Your SlideShare is downloading. ×
Planilhas eletrônicas   introdução ao excel
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Planilhas eletrônicas introdução ao excel

30,951
views

Published on


2 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
30,951
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
510
Comments
2
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • Olá! Seja bem-vindo ao tema Planilhas Eletrônicas – introdução ao Microsoft Excel, que acompanharemos juntos nesta apresentação.
  • Em primeiro lugar, gostaria de contar um pouco o que nós vamos ver por aqui: Uma breve definição para Planilhas Eletrônicas que tanto auxiliam os engenheiros. Os tipos existentes para microcomputadores, Alguns Exemplos e uma Introdução ao Excel a planilha eletrônica da suite Microsoft Office .
  • As planilhas eletrônicas são programas de computador destinados a elaboração de tabelas, gráficos, cálculos, desenhos simples, listas de nomes que podem ser classificadas em ordem alfabética, números em ordem crescente e várias outras funções. As planilhas eletrônicas permitem a criação de tabelas, inclusão de fórmulas simples e complexas que permitem fazer cálculos automaticamente.
  • Planilhas eletrônicas podem ser encontradas em três tipos básicos: os programas Gratuitos – também chamados de software livre - que os usuários podem “baixar” pela internet. Os programas utilizados diretamente na Internet, onde os usuários apenas cadastram-se no site e utilizam o programa disponibilizado lá. E os programas Proprietários que os usuários podem comprar, adquirindo assim, as licenças de uso.
  • Existem vários tipos de planilhas eletrônicas e eles são específicos para cada Sistema Operacional ou máquina. Temos vários desenvolvidos para o sistema operacional Linux que é em software livre e também são em software livre, portanto gratuitos. Os editores desenvolvidos para o sistema operacional Microsoft Windows que é um software proprietário da Microsoft onde os mais conhecidos e utilizados são o Writer – da OpenOffice e o Word da própria Microsoft. Tem também versões e programas desenvolvidos para o sistema Machintoch ou Mac (computadores produzidos pela Apple Inc.) e para dispositivos móveis – os celulares. Ficam aqui os nomes de alguns deles – Calc, Excel, Googledocs, MiniExcel ... São vários para escolher e usar.
  • Bem, aqui nós faremos uma introdução ao editor de texto Microsoft Excel que é um dos aplicativos Microsoft Office bastante conhecido e utilizado pelos usuários de microinformática. Sua última versão é a 2010, com uma interface modificada em relação às versões anteriores, agrupando recursos e funções para facilitar ainda mais a acessibilidade, o entendimento e a usabilidade dos usuários. É um programa muito utilizado para criar planilhas de cálculos simples e complexos, elaborar gráficos e tabelas dinâmicas para simulação. Suas ferramentas e recursos permitem ao usuário analisar informações de maneira rápida e eficiente, ajudando-o nas tomadas de decisão enquanto profissional.
  • Nesta apresentação, muito mais do que descrever em detalhes o que cada opção de menu ou botão do Excel faz, nós vamos tentar entender como os recursos e as funcionalidades que se pode usar estão dispostas e agrupadas nas telas do programa para facilitar a busca quando for preciso utilizá-las. Os detalhes sobre os comandos podem ser encontrados na apostila. O menu principal do Excel 2010 reúne oito grupos de funcionalidades: Arquivo, Página Inicial, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição.
  • Abaixo dos botões de Menu Principal existe um discreto botão com uma setinha que abre as caixas de diálogo com todas as opções e os recursos completos oferecidos pelo Excel. É importante guardar isso para saber onde devemos procurar funções e recursos mais avançados.
  • O Ambiente de trabalho ou Folha de cálculo como é conhecida a planilha do Excel, traz muitas facilidades de utilização. A tela do Excel apresenta-se quadriculada, no formato de uma tabela o que facilita muito a digitação de números e de cálculos. Estas telas são chamadas de pastas no Excel e são compostas de planilhas O padrão é iniciar com três planilhas mas o usuário pode incluir muitas outras.
  • Aqui as planilhas em detalhe. Elas podem ser utilizadas para controles específicos dentro do Excel. Por exemplo: para um controle anual pode-se usar cada planilha dentro de uma pasta anual com o nome de cada mês e o controle mensal nela.
  • As células do Excel são formadas pela intersecção das colunas que são nomeadas por letras e das linhas que são nomeadas por números. A identificação de cada célula é composta por uma letra e um número – por exemplo: A1, N25, X46 ... A digitação das informações é realizada diretamente na célula desejada.
  • Incluir informações em uma planilha é bem simples, basta digitar a informação na célula pretendida e clicar a tecla <ENTER> ou clicar em outra célula e a informação digitada aparecerá na Barra de Fórmulas.
  • Caso seja necessário pode se incluir linhas ou colunas bastando clicar na letra da coluna ou no número da linha e com o botão da direita do mouse, um menu se abrirá para a escolha da opção inserir.
  • As opções básicas para formatação de textos estão nos botões dos menus e para mais opções, lembrar sempre do botão menor no canto inferior de cada grupo.
  • Os cálculos no Excel são realizados digitando na célula em que se deseja o resultado de um cálculo o sinal de igual, o nome das células e a operação desejada. Para cálculo simples com poucas células basta indicar o nome das células e a operação.
  • A apostila e a apresentação do excel funções avançadas explicam com mais detalhes a utilização do recurso funções no Excel para a realização de cálculos.
  • O Excel possui uma grande função que é a de fazer a representação gráfica a partir das informações geradas em suas planilhas. O programa constrói vários tipos de gráficos com formatações completas e sofisticadas.
  • O Microsoft Excel é um poderoso editor de textos para todos os tipos de trabalho com tabelas e cálculos. O futuro profissional, com certeza, para realizar a sua função precisa conhecer os recursos básicos deste programa. Todos os trabalhos de cálculo serão realizados com mais facilidade se o profissional dominar um programa como o Excel. O site da microsoft traz mais informações e dicas sobre seus produtos.
  • Transcript

