Your SlideShare is downloading. ×
Regulamento do JEM 2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Regulamento do JEM 2012

472
views

Published on

Published in: Sports

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
472
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Finalidade I:Art. 1º - Os jogos escolares de Malacacheta 2012 têm por finalidade promover a amplamobilização da juventude estudantil de malacacheta, visando aumentar a participação ematividades esportivas, às integrações sociais, e a construção da cidadania.Justificativa:Art. 2º - É também através das atividades desportivas que crianças e jovens constroemvalores, conceitos, socializam-se e vivem as realidades.Objetivos:Art. 3º - O esporte escolar tem como objetivos:a) Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo,democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;b) Estimular a prática esportiva nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio dasredes públicas (municipal estadual l).c) Promover o intercâmbio sócio-desportivo entre os participantes e as comunidadesenvolvidas;d) Estabelecer um elo de identidade do educando e sua unidade de ensino.Realização II:Art. 1º - Os jogos escolares de Malacacheta 2012 é uma realização dos professore deEducação Física com apoio dos diretores das escolas.Art. 2º - São poderes dos primeiros jogos escolares de Malacacheta - 2012:  Comissão Organizadora  Comissão DisciplinarArt. 3º - A Comissão Organizadora será composta pelos professores de Educação Física dasescolas envolvidas.Art. 4º - A Comissão Organizadora será composta por 3 professores de Educação Física eos diretores das escolas envolvidas. E terão coma suas responsabilidades: a) Acompanhar e supervisionar permanentemente o desenvolvimento do evento; b) Realizar a coordenação técnica dos eventos e a supervisão de cada modalidadeesportiva; c) Elaborar e aprovar o Regulamento Específico das modalidades, bem como asdiretrizes gerais técnicas de execução de suas competições; d) Coordenar o recrutamento de recursos humanos capacitados para organização técnicadas competições; e) Elaborar a programação esportiva, a apuração dos resultados e a elaboração dosboletins técnicos oficiais, bem como supervisionar a arbitragem.Art. 5º - A Comissão Disciplinar caberá aplicar, de forma imediata e em procedimentosumário, as sanções disciplinares especificadas deste Regulamento em função de infraçõescometidas antes, durante e após as disputas e registradas nas súmulas ou documentossimilares dos coordenadores regionais, árbitros, representantes de quadra, etc.Parágrafo único: A fim de ajuda na premiação dos alunos vencedores dos jogos e naorganização, será cobrada uma taxa de dois reais por aluno/atletas inscrito. Cadamodalidade é uma inscrição.
  • 2. Capítulo IIICompetições e Modalidades Esportivas:Modalidades Esportivas:Modalidades Esportivas: sexoFutsal Masculino/ femininoVôlei Masculino/ femininoHandebol Masculino/ femininoPeteca Masculino/ femininoCompetições:NOTA só poderá participar das competições os alunos devidamente matriculados efreqüentes, caso aja inscrição de alunos irregulares a comissão disciplinar fará a suspensãoimediata do atleta. Não serão aceitas inscrições de atletas que estejam fora da escola. Para oaluno transferido será valido a data de transferência para a sua atual escola e a data deinscrição, Será necessária a presença da carteira de estudante no momento da assinatura dasumula para confirmar a identidade do atleta e o diretor escolar tem total autonomia devetar a representação de sua escola por qualquer aluno. Caso aja violação do regulamentoquanto a veracidades dos dados de inscrição pude acorrer punição para o atleta ou para aequipe, desde desqualificação do atleta ou da equipe. Tal punição e de responsabilidade dacomissão disciplinar. Art. 1º - Os jogos escolares de Malacacheta 2012 serão divididos em módulos de idade, assim definidos de acordo com cada modalidade.  Futsal Será disputada em três módulos; 1º. Modulo(M) alunos nascidos em 2002, 2001, 2000; 2º modulo(M) alunos nascidos em 1999 e 1998; 3º modulo(M) alunos nascidos em 1997, 1996 e 1995. O futsal feminino será feito em dois módulos, sendo 1(F) 2002, 2001, 2000, 1999 e 2 (F) 1998, 1997, 1996, 1995.  Vôlei: Será disputado em dois módulos; 1º módulo aluno nascidos em , 2000, 1999, 1998 e 1997; 2º modulo alunos nascidos em 1996, 1995 e 1994.  Handebol: Será disputado em dois módulos; 1º módulo aluno nascidos em 2000 , 1999, 1998 e 1997; 2º modulo alunos nascidos em 1996, 1995 e 1994.  Peteca: Será disputado em dois módulos; 1º módulo aluno nascidos em, 2000, 1999, 1998 e 1997; 2º modulo alunos nascidos em 1996, 1995 e 1994.  Art. 2º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentar para a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horário estabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equipe realizadora.
