SlideShare a Scribd company logo
1 of 10
Energia:Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou não renováveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Principais fontes de energia:Energia gravitacional – Gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta. O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e sua distância.
Energia geotérmica – Nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. “Geo” significa terra e “térmica” significa calor, por isso, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra. Abaixo da crosta terrestre, ou seja, a camada superior do manto é constituída por uma rocha líquida, o magma encontrado a altas temperaturas. A crosta terrestre flutua nesse magma. Em cada 100 metros de profundidade a temperatura aumenta 3º Celsius. A energia geotérmica é uma das mais benignas fontes de eletricidade. Essa energia é de obtenção mais barata que os combustíveis fósseis ou usinas nucleares. A emissão de gases poluentes (CO2 e SO2) é praticamente nula. Trata-se de uma fonte de energia não-renovável, porque o fluxo de calor do centro da Terra é muito pequeno comparado com a taxa de extração requerida, o que pode levar o campo geotérmico ao esgotamento. O tempo de vida do campo é de décadas, porém a recuperação pode levar séculos. Campos geotérmicos podem ser extensos e podem prover trabalho fixo por muitos anos. 
Energia nuclear– Energia nuclear,  energia liberada durante a fusão dos núcleos atômicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fusão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeito estufa.Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam perigo. Servem na utilização de bombas nucleares, pode substituir fontes de energia e também substituir alguns combustíveis.A energia nuclear permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia. Países europeus são os que mais utilizam energia nuclear. A decisão de construir usinas depende em grande parte dos custos de produção da energia nuclear.
Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades. Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem um certo nível de ruído (de baixa freqüência), que pode causar algum incômodo. Além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão.
Energia solar – Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha.
Energia de biomassa – É a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor. Consequências da utilização de combustíveis fósseis: - Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas. - São de salientar os seguintes aspectos: - As minas de carvão a céu aberto provocam profundas cicatrizes no solo; - Os produtos da combustão de combustíveis fósseis contaminam o ar;- Podem ocorrer alterações climáticas devido à quantidade de calor libertado para a atmosfera, resultante da utilização de combustíveis fósseis.
Energia hidráulica – É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ela aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa. É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua no tempo, por isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, como um lago, deve haver um suprimento de água ao lago, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada (ver equação acima). As represas (barragens) são nada mais que lagos artificiais, construídos num rio, permitindo a geração contínua.
Energia baianaA Usina Hidrelétrica de Sobradinho é um aproveitamento hidrelétrico localizado no Rio São Francisco, no estado da Bahia, cerca de 40 km a montante das cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE e distante, aproximadamente 470 km do complexo hidroenergético de Paulo Afonso. A usina hidrelétrica tem uma potência instalada de 1.050.000 kW(1.050MW) e conta com 6 máquinas geradoras.Compreendem o represamento de Sobradinho as seguintes estruturas:Barragem de terra zoneada com 12.000.000 de m³ de maciço, altura máxima de 41 m e comprimento total de 12,5 km.Casa de força com 6 unidades geradoras acionadas por turbinas Kaplan com potência unitária de 175.050 kW, totalizando 1.050.300 kW.Vertedouro de superfície e descarregador de fundo dimensionados para extravasar a cheia de teste de segurança da obra.Tomada d’água com capacidade de até 25 m³/s para alimentação de projetos de irrigação da região.

More Related Content

What's hot

As Energias RenováVeis
As Energias RenováVeisAs Energias RenováVeis
As Energias RenováVeisLeomark7
 
energias renováveis
energias renováveisenergias renováveis
energias renováveisveronicasilva
 
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia - Energia
 www.AulasDeGeografiaApoio.com  -  Geografia -  Energia www.AulasDeGeografiaApoio.com  -  Geografia -  Energia
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia - EnergiaAulas De Geografia Apoio
 
Fontes alternativas e energia no Brasil
Fontes alternativas e energia no BrasilFontes alternativas e energia no Brasil
Fontes alternativas e energia no Brasil Joemille Leal
 
