Sesc - Escola em Cena - agosto

1,028 views
885 views

Published on

Programação dos espetáculos do SESC que integram o Projeto Escola em Cena (agosto de 2013).

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,028
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sesc - Escola em Cena - agosto

  1. 1. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA – SPCD ENDEREÇO: RUA BENTO BRANCO DE ANDRADE FILHO, 722, SANTO AMARO – TEATRO ALFA - SÃO PAULO – SP. O EMBARQUE E DESEMBARQUE DEVERÃO SER REALIZADOS SOMENTE PELA RUA DR. MARIO VILLAS BOAS RODRIGUES, S/N. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE – TELEFONE: CLÁUDIA – 11-3224-1380 – RAMAL 391 NOME DO ESPETÁCULO: ESPETÁCULO ABERTO PARA ESTUDANTES - POR VOS MUERO E PEEKABOO - DANÇA REALIZAÇÃO: SPCD DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I E II, ENSINO MÉDIO E EJA. SINOPSE: No dia 23 de agosto, sexta-feira, às 15h, data em que os bailarinos da São Paulo Companhia de Dança – SPCD sobem ao palco do Teatro Alfa para apresentar duas novas coreografias no Espetáculo Aberto para Estudantes - Por Vos Muero, de Nacho Duato e Peekaboo, de Marco Goecke. No intervalo de uma coreografia e outra, Inês Bogéa, diretora da SPCD, media uma interação com os alunos no palco, repleta de brincadeiras lúdicas e didáticas. SOBRE AS OBRAS: POR VOS MUERO (1996) Coreografia: Nacho Duato Músicas: Música antiga espanhola dos séculos XV e XVI (Cançons de la Catalunya Mil-lenària, dirigida por Jordi Savall; Canciones y Danzas de España, e España - Antología de la Música Española) Poema: Garciliaso de la Veja Voz: Miguel Bosé
  2. 2. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL Por Vos Muero, de Nacho Duato, é uma coreografia de usa da dança clássica e contemporânea para sugerir uma atemporalidade nas relações humanas. Duato usa a poesia fantasmagórica de Garcilaso de la Vega e guitarra espanhola para capturar a essência do espírito artístico da Espanha da época, traduzindo a coreografia como uma expressão do povo e uma homenagem ao papel fundamental que a dança ocupa naquele país. A fusão de músicas antigas espanholas, dos séculos 15 e 16, favorece a diversidade de dinâmicas exploradas pelo coreógrafo e revela uma dança fluída e ritmada que remete há outros tempos, mas é atemporal. Esta é a segunda peça de Duato no repertório da São Paulo Companhia de Dança. PEEKABOO (2013) Coreografia e figurino: Marco Goecke Luz: Udo Haberland Dramaturgia e organização: Nadja Kadel Músicas: Benjamin Britten, Simple Symphony, e coral Mieskuoro Huutajat, “H.Y.V.Ä” e “Sininen ja valkoinen” Coprodução: Movimentos Wolfsburg Estreia pela SPCD: 2013, Wolfsburg, Alemanha Em Peekaboo, o coreógrafo alemão Marco Goecke lida com ato de esconder e revelar de forma instigante. O título se refere a um jogo infantil conhecido pelas crianças: a pessoa espia (peek em inglês), esconde o seu rosto, de repente reaparece e diz: ‘achou’ ou ‘boo’. Na obra, a sinfonia de Britten combinada com o som do coro finlandês Huutajat, revela contrastes: ao mesmo tempo em fala de fantasia, traz à tona os medos e a solidão de cada bailarino. O elenco se alterna em solos, duos, trios e conjuntos, a movimentação é rápida e precisa e os intérpretes aparecem e desaparecem misteriosamente da cena. “Tudo é uma questão para se perder e encontrar”, fala o coreógrafo.
  3. 3. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SOBRE A SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA: A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, documentarista e escritora. Ao longo desse período já foi assistida por um público superior a 300 mil pessoas em cinco diferentes países, passando por 45 cidades, num total de mais de 300 apresentações. A Companhia apresenta um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo. Em 2013 sua marca de inovação e tradição se mantém com seis novas estreias. Destaque para uma peça inédita criada pelo renomado coreógrafo alemão Marco Goecke, além da primeira montagem de um grande clássico – Romeu e Julieta – e a segunda edição do Ateliê de Coreógrafos com obras de Luiz Fernando Bongiovanni e Ana Vitória Freire. Figuram também as remontagens de Por Vos Muero, de Nacho Duato e Petite Mort, de Jiri Kylián. A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança que traz para você essa arte narrada por quem a viveu e já conta com 21 episódios. A SPCD também produz a série de documentários Canteiro de Obras e livros de ensaios. Seus programas se completam com Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança. Na Palestra para os Educadores temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte; nas Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos da SPCD; no Espetáculo Aberto para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde passamos. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como coreógrafos, iluminadores, fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas e outros – para que se possa pensar um projeto brasileiro de dança.