  • 3. Parágrafo único: A equipe que comparecer ao local de jogos sem o número mínimo dealunos/atletas previsto na modalidade pelo Regulamento Geral, será considerado perdedorpor w x o.Art. 3º - Qualquer jogo que venha a ser interrompido por motivo de força maior e não puderser reiniciado, terá como resultado final o apresentado no momento da paralisação.Caso não haja condições de aproveitamento deste resultado, serão adotados os critériosseqüenciais abaixo para que se estabeleça um vencedor:_ Menor número de cartões, exclusões e desqualificações;_ SorteioSistema de Disputa:Art. 4º - Em função do número de participantes em cada modalidade, o sistema decompetição dos esportes coletivos será organizado em grupos de até no máximo 5 equipespara as modalidades que apresentar mais de 5 equipes escritas sendo assim o sistema dedisputa será o rodízio simples. Para a competição de peteca será disputado em eliminatóriassimples se conter mais de 10 equipes.Distribuição dos participantes nas chaves:06 participantes 02 chaves de 03.07 participantes chave “A” de 04 /chave “B” de 03.08 participantes 02 chaves de 04.Fase classificatória - 2 chaves em rodízioFase semifinal - 1º colocado de A x 2º colocado de B - 1º colocado de B x 2º colocado de AFase final - Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar - Perdedores da semifinal decidem o 3º lugarDe 9 a 11 participantes:Distribuição dos participantes nas chaves09 participantes - 03 chaves de 03.10 participantes - chave “A” de 04 /chaves “B” e “C” de 03.11 participantes - chaves “A” e “B” de 04 /chave “C” de 03.Fase classificatória - 3 chaves em rodízioFase semifinal - 1º colocado de A x 1º colocado de B - 1º colocado de C x 2º colocado com melhor índice técnicoFase final - Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar - Perdedores da semifinal decidem o 3º lugarSerá utilizado o seguinte emparceiramento na confecção das tabelas:Chave com 03 participantes.1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada2x3 1 x Perdedor do jogo 01 1 x Vencedor do jogo 01Chave com 04 participantes
  • 4. 1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada1x4 3x1 2x12x3 4x2 3x4Chave com 05 participantes1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 4ª Rodada 5ª Rodada1x4 5x3 4x2 3x1 2x52x3 1x2 5x1 4x5 3x4Art. 5º - A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintescritérios:Modalidade Vitória EmpateFutsal 3 pontos 01 pontoHandebol 3 pontos 01 pontoVoleibol 3 pontos 01 pontoArt. 6º - Caso haja empate na classificação, serão observados os seguintes critérios dedesempate, que serão:1º - Confronto direto;2º - Maior saldo de gols, sets em todos os jogos;3º - Maior número de gols ou pontos pró4º - Menor número de cartões amarelos;5º - Menor número de cartões vermelhos;6º - Menor número de exclusões e/ou desqualificações;9º - Sorteio.Art.7º - Cada equipe participante deverá se apresentar nos locais de competição,devidamente uniformizada, conforme especificações do Regulamento Específico de cadamodalidade esportiva (Coletiva e Individual).Art. 8º - Cada equipe participante será responsável pela confecção e manutenção dosuniformes de suas equipes.Art. 9º - Os uniformes dos alunos/atletas poderão conter o nome do colégio, nome doaluno/atleta e da marca esportiva do uniforme. A inserção de logomarca de patrocínio épermitida, desde que não faça alusão à propaganda de bebidas alcoólicas, cigarros,propaganda eleitoral e produtos que induzam ao vício.
