Em espanhol                             Em português

  Oíd, mortales, el grito sagrado:        Ouvi, mortais, o grito sag...
DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 2.780.092 km²
CAPITAL: Buenos Aires
POPULAÇÃO DA ARGENTINA: 40,4 milhões
MOEDA: peso argentino
NOME...
O esporte mais popular na Argentina é sem dúvida o
 futebol e é o que desperta maiores paixões. Seus
 dois times mais impo...
A Argentina é a segunda maior economia da
 América do Sul e juntamente com o Brasil,
 Paraguai, Uruguai e Venezuela faz pa...
Os pesqueiros argentinos, potencialmente muito
   produtivos, não são plenamente explorados.
   Embora o país disponha de ...
A carne de vaca é por excelência a base alimentar dos
  argentinos. O churrasco (asado) é a forma mais típica de
  prepará...
Como sobremesa, o sorvete (helado) é o favorito. Boa
 parte das sorveterias mantêm uma preparação
 artesanal, à moda itali...
Quando falamos na cultura da Argentina, não podemos nos
 esquecer do tango que é uma estilo musical que se originou
 na Ar...
Na Argentina, que segundo Casavelos "contribui com
 apenas 0,1% nas emissões de gás efeito estufa em
 nível global contra ...
Para evitar seu desaparecimento, Greenpeace
  lançou uma campanha global através da internet
  de coleta de assinaturas qu...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
Argentina - Turma 2004
Argentina - Turma 2004
Argentina - Turma 2004
Argentina - Turma 2004
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Argentina - Turma 2004

2,771
-1

Published on

Published in: Education, Travel, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,771
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
164
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Argentina - Turma 2004