  4. 4. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL
  5. 5. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC BELENZINHO ENDEREÇO: RUA PADRE ADELINO, 1000 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: JURACI DE SOUZA – FONES: 11-2076-9754 NOME DO ESPETÁCULO: O FILHO ETERNO REALIZAÇÃO: CIA ATORES DE LAURA – RJ. DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 80 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: ENSINO MÉDIO E EJA SINOPSE: Depois do romance “O FILHO ETERNO” arrebatar os maiores prêmios literários de 2007 e 2008, a mais famosa obra do escritor Cristovão Tezza ganha uma premiada adaptação teatral. O monólogo “O Filho Eterno” mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. Frases de impacto e inesperadas dão o tom poético dessa trama, em que vem a tona muitas questões que pensamos, mas que jamais teríamos coragem de dizer em voz alta. Daniel Herz, diretor da Cia Atores de Laura e do espetáculo O FILHO ETERNO, não esquece a relação delicada entre o pai e filho: “Muito mais do que a relação de um pai que tem de lidar com o filho, que nasce inesperadamente com síndrome de Down, a história narra as dificuldades da paternidade, o saber lidar com o fato de que você não é mais o centro do mundo. A síndrome é só uma síntese dessas inúmeras dificuldades”, explica Herz.
  6. 6. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC BELENZINHO ENDEREÇO: RUA PADRE ADELINO, 1000 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: JURACI DE SOUZA – FONES: 11-2076-9754 NOME DO ESPETÁCULO: CORO DOS MAUS ALUNOS REALIZAÇÃO: CIA ARTHUR-ARNALDO DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: ENSINO MÉDIO E EJA SINOPSE: CORO DOS MAUS ALUNOS conta a história de um velho professor de filosofia com uma “alma jovem”, fã de controvérsias e promotor do espírito crítico dos seus alunos em relação à escola. Para o diretor Tuna Serzedello a peça é uma variação contemporânea do julgamento de Sócrates, ocorrido em plena democracia ateniense. “Tal como em Atenas, é pela voz dos alunos que conhecemos distorcida e interpretada, a vida do velho professor e a história do seu julgamento. Resta aos alunos registrar e tornar pública a injustiça que testemunharam. No entanto, é necessário primeiro garantir que serão ouvidos por todos”, conta ele. A encenação de CORO DOS MAUS ALUNOS é baseada em estudos sobre o coro e suas possibilidades cênicas ligadas ao universo escolar. Em um jogo de ator-narrador, a montagem mostra a história de um professor contada pelos alunos. Durante o espetáculo alguns acontecimentos estão ligados ao universo virtual, onde os alunos afirmam “está tudo no Youtube”, porém esses episódios não são mostrados, mas narrados pelo coro de alunos, como no Coro Grego, onde os grandes eventos acontecem fora de cena e são narrados pelo próprio coro. Com isso, a montagem ganha força e teatralidade, além de estimular nas novas plateias o poder da abstração e imaginação.
  7. 7. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC BOM RETIRO ENDEREÇO: ALAMEDA NOTHMANN, 185 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: SIDNEI SANTOS E VANESSA DE PAULA – TEL. 11-3332-3737 NOME DO ESPETÁCULO: O TRENZINHO VILLA-LOBOS - TEATRO REALIZAÇÃO: CIA. ARTICULARTE DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 50 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (1º., 2º. E 3º. ANO) SINOPSE: O espetáculo é inspirado nas artes de criança e na arte musical de Tuhu, apelido de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores do mundo. Contado por bonecos, a peça mostra o contato de Tuhu com a música e a descoberta de sua vocação, e o relacionamento com seu pai, um homem severo. Villa Lobos desperta a sensibilidade musical que existe em todos nós e isso é apresentado às crianças pelas composições Trenzinho Caipira, Uirapuru e Bachianas n. 2, 4 e 5, levadas à cena. FICHA TÉCNICA: Texto e Direção: Dario Uzam Bonecos: Surley Valério Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto Iluminação: Hernandes Oliveira Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Paulo Mendonça, Marília Calderón. Produção: Cia. Articularte - 2001.
