Receitas Aproveitamento Integral Dos Alimentos 8
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Receitas Aproveitamento Integral Dos Alimentos 8

on

  • 16,287 views

 

Statistics

Views

Total Views
16,287
Views on SlideShare
16,287
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
214
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Receitas Aproveitamento Integral Dos Alimentos 8 Document Transcript

  • 1. CADERNO DE RECEITAS ALTERNATIVAS APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que respiramos todos os dias para nos mantermos vivos. Tanto os alimentos quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade nutricional podemos também associá-la ao reaproveitamento de partes dos alimentos, especialmente dos vegetais, que normalmente jogamos fora. Na realidade quando nos alimentamos com qualidade e ainda evitamos o desperdício a nossa saúde e o ambiente agradecem. O desperdício de alimentos é um problema sério, mas que pode ser resolvido. Esperamos que com este caderno de receitas nutritivas e alternativas você possa dar a sua contribuição. Bom apetite! Coordenação de Educação Ambiental / SEMMAM
  • 2. EVITANDO O DESPERDÍCIO NA COMPRA: Escolha legumes, hortaliças e frutas da época NA CONSERVAÇÃO: Mantenha em locais limpos e em temperaturas adequadas, cada tipo de alimento. NO PREPARO: lave bem os alimentos, não retire cascas grossas e prepare apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família. Aproveitar cascas, talos e folhas, além de diminuir os gastos e melhorar a qualidade nutricional, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas. Estimule a sua criatividade!!!
  • 3. RECEITAS COM REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS SALGADOS BIFES DE CASCA DE BANANAS INGREDIENTES Cascas de seis bananas maduras; 01 xícara de farinha de rosca; 02 ovos 03 dentes de alho 01 xícara de farinha de trigo Sal a gosto MODO DE PREPARO Lave as cascas de banana em água corrente e corte as pontas; Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las; Amasse e alho e coloque numa vasilha junto com o sal, coloque as cascas nessa mistura; Bata os ovos como se fosse omelete; Passe as cascas de banana na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca; Frite as cascas em óleo bem quente; Deixe dourar dos dois lados e sirva quente. A banana é uma fruta com característica energética, rapidamente digerida e com grande variedade de nutrientes. Pode ser consumida na merenda escolar. Rica em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, que são elementos importantes para um bom desempenho muscular. É composta por aproximadamente 70% de água, é rica em fibras, potássio, vitaminas C e A. Pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças às vitaminas C e B, minerais e em oligoelementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio etc.)
  • 4. BOLINHO DE CASCA DE BANANA INGREDIENTES 02 xícaras de casca de banana bem picadinhas; 01 xícara de leite; 02 xícaras de farinha de trigo; 01 ovo inteiro; 01 colher de sobremesa de sal; 01 colher de fermento em pó; Óleo para fritar MODO DE PREPARO Seguindo a sequência, coloque todos os ingredientes em um recipiente, com exceção do óleo, e misture até formar uma massa mole; Leve ao fogo o óleo para aquecer; Faça os bolinhos com o auxilio de uma colher; Deixe fritar os dois lados. A Casca de banana é rica em vitaminas A, C e complexo B. Pode perfeitamente ser usada no preparo de farofas, bolinhos e doces.
  • 5. PÃO DE CASCA DE BANANA INGREDIENTES 06 bananas com casca; 01 xícara de leite; ½ xícara de óleo; 01 pitada de sal; 01 xícara de água 30g de fermento fresco; 01 ovo; ½ de farinha de trigo. MODO DE PREPARO Bata as cascas de bananas, a água, o óleo, os ovos e o fermento no liquidificador; Acrescente a farinha, o sal e o açúcar e misture; Por último, coloque na massa as bananas em rodelas Coloque a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo; Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido.
  • 6. FAROFA DE CASCA DE BANANA INGREDIENTES Cascas de banana Temperos para refogar Cebola e alho (opcional) Azeite para refogar Farinha de milho ou mandioca Sal a gosto MODO DE PREPARO Refogue em óleo ou azeite as cebolas ate ficarem douradinhas; Pode refogar o alho juntamente com outro tempero que quiser, coloque sal a gosto Coloque as cascas de bananas cortadas em cubo e deixe fritar um pouco; Adicione a farinha e vá mexendo até ficarem uniforme as cascas com a farinha