  • 5. Composição das equipes:Art. 10º - A equipe participante será composta por um representante, alunos/atletas ouProfessores de Educação Física.Art. 11º as equipes serão compostas das seguintes quantidades de atletas.Futsal __________serão 10 alunos por equipesVôlei ___________serão 12 alunos por equipesHandebol _______serão 12 alunos por equipesPeteca__________serão 2 alunos por duplasNota 1 - O aluno/atleta só poderá participar dos jogos escolares de Malacacheta 2012representando a sua unidade escolar.Capítulo IVSanções:Art. 1º - Todos os participantes dos jogos escolares de Malacacheta 2012 poderão sofrer asseguintes sanções disciplinares:_ Advertência;_ Suspensão;_ Exclusão.Art. 2º - As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da Junta Disciplinar eda Comissão Disciplinar, observando-se as disposições deste Regulamento e do Código.Parágrafo único: Das decisões da Comissão Disciplinar não cabe qualquer recurso.Art. 3º - As sanções disciplinares entrarão automaticamente em vigor a partir da divulgaçãopor escrito. Todas as decisões das Juntas e da Comissão Disciplinar serão entregue aoprofessor de educação física da escola que a equipe pertence para cumprimento.Art. 4º - As sanções disciplinares terão vigência durante o período de realização dos jogosescolares de Malacacheta 2012. Dependendo da gravidade, poderão ser estendidas a futurascompetições organizadas por esta equipe organizadora.Art. 5º - A expulsão/desqualificação por ato de indisciplina (agressão, ofensas morais) decompetidor, técnico, responsável ou dirigente, bem como conflitos entre torcidas, poderáimplicar em eliminação dos jogos escolares de Malacacheta de 2012.Art. 6º - No caso de algum responsável por equipe, impetrar recurso contra outra, emfunção de possível transgressão ao Regulamento, este recurso deverá ser entregue àComissão Organizadora, por escrito, até 48 horas após o término da partida/prova, sendoque o ônus da prova cabe ao denunciante.Art. 7º - Recurso quanto à irregularidade de aluno/atleta poderá dar entrada na ComissãoOrganizadora a qualquer tempo, cabendo o ônus da prova ao denunciante.Art. 8º - Dirigentes, professores ou alunos/atletas, que apresentarem protestos descabidos,injuriosos, ou críticas infundadas à Organização do evento, poderão ser punidos.
  • 6. Art. 9º - A equipe que, sem prévia autorização da Comissão Organizadora, abandonar acompetição antes do término de sua participação, poderá ficar impedida de participar daspróximas partidas e perda dos pontos da partida.Art. 10º - O presente Regulamento deverá ser seguido em todas as Etapas dos jogosescolares de Malacacheta 2012.Art. 11º - Os participantes dos jogos escolares de Malacacheta 2012 não poderão alegardesconhecimento deste Regulamento, ficando sujeitos a todas as suas disposições e àspenalidades que dele possam emanar.Art. 12º - Complementará este Regulamento os Regulamentos Específicos de cadamodalidade, estabelecidos pela Comissão Organizadora dos jogos escolares escolar deMalacacheta 2012.FutsalArt. 1º - A competição de Futsal jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá às RegrasOficiais da CBFS, observando-se as adaptações deste Regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 8 (oito) e ummáximo de 12 (doze) alunos/atletas.Art. 3º - Os jogos serão disputados em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos,cronometrados, Com intervalo de 7 ( sete) minutos. Art. 4º Nas fases Semifinal e final, em caso de empate, será realizado cobradas de 05(cinco) penalidades máximas por alunos/atletas diferentes. Persistindo, ainda, o empateserão cobradas penalidades máximas alternadas por diferentes alunos/atletas, até que hajaum vencedor. Art. 5º Os cartões amarelos serão anulados de uma Etapa para outra; e as suspensõespermanecerão de uma etapa para outra.Art. 6º - Os árbitros indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 7º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas de mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;_ Shorts de mesma cor predominante;_ Caneleiras;_ Meiões e tênis sem travas.Art. 8º - No banco de reservas poderá ficar além dos alunos/atletas inscritos na partida e doProfessor de Educação Física responsável ou uma aluno responsável, no máximo doisacompanhantes previamente identificados com documento de identidade que tambémestarão sujeitos às penalidades.Art. 9º - Será suspenso automaticamente da partida seguinte, o aluno/atleta, que for expulsoda partida por receber:01 (um) cartão vermelho (expulsão) ou;02 (dois) cartões amarelos (advertência).§ 1º O aluno/atleta que completar o segundo cartão amarelo e for expulso na mesmapartida, deverá cumprir 02 (duas) partidas de suspensão automática.§ 2º O aluno/atleta que receber o segundo cartão amarelo na mesma partida e,consequentemente, receber o cartão vermelho, terá anulado este segundo cartão amarelo.Art. 10º - A aplicação da suspensão por cartão será automática, independente do resultadodo julgamento a que for submetida o infrator, no âmbito da Junta ou Comissão Disciplinar.
