Curso de sushi
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Curso de sushi

on

  • 549 views

 

Statistics

Views

Total Views
549
Views on SlideShare
549
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
38
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Curso de sushi Curso de sushi Document Transcript

  • SUSHI - CURSO (COZINHA JAPONESA)________________________________________________________________Estamos iniciando nossa seção de receitas com um curso de culinária, um curso deSushi. Prato famoso que hoje virou parte da dieta do brasileiro, o Sushi é umareceita antigo do Japão e que é muito saudável e com poucas calorias, onde osprincipais ingredientes são o arroz, o peixe e legumes. Nossa primeira aula serápara a confecção do arroz, o mais importante ingrediente dos famosos enrolados( makis ), tipos de Sushi muito apreciados.O Shari, ou o arroz para o Sushi é o principal e mais cuidadoso ingrediente no quediz a preparação do prato, vamos abaixo explicar como confeccioná-lo :Ingredientes :1 garrafa de vinagre de arroz Tozan ( 750 ml )3 copos de açúcar1/2 colher de sopa de sal1/2 colher de chá de aji-no-moto1 Kg de arroz Nishiki, Yanagi ou Califórnia ( do tipo grão longo )Saquê de cozinhaPreparo :a) Lavar bem o arroz, deixando-o escorrer numa peneira por cerca de uma hora.b) Em uma panela com um litro de água ( para cada quilo de arroz use um litro deágua, se você resolver cozinhar dois quilos, use dois litros de água ), colocar umpedaço de alga desidratada ( Kombu) de 10cmx10cmc) Levar ao fogo alto depois de deixar temperado por cerca de dez minutos no caldode Kombu com duas colheres de sopa de Saquê de cozinha.d) Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais cinco minutose) Desligar o forno e deixar descansar por mais doze minutos, não destampando apanela para que o arroz cresça por igual.f) Passar o arroz para uma vasilha grande ( recomenda-se de madeira ) paratemperar o Shari, e poder misturá-lo a vontade sem amassá-lo.g) Verter o tempero sobre o arroz e misturá-lo com uma colher de pau de acordocom a figura abaixo.
  • h) Abanar com uma ventarola ou ventilador ( de preferência) enquanto seca oarroz até ela ficar com um brilho. Deixar esfriarProcedimento para a confecção do tempero do Shari :Misturar numa panela o vinagre, o açúcar, o sal e o aji-no-moto e levá-lo aoforno. Mexer com uma colher de pau até o açúcar dissolver sem deixar levantarfervura. O resultado será um molho agridoce de cor clara que será usado paratemperar o arroz.Obs: As quantidades acima descritas podem ser mudadas afim de conseguirum tempero mais doce ou acre no arroz, fica a gosto do Suhimen que oestá fazendo.Curso de Sushi - Lição IIOlá, estamos de volta para a segunda lição de nosso curso de Sushi, estamos agoranesta segunda parte ensinando a fazer os enrolados (makkis), vamos fazer oTekkamaki ( enrolado de Atum ).Ingredientes :Para 4 enrolados :2 1/2 copos de shari (arroz preparado conforme a lição 1 )4 folhas de nori ( alga desidratada comprada em qualquer loja especializada )1 pedaço de filé de atum cortado em tiras ( um pedaço de cerca de 300 gramas )raiz forte ( você pode comprar em forma de pasta já pronta ) (opcional)água avinagrada ( 1 copo de água com 2 colheres de chá de vinagre de arroz )1 esteira para enrolar sushi ( sudare )1 pequena toalhaProcedimento :1) Coloque uma das folhas de nori sobre a esteira. (Fig.1)2) Molhe suas mãos na água avinagrada e pegue o arroz espalhando sobre a alga,dando um espaço de cerca de 3 a 4 cm a partir do topo da folha de alga (fig.2)Faça isto cobrindo até a borda inferior da alga.(fig.3) ( para limpar suas mãosdespeje cerca de um quarto da água avinagrada sobre a toalha)SRC="sushi2.gif MACROBUTTON HtmlResImg3) Coloque o peixe cortado sobre o arroz no sentido horizontal ( se quiser você podecolocar um pouco de raiz forte sobre o arroz ) (fig.4)4) Enrole tudo junto no sentido do canto superior até alcançar a ponta superior dafolha de alga. Ajuste gentilmente a forma do enrolado, de forma que a sobra dafolha de alga, "feche" o enrolado. (fig.5 e 6)Para o Corte :5)Com uma faca bem afiada, passe a lâmina na toalha avinagrada (fig7), afim deque ela fique molhada. Corte o enrolado em oito pedaços (fig.8).SRC="sushi3.gif MACROBUTTON HtmlResImgObserve como fica bonito o prato.SRC="sushi4.gif MACROBUTTON HtmlResImgFesta do Sushi !
