História da Tatuagem

1,891 views
1,426 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,891
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
69
Actions
Shares
0
Downloads
74
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

História da Tatuagem

  1. 1. Escola Secundária Artística António ArroioHISTÓRIA DA TATUAGEM Gisela Batista 12ºA Nº15
  2. 2. ORIGEM A tatuagem não é uma atividade cultural recente. Desde à muitos anos que o Homem faz “pinturas” na pele. Os temas normalmente estavam relacionados com a religião e com o estatuto social. Diz-se que a tatuagem tem origens no antigo Egipto entre 4000 e 2000 a.C.
  3. 3. ORIGEM  A tatuagem no Egipto era feita com tinta à base de vegetais aplicada debaixo da derme, através de uma haste de osso, muito afiada na ponta.  A tatuagem tinha um significado religioso de grande importância no Egipto.  Naquela altura era a sociedade mais desenvolvida da sua época e por ter contactado constantemente com o resto do mundo através das rotas comerciais a sua arte foi divulgada pelo mundo inteiro.
  4. 4. CULTURAS DIFERENTES No Japão feudal, as  Na América as civilizações Maias e tatuagens eram usadas como Astecas, eram praticantes da forma de punição, tornando- tatuagem. Tatuar o corpo servia como se sinónimo de criminalidade. uma expressão religiosa, tal como no Egipto. Para os japoneses ser  Eles acreditavam que após a morte, tatuado era pior do que a uma divindade aguardava a chegada morte. da alma e exigia ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso. Mas quando surgiram os Yakuza, a máfia japonesa, ser criminoso tornou-se um sinónimo de resistência e assim a tatuagem tornou-se muito popular dai os membros terem os corpos todos pintados como sinal de lealdade e oposição ao
  5. 5. PROIBIÇÃO E APROVAÇÃO A Igreja Católica proibiu a tatuagem em 787 d.C. diziam que estava associada à superstição e ao paganismo. Até o fim da idade média, a tatuagem tornou-se uma prática quase esquecida. Em 1691, um príncipe das Filipinas, que tinha sido escravizado, foi levado para Londres como uma atração. Os seus donos exibiam-no como uma criatura exótica porque estava tatuado da cabeça aos pés. Então depois de séculos de proibição da tatuagem pela Igreja Católica este foi o primeiro contacto dos europeus com a tatuagem desde então. No final do século XIX, a tatuagem tornou-se prática da realeza devido à prática dos marinheiros ingleses.
  6. 6. ATUALIDADE Mesmo com o facto de a realeza ser adepta da tatuagem algumas massas continuavam a associar o ato de tatuar à criminalidade. Outras interpretavam a penetração da carne como uma tendência à homossexualidade. Mas esta discriminação não se passava apenas em séculos passados, muitas pessoas, hoje em dia são discriminadas por terem os seus corpos tatuados. Mesmo assim há cada vez mais pessoas que fazem tatuagens que tal como antigamente têm significados, embora hoje os significados possam estar relacionados com muitas coisas sem ser com a religião.

×