  • 7. ARROZ DE CASCA DE BANANA INGREDIENTES 1 kg de arroz 03 colheres de sopa de óleo 200g de cebola cortada em cubinhos 03 dentes de alho 1 kg de banana Sal a gosto MODO DE PREPARO Retire e lave as cascas das bananas e corte em pedacinhos Refogue bem as cascas, cebola, sal e alho com óleo. Acrescente o arroz. Adicione água o suficiente para cozinhar o arroz.
  • 8. BOLINHO DE CASCA DE BATATA INGREDIENTES 02 xícaras de casca de batata cozidas e batidas; 02 colheres de salsinha picada 02 xícaras de farinha de trigo; 02 ovos 01 colher de (sobremesa) de sal 01 colher de fermento MODO DE PREPARO Ferva as cascas de batata e bata no liquidificador; Coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha, o sal e o fermento e misture bem; Aqueça bem o óleo e vá fritando os bolinhos as colheradas. A batata é rica em carboidratos, portanto grande fonte de energia. Contém sais minerais, vitamina C e vitaminas do Complexo B, em pequenas quantidades. Esses nutrientes podem perder-se no cozimento. Para evitar que isso aconteça aconselha-se lavar as batatas para retirar a sujidade e sem descascá-las ou cortá-las levar ao fogo com água suficiente para cobri-las, até cozinharem completamente. O suco de batatas cruas, tomado em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestino.
  • 9. REFOGADO DE CASCA DE LEGUMES INGREDIENTES Cascas de 03 batatas Cascas de 06 cenouras Cascas de 03 chuchus 01 cebola média 01 tomate Cheiro verde e sal a gosto MODO DE PREPARO Lave bem as cascas Corte-as em pedaços pequenos Refogue a cebola e o tomate Junte as cascas e refogue Acrescente o cheiro verde Os legumes, no sentindo de leguminosos são notáveis pela sua habilidade para fixação de nitrogênio atmosférico. A semente e as folhas dos legumes tem proteínas em índice comparativamente mais elevado que muitas outras plantas. O seu elevado índice de proteínas torna-os desejáveis na alimentação.
  • 10. DOCES BOLO DE CASCA DE ABACAXI INGREDIENTES 02 ovos inteiros 02 xícaras de farinha de trigo 02 xícaras de caldo de casca de abacaxi 01 colher de fermento em pó 02 xícaras de açúcar MODO DE PREPARO P ara obter o caldo de casca de abacaxi, retire sua casca e ferva com quatro xícaras de água por cerca de 20min. Reserve; B ata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo; M isture, aos poucos, o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer; A crescente o fermento e uma xícara de caldo de caldo de casca de abacaxi; M isture bem e asse em forma untada e forno moderado; D epois de assado, vire em um prato e, ainda quente, fure com um garfo e jogue o restante do caldo com uma colher de açúcar. O abacaxi é rico em potássio, fornecendo também fósforo, cálcio e magnésio, entre outros minerais. Contém diversas vitaminas como a riboflavina, a tiamina, o ácido pantotênico e a niacina. Fornece também vitamina C. Uma fatia de 150g fornece mais do que 7% do recomendado internacionalmente para ingestão diária das vitaminas B1, B2 e B9. Os ácidos orgânicos do abacaxi facilitam a boa assimilação dos alimentos, devido a presença da “bromelina” - enzima atuante na digestão de proteínas, acelerando a digestão da carne bovina ou pescado. A casca do abacaxi é rica em vitamina C e fibra.
  • 11. DOCE DE CASCA DE ABACAXI INGREDIENTES 01 xícara (de chá) de cascas de abacaxi; 01 xícara (de chá) de água; 01 xícara (de chá) rasa de açúcar; 01 colher (de sopa) rasa de margarina; 06 cravos-da-índia; 02 colheres (de sopa) rasas de coco ralado. MODO DE PREPARO Lave o abacaxi com uma escova em água corrente; Descasque e pique a casca; Leve ao fogo em uma panela com água e deixe ferver até amolecer; Bata no liquidificador e depois coe; Leve ao fogo a mistura que ficou na peneira, e acrescente o açúcar, a margarina, os cravos e o coco. Mexa até desprender do fundo da panela. DOCINHO DE ABACAXI COM COCO INGREDIENTES 02 xícaras de suco de casca de abacaxi 01 xícara de coco ralado 02 xícaras de açúcar 02 xícaras da casca de abacaxi 03 gemas
  • 12. 01 colher (sopa) de margarina MODO DE PREPARO Coloque em uma panela todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar, mexendo até soltar do fundo da panela; Deixe esfriar. Faça os docinhos enrolando bolinhas. Colocá-los em forminhas de papel. DOCE DE CASCA DE LARANJA INGREDIENTES 06 laranjas Açúcar (o mesmo peso das cascas) Cravo e canela em pau a gosto MODO DE PREPARO Retire o sumo das laranjas e depois a casca, cortando a laranja em quatro em seguida retire os gomos Use só a casca com a parte em branco Deixe de molho em água de um dia para outro Troque a água várias vezes Corte as cascas pelo meio, depois em fatias finas Coloque em uma panela, cubra com água e ferva por mais ou menos 15 minuto Escorra a água e pés Coloque o mesmo peso das cascas em quantidade de açúcar, o cravo e a canela Levar ao fogo para apurar A laranja contém inúmeros princípios nutritivos, sob forma facilmente assimilável: carboidratos em boa quantidade, proteínas e gorduras em pequenas doses, minerais em proporções sensíveis, vitaminas A e B em menor quantidade, vitamina C em representativa quantidade. Contém ainda um pouco de provitamina D. A casca de laranja é rica em vitamina C e Pectina.