  • Kani Maki - Sushi de KaniPara dois enrolados2 porções de arroz preparados conforme a lição I2 tiras de kani cortadas ao meioProcedimento : Enrole conforme a lição II e coloque as tiras de Kani em cada um dosenrolados. Faça uma concavidade no centro e passe raiz forte ( wasabi ) no arrozno formato de uma pequena tira antes de enrolar, se preferir.Kappa Maki ( Kyuri-pepino )Para dois enroladosProcedimento : Cortar o pepino (kyuri) em diagonal em quatro ou seis tiras. Polvilhesal, lave e tire o excesso de água com o pano. Enrolar conforme mostrado na liçãoII.Oshinkomaki ( Takuan - conserva de nabo )Para dois enrolados1 tira de nabo em conserva cortada bem fina ( largura de um dedo )Procedimento : Enrolar conforme mostrado na lição IISopas e Outros PratosNesta lição começarei com uma das mais conhecidas a Missoshiru !Missoshiru ( sopa clássica ! )4 Porções1 pacote de Hondashi ( tempero a base de peixe )5 copos de água3 colheres de sopa de Misso1/2 colher de chá de aji-no-motoProcedimento :Numa panela coloque a água com o Hindashi. Deixe ferver. Acrescente o Missopassando-o numa peneira e em seguida acrescente o Aji-no-moto. Não deixe ferverpor muito tempo.Servir com Tofu ( queijo de soja ), Broto de feijão ou ainda pedacinhos de CheiroVerde.1119 -Sopas :Sopa Clara com Ovos ( Tamago No Suimono )
  • Ingredientes3 ovos batidos2 fatias de gengibre fresco2 colheres de sopa de cebolinha picada2 colheres de sopa de shoyu escuro1 colher de sopa de maizena ( para encorpar - opcional )2 envelopes de dashi-no-moto de 10 grságuaProcedimento :Ponha no fogo uma panela com 5 xícaras de água, coloque o dashi-no-moto, ogengibre, o shoyu e a maizena, mexa bem deixa e deixe ferver. Coloque os ovosbatidos aos poucos sobre o caldo fervente, mexendo para dissolver os mesmos.Coloque em tigelas ( Kuan Lans - tigelas de plástico japonesas a venda emqualquer loja de produtos orientais ) e decore com as cebolinhas picadas, jogando-as por cima.Sirva quente.Sopa de Frango com Cogumelos ( Tori To Shiitake Shiru )Ingredientes :1 xícara de carne de frango em pedacinhos ( de preferência peito )1 xícara de cogumelos secos ( Shiitake)1 colher de sopa de suco de limão2 colheres de sopa de sake de cozinha2 colheres de sopa de farinha de trigocaldo de frango ( ver abaixo )salCaldo de Frango ( Niwatori no Dashi )300 grs de ossos e peles de frango3 fatias de gengibre fresco2 colheres de sopa de cebolinha picada1 colher de chá de sal1/2 colher de chá de aji-no-motoáguaProcedimento para o Caldo de Frango :Ponha no fogo uma panela e coloque 6 xícaras de água e deixe ferver. Coloque osossos, a pele do frango, o gengibre. a cebolinha. o sal e o aji-no-moto, deixandocozinhar por vinte minutos. Retires as peles e os ossos e o caldo está pronto paraser usado. Se quiser guardá-lo, ponha na geladeira num recipiente com tampa, comtempo máximo de armazenamento de uma semana.Procedimento para Sopa :Tempere o frango com sal e um pouco de água por 10 minutos.Tire e passe na farinha de trigo.Aqueça uma panela até a água ficar fervente e mergulhe o frango ( não deixeamolecer muito ! ), reservando-o em seguida. Coloque em seguida o cogumelo seco naágua para amolecer.Ponha no fogo uma panela com 5 xícaras de caldo de frango, deixando-o ferver..Coloque em seguida o cogumelo, o suco de limão, o sake e por último o frango,cozinhando em seguida por mais 3 minutos.Sirva quente em tigelas decoradas.Macarronada Japonesa ( Yaki Soba )Ingredientes :500 grs. de macarrão soba200 grs de frango ( presunto ) cozido cortado em pequenos cubinhos
  • 200 grs de camarão limpo1/2 xícara de champignons cortados2 colheres de sopa de shoyu2 colheres de sopa de cebolinha picadacaldo de frango ( ver receita )sál, água e óleoProcedimento:Cozinhe o macarrão soba como macarrão tradicional e reserve. Esquente 3 colheresde sopa de óleo numa panela e coloque o camarão e frite. Acrescente o caldo defrango, o shoyu, o cogumelo, o frango, a cebolinha, 1 pitada de sal e cozinhe até ocaldo diminuir, juntando o macarrão em seguida. Mexa até ficar bem misturado.Sirva quente.