Your SlideShare is downloading. ×
0
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Pesquisa Na Web
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Pesquisa Na Web

7,523

Published on

Published in: Business, Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
7,523
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PESQUISA NA WEB
  • 2. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital, o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo, siga os seguintes passos: - Menu > Aplicativos >Internet > Buscador
  • 3. 2. Página do Google: Link Imagens Campo Digitação Para pesquisar imagens Digite, neste espaço, clique aqui e após o assunto a ser digite o assunto. pesquisado. Busca direta ou estou Botão pesquisa web com sorte Após digitar o Se você procura um texto assunto, escolha específico, pode tentar a o idioma. busca direta.
  • 4. COMO FAZER UMA PESQUISA EFICIENTE NO GOOGLE 1- Consultas com “e” automático: o Google só retorna páginas que incluam todos os seus termos de busca. Não há necessidade de incluir “and” entre os termos. Para restringir uma busca com mais profundidade, basta incluir mais termos. 2- Palavras Descartáveis: o Google ignora palavras e caracteres comuns, conhecidos como palavras descartáveis. Ele automaticamente descarta termos como “http” e “.com”, assim como dígitos ou letras isoladas, porque raramente ajudam na busca e podem torná-la consideravelmente mais lenta.
  • 5. 3- Maiúscula, minúscula ou acentos interessam?: as buscas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como forem escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, buscas por "google", "GOOGLE" ou "GoOgLe" trarão os mesmos resultados. Google reconhece hífens, barras, pontos, sinais de igual e apóstrofos como conectores de frases.
  • 6. 4- Pesquisa por Categoria: o Diretório do Google (localizado em directory.google.com) oferece um meio de refinar sua busca com base em um tópico específico. Por exemplo: procurando por “Saturno”, dentro da categoria - Ciências>Astronomia, do diretório do Google, retornarão apenas páginas sobre o Planeta Saturno. Não retornarão páginas sobre carro Saturno, o jogo Saturno, ou quaisquer outros significados do termo.
  • 7. http://directory.google.com/ Clique na categoria desejada
  • 8. 5- Filetype: este é um recurso utilizado para selecionar o tipo de arquivo que desejamos em uma pesquisa: DOC, PDF, PPS, e outros. Na página do Google, numa pesquisa sobre Educação Indígena, com formato doc, digite no espaço destinado a digitação dos termos, a expressão: educação indígena filetype:doc. Observe que na relação, os textos estão todos no formato doc, escolha um dos textos, clique no link do texto, abrirá uma janela solicitando ao usuário que salve ou abra o arquivo.
  • 9. 6- Site Domínio: este recurso direciona a pesquisa para o site especificado no domínio (exemplo de domínio: mec.gov.br, que deverão estar dentro dos sinais <> - <mec.gov.br>. Com este recurso, ao pesquisarmos sobre educação, poderemos buscar informações dentro do site do MEC, por exemplo. Com o buscador aberto na página do Google, faremos uma pesquisa sobre Educação Infantil, dentro do site do MEC: digite a expressão educação infantil <mec.gov.br>, clique em pesquisar.
  • 10. 7- Aspas: também é muito útil, pois procura exatamente o que está escrito. Exemplo: na procura de “educação infantil indígena”, entre aspas, todos os sites colocados a disposição aparecem a expressão “educação infantil indígena”. Com o buscador aberto na página do Google, digite a expressão “educação infantil indígena” (entre aspas), clique Pesquisar. Os sites relacionados vão conter a expressão digitada.
  • 11. 8- Caractere “-” e “+”: tem função de excluir ou incluir um termo a uma pesquisa. Se fizermos uma pesquisa sobre jogos educativos, por exemplo, serão relacionados vários sites sobre este assunto, como infantis, juvenis, educativos para crianças, jogos de computador considerados educativos. Porém, se queremos filtrar nossa pesquisa, podemos excluir ou acrescentar um termo. Vamos fazer uma pesquisa sobre jogos educativos, excluindo o termo infantil. Digitaremos: jogos educativos -infantil, pesquisar. Agora, excluiremos o termo escolar e incluiremos vegetal: borracha -escolar +vegetal, pesquisar.