  • 7. Art. 11º - A contagem de cartões, para fins de suspensão automática, será feita de formacumulativa. Os cartões serão anulados de uma etapa para a outra.Art. 12º - O controle da quantificação de cartões recebidos independe de comunicaçãooficial, é de responsabilidade exclusiva das equipes participantes.Art. 13º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 2 gols a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora. HandebolArt. 1º - A competição de Handebol jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá àsRegras Oficiais da CBHb, observando-se as adaptações deste regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 10 (dez) e ummáximo de 14 (quatorze) alunos/atletas.Art. 3º - Os jogos terão a duração de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois). Temposde 20 (vinte) minutos cada com intervalo de 8 minutos.Art. 4º Nas fases Semifinal e final, em caso de empate, será cobrados 05 (cinco) tiros de 7metros por alunos/atletas diferentes. Persistindo, ainda, o empate será cobrado tiros de 7metros alternados por diferentes alunos/atletas, até que haja um vencedor.Art. 5º - Os árbitros indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 6º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas de mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;_ Shorts de mesma cor predominante;_ Meia e tênis sem travas.Art. 7º - No banco de reservas poderá ficar além dos alunos/atletas inscritos na partida e doProfessor de Educação Física responsável ou uma aluno responsável, no máximo doisacompanhantes previamente identificados com documento de identidade que tambémestarão sujeitos às penalidades.Art. 8º - Será suspenso automaticamente da partida seguinte, o aluno/atleta, que fordesqualificado de uma partida.Art. 13º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 2 gols a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora.
  • 8. PetecaArt. 1º - A competição de Peteca jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá às RegrasOficiais da FEMPE, observando-se as adaptações deste Regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 02 (dois)alunos/atletas por jogo.Art. 3º - Os jogos serão disputados em melhor de 03 (três) sets, cada equipe para ganhar umset devera marca 20 pontos, na haverá necessidade de dois pontos de diferença para fecharo set.Art. 4º - Cada equipe pode pedir no máximo 01 (um) tempos em cada set.Art. 5º - A altura da rede será a seguinte: MÓDULO I MÓDULO IIMasculino - 2,24 m Masculino - 2,43 mFeminino - 2,24 m Feminino - 2,24 mArt. 6º - Os árbitros definidos pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 7º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas numeradas nas costas,_ Shorts ou bermudas,_ Tênis e meias.Art. 8º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 2 sets a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora.VoleibolArt. 1º - A competição de Voleibol dos jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá àsRegras Oficiais da CBV, observando-se as adaptações deste Regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 8 (oito) e ummáximo de 12 (doze) alunos/atletas.Art. 3º - Os jogos serão disputados em melhor de 05 (cinco) sets, sendo os 04 (quatro)primeiros de 25 (vinte e cinco) pontos. Em caso de empate em 24 (vinte e quatro) pontos, oset só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 02 (dois) pontos. Em caso deempate em número de sets (02 x 02), será jogado um quinto set de 15 (quinze) pontos.Havendo empate em 14 (quatorze) pontos, o set só terminará quando uma equipe alcançar adiferença de 02 (dois) pontos.Art. 4º - A altura da rede será a seguinte: MÓDULO I MÓDULO IIMasculino - 2,35 m Masculino - 2,43 mFeminino - 2,20 m Feminino - 2,24 mArt. 5º Os cartões amarelos aplicados a atletas infratores ou por indisciplina acarretar a umponta para a equipe adversária.
  • 9. Art. 6º - Os árbitros indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 7º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas de mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;_ Shorts de mesma cor predominante;_ Meias e tênis sem travas.Art. 8º - No banco de reservas poderá ficar além dos alunos/atletas inscritos na partida e doProfessor de Educação Física responsável ou uma aluno responsável, no máximo doisacompanhantes previamente identificados com documento de identidade que tambémestarão sujeitos às penalidades.Art. 13º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 3 sets a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora.

×