correspondência particular;Separação da correspondência oficial de caráter ostensivo das de caráter sigiloso;Encaminhamento da correspondência sigilosa aos seus destinatários;Abertura da correspondência ostensiva;Leitura da correspondência para tomada de conhecimento do assunto, verificando a existência deantecedentes;Requisição dos antecedentes ao arquivo;Interpretação da correspondência e sua classificação de acordo com o código adotado pela empresa e definidopelo arquivista; Carimbo do documento no canto superior direito;Elaboração do resumo do assunto tratado no documento;Encaminhamento dos papéis ao setor responsável pelo registro e movimentação;
  • ERRADA; A anotação do código não deve ser feita no próprio documento.plano de classificaçãoEsquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com os métodos de arquivamento específicos,elaborado a partir do estudo das estrturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por elaproduzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.Notação -Código de identificação que permite a ordenação ou localização das unidades desse arquivamentoTambém chamado cota. Se em vigor e formulado de acordo com a Norma Geral Internacional deDescrição Arquivística - ISAD(G), equivale a código de referência.A minha dúvida é se o examinador errou ao dizer anotação no lugar de notação. No entanto, a notação não seráfeita no próprio documento.ERRADA – Quando arquivamos e a referência principal for o nome dos clientes, nome de empresas e eventos,então utilizamo o método alfabético e, para isso, é imprescindível efetuar as regras de alfabetação. CERTA: Os vários suportes comportam-se diferentemente em relação aos fatores ambientais de arquivamente,tais como temperatura, luminosidade, umidade relativa do ar.
  • CERTA - O simples uso normal é o suficiente para degradar o papel. A acidez e a gordura do suor das mãosem contato com o papel produzem acidez e manchas. Os maus tratos como: rasgar, riscar, dobrar, escrever,marcar, colocar clipes, grampos metálicos, colar fitas etcCERTA - O amarelamento do papel é um sinal de deteriorização das suas fibras resultado de agentes fisicos,quimicos ou biologicos. (A cor amarela no papel é considerada uma característica indesejável e oamarelecimento é muitas vezes visto como um dos primeiros sinais do envelhecimento edeterioração do papel. O amarelecimento do papel pode ser atribuído à presença de gruposcromóforos que se encontram em alguns produtos formados pela degradação de um ou maiscomponentes químicos do papel (Carter, 1996). ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAERRADA – Com o lema “O Petróle é Nosso” vargas fundou a Petrobras. No dia 3 de outubro, aPetrobras é fundada pelo então presidente Getúlio Vargas. A empresa seria responsável porexecutar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É,portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poderlegislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", disse Vargas, há mais de50 anos. A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com ohistórico slogan "O petróleo é nosso".
  • (88) Errada – A estrutura funcional é a clássica estrutura organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas deresponsabilidade e autoridade. É a estrutura típica em que a maioria das empresas se organiza. Segue naturalmente (na medida em que formasegue função) as especialidades do negócio ou as qualidades de seus fundadores.Quando há uma exigência de produto ou serviço de qualidade superior, a departamentalização funcional“garante o máximo de utilização das habilidades técnicas atualizadas das pessoas”. Isto porque se baseiano PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO OCUPACIONALPermite economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massaOrienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz, esimplifica o treinamento do pessoalA departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de poucas mudanças eque requeiram desempenho continuado de tarefas rotineirasAconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçaminalterados por longo tempoA departamentalização funcional reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação de umaorganização, de introversão administrativaA questão está errada em função da pouca especialização.ERRADA: A formatura faz parte da cultura, contudo é considerada um "rito", "ritual", e não um símbolo.Essa questão está errada, mas algo me diz que a Banca Cespe consultou o trabalho do link para elaborar essaquestão e, sendo assim, vai dar como Certa: Link : http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=436609 (caso o gabarito seja Certo, entrem comRecursos, é claro..se você errou. Somente estou sendo pró-ativo.(90) CERTAPLANO SALTEPERÍODO PREVISTO : 1950 a 1954Implantado no governo Dutra sob influência de técnicos do DASP, que convenceram o então presidente darepública das vantagens do mesmo, uma vez que ele não era simpático à ideia.Foi a primeira experiência de planejamento no Brasil implementada sob um regime democrático. A discussão noCongresso Nacional sobre o PLANO SALTE Elegia quatro setores como prioritários para os investimentosgovernamentais: saúde, alimentação, transporte e energia (daí a sigla SALTE, formada pelas iniciais destaspalavras).
