Renascimento

23,059 views
22,677 views

Published on

Atualizado em Junho/2013.

Published in: Education
2 Comments
14 Likes
Statistics
Notes
  • Claudiaaaa,

    Amei seu slide, até usei para mostrar para meus alunos como montar uma apresentação de powerpoint!!!

    Saudades de você
    Mil beijos
    Andressa (sua ex-aluna)
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • mto bom
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
23,059
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
392
Actions
Shares
0
Downloads
387
Comments
2
Likes
14
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Renascimento

  1. 1. Renascimento“o homemcomoa medida detodasas coisas”
  2. 2. Época...TrovadorismoTeocentrismoCantigasHumanismoTransição para opensamentoAntropocêntricoGil VicenteRenascimentoMovimento de granderenovação cultural quedominou a Europa,sobretudo nosséculos XV e XVIIdadeModerna
  3. 3. A novapirâmide socialJan Van Eick, Holanda, 1434A sociedade do período moderno,comumente chamada desociedade de ordens (clero,nobreza e povo), apresentava-se,na prática, dividida em umaclasse de proprietários de terras(clero e nobreza), uma classe detrabalhadores (servos,camponeses livres, assalariados,enfim, a massa popular) e umaclasse burguesa(mercantil e manufatureira).A Idade Moderna conheceu,então, a luta da burguesia peloespaço social, político eideológico.Observe o quadro“O casal Arnolfini” ( ao lado)
  4. 4. Leonardo da Vinci
  5. 5. A última CeiaLeonardo da Vinci é o típico homem doRenascimento porque atuou em diversas áreas dopensamento e procurou absorver que havia demais poderoso no cristianismo: o entendimento deque o homem foi feito à imagem e semelhança deDeus, portanto, traz em si a bênção e a divindade,que deveria ser alcançada por meio daciência do pensamento.
  6. 6. Rafael SanzioItália,1483-1520.pintou várias madonas- representações daVirgem Maria com omenino Jesus.
  7. 7. Michelangelopintura da Capela Sistina.
  8. 8. Davi é uma escultura de 5 metros e 17cm de altura, em mármorecarrara. Encontra-se em Florença ( Itália). O artista demorou 3anos para terminar“Numa época em que não sefalava em Anatomia,Michelangelo fez estudosadmiráveisnesse setor.Sendo um grande escultor,suas obras mostram umagrande paixão pela linha epela forma.”Na sua opinião,o corpo humanoera uma obra divina.
  9. 9. DonatelloEscultor italianoDavid, em bronze (Firenze, MuseoNazionale del Bergello, c.1430)“Sua primeira produção em bronzefoi realizada em meados de 1423 –São Luís de Toulouse. De 1415 a1426 ele produziu cinco trabalhospara o Duomo: O Profeta imberbe,O Profeta barbudo, O Sacrifício deIsaac, Profeta Abacuc e O ProfetaJeremias. No período que vai de1425 a 1435, ele atua em conjuntocom o arquiteto e escultorMichelozzo na criação doBattistero, mausoléu reservadoao Papa João XXII, que teve seucorpo esculpido em bronze.”(Infoescola)
  10. 10. Albrecht DürerIntrodutor da arte darepresentação gráfica em trêsdimensões, ou seja, emperspectiva, e considerado afigura principal da arte alemãdo século XVI.
  11. 11. CopérnicoSua teoria doHeliocentrismo colocou oSol como o centro doSistema Solar, contrariandoa então vigente teoriageocêntrica - oGeocentrismo (queconsiderava, a Terra comoo centro), é consideradauma das mais importanteshipóteses científicas detodos os tempos, tendoconstituído o ponto departida da astronomiamoderna.Astrônomo, Polônia1473-1543“O mundoéesférico”
  12. 12. Convencido de que o modelo deCopérnico era verdadeiro, Galileupassou a sustentar aquela teoriaatravés da observação dos astrosno recém-inventado telescópio. Ofato de apoiar o heliocentrismocomo uma verdade literal (e nãoapenas como um modelohipotético) acabou lhe rendendomuitos problemas com aInquisição. Galileu teve quedesmentir suas idéias para fugirda fogueira.Galileu Gallilei"A experiência não falha nunca,falham somente os nossos juízos".*Reza a lenda que, ao sair do tribunalapós sua condenação, disse uma frasecélebre: "contudo, ela se move""Eppur si Muove!“*
  13. 13. Gutenberg“A multiplicação dasuniversidades e ainvenção daimprensa de tiposmóveis pelo alemãoJohannes Gutenberg(1400/1468) permitiuuma vasta difusão dosaber.”O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, processo que se iniciou cercade 1450 e ficou terminado cinco anos depois, em Março de 1455
  14. 14. MachiavelFilósofo político 1469-1527 (Itália)Maquiavel acreditava nacapacidade humana dedeterminar seu própriodestino. Para ele,os fins justificam os meios:um governante deveria fazerqualquer coisa para atingirseus objetivos. Escrever “OPríncipe”, para guiar osgovernantes, alertando-ossobre as armadilhas da selvapolítica.“ É melhor ser temido do que seramado.Os homens ofendem mais aoque amam do que ao que temem."
  15. 15. ClassicismoRenascimento LiterárioBotticelli,O nascimento de VênusOs renascentistasacreditavam que a artegreco-romana eraharmoniosa e bela e porisso adotaram temáticas efiguras da mitologia e dahistória clássica.Cultivou-se o gosto pelarepresentação do corpohumano, glorificando-o;valorizou-se a harmonia, asimetria e a ordem.