  8. 8. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC CARMO ENDEREÇO: RUA DO GLICÉRIO, N. 225 – TEATRO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE: LUCIANA TAVARES DIAS - TEL: 11-3111-7046 NOME DO ESPETÁCULO: HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS REALIZAÇÃO: GRUPO VENTO FORTE DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (4º. E 5º. ANO) SINOPSE: O espetáculo História de lenços e ventos deu origem ao Ventoforte. Nasceu em 1974 e foi considerado divisor de águas no gênero para crianças no Brasil. Há nele símbolos da busca da liberdade de expressão, em uma linguagem em que são animados apenas lenços, panos, papéis, metais e uma página de jornal... Azulzinha, lenço azul num quintal se deixa levar pelo vento e será presa por soldados... O personagem "papel" vai à sua procura. Não consegue entrar no castelo medieval e é queimado. Todos os lenços que esvoaçam pelos quintais são presos. Mas atores e público recriam o Papel com um coração de metal. Ele luta. Liberta azulzinha e os 300 lenços que estão em cena. Eles juntos são um dragão. Que sai voando. De volta ao quintal ou à liberdade. FICHA TÉCNICA: Direção e dramaturgia: ILO KRUGLI Música: BETO COIMBRA e KAÍQUE BOTKAY Cenografia e Figurinos: ILO KRUGLI Iluminação: ALEXANDRE LAVORINI Confecção de bonecos e objetos cênicos: ILO KRUGLI e equipe artesanal do Ventoforte Confecção de figurinos: ANA MARIA CARVALHO Direção Geral: ILO KRUGLI
  9. 9. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL Trilha sonora: ILO KRUGLI E KAIQUE BOTKAY Elenco: Ilo Krugli; Ana Maria Carvalho; Rodrigo Mercadante; Karen Menatti; Juan Velásquez; Elaine Duarte; Vanessa Carvalho; Leandro Alma; Alexandre Lavorini; Thiago França; Valquíria Rosa; Flávia Cunha; Anderson Areias e Bruno Lavorini
  10. 10. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC CONSOLAÇÃO ENDEREÇO: RUA DOUTOR VILA NOVA, 245 – CONSOLAÇÃO – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: ABIGAIL – 11-3234-3079 NOME DO ESPETÁCULO: TARÂNTULAS E TARANTINOS REALIZAÇÃO: TARÂNTULAS E TARANTINOS DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: ENSINO MÉDIO E EJA SINOPSE: Com o lançamento de Django Livre, o diretor Quentin Tarantino dá continuidade às homenagens aos seus "professores" de cinema, que ele já havia feito com a saga de Kill Bill, que completa 10 anos de lançamento do seu primeiro volume. Para comemorar esse aniversário, a banda Tarântulas & Tarantinos preparou um espetáculo especial sobre o tema. Trilhas, imagens, figurinos, cenário, tudo fazendo referência a mais essa espetacular produção Tarantinesca. No espetáculo, músicas dos outros filmes também estão presentes, mas a ênfase é em Kill Bill I e II. FICHA TÉCNICA: Concepção Geral: Luiz Thunderbird. Com: Luiz Thunderbird (baixo, vocal, guitarra e kazzo); Guilherme Held (guitarra); Felipe Maia (bateria); Du Moreira (teclados e vocal); Juliana R (vocal e percussão). Cinema de Mão: Fred Upstairs e Cissa Lucchesi.
  11. 11. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC INTERLAGOS ENDEREÇO: AVENIDA MANUEL ALVES SOARES, 110 - PARQUE COLONIAL – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: PRISCILA - TELEFONE: 11-5662-9527 NOME DO ESPETÁCULO: SONHEI EM SER PALHAÇO - CIRCO REALIZAÇÃO: CIA BUBIÔ FICÔ LÔ! DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (4º. E 5º. ANO) SINOPSE: Fruto de pesquisa sobre a linguagem do palhaço e suas virtudes para o trabalho de ator e teatro circense, a Cia.Bubiô Ficô Lô! apresenta, em seu segundo espetáculo, as diversas habilidades que um palhaço pode possuir: malabares, acrobacias, monociclo, mágica, música, entre outras. O espetáculo “Sonhei Em Ser Palhaço” teve sua estreia no 2º semestre de 2007, dentro de algumas escolas infantis em São Paulo. Logo em seguida, começou a tomar novas formas e teve um considerável crescimento, o que deu à Cia. a possibilidade de ganhar alguns editais e participação em Mostras e Festivais de Circo e Teatro pelo sudeste do país, desde 2008. No espetáculo, o garoto malabarista, Caio, sempre sonhou em ser palhaço. Mas nunca encontrou alguém que o ensinasse os segredos da boa palhaçada. Até que se lembra de Tuingo, um palhaço muito esperto, divertido e atrapalhado, além de ser muito baixinho. As risadas começam quando Caio propõe ensinar malabares ao Tuingo, em troca de aprender a ser palhaço. Tuingo aceita e, depois disso, busca explicar algumas acrobacias, como andar de monociclo, realizar mágicas e cantar músicas de palhaços. Nessa divertida confusão Caio se esforça para aprender tudo. Será que ele vai conseguir? Para isso ele conta com a ajuda de toda plateia.
