Filme escritores da liberdade no cinema

  • 19,468 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
19,468
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11

Actions

Shares
Downloads
96
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O filme “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers) é do gênero drama, classificação para 14 anos, com duração de 123 minutos, EUA- 2007. Filme produzido por Danny DeVito, dirigido por Richard LaGravenese e atriz principal Hilary Swank no papel da professora Erin Gruwell, uma professora que acredita nos seus métodos didático-pedagógicos e que a mudança é possível quando se acredita na educação. A professora Gruwell leciona as disciplinas língua inglesa e literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional, muitos cumprindo pena judicial e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes, são oriundos de bairros pobres da cidade de Los Angeles vitimados pela violência, drogas, prostituição, e preconceitos raciais.
  • 2. A metodologia usada pela professora Erin servirá de incentivo e orientação para muitos professores que deparam com problemas de sala de aula, semelhantes aos dela. É uma linda história de superação, sobre acreditar em si mesmo e em seus objetivos. A professora Erin toma sua tarefa como um grande desafio: educar e civilizar. Porém, todos se sentiam discriminados pela sociedade e manifestavam em atos rebeldes e violentos. Porém, sua ação pedagógica é inovadora porque desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento como sujeito-de-sua-história, tornando-os estudantes motivados, pensantes, comprometidos e responsáveis por tomar suas próprias decisões, dando sentido às suas vidas.
  • 3. Razão da escolha do filme para atender os nossos alunos: O filme retrata o mundo do preconceito racial, das drogas, crimes, intolerância, conflitos familiares, injustiça social, desmotivação, falta de respeito ao próximo, tudo voltado ao mundo escolar. Mostra os problemas psico-socio-culturais que atingem o ambiente escolar. É um referencial didático-pedagógico para o professor contemporâneo. ATIVIDADES SOBRE O FILME: 1º) Solicitamos a liberação do cinema em duas datas para atender os alunos do Projeto REM e os alunos do 9º ano EF, 2º e 3º anos do ensino médio do turno matutino da escola, no total 16 turmas. 2º) A coordenadora do REM distribuiu o resumo do filme para todos os professores envolvidos para que pudessem conversar com os alunos motivando e chamando à atenção para a importância do filme no âmbito escolar.
  • 4. Atividade 1: De volta a escola, cada professor trabalhou de acordo seu planejamento. Sendo que os professores das áreas de empregabilidades trabalharam o mesmo planejamento: Entregaram um questionário com perguntas sobre o filme: a)Qual a história narrada pelo filme? b)Onde ela acontece? c)Como era o cenário do contexto da história? d)Quem eram os personagens do filme? e)Caracterize os personagens principais deste filme. f)Qual a importância do filme para o contexto escolar? g)Você daria outro fim para a história? h)Destaque a parte do filme que mais lhe chamou a atenção. Por que? i)Você conhece alguém que vive o drama daqueles personagens? Relate sem citar nomes.
  • 5. j)Você seria capaz de ajudar um colega que se encontra na situação dos alunos do filme? k)Faça um resumo do filme destacando como o filme começa, narrando o desenvolvimento e o final. l)Escreva uma frase sobre o filme. Atividade 2: Na segunda aula, o professor promoveu um debate com os alunos sobre as questões respondidas por eles. Atividade 3: No final do debate, o professor explanou sobre os assuntos preconceitos racial e social e suas implicações na vida das pessoas.