  • Pela primeira vez nota-se a preocupação com a coordenação das ações por parte das diferentes esferas degoverno:O Poder Executivo promoverá entendimentos e firmará acordos com os governos estaduais e municipais, asautarquias, as sociedades de economia mista e entidades privadas, no sentido de coordenar as atividadesrelacionadas com os programas de trabalho deste Plano.O PLANO SALTE também redundou em fracasso. Podemos apontar como causas do insucesso do plano:defasagem entre os recursos previstos e os aplicados, falta de controle e excessiva centralização de poderes dapresidência. Esvaziado a partir de 1953, se manteve de forma precária até 1954. ERRADA – O modelo Racional-Legal, também conhecido como modelo Burocrático, nasce com a proposta decombater à corrupção e, sendo assim, parte do princípio da desconfiança prévia dos servidores e, por essarazão, estabelece regras, normas e procedimentos para a conduta dos servidores públicos. Seu controle é,tipicamente, a priori, ou seja, de procedimentos.CERTO – Confesso que essa questão me deixou preocupado, pois achei que a banca quis fazer uma pegadinhaao dizer : “segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas” . Sabemos, por conclusão,
  • que existe diversos segmentos do mercado, por exemplo:A segmentação. Os mercados se diferem: idade, sexo,classe social, localização geográfica, experiências pessoais,entre outros inúmeros fatores,fazem os consumidores ter preferências e desejos diferentes. Kotler e Lee (2008,p. 41) afirmam que “através da segmentação de mercado, organizações separam mercados grandes eheterogêneos em segmentos pequenos e mais homogêneos, que possam ser atingidos mais eficiente eeficazmente, com produtos e serviços que se adaptem às suas necessidades singulares [...]”.O marketing no setor público também deve utilizar de segmentação. Para o transporte coletivo atender asnecessidades de um local, é fundamental segmentação. Outro exemplo em que a segmentação tem crucialimportância é o lazer, um serviço que deve ser oferecido de acordo com o interesse, o conhecimento e o gostode determinado público. Não existe motivo e nem efeito para se impor um show de música clássica a umapopulação que não gosta ou entende aquele contexto.No entanto acredito que o gabarito será CERTO.ERRADA: O Governo Empreendedor demanda, com certeza, posturas pró-ativas, busca de resultados e,sobretudo, uso de técnicas de gestão que nasceram na iniciativa privada, sem, contudo, negligenciar o princípioda Legaliade, ou seja, enquanto o cidadão comum pode fazer tudo o que a lei não proíbe, o agente público somente podefazer aquilo que a lei expressamente autoriza.
  • ERRADA – O DASP nasce com o Estado Novo e buscou, naquele momento, combater as mazelas do modeloPatrimonialista de Administração Pública. A primeira grande reforma foi, com certeza, a Daspeana queintroduziu o modelo burocrático. O paradigma pós-burocrático nasce na segunda metada da década de 90 doséculo passado quando o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado) no Governo de FHC, visandocombater a Crise do Estado, lança mão do Plano Diretor de Reforma do Estado. Ratifico, ainda, que o modelopós-burocrático é a mesma coisa que Administração Pública Gerencial.CERTA:Os critérios 1 a 7 para o IAGP 250 Pontos e os itens de 1.1 a 7.3 para o IAGP 500 Pontos correspondem aosdenominados Processos Gerenciais e, portanto, solicitam tanto as práticas de gestão empregadas pelaorganização para atender aos requisitos das alíneas dos critérios ou dos itens para avaliação da gestão pública,quanto a extensão e a constância da aplicação dessas práticas pelas principais áreas, processos,serviços/produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes.A palavra “Como”, nos Critérios e Itens de Processos Gerenciais, solicita que a organização descreva suaspráticas de gestão e os respectivos padrões de trabalho, incluindo os responsáveis e a periodicidade derealização, os métodos de controle das práticas, ou seja, os métodos de verificação do cumprimento dospadrões de trabalho. Essa descrição deve incluir ainda a aplicação das práticas e padrões bem como adisseminação e a continuidade dessas práticas e a sua integração. Solicita, ainda, que a organização descrevacomo o ciclo de aprendizado se aplica para as práticas de gestão e os padrões de trabalho descritos.CERTA - é uma linha de estudos que surgiu com a Administração Públcia Gerencial e, certamen te, influenciadopelos princípios da Nova Gestão Púbica, do original New Public Management.