  12. 12. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL FICHA TÉCNICA: Companhia: CIA. BUBIÔ FICÔ LÔ! Direção: Coletiva Elenco: Nico Serrano e Glauber Pereira Música: Cia. Bubiô, Ficô Lô! e William Filho Sonorização: William Filho
  13. 13. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC IPIRANGA ENDEREÇO: RUA BOM PASTOR, 822 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: ANA EMÍLIA DE PAULA – 11-3340.2054 - E-MAIL: anaemilia@ipiranga.sescsp.org.br GISELE: gisele@ipiranga.sescsp.org.br NOME DO ESPETÁCULO: O BURACO DO MURO - TEATRO REALIZAÇÃO: - - - DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (1º., 2º. E 3º. ANO) SINOPSE: Três crianças vidradas em internet e todo tipo de parafernália eletrônica da vida atual (e completamente avessas à leitura) de repente, começam a receber misteriosas mensagens que chegam sem parar em seus celulares. Elas falam de um tesouro, perdido dentro de um buraco de um muro próximo de suas casas... Curiosos e dispostos a encontrar as riquezas prometidas, os meninos atravessam o buraco e se deparam com um monte de objetos velhos, roupas, bonecos e adereços empoeirados... E diversos livros! As pistas enviadas via celular para encontrar o tesouro direcionam as crianças à leitura de diversos clássicos da literatura (como Moby Dick, Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote) e os objetos e bonecos encontrados nos espaços também sugerem várias ideias de cenas. Aos poucos, elas se deixam levar pelas brincadeiras que vão surgindo... Por fim, depois de muitas confusões e brincadeiras, fica claro que o grande tesouro, na verdade, era justamente o prazer proporcionado pela leitura e a riqueza encontrada na capacidade de aprender! A peça se utiliza de técnicas de animação como manipulação direta, bunraku, bonecos infláveis e teatro de sombras, além da manipulação de grandes sanfonados que se transformam o tempo todo em vários elementos do cenário (como o mar da cena de Moby Dick, o muro do início, o buraco por onde Alice chega ao País das Maravilhas, entre outros elementos). O elemento musical também é muito importante: diversas canções permeiam as cenas, ajudando a contar as histórias encontradas nos livros.
  14. 14. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL FICHA TÉCNICA: ARGUMENTO: Maracujá Laboratório de Artes (Sidnei Caria, Lucas Luciano, Eder dos Anjos, Camila Ivo e Silas Caria) CONCEPÇÃO E DRAMATURGIA: Sidnei Caria DIREÇÃO: Sidnei Caria CRIADO DURANTE O PROCESSO COLABORATIVO DE: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Eder dos Anjos, Ana Paula Perche e Ronald Liano. ELENCO: Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Ronald Liano. MÚSICAS (LETRAS E MELODIAS): Sidnei Caria, Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Ronald Liano ARRANJOS E EFEITOS SONOROS: Dr Morris CENOGRAFIA: Sidnei Caria ADEREÇOS E BONECOS: Silas Caria, Sidnei Caria, Lucas Luciano e Eder dos Anjos FIGURINOS: Tetê Ribeiro ILUMINAÇÃO: Rafael Motta ADMINISTRAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETO: Camila Ivo PRODUÇÃO: Maracujá Laboratório de Artes HISTÓRICO O Maracujá Laboratório de Artes foi fundado em 2004 pelo ator e diretor Sidnei Caria. O grupo foi formado pelos atores e bonequeiros Lucas Luciano, Silas Caria e Tetê Ribeiro, que desde então participam ativamente de suas atividades artísticas e pesquisas. Em 2010, somaram-se aos trabalhos do grupo os atores Camila Ivo e Eder dos Anjos, no espetáculo Rabisco – um cachorro perfeito. Por fim, em 2012 (com a produção de O Buraco do Muro), os atores Ronaldo Liano e André Pastore também juntaram-se às atividades. As experimentações da companhia incluem pesquisas com vídeos, teatro de sombras, música, teatro físico, manipulação e criação de diferentes tipos de bonecos, projeção, entre outras propostas artísticas.