  16. 16. William Shakespeare1564-1616"Que obra de arte é o homem:tão nobre no raciocínio; tãovário na capacidade; em forma emovimento,tão preciso eadmirável; na ação é como umanjo; no entendimento é comoum Deus;a beleza do mundo;o exemplo dos animais.“(Trecho de Hamlet, de Shakespeare).
  17. 17. Miguel de CervantesDom Quixote de La Mancha, 1605dramaturgo e poeta espanhol."Poderiam perder-se todos os exemplares doQuixote, em castelhano e nas traduções; poderiamperder-se todos, mas a figura de Dom Quixote já é parteda memória da humanidade."Jorge Luis Borges, escritor argentinoNo livro, Dom Quixoterepresenta o lado espiritual enobre da natureza humana, oamor do honesto e do ideal, tãovalorizado nos romances decavalaria. Já o cavaleiroSancho Pança, cheio deresponsabilidades epreocupações, vivia nummundo oposto ao de seu amigo.
  18. 18. Ao escrever Dom Quixote, Miguel de Cervantes pretendiaridicularizar os livros de cavalaria, que eram muito popularesna sua época .Sancho Pança : “O que transforma o mundo não é a utopia”
  19. 19. Classicismo em PortugalO escritor mais representativo doClassicismo português é Luís de Camões.Os deuses gregos e latinos, por seremverdadeiros heróis, fortes, destemidos,e ao mesmo tempo, cheios de vícios evirtudes, mais próximos, portanto, doshumanos, têm lugar relevante naprodução literária do período.Marco inicial1527- Sá de Miranda traz da Itália anova “moda” de composição poética:O SONETO.
  20. 20. Filmografia Indicada1492 - A Conquista do Paraíso Romeu e Julieta Agonia e êxtase
  21. 21. Revisão0 movimento renascentistafoi a evolução das artes e daciência,com características epropostas novas.A arte renascentistavalorizouO homem como medida detodas as coisasLeonardo da VinciGalileu GalileiNicolau CopérnicoRafael SanzioMachiavelBotticelliJan Van EyckMichelangeloGutenbergClassicismo é o nomedado ao movimentoliterário renascentista :W.Shakespeare, Miguelde Cervantes,Luís de Camões.
  22. 22. Questões1- Mencione as características gerais do Renascimento. Em quais áreas doconhecimento humano ele atuou?2- De que forma o antropocentrismo está vinculado à Idade Moderna?3 – Por que podemos dizer que Leonardo da Vinci é um artista típico doRenascimento?4 – Cite nomes de autores de cada uma das seguintes áreas do conhecimento humanono Renascimento:•Filosofia•Literatura•Pintura•Escultura•Ciência5- Michelangelo é um grande nome do Renascimento Italiano. Cite dois de seustrabalhos e faça uma descrição relacionando-os aos princípios estéticos destemovimento.
  23. 23. 6.(FGV-SP) Renascença é a denominação tradicionalmente atribuída às mudanças decaráter cultural, principalmente, ocorridas nos países europeus durante o período quevai, aproximadamente, de 1300 a 1650. E são expressões maiores dessa época noscampos da arte e da ciência os trabalhos de:a) Georg Wilhelm Hegel, Auguste Rodin e Isaac Newton.b) Immanuel Kant, René Descartes e Antoine Lavoisier.c) John Stuart Mill, Ludwig von Beethoven e Galileu Galilei.d) Auguste Comte, Richard Wagner e Charles Darwin.e) William Shakespeare, Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico.7. (FMTM-MG) Uma das características das obras do Renascimento italiano está nofato de:a) abordarem temas de intensa religiosidade, perdendo, assim, sua feição leiga.b) procurarem valorizar o homem, medindo tudo em sua função – o antropocentrismo.c) tentarem evitar a abordagem de qualquer tema que demonstrasse influência grega.d) evitarem o envolvimento com temas políticos, como foi o caso de Maquiavel.e) defenderem a continuidade do uso exclusivo do latim como língua de expressão daintelectualidade.
  24. 24. 8. (Cescem-SP) "Seu herói mais conhecido é um homem modestoque, através de leituras desordenadas, acabou por convencer-se deque era um cavaleiro heróico que deveria partir pelo mundo a fim derealizar os mais elevados ideais de justiça e amor. Emboraapresentado sob forma humorística, esse herói é hoje visto como umsímbolo dos que, apesar de todas as adversidades, continuam a lutarpor um mundo melhor e mais justo.”O escritor que criou esse herói foi:a) Dante.b) Camões.c) Shakespeare.d) Tasso.e) Cervantes.
  25. 25. Fontes• Todas as imagens usadas nesta apresentação estão disponíveis na internet.•bibesjcp.no.sapo.pt/renascim.htm‎•Infoescola.com.br•.portalsaofrancisco.com.br/alfa/renascimento/renascimento-14.php‎•www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlbrDure.html‎•mensageirodasestrelas.blogs.sapo.pt/tag/nicolau+copérnico‎•www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/galileu-galilei/galileu-galilei-8.php‎•ftp://ftp.unilins.edu.br/joselle/.../Renascimento%20-%20Texto.doc‎•www.aeflup.com/ficheiros/Nicolau%20Maquiavel_1.pdf‎•ww.recantodasletras.com.brrevistaescola.abril.com.br › ... › Língua escrita › Leitura‎Pesquisa, organização e layoutProfa. Cláudia Heloísa C. AndriaContato: clauheloisa@yahoo.com.br

×