Your SlideShare is downloading. ×
Mensagens Subliminares
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Mensagens Subliminares

4,336
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,336
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
77
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Mensagens Subliminares
    Amanda Teixeira nº01 – 11º Ano K
  • 2. O que são mensagens subliminares?
    “Mensagem Subliminar” é um termo utilizado para definir um tipo de mensagem que não pode ser captada directamente pelos sentidos humanos, ou seja, é uma mensagem que ultrapassa as barreiras do consciente e consiste numa tentativa de passar uma informação ou ideia. Estas mensagens são geralmente utilizadas para fins publicitários e podem ser inseridas em vários meios: vídeos, músicas, figuras e até em textos.
  • 3. Como Funcionam?
    Dos órgãos sensoriais, certamente a visão é o mais solicitado e o melhor orientador do ser humano. Dentro da Comunicação Subliminar tem-se observado que as mensagens do tipo visual são as mais exploradas pelos mediae as que se apresentam em maior quantidade.  Os olhos captam a imagem que é projectada na retina e enviada ao cérebro através do nervo óptico para ser processada.
    A mensagem, quando passada abaixo do nível consciente, passa a ser aceite pela pessoa que a recebe pois não encontra resistência ou oposição, porque é criada por nós apenas quando estamos no estado consciente. O subconsciente é capaz de perceber uma mensagem exibida até mesmo com a duração de apenas 1/3000 de segundo, uma frase dita ou escrita de trás para frente ou uma imagem inserida num plano de fundo dito conscientemente confuso.
  • 4. São vastamente utilizadas nos meios de comunicação na forma de propaganda subliminar na televisão, na rádio, em jornais e em revistas. Símbolos de significados importantes são expostos em propagandas de modo a não podermos conscientemente perceber todas as consequências daquela exposição. O nosso subconsciente, no entanto, capta os seus significados e associa-os ao que estamos a ver.
    Exemplo disso é o apelo sexual usado nas campanhas publicitárias (belas mulheres, insinuações de sexo) de alguns produtos, é uma forma de desviar o impulso de compra do pensamento racional. Se o consumidor pensa muito, acaba por não comprar. É o estímulo aos impulsos mais básicos. Vivemos num mundo saturado de informações, por isso a probabilidade de sermos afectados inconscientemente pelas mensagens é muito grande.  
  • 5. Quais são as consequências?
    Essas mensagens são-nos enviadas dissimuladamente e vão influenciar as nossas escolhas, atitudes, motivar tomadas de decisões posteriores, visto que nós, consumidores de publicidade, não temos a capacidade de a impedir. Em casos de tratamento de auto-ajuda, a mensagem subliminar pode ser benéfica e muito eficiente.
    Mas pesquisadores descobrem o segredo de uma mensagem subliminar eficiente: tornar o conteúdo negativo. De acordo com estudo divulgado pela UniversityCollege, de Londres, as mensagens subliminares visuais são absorvidas mais facilmente quando o seu conteúdo associa algo a uma ideia má.
  • 6. Exemplos de mensagens subliminares
    Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes, tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente.
    Muitas vezes, duvidamos se vimos algo ou não, mas o nosso cérebro captou a mensagem. O limite entre a percepção consciente e inconsciente é incerto, atéporque varia de pessoa para pessoa.
    O exemplo mais escandaloso disto está nas propagandas de cigarros, onde há uma associação da marca do cigarro a símbolos de sucesso que sãoconstantemente fornecidos aos consumidores por justaposição de imagens. Não seria possível convencer-nos com uma frase: “fume esta marca e você ficará rico”, a nossa inteligência não aceitaria isto. Mas se associarem a marca do cigarro a símbolos de riqueza no nível irracional das nossas mentes, a sedução estará plantada sem que a critiquemos.  
  • 7. Primeiro caso de mensagem subliminar
    A primeira experiência com mensagem subliminar no cinema aconteceu oficialmente em 1956. JamesVicary, psicólogo social especializado em técnicas motivacionais, realizou sua pesquisa num cinema de FortLee, Nova Jersey (EUA) durante seis semanas, com mais de 45 mil pessoas.
    JimVicary, como era conhecido, de comum acordo com o dono do cinema,   utilizou um segundo projector, com capacidade para projectar imagens com a velocidade de 1/3000 de segundo, ou seja, totalmente imperceptível conscientemente aos olhos humanos. Este aparelho projectou as frases ‘Coma pipoca' e ‘Beba Cola’ respectivamente, sobre a tela, durante a projecção do filme "Picnic", com KimNovac.
  • 8. Leis acerca destas mensagens
    Nos Estados Unidos e na Europa há leis muito rigorosas sobre as mensagens subliminares. Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo KusherDu sob a acusação de contrariar o interesse do público ao piscar várias vezes, em fracções de segundo, a expressão "Compre-o".

×