  15. 15. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC ITAQUERA ENDEREÇO: AVENIDA FERNANDO DO ESPÍRITO SANTO A. DE MATTOS, Nº 1.000 – ITAQUERA – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: SÉRGIO LOPES E IVY BERITELLI – NÚCLEO MULTILINGUAGENS – TEL.: 2523-9301/9337 NOME DO ESPETÁCULO: PLINIO CONTRA AS ESTRELAS - TEATRO REALIZAÇÃO: GRUPO DE TEATRO DA PRODUTORA DE MARCHI. DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO II (8º. E 9º. ANO), ENSINO MÉDIO E EJA. SINOPSE: Plínio é um jovem que vive trancado em seu quarto e se relaciona apenas com seu computador. A tia de Plínio, chamada por sua mãe, tenta convencê-lo a viver de maneira diferente, mas logo percebe que sua tarefa será mais difícil do que imagina. Plínio contra as estrelas (texto indicado ao Prêmio CPT2012 de dramaturgia da Cooperativa Paulista de Teatro) traz à tona, grosso-modo, o debate sobre a relação do homem com o mundo real e com o mundo virtual. Atualmente a internet, as redes sociais, o mundo virtual e a maneira como o homem lida com isso tudo parece estar na ordem do dia. Companhia: Paulo Santoro, autor revelado por Antunes Filho pelo espetáculo “O Canto de Gregório”, apresenta uma dramaturgia que através de diálogos instigantes leva os espectadores a uma reflexão profunda sobre qual é o papel de cada indivíduo na construção do mundo. César Augusto, diretor assistente de Antunes Filho por seis anos e de Gabriel Villela por quatro, imprime ao texto uma estética que opera por meio do jogo simples entre os atores com o objetivo de desvelar o que há de importante no embate do real e do virtual.
  16. 16. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC OSASCO ENDEREÇO: AV. SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, 1300 – JARDIM DAS FLORES – OSASCO – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: SABRINA (3184-0928) E LAUDO (3184-0912) NOME DO ESPETÁCULO: MADRUGADA ME PROTEJA - TEATRO REALIZAÇÃO: JEFERSON DE E EDUARDO ACAIABE DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: ENSINO MÉDIO E EJA SINOPSE: O monólogo Madrugada Me Proteja foi escrito por Luiz Silva, mais conhecido como Cuti, um dos fundadores do “Quilombhoje-Literatura” e da série “Cadernos Negros”, e tem a direção de Jerferson De. A história se passa na madrugada de uma grande cidade, onde um jovem negro acompanha o amigo até sua casa. Enquanto ele está à procura de um táxi surge um assaltante. Esse encontro resulta em uma batalha verbal onde seus valores e vidas se chocam. Como é de costume das obras de Cuti, e também de Jeferson De, o universo da questão racial brasileira vem à tona de uma maneira explícita, sem rodeios ou eufemismos. Além da combinação Escritor + Diretor, Eduardo Acaiabe, que atuou em Bróder, completa a tríade conduzindo o monólogo. FICHA TÉCNICA: Formato: Monólogo Elenco: Eduardo Acaiabe Texto: Cuti Direção: Jeferson De Musica: freesfx.co.uk
  17. 17. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC PINHEIROS ENDEREÇO: RUA PAES LEME, 195 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: JAILTON CARVALHO – TEL. 11-3095-9441 NOME DO ESPETÁCULO: URBANÓIDES - DANÇA DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 54 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO II (6º. E 7º. ANO). SINOPSE: A ideia de Urbanóides partiu de uma Música Rap que leva o mesmo título, escrita por Frank Ejara e sua Banda Operação Diamante. Em que fala das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos e esquecem os valores primordiais de humanidade. Tornando-se meio homens, meio andróides. “Entre arranha céus luzes e o cheiro do asfalto, pessoas vivem em busca do pódio mais alto. Massacre da nação, dias de gato dias de cão. Hora sorriso, hora decepção. Meio homem, meio andróide. Cidade grande terra de Urbanóides” O espetáculo foi criado usando como ferramenta as técnicas Robotting, Popping, Boogaloo e Puppet das Danças Urbanas FICHA TÉCNICA: Coreógrafo: Frank Ejara Co-Coreografo: Andre Luis “Bidu” Direção: Frank Ejara Concepção e edição Musical: Frank Ejara Interpretes: André Luis “Bidu”, Anna Pessuti, Jefferson Paulo “Jeff”, Alex Oliveira “Casper”, Franco André Pereira “Frank Ejara”.