Fontes alternativas e Energia no Brasil
Fontes alternativas e Energia no BrasilFontes alternativas e Energia no Brasil
Fontes alternativas e Energia no BrasilTais Santana
 
Fontes alternativas de energia washingtonzinho
Fontes alternativas de energia washingtonzinhoFontes alternativas de energia washingtonzinho
Fontes alternativas de energia washingtonzinhogilmar0307
 
Energias renováveis e não renováveis
Energias renováveis e não renováveisEnergias renováveis e não renováveis
Energias renováveis e não renováveispatriciaqqq
 
Energias Renováveis e Não Renováveis
Energias Renováveis e Não RenováveisEnergias Renováveis e Não Renováveis
Energias Renováveis e Não RenováveisLuisMagina
 
Aula sobre fontes de energia csm
Aula sobre fontes de energia csmAula sobre fontes de energia csm
Aula sobre fontes de energia csmluiz0309
 
Energia renovável e não renovável
Energia renovável e não renovávelEnergia renovável e não renovável
Energia renovável e não renovávelWanessa Veloso
 
Fontes De Energia RenováVeis
Fontes De Energia RenováVeisFontes De Energia RenováVeis
Fontes De Energia RenováVeisguest69ca1e7
 
Situação Energética Mundial
Situação Energética MundialSituação Energética Mundial
Situação Energética MundialGijasilvelitz 2
 
Fontes De Energia Alternativa / Engenharia Ambiental
Fontes De Energia Alternativa / Engenharia AmbientalFontes De Energia Alternativa / Engenharia Ambiental
Fontes De Energia Alternativa / Engenharia AmbientalZé Moleza
 
Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...
Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...
Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...Victor Said
 
Fontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de EnergiaFontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de EnergiaGabriela Santos
 
Energias Renováveis
Energias RenováveisEnergias Renováveis
Energias Renováveisvallmachado
 
Fontes De Energia
Fontes De EnergiaFontes De Energia
Fontes De Energiaguest3ad92c
 

What's hot (20)

As Energias RenováVeis
As Energias RenováVeisAs Energias RenováVeis
As Energias RenováVeis
 
energias renováveis
energias renováveisenergias renováveis
energias renováveis
 
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia - Energia
 www.AulasDeGeografiaApoio.com  -  Geografia -  Energia www.AulasDeGeografiaApoio.com  -  Geografia -  Energia
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia - Energia
 
Fontes alternativas e energia no Brasil
Fontes alternativas e energia no BrasilFontes alternativas e energia no Brasil
Fontes alternativas e energia no Brasil
 
Fontes de energia renováveis
Fontes de energia renováveisFontes de energia renováveis
Fontes de energia renováveis
 
Fontes de energia
Fontes de energiaFontes de energia
Fontes de energia
 
Fontes alternativas e Energia no Brasil
Fontes alternativas e Energia no BrasilFontes alternativas e Energia no Brasil
Fontes alternativas e Energia no Brasil
 
Fontes alternativas de energia washingtonzinho
Fontes alternativas de energia washingtonzinhoFontes alternativas de energia washingtonzinho
Fontes alternativas de energia washingtonzinho
 
Energias renováveis e não renováveis
Energias renováveis e não renováveisEnergias renováveis e não renováveis
Energias renováveis e não renováveis
 
Energias Renováveis e Não Renováveis
Energias Renováveis e Não RenováveisEnergias Renováveis e Não Renováveis
Energias Renováveis e Não Renováveis
 
Aula sobre fontes de energia csm
Aula sobre fontes de energia csmAula sobre fontes de energia csm
Aula sobre fontes de energia csm
 
Energia renovável e não renovável
Energia renovável e não renovávelEnergia renovável e não renovável
Energia renovável e não renovável
 
Fontes De Energia RenováVeis
Fontes De Energia RenováVeisFontes De Energia RenováVeis
Fontes De Energia RenováVeis
 
Situação Energética Mundial
Situação Energética MundialSituação Energética Mundial
Situação Energética Mundial
 
Fontes De Energia Alternativa / Engenharia Ambiental
Fontes De Energia Alternativa / Engenharia AmbientalFontes De Energia Alternativa / Engenharia Ambiental
Fontes De Energia Alternativa / Engenharia Ambiental
 
Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...
Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...
Artigo petrobras - fontes de energia renováveis geotermica, potencialidade na...
 
Fontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de EnergiaFontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de Energia
 
Energias Renováveis
Energias RenováveisEnergias Renováveis
Energias Renováveis
 
Fontes De Energia
Fontes De EnergiaFontes De Energia
Fontes De Energia
 
Aula energia
Aula energiaAula energia
Aula energia
 

Viewers also liked

Microsoft access
Microsoft accessMicrosoft access
Microsoft accessoscar mesa
 
Artilharia copas regionais
Artilharia copas regionaisArtilharia copas regionais
Artilharia copas regionaisRafael Passos
 
CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007
CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007
CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007CTEEP
 
Workshop Formativo
Workshop FormativoWorkshop Formativo
Workshop Formativoguestf38751
 
Projeto de Aprendizagem
Projeto de AprendizagemProjeto de Aprendizagem
Projeto de Aprendizagemferredrade
 
Comprométete con la visión - Hugo Almanza
Comprométete con la visión - Hugo AlmanzaComprométete con la visión - Hugo Almanza
Comprométete con la visión - Hugo AlmanzaHugo Almanza
 
นางสาว ศรัญญา เมืองมาหล้า
นางสาว ศรัญญา     เมืองมาหล้านางสาว ศรัญญา     เมืองมาหล้า
นางสาว ศรัญญา เมืองมาหล้าSaranya Muangmala
 
Projecte VENTIJOL. Cicle Inicial. Música
Projecte VENTIJOL. Cicle Inicial. MúsicaProjecte VENTIJOL. Cicle Inicial. Música
Projecte VENTIJOL. Cicle Inicial. MúsicaEditorial Barcanova
 
Poema a los_amigos
Poema a los_amigosPoema a los_amigos
Poema a los_amigososoherre
 
Men nyfw street style
Men nyfw street styleMen nyfw street style
Men nyfw street styleSofia Ramos
 
Presentación final pmdt_2
Presentación final pmdt_2Presentación final pmdt_2
Presentación final pmdt_2Roberto Martinic
 
Ingenieria industrial -_niebel
Ingenieria industrial -_niebelIngenieria industrial -_niebel
Ingenieria industrial -_niebelEl Polo Jr
 
Artilharia brasileirão
Artilharia brasileirãoArtilharia brasileirão
Artilharia brasileirãoRafael Passos
 
Edifício Professor Simeão Ribeiro - Funcionários
Edifício Professor Simeão Ribeiro - FuncionáriosEdifício Professor Simeão Ribeiro - Funcionários
Edifício Professor Simeão Ribeiro - FuncionáriosPaulo Henrique da Silva
 
Антон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image Magick
Антон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image MagickАнтон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image Magick
Антон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image MagickMinsk Linux User Group
 
นตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บ
นตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บนตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บ
นตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บSupawadee Sakun
 

Viewers also liked (20)

Microsoft access
Microsoft accessMicrosoft access
Microsoft access
 
Artilharia copas regionais
Artilharia copas regionaisArtilharia copas regionais
Artilharia copas regionais
 
Brasil1
Brasil1Brasil1
Brasil1
 
CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007
CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007
CTEEP - Apresentação Anual da Transmissão Paulista Apimec 2007
 
Workshop Formativo
Workshop FormativoWorkshop Formativo
Workshop Formativo
 
Projeto de Aprendizagem
Projeto de AprendizagemProjeto de Aprendizagem
Projeto de Aprendizagem
 