  • 12. 9- Define: outro recurso muito interessante, uma vez que procura definições do termo que é digitado na web. Vamos pesquisar a definição de educação. Digite no buscador a expressão define:educação, pesquisar. Serão disponibilizadas algumas definições de educação que estão na web.
  • 13. 10-Combinação:podemos fazer combinações com os recursos citados anteriormente, como por exemplo, pesquisar sobre Educação de Índios, excluindo o termo infantil, dentro do site do MEC, no formato PDF. Com o buscador aberto no site do Google, digite no espaço para digitação educação de índios -infantil <mec.gov.br> filetype:pdf, pesquisar. Serão disponibilizados textos no formato PDF, que tratam de educação indígena, dentro do site do MEC.
  • 14. 11-Pesquisa Avançada:vamos pesquisar sobre Tecnologia em Educação, excluindo a palavra infantil, no formato PDF, dentro do site do MEC. Com o buscador aberto na página do Google, clique em Pesquisa avançada; Clique aqui!
  • 15. Em Procurar resultados – com a expressão (digite tecnologia em educação; Em Sem palavras (digite infantil); Em formato de arquivo – exibir resultado com o formato de arquivo (escolha Adobe Acrobat PDF (.pdf); Em Domínio (digite mec.gov.br); Pesquisa Google.
  • 16. 5 1 2 3 4
  • 17. 12- Páginas Semelhantes: exibe páginas com conteúdos semelhantes à página sugerida pelo Google. Vamos, então, desenvolver a seguinte atividade: Com o buscador aberto, digite educação no Brasil, pesquisar. Observe que aparecerá uma relação de sites sobre o assunto. No final da descrição do site, temos a opção páginas semelhantes (Similares), clique neste link, serão relacionados outros sites de mesmo conteúdos.
  • 18. 13. Marcadores de páginas favoritas: marcadores (Bookmarks) é uma seção do navegador em que você armazena todas as páginas prediletas para facilitar o trabalho sem precisar digitar ou pesquisar um endereço no momento da pesquisa. ● Para adicionar um endereço de sua preferência, clique no Menu Marcadores – adicionar marcador - mostrar todos os tópicos (selecione um deles) - Adicionar;
  • 19. Marcadores Adicionar marcador Tópico Curso
  • 20. ● Caso queira alterar o tópico escolhido, clique em Marcadores – Editar marcadores – clique em cima do tópico escolhido com o botão direito do mouse – renomear; ● Para inserir um novo tópico, clique em Marcadores - Editar marcadores – arquivo – novo tópico. Observe que abrirá um retângulo, digite o nome que preferir e clique enter.
  • 21. GOOGLE A Coordenação do PDE recomenda que sejam realizadas pesquisas no google acadêmico, tendo como foco a busca de periódicos acadêmicos, banco de teses e dissertações, Programas de Pós- Graduação, dando especial atenção aos sites da CAPES, SCIELO, Banco de Teses da UNICAMP, USP, UFPR, dentre outros. No Portal Dia a Dia Educação, há também vários títulos de Artigos, Teses e Dissertações, dentro das respectivas disciplinas da Educação Básica, como também na área educacional de maneira geral.
  • 22. Indicação de Sites para Pesquisa GOOGLE ACADÊMICO ● http://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt- BR
  • 23. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ● http://www.capes.gov.br
  • 24. SCIELO (Scientific Eletronic Library Online – Coleção d eRevistas e Artigos Científicos) ● http://www.scielo.org/php/index.php
  • 25. BANCO DE TESES DA UNICAMP  http://libdigi.unicamp.br/document/list.php? tid=7
  • 26. USP (Universidade de São Paulo)  http://www.teses.usp.br
  • 27. UFPR (Universidade Federal do Paraná)  http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/188 4/286
  • 28. PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO  http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
  • 29. PÁGINA DO PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) http://www.pde.pr.gov.br/modules/noticias/ Sítios de Busca
  • 30. Referências Bibliográficas http://www.google.com.br/ Acesso: 30/06/2009 http://www.google.com.br/intl/pt- BR/help/basics.html Acesso: 29/06/2009 http://www.google.pt/intl/pt- PT/help/refinesearch.html Acesso: 26/06/2009

×