  18. 18. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC PINHEIROS ENDEREÇO: RUA PAES LEME, 195 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: JAILTON CARVALHO – TEL. 11-3095-9441 NOME DO ESPETÁCULO: BRUXAS, BRUXAS E MAIS BRUXAS – TEATRO. REALIZAÇÃO: DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (4º. E 5º. ANO) E CICLO II (6º. E 7º. ANO). SINOPSE: O espetáculo “Bruxas, bruxas... e mais bruxas!” aborda o universo fantástico, mágico e até divertido destas personagens tão presentes no imaginário universal. Bruxas de diferentes origens e tradições se dirigem a um encontro anual para trocar receitas, feitiços e histórias. O Grupo selecionou três contos populares para esta criação: João, José e Pedro – Conto Popular Brasileiro compilado por Luís da Câmara Cascudo; O menino no saco – Conto Popular Italiano reescrito por Ítalo Calvino e Baba Yaga – Conto Popular Russo. FICHA TÉCNICA: Direção: Simone Grande e Eric Nowinski Dramaturgia: Rubens Rewald Direção Musical: Cristina Bosch e Helena Castro Elenco: DanielleBarros, Fernanda Raquel, Lilian de Lima, Lívia Sales, NormaGabriel e Silvia Suzy Músicos de cena: Cristina Bosch, Helena Castro. Figurinos: Isabela Teles e Edson Braga Cenário: Beto Amorim
  19. 19. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC POMPEIA ENDEREÇO: RUA CLÉLIA, 93 - ENTRADA DOS ALUNOS PELA RUA BARÃO DE BANANAL, S/N. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: CIBELE – TEL. 3871-7793 OU SORAYA – TEL. 3871-7739 NOME DO ESPETÁCULO: PAUL – UMA HOMENAGEM A PAUL MCCARTNEY - MÚSICA REALIZAÇÃO: SESC POMPEIA DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: - - - CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: ENSINO MÉDIO E EJA SINOPSE: Depois de uma bem sucedida série de tributos primeiro a George Harrison, depois a John Lennon, chegou à vez de homenagear os Beatles com a carreira mais longa - e de repertório mais vasto: Paul McCartney. A banda terá o músico Zé Antonio na guitarra (organizador do projeto), violão e mandolin, Daniel Nakamura (guitarra), Fabio Pinc (teclados), Osvaldo Luis (baixo) e Azael Rodrigues (bateria). Completa o time um quarteto de cordas com Mario Manga (cello), Alex Braga e Otavio Teco (violinos) e Fábio Tagliaferri, que também assina os arranjos, na viola. No repertório do Tributo a Paul McCartney, clássicos dos Beatles e da banda Wings.
  20. 20. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC POMPEIA ENDEREÇO: RUA CLÉLIA, 93 - ENTRADA DOS ALUNOS PELA RUA BARÃO DE BANANAL, S/N. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: CIBELE – TEL. 3871-7793 OU SORAYA – TEL. 3871-7739 NOME DO ESPETÁCULO: FÁBRICA DE BRINQUEDOS COM A CIA LAMALA REALIZAÇÃO: SESC POMPEIA DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 50 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO II SINOPSE: Um divertido espetáculo circense, onde um fabricante de brinquedos apresenta ao público suas criações. Através do teatro físico e de técnicas circenses a Cia LaMala cria o ambiente de um laboratório. Um inventor maluco, seus brinquedos inusitados e uma boneca que tem vida, e surpreende até mesmo seu criador, todos interagindo de maneira lúdica e proporcionando uma deliciosa e mágica visita ao imaginário. Fábrica de Brinquedos é um espetáculo extremamente visual onde a gestualidade e a movimentação são os elementos primordiais para a comunicação com o público, desta forma a dramaturgia textual é substituída pelo movimento dos artistas. Idealizado a partir da junção de habilidades diversas dos dois integrantes da companhia, desde a acrobacia, principal habilidade da dupla, passando pela música até a criação e demonstração do funcionamento de uma engenhoca, o robô Jorge, feito com material reciclado.