Comprométete con la visión - Hugo Almanza
Comprométete con la visión - Hugo AlmanzaComprométete con la visión - Hugo Almanza
Comprométete con la visión - Hugo Almanza
 
นางสาว ศรัญญา เมืองมาหล้า
นางสาว ศรัญญา     เมืองมาหล้านางสาว ศรัญญา     เมืองมาหล้า
นางสาว ศรัญญา เมืองมาหล้า
 
Biology
BiologyBiology
Biology
 
Projecte VENTIJOL. Cicle Inicial. Música
Projecte VENTIJOL. Cicle Inicial. MúsicaProjecte VENTIJOL. Cicle Inicial. Música
Projecte VENTIJOL. Cicle Inicial. Música
 
Ies celra
Ies celraIes celra
Ies celra
 
Thesis i v2
Thesis i v2Thesis i v2
Thesis i v2
 
Poema a los_amigos
Poema a los_amigosPoema a los_amigos
Poema a los_amigos
 
Men nyfw street style
Men nyfw street styleMen nyfw street style
Men nyfw street style
 
Presentación final pmdt_2
Presentación final pmdt_2Presentación final pmdt_2
Presentación final pmdt_2
 
Ingenieria industrial -_niebel
Ingenieria industrial -_niebelIngenieria industrial -_niebel
Ingenieria industrial -_niebel
 
Artilharia brasileirão
Artilharia brasileirãoArtilharia brasileirão
Artilharia brasileirão
 
Edifício Professor Simeão Ribeiro - Funcionários
Edifício Professor Simeão Ribeiro - FuncionáriosEdifício Professor Simeão Ribeiro - Funcionários
Edifício Professor Simeão Ribeiro - Funcionários
 
Антон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image Magick
Антон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image MagickАнтон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image Magick
Антон Літвіненка - Пакетная апрацоўка графічных файлаў: Image Magick
 
นตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บ
นตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บนตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บ
นตารางวิเคาราะห์ 20 เว็บ
 

Similar to 1VC TAILAN ENERGIA

Usos da energia e suas fontes
Usos da energia e suas fontesUsos da energia e suas fontes
Usos da energia e suas fontesJosé Karllos
 
Fontes de energia - GRUPO 3
Fontes de energia - GRUPO 3Fontes de energia - GRUPO 3
Fontes de energia - GRUPO 3blog_setimaf
 
energias reniváveis
energias reniváveisenergias reniváveis
energias reniváveiselza
 
Seminário fontes de energia
Seminário   fontes de energiaSeminário   fontes de energia
Seminário fontes de energiaLUIS ABREU
 
Energia limpa uma questão de necessidade
Energia limpa   uma questão de necessidadeEnergia limpa   uma questão de necessidade
Energia limpa uma questão de necessidadeNataliana Cabral
 
Energias alternativas
Energias alternativasEnergias alternativas
Energias alternativasEspa Cn 8
 
Energias renováveis
Energias renováveisEnergias renováveis
Energias renováveisjotaboxexas
 
Energia renovável
Energia renovávelEnergia renovável
Energia renovávelEdwin Juan
 
Fontes de energia completo - g4 certo
Fontes de energia   completo - g4 certoFontes de energia   completo - g4 certo
Fontes de energia completo - g4 certoblog_setimaf
 
Energias Renováveis
Energias RenováveisEnergias Renováveis
Energias RenováveisMichele Pó
 
Trabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série C
Trabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série CTrabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série C
Trabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série Cluisfernandobevilacqua
 
Fontes e formas de energia tânia e nelson
Fontes e formas de energia   tânia e nelsonFontes e formas de energia   tânia e nelson
Fontes e formas de energia tânia e nelsonTaniabastos15
 

Similar to 1VC TAILAN ENERGIA (20)

Usos da energia e suas fontes
Usos da energia e suas fontesUsos da energia e suas fontes
Usos da energia e suas fontes
 
Fontes de energia - GRUPO 3
Fontes de energia - GRUPO 3Fontes de energia - GRUPO 3
Fontes de energia - GRUPO 3
 
