• Like
  • Save
Expansão dos Estados Unidos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Expansão dos Estados Unidos

on

  • 9,875 views

Apresentação em Power Point sobre o processo de expansão territorial dos Estados Unidos.

Apresentação em Power Point sobre o processo de expansão territorial dos Estados Unidos.

Statistics

Views

Total Views
9,875
Views on SlideShare
9,779
Embed Views
96

Actions

Likes
5
Downloads
183
Comments
0

1 Embed 96

http://turismousa.pbworks.com 96

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Expansão dos Estados Unidos Expansão dos Estados Unidos Presentation Transcript

    •  Leide Quebec: impedia a ocupação das terras do Oeste. Recém-independente, o país era formado pelas 13 colônias. “Marcha para o Oeste”: início de uma agressiva política de expansão. Em cerca de um século formaram uma das maiores nações do globo.
    •  Expressa a crença de que o povo estadunidense é eleito por Deus para comandar o mundo. “A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (...) e nada pode detê-la.” James Buchanan Progresso Americano (1872), John Gast. “Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os Estados Unidos não estão destinados a ser apenas um dos vários poderes globais em equilíbrio. Os Estados Unidos devem conduzir o mundo ou outros o farão.” Mitt Romney
    •  Lei Noroeste: territórios que atingissem 60 mil habitantes formariam um novo estado. Oferecimento de terras a preços baixíssimos. Os EUA receberam cerca de 5 milhões de imigrantes (1850- 1870), vindos principalmente da Grã-Bretanha, França, Países Baixos, Escandinávia, territórios germânicos e eslavos. Homestead Act: dava 65 hectares de terra arável no Oeste para quem nela vivesse e plantasse por 5 anos.
    •  Norte: industrial e abolicionista. Sul: rural e escravista. Principais divergências:  Tarifas sobre importações;  Política de distribuição de terras;  Escravidão. A tensão aumentou com a crise de 1857. A eclosão do conflito veio com as eleições de 1860, com a vitória de Abraham Lincoln. A Guerra de Secessão (1861-1865) terminou com cerca de 970 mil mortos e a derrota dos Estados Confederados da América. Abraham Lincoln
    •  Lei de Emancipação (1863): “libertação” dos escravos nas áreas fiéis à União. 13ª Emenda Constitucional (1865): proíbe a escravidão em todo o território. O negro passa a ter direitos iguais aos brancos (1868) e direito ao voto (1870). O negro sofria com a cassação, exploração, violência e segregação.
    • “Não haverá tranquilidade nem sossego na Américaenquanto o negro não tiver garantidos os seus direitos decidadão… Enquanto não chegar o radiante dia dajustiça… A luta dos negros por liberdade e igualdade dedireitos ainda está longe do fim”. Martin Luther King Jr.
    •  Ku Klux (do grego, “círculo”) e Klan (clã). Criado em 1865 para prolongar a fraternidade das armas. Tornou-se uma organização com objetivo de aterrorizar os negros sem instrução, supersticiosos e impedir a integração social de negros recém- libertos. Em 1882 a Suprema Corte declarou sua existência inconstitucional. Ressurgiu em 1915, agora estendendo-se ao nacionalismo e xenofobia.
    •  Após a Guerra Civil a América Latina passa a ser alvo dos EUA. Os EUA passaram a apoiar Cuba na luta por sua independência. Emenda Platt: concedia aos norte- americanos uma base e o direito de intervir em assuntos internos em Cuba. No início do século XX Cuba teve seus direitos usurpados pelos americanos.
    •  Anunciada pelo presidente James Monroe: “América para os americanos”. Seu pensamento consistia em:  a não criação de novas colônias na américa;  a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos;  a não intervenção dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus ;  contra o colonialismo europeu. James Monroe
    •  A preocupação estratégica, perspectiva de aumentar a produção e proteger seus próprios mercados, estiveram mais presentes no discurso político norte-americano. Os projetos expansionistas americanos ficaram claros na Primeira Conferência Internacional Americana, onde foram propostos:  a união aduaneira;  criação de tribunais de arbitragem;  moeda única;  sistema unificado de proteção militar.
    •  Domínio estadunidense sob as Banana Republics. Mão Caridosa: 42% dos investimentos no exterior eram aplicados em Cuba e nas demais ilhas caribenhas. Franklin Delano Roosevelt: inaugurou a “política de boa vizinhança”. Franklin D. Roosevelt
    • HistóriaExpansionismo AmericanoAlunos:  Claudson Martins  Márcio Santos 3º IINF 2013