  21. 21. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC SANTANA ENDEREÇO: AV. LUIZ DUMONT VILLARES, 579 – JARDIM SÃO PAULO – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: KAO – TEL.2971-8736 NOME DO ESPETÁCULO: VILA TARSILA REALIZAÇÃO: COMPANHIA DRUW DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (4º. E 5º. ANO) E CICLO II (6º. E 7º. ANO). SINOPSE: O espetáculo de dança contemporânea infanto-juvenil joga luzes nas memórias de infância da pintora Tarsila do Amaral. A montagem transporta o espectador para o mundo antropofágico da artista, que remonta às suas viagens e as experiências que viveu na fazenda da família no interior de São Paulo. FICHA TÉCNICA: Com Cia. Druw. Direção Geral: Miriam Druwe.
  22. 22. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC SANTANA ENDEREÇO: AV. LUIZ DUMONT VILLARES, 579 – JARDIM SÃO PAULO – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: KAO – TEL.2971-8736 NOME DO ESPETÁCULO: O HÁBITO DA FORÇA - MÚSICA REALIZAÇÃO: FILARMÔNICA DE PASÁRGADA DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: ENSINO MÉDIO E EJA SINOPSE: O "Hábito da Força" é o primeiro disco da banda paulistana Filarmônica de Pasárgada. Com um trabalho musical livremente inspirado em propostas melódicas inovadoras, como o Tropicalismo e a vanguarda paulistana, fugindo às convenções da estética tradicional das orquestras filarmônicas, com um foco experimental e irreverente. O álbum conta com produção musical de Alê Siqueira, responsável por trabalhos de importantes artistas, tais como: Maria Bethânia, Elza Soares, Mayra Andrade, Tribalistas e Tom Zé. O projeto gráfico é assinado pelo renomado artista plástico Guto Lacaz.
  23. 23. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC SANTO AMARO ENDEREÇO: RUA AMADOR BUENO, 505 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: RAFAEL SPACA - TEL: (11) 5541-3981 NOME DO ESPETÁCULO: HISTÓRIAS DE GENTE E DE BICHOS - TEATRO REALIZAÇÃO: ELISEU PARANHOS DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 50 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I SINOPSE: Três amigos reúnem-se para contar histórias. Em cada uma delas, um tema importante para o universo infantil. Cachorros, papagaios, peixes, calopsitas misturam-se com pessoas divertidas e loucas por animais neste musical tipicamente brasileiro. FICHA TÉCNICA: Elenco: Cláudia Apóstolo, Eliseu Paranhos e Juliana Fagundes. Texto: Eliseu Paranhos. / Direção: Julio Cesar Pompeo / Músicas: Vinícius Davidovitch e Eliseu Paranhos / Preparação Vocal, Arranjos Vocais e Direção Musical: Eliseu Paranhos / Arranjos: Renan Bragatto e Vinícius Davidovitch. / Músicos: Renan Bragatto e Vinícius Davidovitch / Preparação Corporal e Coreografias: Atores Associados / Programação Visual: Luiza Pietrobon / Figurinos: Luiza Pietrobon / Cenário e Objetos de Cena: Adilson Vieira / Iluminação: Eliseu Paranhos e Julio Pompeo / Fotos: Kátia Kuwabara / Fonoaudióloga: Isabella Neto.
  24. 24. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC SANTO ANDRÉ ENDEREÇO: RUA TAMARUTACA, 302 – VILA GUIOMAR – SANTO ANDRÉ – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: GABRIELA CARRARO E LIGIA AZEVEDO - (11) 4469-1233/1238 NOME DO ESPETÁCULO: PROJETO “TEM CIRCO NO SESC!” – CIRCO. REALIZAÇÃO: SESC SANTO ANDRÉ DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS CADA ESPETÁCULO CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I E II, ENSINO MÉDIO E EJA. SINOPSE: No mês de agosto de 2013, o SESC Santo André apresenta a segunda edição do projeto “Tem Circo no SESC!”. Uma grande lona de circo tradicional, instalada no gramado da unidade, traz uma seleção de espetáculos circenses tradicionais e contemporâneos. Serão apresentados números de malabarismo, acrobacias, palhaçaria e mágica, além de espetáculos de circo-teatro, permitindo ao público ter contato com inúmeras manifestações da cultura circense.