Objeto De Aprendizagem
Objeto De AprendizagemObjeto De Aprendizagem
Objeto De Aprendizagem
 
energias reniváveis
energias reniváveisenergias reniváveis
energias reniváveis
 
Seminário fontes de energia
Seminário   fontes de energiaSeminário   fontes de energia
Seminário fontes de energia
 
Fontes de energia
Fontes de energiaFontes de energia
Fontes de energia
 
Energia limpa uma questão de necessidade
Energia limpa   uma questão de necessidadeEnergia limpa   uma questão de necessidade
Energia limpa uma questão de necessidade
 
Energias alternativas
Energias alternativasEnergias alternativas
Energias alternativas
 
Fontes de energia
Fontes de energiaFontes de energia
Fontes de energia
 
Energias renováveis
Energias renováveisEnergias renováveis
Energias renováveis
 
Energias renováveis 3 A
Energias renováveis  3 AEnergias renováveis  3 A
Energias renováveis 3 A
 
Energia renovável
Energia renovávelEnergia renovável
Energia renovável
 
Energias Alternativas
Energias AlternativasEnergias Alternativas
Energias Alternativas
 
Fontes de energia completo - g4 certo
Fontes de energia   completo - g4 certoFontes de energia   completo - g4 certo
Fontes de energia completo - g4 certo
 
Ruben
RubenRuben
Ruben
 
Energias Renováveis
Energias RenováveisEnergias Renováveis
Energias Renováveis
 
Trabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série C
Trabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série CTrabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série C
Trabalho sobre tipos de energia - Gustavo 7ª série C
 
Fontes e formas de energia tânia e nelson
Fontes e formas de energia   tânia e nelsonFontes e formas de energia   tânia e nelson
Fontes e formas de energia tânia e nelson
 
Energias renovveis4251
Energias renovveis4251Energias renovveis4251
Energias renovveis4251
 
Ana Luisa
Ana LuisaAna Luisa
Ana Luisa
 

More from CETEP RECÔNCAVO SAJ/BAHIA (20)

Cetep agro visita
Cetep agro visitaCetep agro visita
Cetep agro visita
 
Feliz dia do tecnico em enfermagem
Feliz  dia do tecnico em enfermagemFeliz  dia do tecnico em enfermagem
Feliz dia do tecnico em enfermagem
 
MANUELA LOG VA
MANUELA LOG VAMANUELA LOG VA
MANUELA LOG VA
 
GABRIELA SEG MA
GABRIELA SEG MAGABRIELA SEG MA
GABRIELA SEG MA
 
ALAN LOG VA
ALAN LOG VAALAN LOG VA
ALAN LOG VA
 
TAÍS AGRO MA
TAÍS AGRO MATAÍS AGRO MA
TAÍS AGRO MA
 
MÉRCIA SEG MA
MÉRCIA SEG MAMÉRCIA SEG MA
MÉRCIA SEG MA
 
TAILON LOG MB
TAILON LOG MBTAILON LOG MB
TAILON LOG MB
 
TÁRCIO LOG MB
TÁRCIO LOG MBTÁRCIO LOG MB
TÁRCIO LOG MB
 
NAIARA LOG MB
NAIARA LOG MBNAIARA LOG MB
NAIARA LOG MB
 
KALLIANDRA LOG MA
KALLIANDRA LOG MAKALLIANDRA LOG MA
KALLIANDRA LOG MA
 
LAÍS LOG MB
LAÍS LOG MBLAÍS LOG MB
LAÍS LOG MB
 
EDSON ENFVA
EDSON ENFVAEDSON ENFVA
EDSON ENFVA
 
TAUANA LOG MA
TAUANA LOG MATAUANA LOG MA
TAUANA LOG MA
 
RAFAEL LOG MA
RAFAEL LOG MARAFAEL LOG MA
RAFAEL LOG MA
 
1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO DA BAHIA
1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO DA BAHIA1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO DA BAHIA
1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO DA BAHIA
 
