Matriz provinha matematica-2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Matriz provinha matematica-2

on

  • 5,772 views

Provinha Brasil

Provinha Brasil

Statistics

Views

Total Views
5,772
Views on SlideShare
5,761
Embed Views
11

Actions

Likes
0
Downloads
37
Comments
0

2 Embeds 11

http://educacaomesquita.blogspot.com 8
http://educacaomesquita.blogspot.com.br 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Matriz provinha matematica-2 Presentation Transcript

  • 1. Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial 1º EIXO Números e Operações Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as Competências Descritores/Habilidades habilidades)  Contar agrupamentos de até 9 objetos dispostos:  de forma organizada;  de forma desorganizada;  agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.  Contar agrupamentos de até 20 objetos dispostos: D1.1 – Associar a contagem de coleções de objetos à  de forma organizada; representação numérica das suas respectivas quantidades.  de forma desorganizada;  agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.C1 - Mobilizar idéias, conceitos Observação:e estruturas relacionadas à o representação da quantidade (número) pode estar noconstrução do significado dos enunciado ou nas alternativas.números e suas  Escolher entre as alternativas aquela que possui arepresentações. representação do número lido pelo aplicador. D1.2 – Associar a denominação do número a sua respectiva Observação: representação simbólica o apenas números de 10 a 99 em algarismos indo-arábicos. o o aplicador não deve ler as alternativas, só o comando.  Comparar quantidades de: D1.3 – Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para  objetos organizados; identificar igualdade ou desigualdade numérica.  objetos apresentados desordenadamente.  Escolher entre alternativas apresentadas aquela que: D1.4 – Comparar ou ordenar números naturais.  completa uma sequência de quantidades crescentes.  completa uma sequência de quantidades decrescentes.
  • 2.  corresponde a uma ordenação crescente de quantidades.  Resolver problemas simples de comparação numérica. Observação: o números até 20 ou dezenas até 90.C1 - Mobilizar idéias, conceitose estruturas relacionadas à  Reconhecer:construção do significado dos D1.5 – Reconhecer números ordinais.  números ordinais do 1º ao 10º;números e suas  reconhecer o último (posição).representações.  Adição (sem reagrupamento), com apoio da imagem com parcelas até 10.  Subtração (sem reagrupamento), com apoio da imagem com minuendo até 20.  Adição (sem reagrupamento), sem apoio da imagem com D2.1 - Resolver problemas que demandam as ações de juntar, parcelas até 10. separar, acrescentar e retirar quantidades.C2 – Resolver problemas por  Subtração (sem reagrupamento), sem apoio da imagem commeio da adição ou subtração. minuendo até 20. Observação: o adições limitadas a duas parcelas e problemas envolvendo apenas uma operação por item. D2.2 - Resolver problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades.  Operações sem reagrupamentos, números limitados até 20.  Situações que envolvam adição de parcelas iguais.  Situações que envolvam objetos organizados em disposição retangular. D3.1 - Resolver problemas que envolvam as idéias da  Situações envolvendo a idéia de dobro.C3 – Resolver problemas por multiplicação. Observações:meio da aplicação das idéias o multiplicação de números de 2 até 10 por 2, 5 ou 10;que preparam para a o os dados devem ser apoiados em imagens;multiplicação e a divisão. o as imagens não devem induzir a resolução por contagem  Repartir uma coleção de objetos em partes iguais. D3.2 - Resolver problemas que envolvam as idéias da divisão.  Quantas vezes uma quantidade cabe em outra.  Situações envolvendo a idéia de metade.
  • 3. Observações: o os dados devem ser apoiados em imagens; o divisões inversas das multiplicações de números de 2 até 10 por 2, 5 ou 10. 2º EIXO Geometria Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as Competências Descritores/Habilidades habilidades)  Associar as seguintes figuras planas com seus respectivos nomes: triângulos, quadrados, retângulos e círculos em um conjunto de figuras planas.  Relacionar representações planas de objetos tridimensionais a D4.1 – Identificar figuras geométricas planas. figuras geométricas planas. Observação:C4– Reconhecer as o no suporte pode ser utilizada qualquer figura plana (ex.representações de figuras trapézio, pentágono, etc).geométricas. o evitar usar quadrados , retângulos e losangos num mesmo item.  Associar objetos do mundo físico a representações de alguns sólidos geométricos simples: cubo, paralelepípedo, esfera, D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas cilindro, cone, pirâmide. (exemplo: caixa com paralelepípedo, espaciais. casquinha de sorvete com cone) Observação: o evitar usar cubos e paralelepípedos num mesmo item. 3º EIXO Grandezas e Medidas Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as Competências Descritores/Habilidades habilidades)  Situações envolvendo desenhos de objetos ou personagens para estabelecer comparativamente: o maior, o menor, igual, o D5.1 – Comparar e ordenar comprimentos. mais alto, o mais baixo, o mais comprido o mais curto, o mais grosso, o mais fino, o mais estreito, o mais largo.C5 – Identificar, comparar,  Identificar cédulas e moeda do sistema monetário brasileiro.relacionar e ordenar  Identificar trocas e diferentes formas para representar umgrandezas. mesmo valor. D5.2 – Identificar e relacionar cédulas e moedas.  Dada uma cédula ou moeda, reconhecer agrupamentos de outras cédulas ou moedas, de valores iguais, correspondentes ao mesmo valor.
  • 4.  Dado um valor qualquer representado por cédulas e ou moedas, identificar outra forma de obter o mesmo valor.  Situações envolvendo sequências de eventos; intervalos de tempo, diferentes medidas de tempo (hora, dia, semana, mês, ano); diferentes instrumentos de medida de tempo (relógios analógicos e digitais, calendário).  apresentar situações de rotina escolar e de vidaC5 – Identificar, comparar, comparando com os períodos do dia, do mês e do ano; D5.3 - Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo emrelacionar e ordenar  ordenar sequência de eventos cotidianos apresentados por diferentes sistemas de medida.grandezas. meio de ilustração;  reconhecer horas cheias ou com fração de 30 minutos em relógio digital e em relógio analógico;  relacionar horários apresentados em relógios digital e analógico;  identificar instrumentos de medida de tempo; 4º EIXO Tratamento da Informação Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as Competências Descritores/Habilidades habilidades)  Identificar informação em listas ou tabelas de uma entrada, com mais do que duas categorias.  Identificar informação que exijam dois níveis de localização, D6.1 – Identificar informações apresentadas em tabelas. como tabelas de dupla entrada. Observação o Dar preferência a tabelas que tenham com o suporte figuras evitando a leitura da tabela pelo aplicador  Reconhecer no gráfico qual a maior/menor frequência.C6 – Ler e interpretar dados D6.2 – Identificar informações apresentadas em gráficos de  Dada uma frequência, localizar a informação correspondente noem gráficos, tabelas e textos. colunas. gráfico e vice-versa.  Localizar informações em listas, convites, cartazes, receitas, etc.  Situações envolvendo consulta simples a informações tais D6.3 – Identificar informações relacionadas a Matemática como: preço de objetos; horário e data de algum evento, apresentadas em diferentes portadores textuais. endereço. Observação o Utilizar textos curtos com poucos dados do tipo solicitado.