  25. 25. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC SÃO CAETANO ENDEREÇO: OS ESPETÁCULOS SERÃO REALIZADOS NO TEATRO MUNICIPAL SANTOS DUMONT. - ENDEREÇO: AV GOIÁS, 1111 – SÃO CAETANO DO SUL – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: ADRIANA (11) 4223-8825 - JACY: (11) 4223-8826 NOME DO ESPETÁCULO: SONHATÓRIO - TEATRO REALIZAÇÃO: CIA TRUKS DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 50 MINUTOS CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I SINOPSE: É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos, para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por saborosas aventuras. Após finalmente conseguirem almoçar, revela-se ao público a surpresa: Eram eles de fato os loucos, ou serão loucos aqueles incapazes de brincar? Nossos amigos oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: A possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade dos verdadeiros amigos, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um... SONHATÓRIO! A peça retoma a pesquisa da Cia Truks acerca do chamado Teatro de Objetos, em que coisas de uso cotidiano são transformadas em interessantes criaturas, animadas com magia e delicadeza. PRÊMIOS E INDICAÇÕES PRÊMIO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE, 2012 - REVELAÇÃO 2012 PARA OS ATORES GABRIEL SITCHIN,
  26. 26. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL HUGO REIS E RAFAEL SENATORE. INDICAÇÕES AO PRÊMIO COCA-COLA FEMSA, 2012, nas CATEGORIAS: MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL 2012, MELHOR TEXTO ORIGINAL, MELHOR DIREÇÃO. MELHOR PRODUÇÃO, MELHOR TRILHA SONORA, ATOR REVELAÇÃO PARA O TRIO GABRIEL SITCHIN, HUGO REIS E RAFAEL SENATOR. FICHA TÉCNICA: Criação: HENRIQUE SITCHIN e GABRIEL SITCHIN Produção Executiva: DEBORAH CORRÊA Elenco: GABRIEL SITCHIN, RAFAEL SENATORE E HUGO REIS Criação e Confecção de Bonecos e Figuras: HENRIQUE SITCHIN, GABRIEL SITCHIN, RAFAEL SENATORE, HUGO REIS, PIETRO SITCHIN, KARINA PRALL E CAMILA OLIVEIRA. Trilha Sonora: RAFAEL SENATORE E FRANCISCO MUNIZ Iluminação e Cenografia: HENRIQUE SITCHIN Operação de Som e Luz: THIAGO UCHOAS Realização: CIA TRUKS – TEATRO DE BONECOS
  27. 27. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC VILA MARIANA ENDEREÇO: RUA PELOTAS, 141 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: ALESSANDRA PERRECHIL – TEL. 5080-3136/3137 NOME DO ESPETÁCULO: CANTIGAS DE RODA – TEATRO + MÚSICA REALIZAÇÃO: CIA PIC NIC DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 75 MINUTOS (COM BATE-PAPO) CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO I (1º, 2º E 3º. ANO). SINOPSE: O grupo traz cantigas de roda que pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. O cancioneiro infantil apresenta as tradições, crenças e conhecimentos do nosso povo expresso em suas cantigas de roda ou de ninar. As letras, melodias e ritmos são bastante lúdicos, envolvendo de maneira coletiva várias brincadeiras, danças e trava-línguas. FICHA TÉCNICA: Chico Cabrera (flauta transversal), Rita Ivanoff (vocal), Joana Freire (violão), Tânia Marilis (acordeon), Gabriel Ivanoff (cavaquinho e violão).
  28. 28. PROJETO ESCOLA EM CENA PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2013 - CAPITAL SESC VILA MARIANA ENDEREÇO: RUA PELOTAS, 141 – SÃO PAULO – SP. CONTATO DO PROJETO NA UNIDADE + TELEFONE: ALESSANDRA PERRECHIL – TEL. 5080-3136/3137 NOME DO ESPETÁCULO: O PRÍNCIPE DA DINAMARCA - TEATRO REALIZAÇÃO: CIA. VAGALUM TUM TUM DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 80 MINUTOS (COM BATE-PAPO) CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: CICLO II (6º. E 7º. ANO). SINOPSE: Depois dos espetáculos “Othelito” e “O Bobo do Rei”, a Cia encena outra peça de William Shakespeare, "Hamlet". Utilizando a linguagem do palhaço, a montagem começa numa noite escura, quando dois coveiros são surpreendidos pelas caveirinhas dos personagens da obra. A partir daí decidem reviver a história do príncipe cujo pai, o rei da Dinamarca, havia morrido de forma misteriosa, deixando o trono nas mãos do ambicioso Claudio. FICHA TÉCNICA: Texto e Direção: Angelo Brandini Elenco: Anderson Spada, Christiane Galvan, Davi Taiu, Tereza Gontijo, Val Pires e Erickson Almeida.

×