  • CERTA – A análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico estratégico que busca descobrir as forças e fraquezasda organizção (variáveis internas controláveis), bem como as Ameaças e Oportunidade do ambinente (variáveisexternas não-controláveis, porém monitoradas)CERTO: O FNQ tem, como critétio, o cliente, já o MEGP o critério é cidadãos. Os cidadãos e a sociedade sãousuários diretos dos órgãos e entidades responsáveis por processos que se posicionam na ponta das cadeiasque prestam serviços públicos;Lembro, ainda, que a Fundação Nacional da Qualidade envolve gestores públicos e privados voltados para omodelo de excelencia em gestão pública e tem, como missão, estimular e apoiar as organizações para odesenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios deExcelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade. RECURSOS MATERIAISCERTO – A curva ABC é um importante instrumento para se examinar estoques, permitindo a identificaçãodaqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.Ela consiste naverificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ouquantidade dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor, ou da quantidade, dá-se a denominação de itensda classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C.A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grandequantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.A curva ABC é muito usada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, paraestabelecimento de prioridades, para a programação da produção, etc.Para sua contrução são necessários os dados que constam na questão supracitada.
  • ERRADO - Será que a banca CESPE foi inteligente e criou uma questão com um grande pegadinha, ou oexaminador vai marcar CERTO, demostrando, assim, o não conhecimento do assunto?Periódica significa dizer aquilo que se repete em períodos pré-determinados. A banca se pensou como citei, fezuma pegadinha, uma vez que existem métodos de reposições diferentes e, entre eles, encontramos o sistemade reposições periódicas.Sistema de Duas Gavetas - É o método mais simples de controlar estoques, principalmente os itens de classe C,sendo muito utilizado pelo comércio varejista e empresas de pequeno porte, pelo fato terem grande variedadede produtos com valores baixos.Dar-se da seguinte forma o estoque é armazenado em duas gavetas, na gaveta A tem-se o estoque previsto noperíodo. O almoxarifado atende as RMs (requisição de materiais) que chegam pelo estoque da gaveta A, quandoo estoque chega ao final emiti-se um Ocs ou pedido de compra para reposição e passa a atender as RMs peloestoque da gaveta B, dento esta quantidade somente para atender a necessidade em um determinado períodode tempo ate a reposição de estoque mais o estoque de segurança.O sistema de duas gavetas também chamado de sistema de estoque mínimo quando a separação entre duaspartes não é feita fisicamente, mas apenas com o registro na ficha de estoque(FE) do ponto de separação entreuma gaveta e outra.Já o sistema de Reposições Periódicas - Também denominado sistema das renovações ou revisões periódicassistema que consiste em fazer pedidos em intervalos de tempo pré-determinados ou estabelecidos para cadaitem. Cada item tem seu tempo de reposição é feita periodicamente em ciclos de tempos iguais denominadosde períodos de reposição (PR), desta forma a quantidade de material pedida deve ser igual à demanda dopróximo período, baseado sempre no sistema de estoque mínimo (Emin) ou de segurança com intuído de nãohaver consumo além do normal e evitar possíveis atrasos nas épocas de reposição. Cabe ressaltar que quandouma grande demanda ou consumo em grande número de itens costuma-se comprar simultaneamente diversositens em razão de aferir vantagens entre uma compra por lote econômico e o transporte.Ratifico, com toda certeza, que o método de duas gavetas a reposição não é feito de forma periódica, mas simsempre que uma gaveta chega a zero.Se a Banca Cespe divulgar o gabarito como Certo, podem recorrer com toda certeza.ERRADA - Tempo de reposição também chamado de tempo de suprimento é o período que se leva desde aemissão do pedido de compras de determinado produto até o seu efetivo recebimento pela empresa. É umainformação básica para o cálculo do Estoque Mínimo.