    • 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS Introdução ao Microsoft ExcelInformática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli
    • 2. AS PLANILHAS ELETRÔNICAS O que são? Tipos existentes Alguns Exemplos O Microsoft Word - IntroduçãoInformática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 3. AS PLANILHAS ELETRÔNICAS O que são? Programas de computador destinados a elaboração de tabelas, gráficos, cálculos, desenhos simples, listas de nomes em ordem alfabética, números em ordem crescente e várias outras funções interessantes. As planilhas eletrônicas permitem a criação de tabelas que fazem cálculos automaticamente.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 4. AS PLANILHAS ELETRÔNICAS Tipos existentes: oProgramas gratuitos – softwares livre: podem ser baixados pela internet, instalados e usados no computador. oProgramas na Internet: programas para serem utilizados diretamente na internet. oProgramas proprietários: o usuário paga pela sua licença de utilização.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 5. AS PLANILHAS ELETRÔNICAS Alguns Exemplos de Planilhas Eletrônicas o LINUX – (software livre e gratuito): OpenOffice Calc, Gnumeric, Kspred. o Sistema Operacional Windows: OpenOffice Calc, Microsoft Office Excel. o Machintoch ou Mac: OpenOffice Calc . o Celulares: MiniExcel. o Internet (on-line): GoogleDocs.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 6. MICROSOFT EXCELINTRODUÇÃO É um programa muito utilizado para criar planilhas de cálculos simples e complexos, elaborar gráficos e tabelas dinâmicas para simulação. Suas ferramentas e recursos permitem ao usuário analisar informações de maneira rápida e eficiente, ajudando-o nas tomadas de decisão enquanto profissional.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 7. MICROSOFT EXCEL MENU PRINCIPALMenu da tela inicial do Excel Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 8. MICROSOFT EXCELMENU PRINCIPALAbaixo dos botões do Caixa de diálogo do Menu AlinhamentoMenu Principal existeo botão queabre as caixas dediálogo com todas asopções e os recursoscompletos oferecidos. Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 9. MICROSOFT EXCELEDIÇÃOAmbiente de trabalho ou folha de cálculo.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 10. MICROSOFT EXCELEDIÇÃOPlanilhas.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 11. MICROSOFT EXCELEDIÇÃO Colunas, linhas e células.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 12. MICROSOFT EXCELEDIÇÃO Inclusão de dados. Barra de FórmulasInformática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 13. MICROSOFT EXCELEDIÇÃO Inclusão de linhas e colunas.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 14. MICROSOFT EXCELFORMATAÇÃO Opções para formatação de textos e números, alinhamento, cores e bordas, largura e altura das células ....Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 15. MICROSOFT EXCELCÁLCULOS Simples: digitando as fórmulas. A célula B8 receberá a soma dos valores digitados na Coluna 01.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 16. MICROSOFT EXCELCÁLCULOS Complexos: utilizando funções. O EXCEL possue muitas funções. A opção de menu Fórmulas + Inserir funções traz a relação completa classificada por tipo ou ordem alfabética.Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 17. MICROSOFT EXCELGRÁFICOSInformática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli
    • 18. MICROSOFT WORDDICAS IMPORTANTES! O Microsoft Excel é um poderoso editor de textos para todos os tipos de trabalho escrito. O futuro profissional, com certeza, para realizar a sua função precisa conhecer os recursos básicos deste programa. Todos os trabalhos de cálculo serão realizados com mais facilidade se o profissional dominar um programa como o Excel. Para saber mais: http://office.microsoft.com/pt-br/Informática Aplicada - Excel – Série Office Profª Clausia Mara Antoneli Profª Clausia Mara Antoneli