  1. 1. Em espanhol Em português Oíd, mortales, el grito sagrado: Ouvi, mortais, o grito sagrado: "¡Libertad! ¡Libertad! ¡Libertad!" "Liberdade! Liberdade! Liberdade!" Oíd el ruido de rotas cadenas, Ouvi o ruído de quebradas ved en trono a la noble igualdad. correntes, vede em trono à nobre igualdade. Ya su trono dignísimo abrieron las Provincias Unidas del Sud. Já seu trono digníssimo abriram Y los libres del mundo responden: as Províncias Unidas Do Sul. "Al gran pueblo argentino, ¡salud!” E os livres do mundo respondem: “Ao grande povo argentino, saúde!” Sean eternos los laureles, que supimos conseguir. Sejam eternas as glórias, Coronados de gloria vivamos... que soubemos conseguir ¡o juremos con gloria morir! Coroados de glória vivamos... ou juremos com glória morrer!
  2. 2. DADOS PRINCIPAIS ÁREA: 2.780.092 km² CAPITAL: Buenos Aires POPULAÇÃO DA ARGENTINA: 40,4 milhões MOEDA: peso argentino NOME OFICIAL: REPÚBLICA ARGENTINA NACIONALIDADE: argentina DATA NACIONAL: 25 de maio (aniversário da Revolução) e 9 de julho (Dia da Independência). Idioma: Espanhol ou castelhano GEOGRAFIA DA ARGENTINA: MAPA DA ARGENTINA LOCALIZAÇÃO: sul da América do Sul FUSO HORÁRIO: a mesma de Brasília CLIMA DA ARGENTINA: de montanha (NO, SO, O), árido tropical (NE), árido frio (SE), temperado continental (S), tropical (N), subpolar (extremo sul). CIDADES DA ARGENTINA (PRINCIPAIS): Buenos Aires, Córdoba, Rosário COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: europeus meridionais 85%, eurameríndios 7%, ameríndios 0,4% e outros 7,6% (censo de 1996).
  3. 3. O esporte mais popular na Argentina é sem dúvida o futebol e é o que desperta maiores paixões. Seus dois times mais importantes são os arquiinimigos Boca Juniors e River Plate. Outros esportes em que os argentinos se destacam são: pólo (campeões mundiais), rugby (entre os 5 melhores do mundo), hockey feminino (campeãs mundiais), tênis, automobilismo, boxe, esqui, caça e pesca. Atualmente começam a ter presença todos os esportes de aventura e também houve um ressurgimento do basquete graças ao ídolo Manuel Ginobili (ou simplesmente Manu), campeão na NBA.
  4. 4. A Argentina é a segunda maior economia da América do Sul e juntamente com o Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela faz parte do MERCOSUL. Em 1999, o Produto Interno Bruto da Argentina era de 283,16 bilhões de dólares, o que equivale a uma renda per capita de 7.740 dólares. Em 2005 este valor já era estimado em 11.300 dólares. A economia do país baseia-se na produção agrícola e na pecuária. A Argentina é uma das principais nações produtoras de carne, cereais e azeite do mundo. Apesar dos retrocessos da década de 1980, a exportação de gado desempenha importante papel no comércio internacional. Também produz e exporta grande quantidade de lã.
  5. 5. Os pesqueiros argentinos, potencialmente muito produtivos, não são plenamente explorados. Embora o país disponha de grande diversidade de reservas de petróleo, carvão e metais variados, a mineração não tem recebido muita atenção. Somente nas últimas décadas houve um aumento na produção de petróleo e carvão. A produção de gás natural também é importante. O parque industrial concentra-se em Buenos Aires. O setor mais importante e antigo é o de processamento e embalagem de produtos alimentícios, seguido pelo setor têxtil e pela indústria automobilística. Nos últimos anos, o desenvolvimento do MERCOSUL fez com que o Brasil se tornasse o principal parceiro do comércio exterior argentino, comprando quase um terço das exportações. Como unidade monetária, no início da década de 1970, estabeleceu-se o peso lei. Em 1985, criou-se o austral e, no início de 1992, implantou-se o novo peso argentino.
  6. 6. A carne de vaca é por excelência a base alimentar dos argentinos. O churrasco (asado) é a forma mais típica de prepará-la e constitui um verdadeiro ritual quando família e amigos se reúnem nos fins de semana. A cozinha tipicamente argentina (criolla) está representada nas empanadas - pastéis de massa leve que podem ser recheados com carne, frango, presunto e queijo, etc. Outro dos pratos mais típicos é o matambre, uma espécie de rocambole de carne recheado com pimentas, ovos e vegetais que pode ser servido frio ou quente. A cozinha regional também conta com variedades como o locro (refogado de milho e carne de porco) e a carbonada (ensopado de carne, legumes e arroz).
  7. 7. Como sobremesa, o sorvete (helado) é o favorito. Boa parte das sorveterias mantêm uma preparação artesanal, à moda italiana, o que lhe confere um sabor distintivo. O alfajor é um doce tradicional e muito popular na Argentina, que consiste em dois discos redondos de massa, com uma forma que lembra a um ioiô, recheados geralmente com doce de leite e envolvidos por chocolate branco ou ao leite. Os mais famosos são os produzidos na cidade de Mar Del Plata.
  8. 8. Quando falamos na cultura da Argentina, não podemos nos esquecer do tango que é uma estilo musical que se originou na Argentina no século XIX. A dança tango é a mistura da música gaúcha, européia e africana. As festas de tango são chamadas também de Mi longa. Influências européias permeiam a arte, a arquitetura e o estilo de vida dos argentinos. Porém, no campo da literatura predomina uma mistura cultural que deu origem a autores de estatura internacional como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Ernesto Sábato, Manuel Puig e Osvaldo Soriano. A Argentina é um importante pólo cultural, com seus inúmeros museus e galerias de arte, além de sua vigorosa comunidade teatral. O cinema argentino também alcançou estatura internacional e foi bastante usado como um veículo para exorcizar os horrores da Guerra Suja.
  9. 9. Na Argentina, que segundo Casavelos "contribui com apenas 0,1% nas emissões de gás efeito estufa em nível global contra 25% que aportam os Estados Unidos", a situação mais grave se registra na região de Cuyo, no oeste do país. "O provável desaparecimento dos glaciares dessa região em menos de duas décadas põe em risco a população e às atividades produtivas, que dependem de água que proporcionam os volumes de gelo", explicou. O ecologista apontou que "excetuando à Antártida e a Groenlândia, os glaciares argentinos são os maiores blocos de gelos continentais que existem no mundo e constituem uma reserva de água doce vital para o planeta".
  10. 10. Para evitar seu desaparecimento, Greenpeace lançou uma campanha global através da internet de coleta de assinaturas que serão apresentadas aos líderes mundiais que em junho próximo assistirão na Alemanha a Conferência Sobre Energias Renováveis. "As pessoas podem enviar suas mensagens mediante postais que estão disponíveis em nosso site na rede. Depois de imprimi-las, as colocaremos em um grande cubo de gelo que irá se derretendo na porta do lugar onde se fará a reunião", explicou Casavelos.
  11. 11. http://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×