  • De acordo com Dias (1993, p. 58 - 59), uma das informações básicas de que se necessita para calcular o estoquemínimo é o tempo de reposição, isto é, o tempo gasto desde a verificação de que o estoque precisa ser reposto atéa chegada efetiva do material no almoxarifado da empresa.Tempo de reposição(tempo de reposição é o tempo gasto entre o momento em que se se verificou anecessidade de repor o estoque até a chagada do material). Agora, Intervalo de reposição(IR): ou intervalo deressuprimento ou ainda período de reposição, é o período de tempo entre duas reposições do material. O IR é ointervalo de tempo entre dois PPs.Dessa forma, se admitirmos que o examinador saiba isso ele dará a resposta como Errada, mas se eledeterminar que Intervalo de Reposição é a mesma coisa que Tempo de Reposição, então dará a resposta comocerta e, sendo assim, cabe, com certeza, recurso.ERRADA - Conforme Instrução Normativa 205/88: Aceitação é a operação segundo, o qual se declara, nadocumentação fiscal , que o material recebido satisfaz às especificações contratada.CERTA - Conforme Instrução Normativa 205/88 - DOS INVENTÁRIOS FÍSICOS -Inventário físico é o instrumento de controle para verificação dos saldos do estoque nos almoxerifados edepósito, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que irá permitir, dentreoutros :A) O ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com os saldos físico real nasinstalações da armazenagem;B) A análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxerifado através dos resultados obtidos nolevantamento físico;C) O levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;D) O levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos;E) A constatação de que o bem é móvel não é necessário naquela unidade.
  • ERRADA – as matérias primas ficam no almoxarifado e, tão logo entram no processo produtivo, sãotransfomadas em materiais em processamento, materiais semi-acabados, materiais acabados (compontes) para,no final, gerar o produto acabado (pronto para o consumo final.CERTA -ERRADA - Pois onde cabe convite pode ser utilizada também tomada de preço ou concorrência.Art. 23, § 4o da lei 8666/93 - Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada depreços e, em qualquer caso, a concorrência. – REPONDIDA PELO PROF ALEXANDRE PRADO.CERTA – para chegar ao número de 300 posições você precisará dividir 30.000 caixas pela quantidade de caixasde cada pallets. Fazendo isso você achará 600 pallets, como cada posição do armazém comporta 2 palletas,então 300 posições são suficientes para armazenar 30.000 caixas.ERRADA - No sistema de estocagem livre, não existe local fixo de armazenagem, com exceção de materiais querequerem estocagem especial. Nesse sistema, os materiais vão ocupar os espaços vazios dentro do depósito. Noentanto esse sistema não dispensa o endereçamento, uma vez que é imprescindível à localização dos materiais.
  • CERTA - O Centro de Distribuição é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargasconsolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos emquantidade e sortimento corretos e, então, encaminhadas para os pontos de venda.CD é um armazém cuja missão consiste em gerenciar o fluxo de materiais e informações, consolidandoestoques e processando pedidos para a distribuição física. Ele pode manter o estoque necessário paracontrolar e equilibrar as variações entre o planejamento de produção e a demanda; permite acumulare consolidar produtos de vários pontos de fabricação de uma ou de várias empresas, combinando ocarregamento para clientes ou destinos comuns; possibilita entregas no mesmo dia a clientes-chave eserve de local para a customização de produtos, incluindo embalagem, etiquetagem e precificação,entre outras importantes atividades. (IMAM, 2002)Segundo Hill (2003), os centros de distribuição são projetados para colocar produtos em movimento, enão apenas para armazená-los. São depósitos grandes e automatizados, projetados para receberprodutos de várias fábricas e fornecedores, receber os pedidos, atendê-los com eficiência e expedir osprodutos para consumidores de uma determinada região o mais rápido possível.CERTA - Intermodal designa o tipo de transporte feito por dois ou mais modais (aéreo,rodoviário, ferroviário, hidroviário etc), cuja responsabilidade cabe a cada transportadorem seu respectivo trecho da prestação do serviço. Intermodalidade diz respeito aotransporte de mercadorias por dois ou mais modais, nos quais cada transportador assumea responsabilidade no trecho de sua prestação de serviço.