  • 13. PUDIM DE CASCA DE LARANJA INGREDIENTES 01 copo de suco de casca de laranja 01 copo de água 02 colheres de sopa de maisena 02 colheres de sopa de açúcar MODO DE PREPARO Dissolva a maisena Junte os demais ingredientes e misture bem Leve ao fogo, mexendo até engrossar Despeje em uma forma umedecida e leve à geladeira até endurecer. GELÉIA DE CASCA DE LARANJA INGREDIENTES 02 xícaras de chá de cascas de laranja cortadas em tiras e fervidas 02 xícaras de açúcar 01 xícara de água MODO DE PREPARO
  • 14. Misture a água e o açúcar em uma panela Leve ao fogo e deixe ferver por 20min Acrescen te a casca de laranja e ferva por mais 10min. DOCE DE CASCA DE MAMÃO INGREDIENTES 06 cascas bem lavadas de mamões maduros 03 xícaras e meia de açúcar MODO DE PREPARO Deixe na água as cascas dos mamões de um dia para o outro; Pique-as e coloque-as numa panela e dê três fervuras, acrescentando as cascas sempre quando levantar fervura; Troque a água a cada fervura; Na quarta fervura deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara de água e passe por peneira; Leve ao fogo com o açúcar até desprender do fundo da panela. O mamão é rico em vitaminas e sais minerais, apresenta vitamina A, vitaminas do complexo B e rico teor de vitamina C. Para aumentar o aproveitamento do ferro numa refeição, pode-se comer pão preto (integral de gergelim) com boa quantidade de mamão. Sua riqueza em vitamina C pode contribuir consideravelmente na defesa do nosso organismo. Sua alta densidade em potássio e um cálcio, pode ser benéfica contra hipertensão e na prevenção de problemas cardiovasculares.
  • 15. GELÉIA DE CASCA DE MAMÃO INGREDIENTES 01 mamão médio Açúcar Água MODO DE PREPARO O mamão deve ser bem lavado e descascado Coloque as cascas numa panela com água suficiente para cobri- las e levar ao fogo deixando cozinhar bem; Quando estiverem desmanchando, retirar do fogo e passar na peneira Medir a massa resultante e coloque a metade da medida de açúcar, levando ao fogo novamente até que se obtenha consistência gelatinosa. GELÉIA DE CASCA DE BANANA INGREDIENTES 01 Kg de casca de banana 01 colher (sopa) de caldo de limão 01 Kg de açúcar
  • 16. 01 xícara de água MODO DE PREPARO Lave as cascas e leve para cozinhar até amolecer, depois bata no liquidificador; Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e o limão e leve de volta ao fogo para cozinhar; Mexa de vez em quando, no início, e depois mexa até soltar do fundo da panela; Retire da panela e deixe esfriar. BOLO DE CASCA DE BANANA INGREDIENTES 02 xícaras de casca de banana madura 04 claras em neve 03 xícaras de farinha de trigo 02 colheres de fermento em pó 04 gemas 02 xícaras e meia de açúcar 05 colheres rasas de margarina Canela em pó para polvilhar MODO DE PREPARO Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve; Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento; Por último, às claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno; Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos. DOCE DE CASCA DE BANANA
  • 17. INGREDIENTES 05 xícaras de cascas de banana nanicas bem lavadas e picadas 02 xícaras e meia de açúcar MODO DE PREPARO Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem; Retire do fogo e escorra; Bata as cascas com um pouco de água no liquidificador e passe por peneira grossa; Junte o açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. DOCE DE CASCA DE MARACUJÁ INGREDIENTES 06 cascas de maracujás firmes; 03 xícaras de água; 02 pauzinhos de canela; 02 xícaras de açúcar; 01 xícara de suco de maracujá MODO DE PREPARO Corte os maracujás ao meio; Retire a polpa e descasque, deixando toda a parte branca Lave as cascas e deixe-as de molho na água de um dia para o outro; Escorra e coloque numa panela, junte o açúcar, a água, o suco de maracujá e a canela; Leve ao fogo e cozinhe até que se forme uma calda meio grossa. O maracujá é rico em vitaminas do Complexo B e sais minerais, como ferro e fósforo. Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, não sendo prejudicial, pois não causa dependência. É apreciável fonte alimentar de glicídios, vitaminas A, B2 e C. O maracujá-melão é uma das espécies mais ricas em ferro, e o maracujá-vermelho é particularmente abundante em glicídios.
