Região nordeste 2009

24,751 views
24,420 views

Published on

Apresentação em ppt elaborada pela professora Sônia para o sétimo ano.

Published in: Education
2 Comments
19 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
24,751
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,540
Actions
Shares
0
Downloads
2,095
Comments
2
Likes
19
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Região nordeste 2009

  1. 1. Sonia Regina de Souza Guedes
  2. 2. A região Nordeste, ocupa área de 1.561.177,8 km2. Sua população é de 45.924.812 habitantes.
  3. 3. Estados e capitais da Região Nordeste Maranhão (MA) – São Luís Piauí (PI) - Teresina Ceará (CE) - Fortaleza Rio Grande do Norte (RN) - Natal Paraíba (PB) – João Pessoa Pernambuco (PE) - Recife Alagoas (AL) - Maceió Sergipe (SE) - Aracaju Bahia (BA) - Salvador
  4. 4. A expectativa de vida na região Nordeste é a menor do País: 64 anos. Sua densidade demográfica é de 28,73 habitantes por km2 e a maior parte da população concentra-se na zona urbana (60,6%).
  5. 5. <ul><li>A região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões: </li></ul><ul><li>1 meio-norte </li></ul><ul><li>2 sertão </li></ul><ul><li>3 agreste </li></ul><ul><li>4 zona da mata </li></ul><ul><li>A vegetação original na Zona da Mata era a Mata Atlântica, e hoje é uma área que possui alto nível de urbanização; nessa região se concentra os principais centros regionais do Nordeste. A Mata Atlântica, a qual encontra-se reduzida a apenas 7% de seus 1,36 milhões de quilômetros de cobertura florestal está ameaçada de extinção. </li></ul>
  6. 6. Vegetação : Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga ( no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará).
  7. 7. <ul><li>Rios Principais : </li></ul><ul><li>Rio São Francisco, desemboca no Oceano </li></ul><ul><li>Atlântico.É uma importante via de </li></ul><ul><li>transporte de mercadorias na região. </li></ul><ul><li>Os principais produtos transportados, </li></ul><ul><li>são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, </li></ul><ul><li>manufaturados, madeira e alguns minérios. </li></ul><ul><li>Rio Parnaíba, </li></ul><ul><li>Rio Jaguaribe, </li></ul><ul><li>Rio Capibaribe, </li></ul><ul><li>Rio Piranhas-Açu </li></ul><ul><li>Rio Una. </li></ul>
  8. 8. Usinas Hidrelétricas Sobradinho Paulo Afonso Três Marias Xingó
  9. 9. Arquipélago de Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro formado por 21 ilhas e ilhotas, situado no Oceano Atlântico, a leste do Estado do Rio Grande do Norte e sob tutela do Estado de Pernambuco.
  10. 10. Agricultura Principais produtos agrícolas: cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, cacau, caju, manga, uva e acerola.
  11. 11. <ul><li>Riquezas minerais : </li></ul><ul><li>petróleo </li></ul><ul><li>sal </li></ul>
  12. 12. <ul><li>Economia </li></ul><ul><li>A economia da região Nordeste baseia-se: </li></ul><ul><li>Na agroindústria do açúcar e do cacau. </li></ul><ul><li>Nas lavouras de fruticultura para exportação na área do vale do rio São Francisco. </li></ul><ul><li>O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental, no Estado da Bahia. </li></ul><ul><li>O setor de turismo, vem crescendo nos últimos anos. </li></ul>
  13. 13. A economia é bem diversificada. Nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo. Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. Presença de indústrias: de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (pólo petroquímico de Camaçari) e tecelagem.
  14. 14. Turismo As cidades litorâneas possuem uma ótima infra-estrutura turística (aeroportos, hotéis, pousadas, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais. Há também o turismo histórico-cultural, com cidades de arquitetura da época colonial (Recife, Olinda, Salvador, entre outras).
  15. 15. Principais Cidades da Região Nordeste As principais são as cidades de Salvador, capital do Estado da Bahia, Recife, capital do Estado de Pernambuco, e Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
  16. 16. Cultura Nordestina: a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses),índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários rítmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião). Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba-meu-boi e as micaretas.
  17. 17. O Vaqueiro no Nordeste trabalha com o boi, vive em função do boi, veste roupa feita com o couro do boi. As rendeiras fazem os mais variados trabalhos em renda. O cangaceiro procura fazer a justiça com as próprias mãos. O beato , procura uma justiça eterna. Ambos são o fruto da desgraça da seca e de uma estrutura social cruel. Tipos Humanos
  18. 18. O cangaceiro , diz-se no Nordeste do Brasil, do criminoso errante, isolado ou em grupo, vivendo de assaltos e saques, perseguido, perseguindo, até a prisão ou morte numa luta com tropa da polícia ou com outro bando de cangaceiros. O colhedor de babaçu carrega os coquilhos num cesto ou caçuá. Despeja-os próximo do rancho onde mora. Aí, ou então à sombra das palmeiras, começa o trabalho. Com um macete de madeira dura ajeita o coquilho sobre uma pedra. Com o pau quebra uma noz dura. Retira as amêndoas e abandona a casca.
  19. 19. O apanhador de coco é uma das profissões mais difíceis do Nordeste. O coco não é nativo do Brasil, os portugueses o trouxeram da Índia. As baianas atuais descendentes de africanos (das tribos ioruba, nagô, mina, fula, haussá) são as que mais se esmeram no trajar. O jangadeiro é o herói do mar. A jangada veio da Ásia, é usada na pesca. A frágil embarcação não usa pregos. É feita de madeira leve para ajudar a flutuar.
  20. 20. Os barqueiros , no baixo São Francisco existem trechos perigosos, temidos por eles. Os vendedores das ruas do Recife já estão, pela raridade, se tornando tipos folclóricos com seus pregões anunciando as mercadorias que vendem. Os repentistas são artistas, pois criar versos cantados na hora, exige muita criatividade e inteligência, afinal os versos além de serem rimados devem ser engraçados e isso os repentistas sabem fazer com muita perfeição.
  21. 21. Frevo - Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira Capoeira - O excelente esporte de ataque e defesa, trazido pelos negros d'Angola e que bem poderia ser a luta típica brasileira. Danças
  22. 22. Bumba-meu-boi - manifestação folclórica em que são representados, com danças, cantos e declamações, os acontecimentos ligados à vida, morte e ressurreição de um boi. Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses.
  23. 23. Caboclinhos Cavalhada
  24. 25. A casa rural do nordestino é de pau-a-pique: madeira trançada com revestimento de barro de sopapo (bolas de barro molhado). A farinha de mandioca é usada como alimentação básica de muitos nordestinos. A mandioca ralada vai caindo no cocho. Depois é imprensada no tipiti (cesto ou paneiro), para retirar um líquido venenoso chamado manipuera. Curiosidades
  25. 26. Problemas Sociais O principal é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão, levando pobreza e fome para os habitantes. Outros problemas são: falta de moradia, desemprego, falta de assistência médica, subnutrição, mortalidade infantil e má distribuição das terras. Nas regiões atingidas pela seca, provoca migrações (gente que parte para outros lugares) e o êxodo rural (gente que deixa a zona rural para viver na zona urbana).

×