1VC GISELLE HISTORIA
1VC GISELLE HISTORIA1VC GISELLE HISTORIA
1VC GISELLE HISTORIA
 
1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA
1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA
1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA
 
GEOGRAFIA 3MC
GEOGRAFIA 3MCGEOGRAFIA 3MC
GEOGRAFIA 3MC
 
1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO
1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO
1VC RAYELLI MUSEU GEOLOGICO
 

1VC TAILAN ENERGIA

  • 1. Energia:Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou não renováveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
  • 2. Principais fontes de energia:Energia gravitacional – Gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta. O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e sua distância.
  • 3. Energia geotérmica – Nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. “Geo” significa terra e “térmica” significa calor, por isso, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra. Abaixo da crosta terrestre, ou seja, a camada superior do manto é constituída por uma rocha líquida, o magma encontrado a altas temperaturas. A crosta terrestre flutua nesse magma. Em cada 100 metros de profundidade a temperatura aumenta 3º Celsius. A energia geotérmica é uma das mais benignas fontes de eletricidade. Essa energia é de obtenção mais barata que os combustíveis fósseis ou usinas nucleares. A emissão de gases poluentes (CO2 e SO2) é praticamente nula. Trata-se de uma fonte de energia não-renovável, porque o fluxo de calor do centro da Terra é muito pequeno comparado com a taxa de extração requerida, o que pode levar o campo geotérmico ao esgotamento. O tempo de vida do campo é de décadas, porém a recuperação pode levar séculos. Campos geotérmicos podem ser extensos e podem prover trabalho fixo por muitos anos. 
  • 4. Energia nuclear– Energia nuclear,  energia liberada durante a fusão dos núcleos atômicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fusão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeito estufa.Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam perigo. Servem na utilização de bombas nucleares, pode substituir fontes de energia e também substituir alguns combustíveis.A energia nuclear permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia. Países europeus são os que mais utilizam energia nuclear. A decisão de construir usinas depende em grande parte dos custos de produção da energia nuclear.
  • 5. Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades. Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem um certo nível de ruído (de baixa freqüência), que pode causar algum incômodo. Além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão.
  • 6. Energia solar – Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha.
  • 7. Energia de biomassa – É a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
  • 8. Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor. Consequências da utilização de combustíveis fósseis: - Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas. - São de salientar os seguintes aspectos: - As minas de carvão a céu aberto provocam profundas cicatrizes no solo; - Os produtos da combustão de combustíveis fósseis contaminam o ar;- Podem ocorrer alterações climáticas devido à quantidade de calor libertado para a atmosfera, resultante da utilização de combustíveis fósseis.
  • 9. Energia hidráulica – É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ela aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa. É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua no tempo, por isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, como um lago, deve haver um suprimento de água ao lago, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada (ver equação acima). As represas (barragens) são nada mais que lagos artificiais, construídos num rio, permitindo a geração contínua.
  • 10. Energia baianaA Usina Hidrelétrica de Sobradinho é um aproveitamento hidrelétrico localizado no Rio São Francisco, no estado da Bahia, cerca de 40 km a montante das cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE e distante, aproximadamente 470 km do complexo hidroenergético de Paulo Afonso. A usina hidrelétrica tem uma potência instalada de 1.050.000 kW(1.050MW) e conta com 6 máquinas geradoras.Compreendem o represamento de Sobradinho as seguintes estruturas:Barragem de terra zoneada com 12.000.000 de m³ de maciço, altura máxima de 41 m e comprimento total de 12,5 km.Casa de força com 6 unidades geradoras acionadas por turbinas Kaplan com potência unitária de 175.050 kW, totalizando 1.050.300 kW.Vertedouro de superfície e descarregador de fundo dimensionados para extravasar a cheia de teste de segurança da obra.Tomada d’água com capacidade de até 25 m³/s para alimentação de projetos de irrigação da região.