  • 18. GELÉIA DE CASCAS DE LEGUMES E FRUTAS INGREDIENTES 01 xícara (chá) de casca de abacaxi, cenoura e mamão. 01 xícara (chá) de açúcar Canela a gosto MODO DE PREPARO Lave as cascas de frutas e legumes com uma escova; Retire as cascas e bata-as no liquidificador com água; Leve ao fogo com o açúcar e a canela; Cozinhe em fogo brando até dar o ponto de geléia. OBS.: Nessa receita podem ser usadas cascas de frutas e legumes variados como maçã, pêra, chuchu, beterraba.
  • 19. PUDIM DE GOIABA COM CASCA INGREDIENTES 01 goiaba vermelha inteira 01 copo de leite 06 colheres (sopa) açúcar 01 copo de água 04 colheres (sopa) de maisena MODO DE PREPARO Dissolva a maisena no copo de leite. Bata a goiaba com a água até obter um copo de suco. Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Despeje em uma forma para pudim umedecida com água. A goiaba é uma fruta de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo. Possui vitaminas A, B1 e B2. Em matéria de vitamina C, o conteúdo vai decrescendo de fora para dentro do fruto. Nessas condições, a casca é mais rica do que a polpa externa e este mais do que a polpa interior. Grande é a concentração de vitamina C na goiaba desidratada.
  • 20. GELÉIA DE CASCA DE MELÃO INGREDIENTES Casca de um melão médio 01 pauzinho de canela 02 cravos inteiros Açúcar Água MODO DE PREPARO Lave e corte em pedaços a casca do melão (casca externa e branca) Cozinhe até que se desfaça a parte branca. Coe em pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, junte um copo de açúcar, acrescente a canela e os cravos Leve novamente ao fogo para ferver até tomar o ponto de geléia
  • 21. Os melões de polpa amarela podem ser uma excelente fonte de pró-vitamina A. Como referência, cerca de 100 g de melão cobre metade das nossas necessidades diárias. O melão fornece igualmente uma quantidade apreciável de vitamina C, assim como muitos minerais, principalmente o potássio e suas fibras dietéticas. Pode-se afirmar que os melões brasileiros favorecem o trato intestinal, devido ao seu alto teor de água, aliado à riqueza em potássio, que confere características diuréticas a esta fruta. SUCOS SUCO DE CASCA DE ABACAXI INGREDIENTES Cascas de 02 abacaxis MODO DE PREPARO Lave o abacaxi muito bem antes de cortá-lo. Retire as cascas e colocando-as de molho em água fria para infusão Deixe passar uma noite, então coar e adoçar. Utilize como refresco. REFRIGERANTE CASEIRO INGREDIENTES
  • 22. 04 cenouras grandes 01 copo de suco de limão 03 litros de água Casca de uma laranja Açúcar e gelo a gosto MODO DE PREPARO Bata no liquidificador as cenouras com dois copos de água; Coe e reserve o resíduo; Separadamente, bata o suco de cenoura, o suco de limão e a casca de laranja; Coar em peneira e acrescentar o restante da água, o açúcar e o gelo. SUCO DE CASCAS DE FRUTAS INGREDIENTES 03 xícaras (chá) de cascas de frutas variadas 02 litros de água Açúcar a gosto MODO DE PREPARO Lave bem as cascas, bata no liquidificador com água; Coe bem e adoce a gosto. Pode-se utilizar apenas a casca de uma fruta, como a de abacaxi, maçã, manga. SUCO DE CASCA DE MAÇÃ INGREDIENTES
  • 23. 06 maçãs 01 litro de água Açúcar a gosto MODO DE PREPARO Lave bem as maçãs e descasque-as; Leve ao fogo as cascas com água até ferver. Bata no liquidificador , coe e adoce a gosto. Complete com água gelada. OBS.: Se for para consumo imediato, não precisa de cozimento. SUCO DE CASCA DE MANGA INGREDIENTES 03 mangas grandes 01 litro e meio de água Açúcar a gosto MODO DE PREPARO Lave bem as mangas e a seguir descasque-as Bata as cascas no liquidificador com um pouco de água. Coe, adoce a gosto e complete com o restante da água. A manga quando madura é rica em vitamina A. É recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio. O principal valor desta fruta está na sua riqueza em vitaminas A e C. Seu conteúdo em vitamina C varia segundo o tipo de manga. A manga-rosa é a que possui mais alta quota. Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal. Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as
  • 24. CONSULTAS REALIZADAS http://www.brazilianfruit.org.br http://www.pratofeito.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/legume www.mesabrasil.sesc.com.br www.todafruta.com.br